Sumô - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
SALINHO
Contato:

Re: Sumô - Tópico Oficial

Mensagem por SALINHO » 09 Jan 2018 14:27

café c/ leite escreveu:
09 Jan 2018 14:20
Por incrível que pareça o Karelin é muito leve pro sumô, acho que ele teria que ganhar uns quilos a mais pra bater de frente com os melhores sumotoris.
Vendo aqui pelo wikipedia, ambos tem a mesma altura 6ft4 in (1.93 m), só que o Hakuho tem 160kg e o Karelin competia até 130 quilos. Só que eu não sei se o Karelin pesava mesmo 130kg ou secava pra bater o peso. Mas com certeza tem uma diferença que varia aí de uns 20 a 30 quilos pró Hakuho. Por outro lado o Karelin é puro músculo com mais de 130kg. :fear:
Mas em 2 semanas o Karelão mete 5 pizzas família e uns 20 litros de cerveja pra dentro e bate o peso rapidinho.
BÓ VOVÔ!!!!

Nile

Mensagem por Nile » 14 Jan 2018 12:04

Primeiro dia

phpBB [video]
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 14 Jan 2018 17:17

Logo após a vitória do Hakuho o narrador diz que ele tem sido criticado por seu "slap and grab tachiai", o que isso aí?

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 14 Jan 2018 17:27

valeu pela explicação!

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 14 Jan 2018 17:46

café c/ leite escreveu:
14 Jan 2018 17:30
Aqui um exemplo do "slap and grab tachiai":

phpBB [video]
aquela mao direita levantada pelo Hakuho logo após se levantar é sinal de alguma coisa, como protesto pelo resultado?

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 14 Jan 2018 17:55

Pode ser impressão minha, já que até outro dia nem conhecia o esporte, mas ele tem cara de ser meio "estrelinha".

Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Michael Scofield » 14 Jan 2018 19:28

Esse vídeo postado foram as lutas do primeiro dia?

Qual a fórmula do torneio? É por chaveamento e eliminatórias? Qual o chaveamento?

Poderiam postar alguma tabela aqui, ou algo do tipo?

Outra coisa, cada lutador fez 2 lutas? Tive a impressão que a maioria lutou duas vezes, ou eu me confundi?

Obrigado, abraços.
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

Vinicius W.V.J.S
Contato:

Mensagem por Vinicius W.V.J.S » 14 Jan 2018 23:27

Michael Scofield escreveu:
14 Jan 2018 19:28
Esse vídeo postado foram as lutas do primeiro dia?

Qual a fórmula do torneio? É por chaveamento e eliminatórias? Qual o chaveamento?

Poderiam postar alguma tabela aqui, ou algo do tipo?

Outra coisa, cada lutador fez 2 lutas? Tive a impressão que a maioria lutou duas vezes, ou eu me confundi?

Obrigado, abraços.
Cada um faz uma 'luta' por dia, totalizando 15 'lutas'.
O basho (torneio) segue uma fórmula parecida com a de 'pontos corridos', ao final do décimo-quinto dia, vence o basho que tiver mais vitórias; caso haja rikishi ('lutadores') com o mesmo número de vitórias é feito um playoff entre eles no dia 15.

Eis a tabela:
http://sumodb.sumogames.de/Banzuke.aspx?b=201801#M

As escolhas dos bout ('luta') é aleatória, mas geralmente são os rikishi no West contra o East, e os de ranking mais elevado como Yokozuna (Y) e Ozeki (O) só se enfrentam nos últimos dias (a partir do dia 10/11).

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 15 Jan 2018 01:16

Só tem 1 Yokozuna por vez? Yokozuna é o chefão da porra toda?!

