EUA e Cuba retomam relações diplomáticas após 53 anos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
ska4fun
Contato:

Re: EUA e Cuba retomam relações diplomáticas após 53 anos

Mensagem por ska4fun » 17 Dez 2014 23:12

Anônimo escreveu:
Dê uma olhada em estudos sérios sobre Cuba. O país era o mais desenvolvido do Caribe e tinha índices próximos de Argentina e Uruguai, que na época eram quase naçoes desenvolvidas dentro da América do Sul. No campo a população sempre é mais pobre do que nas cidades na maioria dos países. Os professores esquerdistas de história é que pintam essa versão dualista de Cuba: inferno antes e paraíso depois de Fidel.
Se vc me indicar algum, gostaria de ler. Seria Cuba o primeiro país a ter uma revolução armada comunista com alto índice de desenvolvimento?
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 18 Dez 2014 00:20

Meu compromisso com esse post é apenas estatístico, pois como já cheguei a cursar dois períodos da área(estatística), acho interessante o assunto. E cada um conclua o que quiser.

SAÚDE
MORTALIDADE INFANTIL (mortos por 1000 nascidos)
1957 - 32 / 1º na América Latina 13º no mundo
HOJE - 5,82 / 1º na América Latina 43º no mundo

Não quero que pareça ser tendencioso para o leitor. Longeeeeee disso. Mas apenas para frisar que a mortalidade diminuiu, apesar de ter uma posição pior no ranking mundial.

MÉDICOS E DENTISTAS (para cada 100 mil habitantes)
1957 - 128 / 3º lugar na América Latina
Hoje - 680 / 1º lugar na América Latina

CONSUMO DE CALORIAS (per capita/diário)
1957 - 2 730 (3º da América Latina)
Hoje - 2 291 (11º da América Latina)

• EDUCAÇÃO
ALFABETIZADOS (em % da população)
1957 - 76% / 3º lugar na América Latina
Hoje - 99,8% / 1º lugar na América Latina

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO (em % do PIB)
1957 - 23% / 1º na América Latina
Hoje - 10% / 1º na América Latina

Para fazermos uma comparação, no Brasil, eu acho, que o investimento foi 6,4% do PIB, e no Reino Unido foi 6,2% em 2012. Israel foi em em torno de 8,4% em 2009, eu acho. Noruega, um dos maiores IDH do mundo, foi 7,5% ano passado.

ANOS NA ESCOLA (em média)
1957 - 9 / 3º na América Latina
Hoje - 20,5 / 1º na América Latina

EDIT: O IDH de cuba é o 44º melhor. Brasil é o 77º. Aliás, o IDH do brasil não tem uma mudança absurdaaaaaa nos últimos 20 anos quase(postei isso para não me chamarem de esquerda/direita ou venham outras baboseiras sobre mim).

**O IDH do Brasil de 1991 até 2005: 0,706 0,714 0,724 0,735 0,746 0,752 0,758 0,765 0,767 0,773 0,778 0,782 0,782 0,787 0,794

Vejam bem, Cuba e Chile (um país que ao que parece para mim, não sou expert no assunto, parece ser o extremo oposto na atividade econômica de Cuba) são os maiores IDH da América Latina. O que, pelo menos para mim, leva a crer, que tanto faz se é x ou y, eu pessoalmente não curto o comunismo, mas acho louvável e exemplar a política social em educação e saúde do governo cubano(Não. Não moraria em Cuba .. mas não vejo problema em admitir isso). O que importa é se o governo investe no social. Isso que devia ser discutido, e não esses discursos de direita/esquerda ultrapassados.

Fonte: OMS, Unesco.
Editado pela última vez por Molecula em 18 Dez 2014 01:15, em um total de 9 vezes.
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 18 Dez 2014 00:35

Anônimo escreveu:
Dê uma olhada em estudos sérios sobre Cuba. O país era o mais desenvolvido do Caribe e tinha índices próximos de Argentina e Uruguai, que na época eram quase naçoes desenvolvidas dentro da América do Sul. No campo a população sempre é mais pobre do que nas cidades na maioria dos países. Os professores esquerdistas de história é que pintam essa versão dualista de Cuba: inferno antes e paraíso depois de Fidel.
Você pode citar os estudos?

Imagem
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 18 Dez 2014 12:05

Molecula escreveu:Meu compromisso com esse post é apenas estatístico, pois como já cheguei a cursar dois períodos da área(estatística), acho interessante o assunto. E cada um conclua o que quiser.

SAÚDE

Não quero que pareça ser tendencioso para o leitor. Longeeeeee disso. Mas apenas para frisar que a mortalidade diminuiu, apesar de ter uma posição pior no ranking mundial.

• EDUCAÇÃO

Para fazermos uma comparação, no Brasil, eu acho, que o investimento foi 6,4% do PIB, e no Reino Unido foi 6,2% em 2012. Israel foi em em torno de 8,4% em 2009, eu acho. Noruega, um dos maiores IDH do mundo, foi 7,5% ano passado.

EDIT: O IDH de cuba é o 44º melhor. Brasil é o 77º. Aliás, o IDH do brasil não tem uma mudança absurdaaaaaa nos últimos 20 anos quase(postei isso para não me chamarem de esquerda/direita ou venham outras baboseiras sobre mim).

