Cervejas - Análises, discussões, promoções.
- Fox Murder
- Contato:
Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.
Pessoal parece que bebe muita cerveja importada, mas e as nacionais artesanais?
Não sei na praça de vcs, mas aqui no RS tem muita coisa boa. Sem contar que costumam ser mais em conta.
Não sei na praça de vcs, mas aqui no RS tem muita coisa boa. Sem contar que costumam ser mais em conta.
- Fox Murder
- Contato:
É daqui de RS? Já tomou wit com pimenta da Caverna dos Ogros? O chopp é um dos melhores que já tomei... Gosto muito da wit whitehead mas este conseguia ser melhor.Karamazov escreveu:
Realmente. A witbier da Whitehead eu acho das melhores cervejas de trigo q já tomei.
Gosto muito da Green Cow da Seasons, Export da Abadessa, Pale e Wit da WhiteHead, Stark Ale da Malvadeza, Labareda da Coruja, Belgian Strong Ale da Baldhead e etc etc etc...
Já fui sócio do Have a nice beer.Karamazov escreveu:Eu não li o tópico todo, mas alguém faz parte daqueles clubes de cerveja? Desses q tu paga x e recebe por mês y cervejas. Se sim, vale a pena?
Antes, eles enviavam algumas cervejas que não existiam no mercado e era muito interessante. Hoje, com o boom de cervejarias, sites, etc, basta pesquisar que você vai encontrar as mesmas cervejas.
Então, eles passaram investir em umas cervejas próprias em parceria com cervejarias nacionais. Vieram algumas que achei ruim e desfiz. Era sócio desde o segundo mês.
Perguntaram sobre as cervejas nacionais em comparação com importadas. Tem algumas cervejarias boas nacionais, sem dúvida. Mas não dá para comparar com outros países, onde estão anos luz em termos de qualidade. Principalmente nos insumos.
Se for comparar com os EUA então. Porra, lá em cada cidade tem, pelo menos, 5 cervejarias artesanais. Bares com mais de 50 chopes feitos na casa.
É muita demanda, muita produção, o que faz produtos muitos melhores e diversificados.
Essa ai é show mesmo! Me impressionei com ela quando a comprei.logan escreveu:tomei essa ontem, mto boa:

- Queixodevidro
- Contato:
Gostei do nome dessa cerva aí em cima rsrsrs bem criativo.
Do RS tomei a Dado Bier, lá em Porto Alegre. Escolhi a Red Ale, delícia.
Tomei essa danada aqui, gostei, tem aquele leve sabor de cravo. É mais fraca do que as weiss que gosto, mas bem saborosa.

Do RS tomei a Dado Bier, lá em Porto Alegre. Escolhi a Red Ale, delícia.
Tomei essa danada aqui, gostei, tem aquele leve sabor de cravo. É mais fraca do que as weiss que gosto, mas bem saborosa.

A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- Striker Eureka
- Contato:
Tomei essa a umas 2 semanas e comprei de novo essa semana, cerveja libanesa me surpreendeu demais

Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi
Alguém aí fabrica cerveja em casa?
Sou doido pra viabilizar isso, mas não tenho a menor noção.
Qual o investimento inicial?
Espaço necessário?
Tempo de fabricação?
Preço dos insumos?
Espaço necessário?
Tempo de fabricação?
Preço dos insumos?
Prezado, depende um pouco do que você quer dizer com "fabricar". Se for fazer uns 20L de cerveja no fogão da casa é de boa. Se for fazer 200L mês, aí é outro papo.tcdal escreveu:Alguém aí fabrica cerveja em casa?
Espaço necessário?
Tempo de fabricação?
Preço dos insumos?

