STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
noclaf3
Mensagens: 121
Registrado em: 04 Jan 2015 19:46
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por noclaf3 » 15 Dez 2017 02:36

Se ao invés do Anakin a Rey for a escolhida concebida pela força... vão acabar com a hstória de 6 filmes. Muito escroto se for isso.

vitoandolini
Mensagens: 363
Registrado em: 05 Nov 2014 13:56
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por vitoandolini » 15 Dez 2017 05:30

noclaf3 escreveu:
15 Dez 2017 02:36
Se ao invés do Anakin a Rey for a escolhida concebida pela força... vão acabar com a hstória de 6 filmes. Muito escroto se for isso.
Talvez seja isso que me incomodou no filme
Eu saindo cinema com uma sensação engraçada. Gostei, tem cenas memoráveis, piadas pontuais mas teve algo que me
Incomodou
De fato, se a Rey for a escolhida - com todo aquele papo do toda etc - todo o arco dramático do Anakin, do próprio Luke vão por água abaixo
Ainda não tenho uma conclusão acerca do filme

vitoandolini
Mensagens: 363
Registrado em: 05 Nov 2014 13:56
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por vitoandolini » 15 Dez 2017 05:42

VagabondMusashi escreveu:
15 Dez 2017 05:30
O filme precisa lidar com vários objetivos: satisfazer aos fãs mais velhos, cumprir com o objetivo de um filme Star Wars (ficção científica fantástica, novos mundos , novas tecnologias, novos aliens + a saga dos Skywalker), aprofundar os personagens atuais, dar um fim ao passado e preparar o futuro.
Em TODOS os quesitos o filme foi um sucesso retumbante.

O filme tem um papel fantástico em quebrar os paradigmas antigos e expectativas do fandom. Luke jogando o sabre de luz fora imediatamente após recebê-lo foi uma ótima cena. Este é um tema recorrente no filme. "Entendemos o que você acha, e o quão importante isso é pra vocês. Entendemos mesmo. Mas não vai ser assim.", só que lidado de maneira perfeita sem desapontar os fãs antigos.
Ao mesmo tempo, o filme faz o que George Lucas dizia: rima como as estrofes de um poema. A cena de Rey e Kylo indo ver Snoke é IDÊNTICA a cena entre Luke, Vader e o Imperador em Jedi, desde os fatos até os ângulos de câmera e o diálogo é verbatim. A referência é clara. E o que acontece é similar, até o fim... quando Kylo deixa claro que ele não veio pro lado da luz.

As meta-referências são geniais. Em especial, Snoke dizendo pra Kylo Ren que ele não passa de um moleque chorão querendo ser Darth Vader.
Sabe quem disse isso também? Todo mundo que viu o primeiro filme. Ao invés de tentar torná-lo ainda mais Vader, o filme é honesto: sim, ele é só um moleque chorão querendo ser Darth Vader. Um jovem angustiado e furioso, e não um supervilão épico. Kylo vai lá e esmaga a máscara. É Star Wars dizendo: sabemos que ele não passa de um pirralho metido a Vader, e chega disso, ele agora é o próprio personagem. Luke ri do absurdo de ser considerado um salvador.... "você esperava a quê? Que eu fosse enfrentar a Primeira Ordem inteira sozinho munido de uma espada laser?"


Mestre Yoda aparece!..... pra acabar com as tradições. Temos agora o aval do grande mestre pra deixar isso pra trás.
Leia é a general!..... mas no fim diz "não olhem pra mim, sigam-no!" quando Poe diz "sigam-me".
Snoke é poderoso!.... mas morre. O império E a aliança pertencem agora aos jovens.
Rey é uma fodona!.... mas não é filha de ninguém especial. É só uma zé ninguém. Não tem complexo de Escolhido neste filme não.

Por aí vai. Nota 10.

O pôr-do-sol binário do episódio 4 é pra mim a cena mais perfeita da história do cinema. A morte de Luke foi uma cena linda demais, eu engasguei no cinema, não vou mentir.
A cena da nave entrando em velocidade da luz e partindo as naves imperiais ao meio foi tão do caralho que o cinema inteiro reagiu!
R2D2 mostrando a jovem princesa Leia pedindo ajuda me deixou sem palavras. Eu não esperava por isso.
A cinematografia da luta entre Luke e Kylo remeteu à estética original: de um duelo de samurais ao estilo de Kurosawa, e não as acrobacias ridículas que vieram depois.

