Sair do Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Sair do Brasil

Mensagem por renatomp » 04 Dez 2017 11:42

Ron escreveu:
04 Dez 2017 09:32
A questão básica é essa: oportunidade de trabalho ou qualidade de vida. Na Europa, já morei lá, é impressionante a qualidade de vida que você consegue ter lá com pouco recurso, meus pais me enviavam entre 500 e 600 euros por mês e eu vivia muito bem no interior da Espanha. Lá de maneira geral tudo é subsidiado, especialmente os bens de consumo mais importantes, então quem tem menos recurso não sente.

Em relação a trabalho, ainda na Europa, eu iria nos países com mais oportunidades como Alemanha, Inglaterra e em menor escala a França. Espanha, Portugal e Itália não tem tantas oportunidades e são mais pobres.

EUA as pessoas que conheço se deram bem, sem exceção, mesmo as que foram como ilegais.

o legal do Ilegal é q vc gasta pouco pra ir e se manter kkk, mas pra construir uma vida lá é díficil, ilegal nao possui nenhum bem como carro ou casa e fica na dependencia de casar com alguém pra estruturar a vida de vdd.

Um primo meu foi nesse teu esquema Renato, ele tirou a cidadania europeia, não sei se foi através do nosso avô ou dos avós da esposa dele que eram italianos. Ele tinha um construtora aqui, tava para falir, vendeu tudo que tinha, disse para mim que juntou 1 milha de trumps e foi para a Flórida. No começo ele trabalhou em lojas de carro, pois já teve concessionária, mas depois começou a trabalhar com transportadora. Sei que ele me disse que já tem 4 pessoas trabalhando para ele e que tudo está muito bem. Agora em janeiro eu vou pros EUA e devo me encontrar com ele e saber se ele tá bem mesmo, mas pelos fotos aparenta estar.

cara, geral vai pra Florida, eu pensava em Denver Colorado, mas pela quantidade de brasileiros, advogados e empresas nesse estado, coloquei Orlando na frente como preferencia. tem muita opção de negócios a venda para E2 e muitos acessores BRs lá.

Esse meu primo sempre diz: "Ron" se tu quiser empreender ou trabalhar o canto é os EUA, mas no teu caso que tu já tem uma carreira específica tu deve ir pro Canadá que eventualmente tu vai se alocar em uma empresa lá.

EUA é sem dúvida um bom país pra empreender, mas Noruega, Irlanda e UK tbm nao são más opções na Europa. Pra pessoas bem qualificadas, Canadá é uma boa mesmo, já pensei em ir por meio dos estudos.
bom, no final das contas, vou retomar meus estudos de Italiano essa semana e firmar meus planos pra essa terrinha, provavelmente eu vá pra Milão ou Trento.

vou tentar experimentar essas duas cidades por uns 3~4 dias em cada.

ah, muita coisa vai acontecer a partir de 2019 na Europa...Brexit deve mexer nas economias europeis e Uk. como vai ficar essas moedas em?
hj o que mais pega nesses paises é nossa sofrida conversao da moeda. :o
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 04 Dez 2017 11:48

FCB escreveu:
04 Dez 2017 10:03
Resolvi entrar no tópico e partilhar uma história interessante.

