Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tonao2
Mensagens: 50
Registrado em: 03 Jan 2017 21:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Tonao2 » 02 Jan 2018 00:52

Para a maioria das provas acho bem suficiente o combo lei seca + jurisprudência, mesmo em segunda fase boa parte das questões acabam desembocando em um ou em outro. Isso, claro, sem contar aqueles concursos bizarros em que você precisa do posicionamento x ou y do membro da banca.

O nó da questão é que acho bem inviável alguém pegar diretamente apenas esses dois pilares, a maioria das pessoas precisa de algo que ajude na fixação, seja doutrina, sejam as questões. Tenho vários amigos aprovados que defendem bastar apenas lei seca e jurisprudência, mas quando a gente vai ver o cara passou anos lendo livros ou fez muito bem a faculdade.Entao sou defensor também de um livro base para cada matéria, salvo se você for um desses malucos que conseguem ler as chatissima leis sem qualquer conhecimento prévio e extrair e gravar todo o seu conteúdo.

No meu caso, eu sempre fui avesso a lei seca e jurisprudência, nunca li, achava intragável o estudo direto por elas, acabei estudando só por doutrina e questões. De lei seca nunca senti falta, agora jurisprudência, principalmente os informativos recentes STJ/stf, foi uma pedra grande no sapato.

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 02 Jan 2018 07:30

Jurisprudência eu acho tão fácil estudar, tão sendo lançados livros que são uma coletânea dos últimos cinco anos de julgados, organizados por matérias e dentro das matérias, por assunto. Ou seja, a pesquisa de jurisprudência já tá acabada, as mais relevantes e que podem ser cobradas se encontram nesse livro, é só pegar e ler

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 02 Jan 2018 14:37

Vou me meter um pouco nos assuntos. Eu entendo a importancia da jurisprudência, principalmente informativos, para as provas. e também concordo com a repetição à exaustão de resolução de questão.
Mas a doutrina oferece uma coisa que é muito dificil de se conseguir som com lei seca/jurisprudência/questão: sistematização do conhecimento. Pode achar que para concurso isso não é importante, mas é sim. Até porque como são muitas matérias, conseguir memorizar tudo é quase impossivel, sendo necessário muitas vezes a prática de um raciocínio dedutivo.
Adquriri raciocinio dedutivo, principalmente para provas subjetivas, peças e orais, sem recorrer à doutrina é possivel, mas em tese teria que haver um racionio indutivo pra depois retornar para o dedutivo... e quanto maior a abstração, maior a dificuldade do raciocinio.
É por isso que, muitas vezes, quem já teve um estudo mais aprofundado na matéria, mesmo não conhecendo a letra de lei, consegue "deduzir" o seu conteúdo.
Logico que muitas vezez temos jurisprudências e artigos de lei que se separam de uma lógica sistêmica, mas em regra são exceções.

TocToc
Mensagens: 489
Registrado em: 10 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por TocToc » 02 Jan 2018 19:58

Qual a estratégia de vcs para o estudo da legislação local? Noto que nas Pges há uma variação grande, mas me propus a estudar a ce, estatuto dos servidores e lei orgânica da pge ao menos.

rt95rt
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Mai 2017 21:18
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rt95rt » 02 Jan 2018 21:08

Como o assunto é advocacia pública, o pessoal teria um panorama dos concursos dessa área para 2018? Será que realmente sai o da PGE SP no primeiro semestre? e para Procurador do Município de SP tem previsão, visto que o último foi em 2014?

tiagosouza
Mensagens: 253
Registrado em: 19 Mar 2015 13:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por tiagosouza » 02 Jan 2018 21:55

rt95rt escreveu:
02 Jan 2018 21:08
Como o assunto é advocacia pública, o pessoal teria um panorama dos concursos dessa área para 2018? Será que realmente sai o da PGE SP no primeiro semestre? e para Procurador do Município de SP tem previsão, visto que o último foi em 2014?
De cabeça lembro da pge sp, to, pe.

