Cristianismo tem futuro?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tartaruga
Mensagens: 14318
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tartaruga » 07 Fev 2018 06:37

Desvirtuei o tópico, até porque existe um pra esse outro assunto.

Voltemos ao futuro do cristianismo...
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Iron Man
Mensagens: 455
Registrado em: 02 Jan 2017 07:51
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 07 Fev 2018 06:49

Tartaruga escreveu:
06 Fev 2018 20:37
Nesse caso nem tanto.

Se você conseguir definir o que é o "nada" (vida após a morte), seu argumento será válido.
Se um ateu afirmar com todas as letras que não existe nada após a morte, ele está puxando pra ele um ônus da prova, de fato.
O mais coerente e honesto é dizer que não sabe o que há após a morte, um posicionamento agnóstico (Todos somos tecnicamente agnósticos).
Rejeitar que exista algo, rejeitar uma afirmação como a que existe algo após a morte em nada se assemelha com fé, a não ser que exista ao menos uma gota de evidência.

Iron Man
Mensagens: 455
Registrado em: 02 Jan 2017 07:51
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 07 Fev 2018 07:12

DarkFallz escreveu:
07 Fev 2018 00:00
E como já falaram, dadas as características de deus, é impossível provar sua não existência... já a sua existência deveria ser bem simples de provar, ainda mais se levarmos em conta que ele interage tanto na terra como dizem
Não só nas características de deus, de qualquer coisa.
Como alguém provaria que não existem unicórnios?
Como alguém provaria que não existem zebras verdes com listras rosas?
Como provar que não existem ETs infiltrados na civilização dominando a humanidade?

Parecem exemplos esdrúxulos, mas são perfeitamente comparáveis. se alguém nos faz uma afirmação espetacular desta, espera-se uma prova da mesma magnitude, não uma solicitação de prova ao ouvinte.

Avatar do usuário
Octa
Mensagens: 90
Registrado em: 28 Jan 2015 11:13
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Octa » 07 Fev 2018 07:14

Iron Man escreveu:
07 Fev 2018 06:49
Se um ateu afirmar com todas as letras que não existe nada após a morte, ele está puxando pra ele um ônus da prova, de fato.
O mais coerente e honesto é dizer que não sabe o que há após a morte, um posicionamento agnóstico (Todos somos tecnicamente agnósticos).
Rejeitar que exista algo, rejeitar uma afirmação como a que existe algo após a morte em nada se assemelha com fé, a não ser que exista ao menos uma gota de evidência.
O conceito de vida após a morte já começa errado. Por que eu me preocuparia com isso se eu nunca vi uma prova de interação com alguém morto? Quem morreu virou pó. Quem influencia no nosso mundo são os humanos.

Quem tem alguma crença, seja cristã, espirita ou qualquer outra, ok. Cada um tem seus motivos e eu não quero convencer ninguém.

Mas só porque MUITAS pessoas falam uma coisa, sem provas, não é o suficiente para me fazer acreditar, ou mesmo considerar.

Por isso que o conceito de vida após a morte não faz sentido para um ateu.

A história do mundo, a evolução biologica e a ciência até agora foram suficientes para eu não precisar considerar a existência de uma divindade.
"Não existe injustiça no mundo, cada um está onde deveria estar."

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por alexvozao » 07 Fev 2018 07:23

Iron Man escreveu:
07 Fev 2018 06:49
Se um ateu afirmar com todas as letras que não existe nada após a morte, ele está puxando pra ele um ônus da prova, de fato.
O mais coerente e honesto é dizer que não sabe o que há após a morte, um posicionamento agnóstico (Todos somos tecnicamente agnósticos).
Rejeitar que exista algo, rejeitar uma afirmação como a que existe algo após a morte em nada se assemelha com fé, a não ser que exista ao menos uma gota de evidência.
Todo ateu ou teísta tb é agnóstico pois não temos como saber se deuses existem, mas o ateu não acredita pois não existe evidência e nada que dê sentido a essa afirmação, um exemplo simples, ser ateu ou agnóstico em relação a vampiros, eu sou ateu em relação a vampiros existir, não sei se existem e tb não acredito que existam.