Um amigo meu, dentista, casado, 2 filhas pequenas, esposa que tem uma empresa de depilação com 3 filiais (existem outros sócios), tem a porra do SONHO AMERICANO.
Olha, eu entendo que alguém recém formado ou com dificuldades financeiras tenham esse lance do sonho americano, mas pessoas estabilizadas, bem financeiramente, querendo largar tudo e ir pros EUA?
Esse amigo mora num prédio de 150 m2 de área útil, 3 suítes, 3 vagas de garagem, na região central da cidade, tem as filhas em escolas particulares, tem empregada doméstica, um Ford Focus Sedan (meio antiguinho, mas ok), ou seja, uma vida de classe média (quem sabe até classe média alta). Já fez viagens pros EUA, Chile... toda semana, pelo menos 2 ou 3 x na semana, vão em bons restaurantes, e gastam sem dó... a esposa dele vai colocar silicone agora e gastar 10 mil reais... e adivinha só? O cara quer vender TUDO e se mudar pros EUA com a família. WTF???
Eu e mais outro amigo conversamos com ele e com a esposa, sem muito ênfase, obviamente, pra não parecer que estamos gorando... tentando explicar que o início lá não é fácil, que terão que trabalhar como garçom, pedreiro, faxineiro e etc... ele fala que não tem problema e que pensa nas filhas, que o Brasil é uma merda (e é) e quer dar uma boa educação pra elas.
Ok, sob essa perspectiva ele não está errado... mas PQP, aparentemente, eles não passam por dificuldades financeiras... e vão largar tudo pra viver o sonho americano trabalhando, sim, estão decididos que agora em 2018, vendendo o apartamento, vão pra lá e fim de papo.
Juro que não consigo entender a porra dessa lógica... levam uma vida ótima, morando bem, comendo do bom e do melhor, e ainda assim não estão satisfeitos... vão se arriscar na gringa pela porra do sonho americano.
cara, tem gente q sai daqui por causa da segurança...talvez seja uma das principais causas.
o q me motivou foi isso, violencia urbana. já fui assaltado 5 vezes, na ultima fui parar no porta malas do carro. parente meu foi agredido em onibus, amigo meu baleado em onibus, outro colega de trabalho já foi rendido na garagem de casa.

essa semana vi testemunho de um casal que morava num bairro rico do Rio (nao lembro o nome agora), mas a esposa foi assaltada com filhos no carro, eles tinham um bom padrão de vida social, mas por causa de segurança, eles preferem ir pro EUA, inclusive já estão lá e tão tocando a vida com E2.
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 04 Dez 2017 11:52

Alexandre Ribeiro escreveu:
04 Dez 2017 10:07
Isso que fico extremamente grilado. Todas as pessoas que conheço e meteram o pé de vez, mesmo como ilegais também se deram bem. A questão é sair com objetivo traçado e não procrastinar. Enquanto aqui no Brasil, nem SER FODA (ralação+estudo+dedicação) as vezes é o suficiente. Foda.
pois é mano, Brasil ta complicado, vc faz tudo e nao adianta nada...nao tem valor.
querem recepcionista falando ingles fluente e gerente comercial ganhando 1800 reais.

nao tenho animo nem de fazer faculdade aqui, prefiro fazer na europa, pago e pago barato! (como cidadão)

eu infelizmente nao tenho esse sangue de sair daqui e ir ilegal, sou muito pé no chão e meu ingles ainda nao ta baum.
Imagem

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 04 Dez 2017 12:37

renatomp escreveu:
04 Dez 2017 11:48
cara, tem gente q sai daqui por causa da segurança...talvez seja uma das principais causas.
o q me motivou foi isso, violencia urbana. já fui assaltado 5 vezes, na ultima fui parar no porta malas do carro. parente meu foi agredido em onibus, amigo meu baleado em onibus, outro colega de trabalho já foi rendido na garagem de casa.

essa semana vi testemunho de um casal que morava num bairro rico do Rio (nao lembro o nome agora), mas a esposa foi assaltada com filhos no carro, eles tinham um bom padrão de vida social, mas por causa de segurança, eles preferem ir pro EUA, inclusive já estão lá e tão tocando a vida com E2.
aqui na minha cidade, a questão da violência, felizmente é baixa (ao menos na região central... obviamente tem muitos crimes nos bairros mais pobres).

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 04 Dez 2017 17:38

voltando a questão alimentar do Americano, quando falam da comida deles, estão falando das refeições em casa? comida industrializada no mercado? restaurantes? fast food?

o que seria exatamente?
Imagem

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 04 Dez 2017 18:38

renatomp escreveu:
04 Dez 2017 17:38
voltando a questão alimentar do Americano, quando falam da comida deles, estão falando das refeições em casa? comida industrializada no mercado? restaurantes? fast food?

o que seria exatamente?
Restaurantes funcionam por cadeia, você muda de cidade , bairro, etc e encontra as mesmas franquias, que acabam engolindo os restaurantes caseiros, cada vez mais raros.

