O futebol não tem culpa de ter envelhecido melhor do que nós...

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Lenilson
Contato:

Re: O futebol não tem culpa de ter envelhecido melhor do que nós...

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 16:07

SALINHO escreveu:
19 Dez 2017 15:50
Muito mais fácil jogar com a bola de hoje, tomando o suplemento de hoje, com a preparação física de hoje. Cada época tem suas vantagens e desvantagens.
Nos anos 60 (sem hormônio e suplementação), nem jogador o Messi seria....
Eu acho essas falacias bobagem. Nos anos 70 o Zico ja tinha feito mais ou menos isso que fizeram com o Messi.

E acho bobagem pelo seguinte. Tudo no mundo evoluiu, tudo, em todos os esportes que se pode cravar algo, seja tempo, peso, etc... as coisas são muito melhores hj. Mas no futebol o pessoal acha que não, é complicado demais isso.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 19 Dez 2017 16:07

Philly Shell escreveu:
19 Dez 2017 15:56
Perfeito.

Assim como sem o contexto, o Guarani é só um time do interior paulista.

Spoiler:
:bleh:
Rsssssss me pegou no contrapé.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 16:09

kyo_spirit escreveu:
19 Dez 2017 16:05
Vejo muito menos jogadores com boa técnica hj em dia sim. Tá rolando uma proliferação de caras superfortes, rápidos, com ótima resistência....e q maltratam a bola. Imagino q isso venha já das categorias de base, das peneiras.......garotos focando em ter já um preparo físico superior desde o início e desenvolvendo menos a parte técnica.

exceto os gigantes europeus q sempre terão a elite dos jogadores à disposição, o resto dos clubes está passando pela embrucutualização rsssssss
Vc enxerga isso hj em dia e com razão, mas não é pq os jogadores são menos técnicos e sim pq tem muito menos espaço pra se jogar.

Quem ja jogou bola sabe a dificuldade que é se tem um cara te marcando o tempo todo com outro na sobra e tmb sabe como é jogar quando se tem espaço.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 19 Dez 2017 16:17

Lenilson escreveu:
19 Dez 2017 16:07
Eu acho essas falacias bobagem. Nos anos 70 o Zico ja tinha feito mais ou menos isso que fizeram com o Messi.

E acho bobagem pelo seguinte. Tudo no mundo evoluiu, tudo, em todos os esportes que se pode cravar algo, seja tempo, peso, etc... as coisas são muito melhores hj. Mas no futebol o pessoal acha que não, é complicado demais isso.
A física do jogo evoluiu pra caramba. E pra mim a parte tática tbm melhorou demais.

Isso não significa melhoria técnica. A diminuiçao dos espaços é real mas Dê ao Carvajal todo o espaço do mundo e ele continuará sendo a reencarnação do Michel Salgado :D
Editado pela última vez por kyo_spirit em 19 Dez 2017 16:17, em um total de 1 vez.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 19 Dez 2017 16:17

Lenilson escreveu:
19 Dez 2017 16:07

Não acho que isso tenha nada de falácia, você tem que entender que cada época tem suas vantagens e desvantagens, incluindo aí jogar futebol com uma bola de capotão, com a camisa molhada pesando 2kg, sem cartão amarelo, etc.

Mas o ponto não é achar que é melhor ou pior, pois isso vai do gosto individual de cada um, mas entender que se deve valorizar as feitos dos atletas em seus próprios contextos históricos.
BÓ VOVÔ!!!!

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 19 Dez 2017 16:23

Lenilson escreveu:
19 Dez 2017 15:32
Me parece que existe sim uma evolução técnica tão grande quanto a fisica. Vc não tem espaço hj em dia pra pensar, pegue como exemplo alguns lançamentos geniais do Gerson, por exemplo. Ele tinha tempo de parar a bola, olhar, dar uns passos, se ajeitar e lançar, algo inimaginável noa dias de hj. Se tivessem tempo pra fazernisso diria que vários zagueiros lançariam bolas daquele jeito.
isso parece bem lógico pra mim, tem vários jogadores que são considerados meia boca mas que quando tem espaço mostram bastante habilidade, vi alguns jogos da copa da Espanha do Barcelona contra aqueles times de 3 ou 4 divisão que o Pedro e o Munir pareciam o Neymar driblando, vc vendo nem acredita que aqueles caras não fazem isso jogando contra times bem melhores, outro exemplo, tenho um conhecido que jogava muito nas categorias de base do Ceará, sub 17, ele parecia bem mais velho que os outros jogadores pela jeito que jogava, driblava e dava muitos passes para gol, assisti alguns jogos dele na base, parecia que ia ser craque, subiu pro profissional e não conseguia se destacar, marcação forte e pressão todo tempo ele não conseguia mais driblar e nem acompanhar na velocidade os outros jogadores, resultado, desistiu do futebol e foi estudar, kkk, e olha que aqui o nível nem é essas coisas, é bem diferente quando não se tem espaço, muito mesmo...