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 15 Jan 2018 01:18

café c/ leite escreveu:
14 Jan 2018 17:30
Aqui um exemplo do "slap and grab tachiai":

phpBB [video]
O vídeo é gigante, assisti uma meia hora de preparação, e a luta durou nem 3 segundos... rsrs...

brunotex
Contato:

Mensagem por brunotex » 15 Jan 2018 08:42

Vinicius W.V.J.S escreveu:
14 Jan 2018 23:27
Cada um faz uma 'luta' por dia, totalizando 15 'lutas'.
O basho (torneio) segue uma fórmula parecida com a de 'pontos corridos', ao final do décimo-quinto dia, vence o basho que tiver mais vitórias; caso haja rikishi ('lutadores') com o mesmo número de vitórias é feito um playoff entre eles no dia 15.

Eis a tabela:
http://sumodb.sumogames.de/Banzuke.aspx?b=201801#M

As escolhas dos bout ('luta') é aleatória, mas geralmente são os rikishi no West contra o East, e os de ranking mais elevado como Yokozuna (Y) e Ozeki (O) só se enfrentam nos últimos dias (a partir do dia 10/11).
Só pra corrigir um detalhe: a ordem das lutas não tem NADA de aleatória. O lutador só vai lutar com com os 15 mais próximos em rank, desde que não sejam do mesmo heya (local de treino), ou irmãos. O Yokozuna e Ozeki vão lutar com os 15 primeiros da fila.
Mais para o final, há um ajuste caso algum lutador fora dos 15 primeiros esteja disputando o título. Daí, ele pega lutadores com cartel também positivo mais para cima.

Hoje em dia, não tem mais essa de lutadores do Oeste contra Leste... Já houve lá nos primórdios. Hoje é um semi rank, o KE é um pulinho a mais que o KW. Muitas vezes, caso o lutador termine 8-7 e não tenha vaga no rank de cima, ele só muda de vestiário.
Há o vestiários leste e oeste, e não há comunicação entre eles antes das lutas, para evitar arranjos. Mas o Hakuho e YE e pode entrar pelo vestiário W.

E para ser Yokozuna não basta 2 títulos seguidos. Tem que ser 2 títulos seguidos ou equivalente (tipo perder no pkayoff, ou disputar o título até o último dia e perder para outro na disputa, etc) os dois COMO OZEKI.
Da mesma forma, para ser Ozeki tem que ter 33 vitórias em 3 basho, no mínimo como komusubi, ou M1 caso pegue os mesmos caras que o komusubi pegaria.
Ninguém vai virar ozeki com 35 vitórias em 3 basho iniciando a contagem de M7.

Minha opinião: esse negócio de Yokozuna ser o fodão chefão que o Vagabnd colocou, me parece ser o típico de arte marcial japonesa mais tradicional. É como se ele fosse o faixa preta top.
Em várias artes, até em Aikido, há histórico de abuso por parte de aluns graduados. Dá até morte.....

Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Michael Scofield » 15 Jan 2018 09:10

Obrigado pelas explicações. Já foram as lutas da segunda rodada/segundo dia?

São quantos lutadores ao todo nessa primeira divisão? Uns 40?

Desculpem pelos termos não-tradicionais do sumô. Não consigo deixar de ver o torneio pelo lado competitivo (com divisões, rodadas, pontuações, etc).
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

brunotex
Contato:

Mensagem por brunotex » 15 Jan 2018 09:38

Ternofuji é um caso complicado mesmo. Tinha tudo pra ser Yokozuna, entrou no maezumo em 2011 e em 2015 já era Ozeki.

Todos os caras de cima tiveram poucas lesões sérias antes de chegar no topo. Não sei dizer se é só sorte, ou se tem um pouco de inteligência nisso..

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 15 Jan 2018 13:03

Tem negro lutando sumô? Tem nórdico?

Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Michael Scofield » 15 Jan 2018 13:20

Esse Kaisei é bom hein? Ganhou duas.

O Hakuhou é muito técnico...

Desses vídeos que vocês postaram tem na descrição das lutas os nomes, aí a letra E ou W, que é como se fosse o córner, né? E um número junto, o que é esse número? Posição no ranking?

E embaixo aparece um placar, que é o histórico de lutas entre os dois lutadores, foi isso que eu entendi pelo menos.

Pra quem acompanha pelos vídeos, esses conceitos são fundamentais.

Responder