Eles não tem cultura de grãos, não tem arroz com feijão e isso após três meses faz falta. Cidades com quantidade elevada de orientais amenizam o problema e você acaba fazendo compras nos mercadinhos chineses.

frutas tem época pra crescer e tamanho certo, o sistema de produção deles, faz com que eles tenham o ano inteiro e frutos grandes, mas sem sabor. A laranja, tem o mesmo gosto da maçã, que tem o mesmo gosto de ... água suja. Fica parecendo aquele Tang que era pra por 1 litro e água e alguém botou 3 litros.

Sei lá ... a cultura americana é ter tudo grande, em grande quantidade e a qualquer hora, isso obviamente impacta o sabor.

Na Europa, tem milhares de micro cervejarias, nos EUA tem as mesmas marcas, que os alemães falam que é "água de lavar prato".

Na Europa, tem milhares de tipos de queijos, nos EUA é cheddar ou aquele quadradinho fininho que vem enrolado em um saquinho e você põe no hamburguer.

Na Europa, tem milhares de chocolates caseiros, Nos EUA são as mesmas marcas Herchey's, Hirchy's, etc.

Enfim EUA, tem uma cultura de massa, de cadeia, o FORDISMO é presente na cultura deles. Na Europa tem um lance mais caseiro, mais jeito da casa de ser e isso diversifica as coisas.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 04 Dez 2017 18:42

Tartaruga escreveu:
04 Dez 2017 18:38
Restaurantes funcionam por cadeia, você muda de cidade , bairro, etc e encontra as mesmas franquias, que acabam engolindo os restaurantes caseiros, cada vez mais raros.

Eles não tem cultura de grãos, não tem arroz com feijão e isso após três meses faz falta. Cidades com quantidade elevada de orientais amenizam o problema e você acaba fazendo compras nos mercadinhos chineses.

frutas tem época pra crescer e tamanho certo, o sistema de produção deles, faz com que eles tenham o ano inteiro e frutos grandes, mas sem sabor. A laranja, tem o mesmo gosto da maçã, que tem o mesmo gosto de ... água suja. Fica parecendo aquele Tang que era pra por 1 litro e água e alguém botou 3 litros.

Sei lá ... a cultura americana é ter tudo grande, em grande quantidade e a qualquer hora, isso obviamente impacta o sabor.

Na Europa, tem milhares de micro cervejarias, nos EUA tem as mesmas marcas, que os alemães falam que é "água de lavar prato".

Na Europa, tem milhares de tipos de queijos, nos EUA é cheddar ou aquele quadradinho fininho que vem enrolado em um saquinho e você põe no hamburguer.

Na Europa, tem milhares de chocolates caseiros, Nos EUA são as mesmas marcas Herchey's, Hirchy's, etc.

Enfim EUA, tem uma cultura de massa, de cadeia, o FORDISMO é presente na cultura deles. Na Europa tem um lance mais caseiro, mais jeito da casa de ser e isso diversifica as coisas.
foi engraçado kkkk, obrigado pela ideia.
vou pra europa mesmo! partiu Itália!

nos falamos galera
Imagem

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 04 Dez 2017 20:26

Tartaruga escreveu:

Tartaruga vc ficou nos eua quanto tempo é a onde?

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 04 Dez 2017 20:34

renatomp escreveu:
04 Dez 2017 18:42
foi engraçado kkkk, obrigado pela ideia.
vou pra europa mesmo! partiu Itália!

nos falamos galera
Amigo os Estados Unidos eh um país de tamanho continental, onde eu moro eh totalmente diferente do q o tartaruga falou...

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 04 Dez 2017 20:35

tjeua escreveu:
04 Dez 2017 20:26
Tartaruga vc ficou nos eua quanto tempo é a onde?
Na América do Norte eu fiquei.

5 meses em Orlando - Florida.
50 dias em St Cloud - Minnesota.
2 meses em Saint Louis - Missouri.
1 semana em Nova York.
5 dias em Long Beach - California.
6 meses em Edmonton - Alberta - Canada.