**O IDH do Brasil de 1991 até 2005: 0,706 0,714 0,724 0,735 0,746 0,752 0,758 0,765 0,767 0,773 0,778 0,782 0,782 0,787 0,794

Vejam bem, Cuba e Chile (um país que ao que parece para mim, não sou expert no assunto, parece ser o extremo oposto na atividade econômica de Cuba) são os maiores IDH da América Latina. O que, pelo menos para mim, leva a crer, que tanto faz se é x ou y, eu pessoalmente não curto o comunismo, mas acho louvável e exemplar a política social em educação e saúde do governo cubano(Não. Não moraria em Cuba .. mas não vejo problema em admitir isso). O que importa é se o governo investe no social. Isso que devia ser discutido, e não esses discursos de direita/esquerda ultrapassados.

Molecula, o que vc colocou corrobora com o que escrevi. Da forma como muitos gostam de falar, Cuba parecia estar na rabeira dos índices da América Latina. Veja que Cuba sempre esteve bem colocada em todos os rankings e analise onde Cuba caiu em termos absolutos e relativos: justamente na ingestão de calorias. Não sou nutricionista, mas tenho um dado que deixaria alguém da área de saúde chocado. Cuba é o país que mais consome açúcar per capita no mundo. Por que isso ocorre? Além dos hábitos alimentícios, açúcar é um dos poucos produtos abundantes na ilha, por isso é barato. Reparem então que até a alimentação é pior em termos quantitativos e qualitativos. A população possui deficiência de proteína e um tipo de cegueira que é causada por anemia.

Por último, em termos de educação, Cuba, em 1957, possuía 76% da alfabetização. Eu duvido se nessa época o Brasil tinha mais do que 50%.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 18 Dez 2014 12:18

Anônimo, esses índices servem para "explicar" o que eu havia dito das políticas sociais - Leia-se sociais: saúde e educação - serem independentes de x ou y.

Mesmo eu não tendo um conhecimento grande sobre a política de Cuba, estatísticamente, esta manteve-se em boas condições sociais - Leia-se sociais: saúde e educação- sendo governo Batista ou Fidel.

Tanto antes e depois, ter uma população com 76(para época) e 99,8% de alfabetização, respectivamente, é louvável.

Gostar de x ou y, não invalida o reconhecimento de um destes como eficazes em alguns pontos.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 18 Dez 2014 13:04

Cuba já partiu de uma base alta, então ficou mais fácil alcançar certos resultados. Eu duvido de alguns índices apresentados atualmente. Por ex., é sabido que a população enfrenta problemas de desnutrição. É claro que isso afeta a saúde das gestantes e impacta na mortalidade infantil. A maneira como a mortalidade infantil é medida em Cuba é questionada por muitos analistas. Todos nós sabemos que não dá para confiar nas estatísticas de ditaduras. Em Cuba o aborto é liberado desde os anos 60. O resultado disso é que muitas crianças com chances de problemas ao longo da gravidez são abortadas antes de nascer. De cada 100 mulheres grávidas, 37 abortaram. Pode até haver algum exagero nesses números, mas isso logicamente impacta a taxa de mortalidade infantil.
Editado pela última vez por Anônimo em 18 Dez 2014 13:24, em um total de 1 vez.

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 18 Dez 2014 13:20

Como os zé droguinhas que vivem amaldiçoando os EUA e dizendo que Cuba enfrenta esse demonio ficarão??? O fim do comunismo é sempre esse, quem não se lembra da China de Mao se aproximando do Tio Sam???

Choraram quando o muro caiu, agora vão chorar por isso!

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 18 Dez 2014 13:27

Esse Obama, aposto que fez parte do Fórum de São Paulo

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 18 Dez 2014 14:26

Molecula escreveu:Anônimo, esses índices servem para "explicar" o que eu havia dito das políticas sociais - Leia-se sociais: saúde e educação - serem independentes de x ou y.

Mesmo eu não tendo um conhecimento grande sobre a política de Cuba, estatísticamente, esta manteve-se em boas condições sociais - Leia-se sociais: saúde e educação- sendo governo Batista ou Fidel.

Tanto antes e depois, ter uma população com 76(para época) e 99,8% de alfabetização, respectivamente, é louvável.

Gostar de x ou y, não invalida o reconhecimento de um destes como eficazes em alguns pontos.

Abraço!
E dá pra confiar nas estatísticas de Cuba???

Sé nem nas do Brasil podemos confiar imagina em Cuba, Venezuela, etc

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 18 Dez 2014 14:28

Raphael Shaka escreveu:Leio alguma coisa sobre Cuba, vejo alguma coisa sobre Cuba, e não consigo entender que tipo de ser humano doente (tirando os que mamam no Fidelixo), conseguem admirar e endeusar o regime e estes merdas Castro.
Pergunta pra esquerdinha caviar que faz isso, se eles querem morar em cuba no way of life Cubano?? Se vão ao menos passar férias lá?

Não né, tem apto em Paris, passam férias nos EUA, Ibiza etc

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 18 Dez 2014 14:30

Molecula escreveu:Meu compromisso com esse post é apenas estatístico, pois como já cheguei a cursar dois períodos da área(estatística), acho interessante o assunto. E cada um conclua o que quiser.

SAÚDE

• EDUCAÇÃO

A minha é não confio nas estatísticas de Cuba.

Pitbulldog
Contato:

Mensagem por Pitbulldog » 18 Dez 2014 14:49

Tonho escreveu: A minha é não confio nas estatísticas de Cuba.
Confio tanto nas estatísticas cubanas, quanto nas do IBGE rs
O espírito Samurai nunca morre!!!

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 18 Dez 2014 14:54

É o fim real da guerra fria!?

federer
Contato:

Mensagem por federer » 18 Dez 2014 15:14

Pitbulldog escreveu:
Confio tanto nas estatísticas cubanas, quanto nas do IBGE rs
Segundo IBGE temos apenas 5% de desempregados, nunca vou me esquecer disso, acho que na proxima eleição vão dizer que é 3%

Responder