TODOS os personagens da aliança marcaram o filme, foram bem caracterizados, e fariam falta. Poe é um ÓTIMO personagem. Finn também. Rose é muito bem vinda. Rey muito bem. Yoda fantástico. É o mesmo mestre Yoda de que me lembro , no pântano. Brincalhão, sábio. Chamando Luke de "jovem Skywalker". Kylo bem desenvolvido também.

DJ é MUITO BOM. Del Toro ficou foda no papel. É o arquétipo do Han Solo: um babaca egoísta e carismático. Ele preenche o papel a contento e mal posso esperar pra vê-lo no próximo. Nota 10.

O filme fez um grande trabalho em nos tornar investidos nos novos personagens. Não lamento o digno fim da geração antiga.

Quando se pensa em Star Wars, dificilmente se pensa em humor, mas o humor sempre fez parte da série. O diálogo entre Poe e Hux no começo do filme foi hilário! Inúmeras outras cenas também me fizeram rir.

A atuação foi ótima. Mark Hammill e Carrie Fisher tiveram décadas pra se tornar atores muito melhores e isso ficou claro.

A música de John Williams é fantástica. O cara é um gênio. Hors concours. Não tem nem o que dizer. Mais um dia de trabalho pra ele.

Não me incomodei com os porgs. Star Wars são filmes pra criança e sempre tiveram coisas assim, como os Ewoks. BB-8 consegue ser tão carismático quanto R2D2.

O final do filme, com o jovem garotinho que usa a Força olhando pras estrelas, as crianças brincando de Luke Skywalker.... incrível.

O filme não é perfeito, mas isto é culpa de tudo o que ele tem que fazer, a bagagem com a qual tem que lidar. Mas pra mim, só perde pro episódio 4. Sim, achei tão bom quanto Império.
Parabéns pelo post

jcmora
Mensagens: 448
Registrado em: 04 Out 2014 17:57
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi

Mensagem por jcmora » 15 Dez 2017 07:07

jcmora escreveu:
04 Dez 2017 13:36
Ingresso comprado para quinta (14/12) ás 14:30.
Sem internet depois do lançamento do filme até assistir.

Vou repostar meus medos quanto ao filme:

Mas tenho alguns medos com o episódio 8 que espero que não se confirmem:

1 - Luke

Cara o luke tem que ser fodão. Muito acima de Ren e esse Von que vai entrar na história. Com certeza não vai lutar em beast mode contra o sobrinho Ken
mas tem que passar o carro em geral.

2 - Rey

Cara se vierem com essa viagem estilo midclorians de nascimento virginal,reencarnação ou a Rey ser uma SKywalker
para mim vai ser decepcionante.Vão ter que achar uma bola solução para a origem dela e como ela já tem esse dominio da Força
tão grande.

3 - Snoke

Se não for nivel imperador vai ser outra decepção.Curioso para ver quem treinou ele e como vai ser a luta contra o Luke

4 - Cópia de Império contra ataca

Meu maior medo é que copiem o Império como copiaram New Hope e matem essa nova trilogia que ainda pode ficar boa.
Espero que tomem coragem e tragam coisas novas ao universo de star wars que precisa ser oxigenado.
Cara achei o filme excelente.Renovou a saga respeitando a história.

Vou destacar os pontos que tinha medo a respeito do filme:

1 - Luke

Cara achei perfeito o Luke. Brincou com a Rey quando ela atacou ele e mesmo só na mente mostrou todo o poder contra o kylo.
Morte dele foi muito foda e a cena com o R2D2 emocionante. Gostei muito quando ele fala para a Rey de como o Darth Sidious manipulou
toda a ordem Jedi que no auge de seu poder foi dizimada.

2 - Rey

A Rey ainda é muito overpower mas gostei da origem dela.A força não é propriedade dos Skywakers e ela apesar de ser "no one" é a ultima Jedi.

3 - Snoke

Me decepcionei com o arco do snoke. Não foi explicado a origem e como ele ficou tão forte. Ele era um Sith,Jedi caído ou o que?
Gostei da morte dele pois como é recorrente em Star wars ele foi cegado pelo poder e arrogancia e foi traido. Em combate direto sem chance para
o Kylo então tinha que ser na trairagem mesmo. Sidious matou o mestre dele quando estava dormindo.

4 - Cópia do império contra ataca

Ai passou com sobras.Ao contrário do Despertar foram ousados e trouxeram elementos novos ao universo.Muito bom.