É um país enorme com uma cultura singular.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 04 Dez 2017 21:09

Tartaruga escreveu:
04 Dez 2017 20:35
Na América do Norte eu fiquei.

5 meses em Orlando - Florida.
50 dias em St Cloud - Minnesota.
2 meses em Saint Louis - Missouri.
1 semana em Nova York.
5 dias em Long Beach - California.
6 meses em Edmonton - Alberta - Canada.

É um país enorme com uma cultura singular.
Bom eu moro aqui desde de 2007
Em Massachusetts, Everett.

Em Brighton, a cada 10 metros tem um bar, Irish, italiano, Portugues, americano...
Em Cambridge a cada 5 metros tem um bar português,
Em Everett o q mais tem eh padaria e restaurantes brasileiro.
Na Chinatown... kkk precisa nem falar né...
South Boston eh puro Irish, bar, restaurante, lojas...

Isso tudo lembrando q uma cidade eh 15~20minutos da outra
Eh como se fosse bairros.

Na minha geladeira deve ter uns 6 tipos de queijo diferente, salaminho Milano, e mais um monte de tira gosto pq n vivo sem.

* na florida q vc citou ter morado 5 meses, tem uma variedade de frutas absurdas, no caminho para key west, na estrada vc vê pés de, manga, coco, cereja... e algumas frutas q eu nunca tinha visto no Brasil.

* em NY em lugares q tem mais “jovens/estudantes, vc encontra uma quantidade enorme de “micro cervejarias” e bars com tantas cervejas diferentes q vc n conseguiria experimentar todas.

Nas outras cidades infelizmente ainda n fui. Não posso falar.

Na florida mesmo se vc for no centro Delray, onde tem os bares vc encontra inúmeros tipos de cerveja, comida, e cultura.

Bom cultura singular não eh.
Falta de variedade não eh.
Falta de sabor muito menos.

Bom isso eh a minha experiência. Eu discordo da sua opinião sobre comida...

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 04 Dez 2017 21:49

Tartaruga escreveu:

Acho que devo fazer alguns ajustes aos cometarios do Tartaruga. Emboa essa certamente tenha sido a experiencia dele, depende com certeza do que ele fez, e com quem... Talvez com um outro grupo de "guias" ele tivesse tido uma experiencia mais "agradavel" :bleh:

Como existe realmente uma cultura de cadeias de producao, que move a economia, muitas vezes certas facetas da industria ficam em segundo plano e podem passar desapercebidas ate a muitos nativos.

1) Nao bebo, mas sempre que viajo com o pessoal do trabalho, eles soh pedem cervejas feitas localmente. E ha sempre uma lista enorme a disposicao. So aqui em Indiana, no meio de lugar nenhum, vizinho do fim do mundo, voce pode encontrar 119 microcervejarias (breweries) cobrindo o estado todo. O mesmo se repete em outros estados. https://drinkin.beer/beerfinder/

2) Da mesma forma, voce encontra inumeras Fabricas de chocolate artesanais. A questao eh saber onde estao localizadas, o que nem sempre eh obvio, principalmente para quem nao eh da regiao.

Uma pequena lista apenas de cholocaterias artesanais consideradas "melhores na categoria"... multiplica isso por varias centenas para imaginar o mercado real.
http://uproxx.com/life/best-artisanal-chocolate/

Aqui perto mesmo tem uma que frequentemente uso para estocar em casa... http://www.donaldsonschocolates.com/

3) Queijos. Qualquer supermercado aqui na cidade, um lugarejo de meros 60 mil habitantes, tem pelo menos uma variedade igual a essas figuras abaixo
Imagem

Imagem

Embora muitos dos tipos de queijo disponiveis certamente incluam estilos europeus, isso nao diminui o fato de que estao disponiveis para quem quizer.