Equipamentos variam muito de preço e do nível de tecnologia que vais querer, tem panelas que custam 1500 reais, fermentadores que custas 10mil e por aí vai. Procura o site Lamas que vais ter uma noção. Vou dar uma olhada depois é edito o post com mais informações e sites.
Sobre o espaço, depende tb. Se forem levas pequenas, de até 20L, dá até pra fazer no fogão de casa, numa cozinha de tamanho razoável. A partir daí, já precisas de fogão de alta pressão, uns equipamentos maiores e um espaço para fazer. Nada que uma varanda legal de um Ap não resolva.
O processo de cerveja de duas etapas, a quente e a fria. A quente dura em média umas 6-7 hrs. A fria que consiste em fermentar, maturar e, por vezes, envelhecer, pode durar de 15 dias a 1 ano. O ideal para uma cerveja normal, tipo uma Pale Ale, é de uns 30 dias para ela estar boa.
É muito fácil, legal e meio viciante. Eu indico como hobby para quem tem disposição, pq dá um pouco de trabalho. Melhor ainda quando montas um grupo de 3 ou 4, pois as tarefas se dividem e facilita, até para comprar as paradas.
Para fazer uma leva de 30L gasto com insumos por volta de 150 reais.
Da uma olhada nesse vídeo para teres idéia do quanto é simples.
Faço questão de ajudar, pois quanto mais pessoas fizerem cerveja, mais os produtos vão baixar de preço.
Poxa que legal eu estava me segurando para não começar a desbravar este mundo da produção de cervejas, mais vendo este vídeo eu estou quase decidido a começar, vou ver com os meus camaradas aqui para ver quem topa rachar os custos para a produção.LucaSAN escreveu:
Prezado, depende um pouco do que você quer dizer com "fabricar". Se for fazer uns 20L de cerveja no fogão da casa é de boa. Se for fazer 200L mês, aí é outro papo.![]()
![]()
Equipamentos variam muito de preço e do nível de tecnologia que vais querer, tem panelas que custam 1500 reais, fermentadores que custas 10mil e por aí vai. Procura o site Lamas que vais ter uma noção. Vou dar uma olhada depois é edito o post com mais informações e sites.
Sobre o espaço, depende tb. Se forem levas pequenas, de até 20L, dá até pra fazer no fogão de casa, numa cozinha de tamanho razoável. A partir daí, já precisas de fogão de alta pressão, uns equipamentos maiores e um espaço para fazer. Nada que uma varanda legal de um Ap não resolva.
O processo de cerveja de duas etapas, a quente e a fria. A quente dura em média umas 6-7 hrs. A fria que consiste em fermentar, maturar e, por vezes, envelhecer, pode durar de 15 dias a 1 ano. O ideal para uma cerveja normal, tipo uma Pale Ale, é de uns 30 dias para ela estar boa.
É muito fácil, legal e meio viciante. Eu indico como hobby para quem tem disposição, pq dá um pouco de trabalho. Melhor ainda quando montas um grupo de 3 ou 4, pois as tarefas se dividem e facilita, até para comprar as paradas.
Para fazer uma leva de 30L gasto com insumos por volta de 150 reais.
Da uma olhada nesse vídeo para teres idéia do quanto é simples.
Faço questão de ajudar, pois quanto mais pessoas fizerem cerveja, mais os produtos vão baixar de preço.
agora me surgiu uma dúvida, aonde eu encontro para comprar o malte e o lúpulo?
Será que dá para trocar o fogão normal (a gás) por um fogão a lenha?

Eu vou começar em janeiro (estou terminando de comprar os equipamentos), mas resolvi fazer levas pequenas, de 5 litros. Muita gente é contra ("dá o mesmo trabalho de fazer 20 litros, blá blá blá"), mas pra minha realidade, acho que é a melhor opção.
Hoje temos vários sites bacanas: Malte e Cia (o melhor para insumos), Lamas, We Consultoria, indupropil, cia do malte...foi o que me veio rápido na cabeça.fee escreveu:
Poxa que legal eu estava me segurando para não começar a desbravar este mundo da produção de cervejas, mais vendo este vídeo eu estou quase decidido a começar, vou ver com os meus camaradas aqui para ver quem topa rachar os custos para a produção.
agora me surgiu uma dúvida, aonde eu encontro para comprar o malte e o lúpulo?
Será que dá para trocar o fogão normal (a gás) por um fogão a lenha?
Olha, é possível fazer em fogo a lenha, mas é extremamente complicado, pois tens que ter precisão na temperatura em certas etapas o que é quase impossível se manter com o fogão a lenha.
Lev,
Seja bem-vindo ao mundo. Eu tenho equipamento que dá pra fazer até 40L, mas faço 30 par ter segurança e uma boa eficiência.
Hoje eu gostaria de ter um equipamento sobressalente de 12 litros, para poder fazer sozinho, de forma mais rápida.
O problema do de 5L nem é essa questão de dar o mesmo trabalho. O maior problema para mim é a instabilidade do controle de temperatura. A mosto resfria e aquece muito rápido, por isso tens que ter uma atenção redobrada na temperatura e no fogão. "Queimei" meu malte por duas vezes fazendo na casa de amigos.
Mas nada impossível de se manejar. Vale a pena do mesmo jeito. Só é frustrante depois de todo o trabalho, só teres 8 garrafas para tomar. Kkkkk
Verdade, por isso acabei comprando uma panela de inox, em vez da de alumínio. Ela segura um pouco mais a temperatura, né?LucaSAN escreveu: O problema do de 5L nem é essa questão de dar o mesmo trabalho. O maior problema para mim é a instabilidade do controle de temperatura. A mosto resfria e aquece muito rápido, por isso tens que ter uma atenção redobrada na temperatura e no fogão. "Queimei" meu malte por duas vezes fazendo na casa de amigos.
Mas nada impossível de se manejar. Vale a pena do mesmo jeito. Só é frustrante depois de todo o trabalho, só teres 8 garrafas para tomar. Kkkkk
A minha ideia é fazer com mais frequência (pra ir testando estilos e aprendendo com os meus erros), não depender de alguém pra fazer comigo (operei a coluna, então lidar com muitos kilos de grão/mosto/água não seria muito saudável pra mim heheh), gastar menos e fazer o mínimo de zona possível na minha cozinha. Ah, e não ter que marcar churrasco pra nego me ajudar a consumir e liberar espaço pras próximas levas.
Se eu gostar e pegar o jeito da coisa, nada me impede de comprar um kit maior pra aumentar a produção das receitas provadas e aprovadas