Pontos baixos:

1- achei exagerada a Léia sobreviver ao espaço.
2 - Rey overpower demais ainda
3 - Phasma fracasso total
4 - BB8 foi a mary sue do episódio
5 - Como snoke se aproximou do Kylo e quem é o Snoke?
6 - Hux muito burro

Pontos altos:

1- Todas as cenas do Luke
2 - Yoda
3 - Cena do snoke\kylo\rey
4 - filme mais engraçado de star wars
5 - Mostrar que há muitas pessoas sensitivas a força.O Moleque com a vassoura achei genial
6 - Poe Dameron. O cara fez muita merda mas se ligou na lição
7 - R2D2 mostrando o holograma da Léia de new hope foi demais.

No geral para mim foi excelente.Levou a saga adiante e tirando os puristas chatos da trilogia original a maioria vai se emocionar e gostar muito
do filme.

Vou rever no cinema.

Avatar do usuário
Latino
Mensagens: 5523
Registrado em: 03 Out 2014 08:40
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Latino » 15 Dez 2017 07:12

Marcial escreveu:
14 Dez 2017 21:59
Essa cena é um abuso de metalinguagem. O que Yoda faz com o templo é um recado da Disney para o fandom, iconoclastia pura. Vou prestar mais atenção ao diálogo da próxima vez...
Exatamente, pra mim é a cena mais inteligente do filme, um tapa na cara de quem se prende ao passado e não aceita que tudo um dia fica ultrapassado e velho, que em algum momento devemos aceitar uma renovação que, querendo ou não, vai acontecer de qualquer jeito.
Flamengo

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 07:20

Batman escreveu:
15 Dez 2017 01:00
bora fazer um filme sobre bjj atual e tacar fogo em umq uadro do helio e falar: meh soh nerd fica preso ao passado :^)
Vai ser ficção ou documentário? :)

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 07:24

café c/ leite escreveu:
15 Dez 2017 01:04
Bom post, eu prefiro a força como um negócio "mágico" e subjetivo do que aquela racionalização toda das prequels.
Foi a racionalização das prequels que 'dividiu' o fandom entre puristas e georgeluquistas. Disney mandou ou radicais de ambos lados à merda :)

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 07:49

VagabondMusashi escreveu:
15 Dez 2017 07:32
A maioria das críticas ruins foram de supernerds reclamando da morte do Luke.

Não dá pra agradar essa gente. Eles querem que o cara viva pra sempre, seja um superDeus.

Ele era só um pirralho de Tattooine, talentoso na Força, mas o universo é grande, a rebelião é imensa, o império governa milhões de planetas, quadrilhões de pessoas. O final dele foi digno pro personagem E pro mito que se construiu ao seu redor.

Mas não esteve à altura (!) das expectativas bisonhas do fandom que endeusa a Luke e insiste em tornar tudo em Star Wars sobre Ele ou Jesus Vader.
Isso. São os fundamentalistas da religião Jedi :) São ruidosos, falam mal dos filmes, mas vão consumir tudo, de qualquer forma. A Disney percebeu isso e agradece. O maior objetivo desse episódio VIII, como você pontuou, é se livrar das amarras chatas, estabelecer um universo vivo, aberto à dramaturgia, e tentar (essa é a parte mais difícil) construir personagens que deem conta da tarefa inglória de ocupar os holofotes com a ausência de Luke, Leia e Solo.

Felizmente, para mim, Kylo e Rey, principalmente, são muito carismáticos, e têm química. No entanto, esse foi um dos pontos que me deixou meio preocupado, inclusive. A insinuação de algo como um affair/friendzone, as confidências trocadas sobre o amadurecimento, o que eu temi inicialmente como uma 'crepusculização' da trama. Minha filha de 16 anos identificou imediatamente o que ela chamou de "crush" entre os dois, e gostou muito. "Venha governar a galáxia ao meu lado". Se Rey cede ali, acabava tudo. Sensacional :)

Avatar do usuário
Blue Ocean
Mensagens: 5733
Registrado em: 11 Out 2014 14:56
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Blue Ocean » 15 Dez 2017 08:05

Humanizaram os dois protagonistas da série no futuro, Kylo e Rey, ao abdicar do maniqueísmo muito presente em filmes: o totalmente bom x totalmente mal.
Tentações, incertezas, crises de identidade, ansiedade, dubiedades; emoções típicas da juventude, da transição e da formação de caráter: tudo aquilo que o George Lucas não conseguiu transferir para a tela no episodio 1, 2 e 3, foram bem trabalhadas neste episodio.
A galera jovem vai se identificar muito com os personagens, e não consigo enxergar o episodio 9 como um fim.
A impressão que eu tenho é de assistir a um seriado, onde apenas estamos vendo o início do embate/enlace entre os dois, o que pode render tranquilamente outra trilogia, por ex.
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Online
Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8065
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Montfort » 15 Dez 2017 08:12

KRATOSCS 85 escreveu:
14 Dez 2017 22:31
Ela tanto é a escolhida que cagou pro lado negro, sequer passou perto de se converter.