Avatar do usuário
Alexandre Ribeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 15 Out 2015 00:28
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Alexandre Ribeiro » 03 Jan 2018 08:13

Pintou um concurso de Guarda Municipal numa cidadezinha de 30 mil habitantes, aqui perto. Pensando em fazer; Alguém tem ideia do salário?

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Concursos Publicos

Mensagem por PescadorParrudo » 03 Jan 2018 13:59

Tamos ae na ABIN

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 03 Jan 2018 15:57

Alexandre Ribeiro escreveu:
03 Jan 2018 08:13
Pintou um concurso de Guarda Municipal numa cidadezinha de 30 mil habitantes, aqui perto. Pensando em fazer; Alguém tem ideia do salário?

guarda municipal em cidade pequena ganha um salário-mínimo ou pouco mais que isso Alexandre, melhor vc tentar ingressar na polícia

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Violence » 03 Jan 2018 19:01

Galera que é mais experiente, como indicam que deva ser o estudo pra Agente de Polícia Civil, sem um edital específico aberto?

Doutrina, resumo, exercícios, Lei seca?

Avatar do usuário
Fpmg
Mensagens: 1971
Registrado em: 03 Dez 2014 02:10
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Fpmg » 03 Jan 2018 19:15

Violence escreveu:
03 Jan 2018 19:01
Galera que é mais experiente, como indicam que deva ser o estudo pra Agente de Polícia Civil, sem um edital específico aberto?

Doutrina, resumo, exercícios, Lei seca?
Pra Agente é lei seca e questões, muitas questões, não se apegue a Doutrina, para esse tipo de concurso as bancas elaboram questões baseadas somente na lei seca, use a doutrina somente para tirar dúvidas em temas que vc leu a lei e nao a entendeu e mesmo assim pegue resumos, não doutrinas densas, por exemplo, não entendeu o que é erro de tipo no Código Penal, pegue um resumo para ler e entender melhor, mas foque seu estudo somente em lei seca mais exercícios, exercícios a exaustão.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Violence » 03 Jan 2018 19:25

Fpmg escreveu:
03 Jan 2018 19:15
Pra Agente é lei seca e questões, muitas questões, não se apegue a Doutrina, para esse tipo de concurso as bancas elaboram questões baseadas somente na lei seca, use a doutrina somente para tirar dúvidas em temas que vc leu a lei e nao a entendeu e mesmo assim pegue resumos, não doutrinas densas, por exemplo, não entendeu o que é erro de tipo no Código Penal, pegue um resumo para ler e entender melhor, mas foque seu estudo somente em lei seca mais exercícios, exercícios a exaustão.
Obrigado, brother!

Esse ano vou pegar firme nos estudos pra conseguir uma vaga! :assassin:

Abraços!

Avatar do usuário
Drew
Mensagens: 1357
Registrado em: 04 Fev 2015 21:23
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Drew » 03 Jan 2018 21:45

Galera qual site para treinar português vocês recomendam,tirando o qconcursos.

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por sierra » 04 Jan 2018 11:58

Cuca escreveu:
04 Jan 2018 10:39
Li o edital da ABIN.....me parece um concurso acima da média em termos de dificuldade.

Sem falar que o curso de formação em inteligencia, caso o candidato passe em todas etapas anteriores, é bastante longo....

Ou seja, quem está empregado dificilmente conseguirá fazer....Me parece que este é o tipo de concurso apenas para concurseiros ou quem vem se preparando a muito tempo, certo?

Abraço
Certíssimo irmão, quem cair de paraquedas ou não faz uma preparação dedicada há um tempo vai ter dificuldades.. eu tenho pouco estudo de tempo diário e tô na dúvida se faço..
Abraços a todos

marofa
Mensagens: 13085
Registrado em: 20 Dez 2014 22:36
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marofa » 05 Jan 2018 00:08

Para atualidades tem alguma dica de estudo?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nimbus, Will R e 186 visitantes