Agora, com relacao a frutas, eu concordo em parte. Frutas como maca, pera, etc sao frequentemente grandes sem sabor. Porem, um fato que muitos brasileiros desconhecem, eh que nem todas as macas que se compra sao para comer "na mao". Ha macas para fazer torta, macas para fazer compotas, macas para fazer bolo, etc etc... E os sabores e consistencias sao bastante diferentes. A red delicious e a gala sao bastante diferentes. Eu por exemplo, gosto da "honeycrisp" para comer na mao. Segue uma lista rapida: https://www.prevention.com/food/apple-v ... s/slide/10

Imagem

Mangas vem da costa rica e mexico e dependem da epoca. Se tiverem sido colhidas verdes para amadurecer depois, serao sem gosto. Se tiverem sido colhidas no auge da estacao, maduras, sao bem boas. Frutas como meloes, black berries, blue berries, morangos, etc, sao muito boas.

4) Arroz nao eh algo popular. Feijoes sao mais comuns, principalmente no sul, com influencia mexicana. Mas voce compra feijao preto em lata em quase qualquer supermercado.

5) O milho aqui eh excepcionalmente saboroso.

Enfim, esse post foi nao foi para contradizer o que o Tartaruga falou, pois ele sem duvida deve ter experienciado aquilo. Mas sim para explicar que a industria aqui nos USA eh grande demais para ser limitada pelas experiencias de algumas poucas pessoas. Praticamente tudo que voce imaginar tem disponivel aqui. Basta saber onde procurar. :ph34r: :vampire:

Cheers!
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 04 Dez 2017 22:25

armlock escreveu:
04 Dez 2017 21:49
Uma parte desse tempo foi visitando uma universidade, então tava naquela vida de Fraternity House parties... e outra parte foi dando aula de jiu-jitsu e com a grana curta e portanto as opções foram um tanto limitadas. Talvez estando estabelecido e sabendo onde procurar, as coisas sejam diferentes.

Espero realmente que vocês estejam certos!

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 05 Dez 2017 00:43

Tartaruga escreveu:

Cerveja é uma coisa q os americanos gostam de gastar dinheiro, podem não ter bom gosto pelos padrões de um alemão. Mas está na moda entre os hipsters tem muita cerveja artesanal vendida em mercado e bar, e chopp. Tem restaurante/bar q tem dezenas cervejas no cardápio e q com o tempo muda. Claro q se o cara for no supermercado e quiser comprar a mais barata, vai numa marca padrão da vida como se tivesse levando um schinchariol no Brasil. Mas nos mesmo mercados geralmente tem outras marcas melhores, aquelas que compra pack com garrafas em vez de ser em lata, ou então vai numa loja de bebida, q além de ser em conta se encontra as melhores marcas. Eu gosto de cerveja Paulaner, se for para comprar eu iria numa “liquor store”, que tem variedade e tb comprar uns vinhos bons e baratos. Uma outra coisa q está muito na moda entre os americanos hipsters é comprar cevada e kits para fazer cerveja em casa e cada vez mais tentar ficar ajustando a formula.

Queijo, fora o Walmart que é no supermercado mais fuleiro (tipo o Mundial do Brasil), os outros supermercados têm sempre uma deli, onde vende vários tipos de queijos. Se for num mercado um pouco mais caro como o Whole Foods vai achar um monte de queijo importado caro como uma delicatessene frutas orgânicas com sabor.

Os restaurantes têm as mesmas cadeias em todas as cidades, Outback, Olive Garden, etc. Mas tb tem restaurantes sem ser de cadeia q os locais conhecem, ou com uma pesquisada rápida na internet com o aplicativo Yelp da para achar alguma coisa mais autentica. Dependendo da imigração na cidade tb encontra mais restaurante étnicos (brasileiro, tailandês, etc). Chinês e mexicano tem em tudo q é lugar.

Não discuto q na Europa o negócio é mais sofisticado e minimalista lá tu esbarra numa viela e tem uma padaria centenária. E difícil achar uma boa padaria em vario lugares dos Estados Unidos. Ai como não conhece o cara vai na rede famosa comprar donught e café.