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 19 Dez 2017 16:40

A diferença está no espaço, até a maioria dos gramados diminuiram, principalmente na largura, hoje o trabalho defensivo é feito por zona tendo a bola e o espaço como referencia, ou seja, quem tem a bola recebe pressão, o oponente fecha as linhas de passe e se os jogadores estão mais próximos fica mais difícil driblar pois a cobertura chega mais rápido, isso com jogadores bem melhores fisicamente na marcação, antes a marcação era baseada em preseguição individual, então se o atacante vencesse seu marcador sobrava um clarão pois restava apenas o zagueiro da sobra, tem vários vídeos no youtube que pode perceber o que eu to dizendo, isso deixa a falsa impressão que os jogadores eram mais habilidosos, isso não só para o dribles, os passes e lançamentos também com espaços reduzidos e jogadores defensivos bem mais velozes ocupando os espaços, até os goleiros, muitos jogam como o primeiro jogador de linha interceptando vários lançamentos e passes.

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 17:08

SALINHO escreveu:
19 Dez 2017 16:17
Não acho que isso tenha nada de falácia, você tem que entender que cada época tem suas vantagens e desvantagens, incluindo aí jogar futebol com uma bola de capotão, com a camisa molhada pesando 2kg, sem cartão amarelo, etc.

Mas o ponto não é achar que é melhor ou pior, pois isso vai do gosto individual de cada um, mas entender que se deve valorizar as feitos dos atletas em seus próprios contextos históricos.
Eu cheguei a jogar com bola de capotão, realmente não se.compara as bolas atuais, mas esse fato por si só não ensina ou alguem deixa de jogar futebol por isso. Na chuva era um terror, mas tirando esse fator qq um que joga futebol joga com as duas bolas, sendo que rlad tem caracteristicas próprias e que da pra adaptar rapidamente na miha opinião.

E eu valorizo demais oa feitos de todos, tanto que falei doa lançamentos geniais do Gerson, mas poderia falar de diversos outros genios. Porém isso não me faz achar que são melhores que os jogadores de hj em dia, pelo contrário, acho que o saudosismo desvaloriza o pessoal atual.

Um paralelo que poderíamos traçar em esportes coletivos seria o vôlei. Veja a geração de prata jogando, ou veja videos da década de 70 e tenta traçar um paralelo ao voleiball jogado atualmente. É muito difícil fazer isso. Vc vai dizer que hj em dia o volei é pura força, velocidade, etc... mas pra fazer isso com a força e velocidade que fazem tem muita técnica e treino envolvido.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 17:13

alexvozao escreveu:
19 Dez 2017 16:23
isso parece bem lógico pra mim, tem vários jogadores que são considerados meia boca mas que quando tem espaço mostram bastante habilidade, vi alguns jogos da copa da Espanha do Barcelona contra aqueles times de 3 ou 4 divisão que o Pedro e o Munir pareciam o Neymar driblando, vc vendo nem acredita que aqueles caras não fazem isso jogando contra times bem melhores, outro exemplo, tenho um conhecido que jogava muito nas categorias de base do Ceará, sub 17, ele parecia bem mais velho que os outros jogadores pela jeito que jogava, driblava e dava muitos passes para gol, assisti alguns jogos dele na base, parecia que ia ser craque, subiu pro profissional e não conseguia se destacar, marcação forte e pressão todo tempo ele não conseguia mais driblar e nem acompanhar na velocidade os outros jogadores, resultado, desistiu do futebol e foi estudar, kkk, e olha que aqui o nível nem é essas coisas, é bem diferente quando não se tem espaço, muito mesmo...
Isso tudo é fato. É só deixar a emoção e saudosismo de lado que é muito facil ver.

Mas lembrando que não podemos tirar o mérito dos caras de antigamente, todos ticeram seu devido valor e reconhecimento merecidos.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 19 Dez 2017 17:23

Lenilson escreveu:
19 Dez 2017 17:13
Isso tudo é fato. É só deixar a emoção e saudosismo de lado que é muito facil ver.