Aí cagaram. Equilíbrio é nem para um lado nem para o outro. Anakin de jedi para sith até teve nexo, pois os jedi estavam em vantagem absoluta. "Reconverteu-se" no final da vida equilibrando a balança mais uma vez. A história do Anakin com a Força é diferente dos jedi, não somente pela sua "geração espontânea", mas por essa troca de lado em momentos cruciais, o que não ocorre com nenhuma outra personagem (até o Kylo - uma forçação do caralho, diga-se de passagem) dos filmes: quem é sith é sith até o fim, idem para os jedi.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 08:32

Blue Ocean escreveu:
15 Dez 2017 08:05
Humanizaram os dois protagonistas da série no futuro, Kylo e Rey, ao abdicar do maniqueísmo muito presente em filmes: o totalmente bom x totalmente mal.
Tentações, incertezas, crises de identidade, ansiedade, dubiedades; emoções típicas da juventude, da transição e da formação de caráter: tudo aquilo que o George Lucas não conseguiu transferir para a tela no episodio 1, 2 e 3, foram bem trabalhadas neste episodio.
A galera jovem vai se identificar muito com os personagens, e não consigo enxergar o episodio 9 como um fim.
A impressão que eu tenho é de assistir a um seriado, onde apenas estamos vendo o início do embate/enlace entre os dois, o que pode render tranquilamente outra trilogia, por ex.
Exato. Numa outra discussão por aqui, eu tinha mencionado que o pior da trilogia prequel foi a péssima curva dramática de Anakin Skywalker. Causada pelas limitações do ator, mas principalmente pelo roteiro, que privilegia o contexto político, mas não convence como história romântica. A transição de Luke na trilogia original, do pirralho ingênuo e abusado para o Jedi sensato e ponderado, por exemplo, é muito mais elaborada, ainda que Hammil tenha encontrado dificuldades em algumas cenas com... Guiness. Qualquer um teria dificuldade :)

Esse filme ajuda muito na curva do Kylo. Como disse o Vagabond, colocou na boca do Snoke a acusação de que ele era só um moleque mimado escondido atrás de uma máscara, querendo ser o avô, emulando justamente a avaliação geral sobre o personagem, no episódio VII. Mas ele continua em conflito, e isso deve ser desenvolvido no próximo filme. Se fizerem direito, podemos acompanhar a gênese de um vilão complexo, defendido por um bom ator da nova geração. Promete muito. Quando Kylo deixar de tentar ser o avô, poderá superá-lo :)

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26376
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por JackmAtAll » 15 Dez 2017 09:22

Quem tomou a galáxia foi o Palpitane, Vaider era um lacáio que não questionava ordens, só no final mudou.

Tanto que ele só entra para o lado do gosmento depois que esse praticamente está dando o golpe de estado.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 09:38

VagabondMusashi escreveu:
15 Dez 2017 08:42
Ele já é o avô.

Vader era quem? Um jovem poderoso, sensível, impulsivo e angustiado, só isso. E o que ele fez? tentou tomar a galáxia para poder impor a ordem.
E Kylo, o que é? A mesma coisa.

A máscara de Vader era fodona, mas quando tiramos a máscara o que vimos? Um senhor gordo, pálido, careca, deformado e muito cansado, falando com o filho com uma voz suave e fraca, muito diferente do vozeirão de James Earl Jones. O verdadeiro Vader só aparece quando está prestes a morrer.

Kylo Ren tirou a máscara muito mais cedo, e carrega o conflito e a verdade na cara, ao invés de Vader que se escondeu lá dentro mas jamais deixou de ser um rapazinho poderoso tentando controlar a tudo, motivado por uma vida de escravidão e a perda de tudo e todos com quem se importava.
Nos filmes da trilogia original, Vader é um personagem estável, frio, lacônico, impiedoso e intimidante, meio homem meio máquina, que dá poucos sinais antes de uma guinada abrupta e redentora, no Retorno de Jedi, para salvar o filho e o resto de humanidade que ainda tinha dentro de si.