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 05 Dez 2017 05:08

Acho que é um meio termo entre o que o tartaruga disse e o que o tjeua e o armlock disseram.. também não é que SÓ tem franquia em todo lugar, mas é difícil ir em uma cidade que você não veja várias franquias. San Diego tem bastante restaurantes, a gente tem até a parte italiana (Little Italy), parte mexicana (Chula vista, san ysidro), parte árabe (El Cajon, etc) e por aí vai.. mas não é igual no brasil. A comida é adaptada pro gosto do americano. Até a comida brasileira é assim. O açai servido na maioria dos lugares é horrível (mesmo em restaurantes brasileiros), a comida então nem se fala. Servem strogonoff com feijão e os gringos amam. “Pastel” de vento com uma massa que não tem nada a ver com a nossa. Tenho amigos que trabalham com restaurante (são donos) e eu já falei disso pra eles. Sabe o que eles falam? Não é pra brasileiro Naja, a gente serve o público americano. A gente faz do jeito que eles gostam. Óbvio que ainda existem uns poucos lugares que se mantem fiéis ao nosso jeito de cozinhar. Mas não é nem só isso. O american food predomina em TODO restaurante. O bife é sempre feito do mesmo jeito. O churrasco é sempre igual. Tira o molho da carne dos caras e não sobra nada. Pra beber? Só se for soda ou lemonade. Quer suco? Só de laranja de caixinha. Comprei umas laranjas e preparei um suco pros meus roommates americanos. Pasmem - eles não souberam dizer que suco que era. Quando eu falei que era suco de laranja eles disseram que não tinha gosto de laranja, porque eles cresceram tomando suco de caixinha. Como San Diego é perto da fronteira a gente pelo menos tem bastante influencia da culinária mexicana (por mais que os mexicanos afirmem que a comida mexicana servida aqui não tem NADA a ver com a comida servida no méxico), então eu consigo comer arroz e feijão com frequência, mas não é igual o nosso. No Brasil - ou pelo menos no Rio - é diferente. Todo restaurante tem uma variedade boa, sem contar nos infinitos sucos. Se você vai em um restaurante italiano a comida É italiana. Não é uma mistura. Se você vai num restaurante francês as receitas SÃO francesas. Eu não encontro isso aqui. Não digo que as adaptações não ficam boas, mas chega a ser desonesto dizer que o seu restaurante é italiano e o chefe é um mexicano que prepara macarrão do jeito que ele aprendeu no México. Já rodei a Itália e sei o gosto de comida italiana. Por isso digo que não consigo encaixar na cultura dos caras. É tudo adaptado pro gosto deles. Filme? Tem que seguir o padrão de hollywood. Culinária? Tem que ser do jeito americano. Se eu abrisse um negócio aqui provavelmente também modificaria pra me encaixar na cultura dos caras, porque meu objetivo é fazer dinheiro, mas isso chega a ser escroto. Acho que a experiência de um não invalida a do outro, mas como eu visito o Brasil todo ano eu consigo sentir essa diferença com muito mais força. Faço facul aqui, só moro com americano, só tenho aula com americano, só tenho vizinho americano, frequento uma igreja americana.. então já experimentei bastante o “american lifestyle”. Tanto é que eu não abro mão da minha cultura. Trato americano igual trato brasileiro. Chego abraçando, tiro onda, falo alto, puxo assunto com desconhecido em todo lugar, chamo pra almoçar na minha casa, e tamo aê. Não vou mudar meu jeito. Tem americano que se amarra nisso e vira meu brother quase que instantaneamente, mas tem gente que acha esse meu jeito muito “invasivo” e se afasta. É a vida. Quero morar aqui mais alguns anos, mas não sei quanto a passar a vida toda aqui. Sinto saudade do meu povo, da minha cultura. Do tiozinho vendendo biscoito Globo na praia. Do açai. Da galera zoando no surf. Da simpatia. Do metrô e seus vendedores ambulantes. Casa sempre vai ser casa, independente de quão ruim a casa seja (ou esteja). Cada pessoa sabe aonde o calo aperta. Mas bota a cara irmão, você só vai saber se gosta ou não experimentando. Mesmo com tudo isso ainda digo que vir pra Califa foi uma das melhores e mais marcantes experiências da minha vida.

Perdão pelos erros e a falta de coerência em algumas partes, to escrevendo pelo cel e to cansadasso haha
Abraço!

Responder