Mas lembrando que não podemos tirar o mérito dos caras de antigamente, todos ticeram seu devido valor e reconhecimento merecidos.
Evidente que não podemos menosprezar, acredito que na média teríamos jogadores equiparados, quantidade de jogadores do nível top na mesma proporção, o que melhorou mesmo foi a qualidade do futebol como espetáculo

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 17:24

Tentem procurar jogadores da decada de 60 e 70 fazendo embaixadinhas e compare o domínio de bola de qq pangaré hj em dia.

O drible elástico foi inventado ou veio a ser utilizado pelo Rivelino no final dos anos 70, a pedalada nos anos 90, então é muita bobagem acharnque os carasneram mais tecnicos ou habilidosos antigamente. Quando eu jogava futebol la nos anos 90 era rarissimo ver alguem dabdo uma pedalada, hj em dia o mlk cresce fazendo isso com naturalidade.

Esses são só exemplos da evolução do futebol nos termos de habilidade, que nada tem a ver com o físico
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 19 Dez 2017 17:47

kyo_spirit escreveu:
19 Dez 2017 12:11
Não argumentei, só expus um fato òbvio.

Argumentar seria dizer q contexto importa em cada evento esportivo desse planeta e q é impossível se ter idéia do contexto "assistindo os jogos da Copa de 70 no youtube".

Sem contexto, Ali x Frazier é só mais uma decisão de cinturão no boxe e não A Luta do Século; sem contexto, os jogos da Argentina na Copa de 78 são apenas partidas de futebol e nada tem de política envolvida; sem contexto, não existe o fator casa e jogar na Bombonera dá no mesmo q jogar no Estádio das Laranjeiras.

Mas numa era em q o Google forma tudólogos, é natural que alguns achem q conheceram a fundo os eventos ocorridos apenas dando um bizu no youtube
end of story

Jose_
Contato:

Mensagem por Jose_ » 19 Dez 2017 18:07

No filtro do passado geralmente o ruim/médio fica pra trás, todo mundo lembra de Zico/Gerson. Só que também tinha pereba de monte naquele tempo.

Brucutu/pereba sempre teve e sempre vai ter.

leofla

Mensagem por leofla » 19 Dez 2017 18:34

Lenilson escreveu:
19 Dez 2017 15:32
Me parece que existe sim uma evolução técnica tão grande quanto a fisica. Vc não tem espaço hj em dia pra pensar, pegue como exemplo alguns lançamentos geniais do Gerson, por exemplo. Ele tinha tempo de parar a bola, olhar, dar uns passos, se ajeitar e lançar, algo inimaginável noa dias de hj. Se tivessem tempo pra fazernisso diria que vários zagueiros lançariam bolas daquele jeito.
Fazia isso com uma bola mais pesada que um coco e num gramado mais esburacado que a cara do andrés sanchez msm assim colocava a "bola" onde queria de forma milimétrica :-c

Como o salinho disse, tinha seus pros e contras naquela época assim como hj tbm o cara tem supmentacao estrutura gramado tapete bola que ajuda mas não tem a "moleza" da marcação q dava espaço q tinha no passado.

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 19 Dez 2017 19:10

leofla escreveu:
19 Dez 2017 18:34
Fazia isso com uma bola mais pesada que um coco e num gramado mais esburacado que a cara do andrés sanchez msm assim colocava a "bola" onde queria de forma milimétrica :-c

Como o salinho disse, tinha seus pros e contras naquela época assim como hj tbm o cara tem supmentacao estrutura gramado tapete bola que ajuda mas não tem a "moleza" da marcação q dava espaço q tinha no passado.
Ai que está, a bola não era assim tão mais pesada. Aliás, desde 75 existe regras pro peso da bola que não mudou. Mas ja na década de 50 a bola pesava 450 gramas, a da copa de 2014, por exemplo, pesava 434 gramas. Isso é mito. Agora na chuva não, aí nem o Gerson e nem niguem conseguia lançar uma bola.

O que mudou demais na bola foi a tecnologia tabto de material, impossibilitando ela de se encharcar, mas principalmente de aerodinâmica, permitindo fazer curvas maiores e tmb viajar com mais velocidade e por mais tempo no ar.

De resto concordo, mas vejo a grande diferença no futebol é juatamente nessa marcação "moleza" ou ainda na tática, imagina até os anos 60 o time jogando num WM, praticamente um 3-2-2-3 com jogadores fixos na sua posição, era muito facil jogar. A coisa começou a midar com o Zagallo voltando um pouco pra ajudar na marcação. Parece loucura, mas qq time amafor hj em dia marca mais que os caras marcavam, é dificil ir contra isso.

Eu, por exemplo, se fosse jogador preferia mil vezes ter jogado nessa época, claro. Era muito mais fácil jogar.
Campeão Fantasy TUF 2016

Imagem@pridefcneverdie

Responder