gosto das cervejas simples e que tenham um bom custo x beneficio. nortena estava outro dia 8,99 o litro aki no pao de acucar e a estrella galicia 3,99 600ml pra min são boas no quesito custo x beneficio e cervejas simples de serem degustadas.
a eisenbahn ja tomei uns 3 modelos diferentes e gostei de todos! ja a colorado appia nao gostei achei muito forte com um gosto realmente marcante mas nao é o que busco em uma cerveja,
diferente de whiskys nao busco nada muito complexo em cervejas, tirando essas merdas de skol antartica e afins bebo de boa.
a eisenbahn ja tomei uns 3 modelos diferentes e gostei de todos! ja a colorado appia nao gostei achei muito forte com um gosto realmente marcante mas nao é o que busco em uma cerveja,
diferente de whiskys nao busco nada muito complexo em cervejas, tirando essas merdas de skol antartica e afins bebo de boa.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHALEV escreveu:
Verdade, por isso acabei comprando uma panela de inox, em vez da de alumínio. Ela segura um pouco mais a temperatura, né?
A minha ideia é fazer com mais frequência (pra ir testando estilos e aprendendo com os meus erros), não depender de alguém pra fazer comigo (operei a coluna, então lidar com muitos kilos de grão/mosto/água não seria muito saudável pra mim heheh), gastar menos e fazer o mínimo de zona possível na minha cozinha. Ah, e não ter que marcar churrasco pra nego me ajudar a consumir e liberar espaço pras próximas levas.
Se eu gostar e pegar o jeito da coisa, nada me impede de comprar um kit maior pra aumentar a produção das receitas provadas e aprovadas
Porra, essa de marcar churrasco é foda. Sofro com isso. Na hora de engarrafar é pior ainda. Vou pagando propina em cerveja. O cara me ajuda e leva umas garrafas.
O Inox segura mais a temperatura sim. O problema que vais ter o seguinte, quando tiveres que ligar o fogo para elevar a temperatura que deu uma caída, tens que ter conhecimento bom do equipamento. Digo isso pq o Inox segura o calor, então quando tua mostra estiver em 68, por exemplo, e desligares fogo, o aço continuará esquentando.
Foi assim que "queimei" e perdi uma leva. Desliguei o fogo quando bateu em 68, mas, mesmo com o fogo desligado, a temperatura continuou subindo e bateu em 76/77. Até colocamos água para tentar interromper, mas aí já virou uma cagada, panela transbordando, temperatura errada, acervejada ficou uma merda.
Saquei...LucaSAN escreveu:
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Porra, essa de marcar churrasco é foda. Sofro com isso. Na hora de engarrafar é pior ainda. Vou pagando propina em cerveja. O cara me ajuda e leva umas garrafas.
O Inox segura mais a temperatura sim. O problema que vais ter o seguinte, quando tiveres que ligar o fogo para elevar a temperatura que deu uma caída, tens que ter conhecimento bom do equipamento. Digo isso pq o Inox segura o calor, então quando tua mostra estiver em 68, por exemplo, e desligares fogo, o aço continuará esquentando.
Foi assim que "queimei" e perdi uma leva. Desliguei o fogo quando bateu em 68, mas, mesmo com o fogo desligado, a temperatura continuou subindo e bateu em 76/77. Até colocamos água para tentar interromper, mas aí já virou uma cagada, panela transbordando, temperatura errada, acervejada ficou uma merda.
Estou tomando por base esse vídeo com o Róbson Vergilio (um dos pioneiros nessa parada de fazer 5L por aqui). Ele diz que liga com 67º e desliga com 69º. Trabalho de corno, é verdade, mas pelo menos não tem esse risco de bater 76/77, porque como a quantidade de liquido é menor o mosto não vai continuar aquecendo com o fogo desligado (inércia térmica? sei lá

Meu equipamento tá ficando bem parecido com esse. No futuro, quem sabe, instalo uma resistência, um controlador de temperatura e evito esse trabalho de corno.