A trilogia prequel se propõe justamente a explicar a origem desse personagem que se tornou icônico entre os vilões do cinema, muitas vezes apontado como o GOAT :) Para mim, ela falha nesse ponto. Acerta em outros, mas falha no crucial. No primeiro filme da saga, quem ouve Obi Wan contar a um jovem Luke sobre Darth Vader, o Jedi traidor, é levado a imaginá-lo como um templário amargurado, homem feito, bravo, levado a um dilema por amor, ganância, egoísmo, sede de poder ou tudo isso junto, mas não um molequinho de mullet inseguro e orgulhoso, querendo se graduar na marra, no meio de um contexto político chato.

A curva de Kylo está sendo construída de forma bem diferente, e muito melhor. Deram espaço pro emo mimado, explicaram o motivo de sua revolta contra o tio, desenvolveram o conflito psicológico e o vínculo afetivo com a mocinha, culminando com o vilão matando seu mestre do mal de forma mais limpa e eficiente que Vader, e sem redenção. O conflito está lá ainda.

Por isso, o ato de Luke no fim do filme, arrematando com a fala: "se me matar, estarei com você pra sempre", é algo assustador de maneiro. Ele repete o que seu mestre Obi Wan fez com seu pai Anakin, no momento em que finalmente compreende a Força, e entra definitivamente "na cabeça" do sobrinho, plantando a semente do que deve ser a virada no episódio IX. Espetacular :)

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Marcial » 15 Dez 2017 10:05

VagabondMusashi escreveu:
15 Dez 2017 09:56
Será que Kylo vira? Não sei não
Eu também não. E isso é muito bom :)

noclaf3
Mensagens: 121
Registrado em: 04 Jan 2015 19:46
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por noclaf3 » 15 Dez 2017 14:54

VagabondMusashi escreveu:
15 Dez 2017 07:32
A maioria das críticas ruins foram de supernerds reclamando da morte do Luke.

Não dá pra agradar essa gente. Eles querem que o cara viva pra sempre, seja um superDeus.

Ele era só um pirralho de Tattooine, talentoso na Força, mas o universo é grande, a rebelião é imensa, o império governa milhões de planetas, quadrilhões de pessoas. O final dele foi digno pro personagem E pro mito que se construiu ao seu redor.

Mas não esteve à altura (!) das expectativas bisonhas do fandom que endeusa a Luke e insiste em tornar tudo em Star Wars sobre Ele ou Jesus Vader.
Porra, não tem nada a ver o que vocês tão falando. Não tem nada de preservar nostalgia, ser supernerd ou nada disso. O que o Snoke (o novo darth sidius) fez nessa nova trilogia? Cara superpoderoso e morreu de forma ridícula. O que aquela stormtrooper prateada que esqueci o nome fez? Outra morte ridícula. O últime filme acaba de forma sensacional com a Rey encontrando o Luke e nesse filme ele nem ao menos treina ela, só falou um pouco sobre a força. A propósito, a força, a sua relação com os jedi, a biblioteca... a Disney simplesmente resolveu tacar um raio e queimar algo qye podia ser muito bem explirado.

Paralelo a tudo temos um vilão que podia ser muito bem explorado, mas agora com a morte do Snoke fica a impressão que temos um vilão com o treinamento incompleto e ainda inseguro.

A força agora da o poder do superman pra Leia sair voando?

Enfim são tantas coisas que ou tiveram um fim "meh" ou foram mal explicadas que não da nem pra botar tudo aqui.

Realmente tiveram momentos memoráveis como a morte do Luke e a demonstração do seu poder, mas longe disso de que foi "o melhor star wars ja feito".

Outra coisa é insistir nesse papo de que a Disney deu um "tapa na cara dos fãns". Porra, a mesma coisa de falar que a produtora que fez aquele lixo dos filmes do resident evil deu tapa na cara de fãn. Concordo que tem que ter renovação sim, mas eles não podem pegar uma franquia renomada, com uma base sólida de fãns e resolverem jogar um monte de história ja contada no lixo.

Mas também nem me surpreendo, basta ver a porrada de filme de super herói que viraram filme de comédia e filme pra ator bonitinho tirar a camisa pras mulheres enlouquecerem e todo mundo bate palma.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Germer, Krusher, Maestro, marofa e 283 visitantes