Iron Man
Mensagens: 455
Registrado em: 02 Jan 2017 07:51
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 07 Fev 2018 07:28

Octa escreveu:
07 Fev 2018 07:14
O conceito de vida após a morte já começa errado. Por que eu me preocuparia com isso se eu nunca vi uma prova de interação com alguém morto? Quem morreu virou pó. Quem influencia no nosso mundo são os humanos.

Quem tem alguma crença, seja cristã, espirita ou qualquer outra, ok. Cada um tem seus motivos e eu não quero convencer ninguém.

Mas só porque MUITAS pessoas falam uma coisa, sem provas, não é o suficiente para me fazer acreditar, ou mesmo considerar.

Por isso que o conceito de vida após a morte não faz sentido para um ateu.

A história do mundo, a evolução biologica e a ciência até agora foram suficientes para eu não precisar considerar a existência de uma divindade.
Sim, eu concordo com você e também acho que não existe vida após a morte.
O que eu quis dizer é que se você afirmar com certeza que não existe nada após a morte, você puxou outro ônus da prova pra você.
Podemos achar absurda a hipótese, mas afirmar que não existe vida após a morte (Sem saber e sem provas materiais) está quase no mesmo nível de afirmar que existe. Ninguém sabe.

Online
Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8065
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Montfort » 07 Fev 2018 10:38

Iron Man escreveu:
07 Fev 2018 07:12
Não só nas características de deus, de qualquer coisa.
Como alguém provaria que não existem unicórnios?
Como alguém provaria que não existem zebras verdes com listras rosas?
Como provar que não existem ETs infiltrados na civilização dominando a humanidade?

Parecem exemplos esdrúxulos, mas são perfeitamente comparáveis. se alguém nos faz uma afirmação espetacular desta, espera-se uma prova da mesma magnitude, não uma solicitação de prova ao ouvinte.
Exemplos perfeitamente desastrosos, infantis, inocentes e presunçosos; sobretudo inocentes e presunçosos pois é muita inocência e presunção acreditar que tais comparações já não foram analisadas amiúde e há muito tempo refutadas. Não há novidade; há ignorância ressuscitada.

Não tenho a menor intenção de fazer proselitismo ou convencer alguém, mas é fato que quem faz tais comparações nunca ouviu falar sobre verdade lógica, material, ontológica, subsistente, abstrata, singular contingente, absoluta, relativa, etc., que dirá das distinções.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por SALINHO » 07 Fev 2018 12:05

Iron Man escreveu:
07 Fev 2018 07:12
Não só nas características de deus, de qualquer coisa.
Como alguém provaria que não existem unicórnios?
Como alguém provaria que não existem zebras verdes com listras rosas?
Como provar que não existem ETs infiltrados na civilização dominando a humanidade?

Parecem exemplos esdrúxulos, mas são perfeitamente comparáveis. se alguém nos faz uma afirmação espetacular desta, espera-se uma prova da mesma magnitude, não uma solicitação de prova ao ouvinte.
Perfeito. :ymapplause: :ymapplause:
BÓ VOVÔ!!!!

Iron Man
Mensagens: 455
Registrado em: 02 Jan 2017 07:51
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 07 Fev 2018 12:56

Montfort escreveu:
07 Fev 2018 10:38
Exemplos perfeitamente desastrosos, infantis, inocentes e presunçosos; sobretudo inocentes e presunçosos pois é muita inocência e presunção acreditar que tais comparações já não foram analisadas amiúde e há muito tempo refutadas. Não há novidade; há ignorância ressuscitada.

Não tenho a menor intenção de fazer proselitismo ou convencer alguém, mas é fato que quem faz tais comparações nunca ouviu falar sobre verdade lógica, material, ontológica, subsistente, abstrata, singular contingente, absoluta, relativa, etc., que dirá das distinções.
Concordo com o negritado. Isso em nada se difere ao exemplo de Deus.
Quanto à parte sublinhada, o que tem a ver? Vc quer dizer que a ideia de Deus ou de vida pós morte atenda a algum destes conceitos citados??? Se sim, se apenas um destes itens forem atendidos de forma plena e aceitável, já seria o suficiente para eu virar um crente fervoroso.

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por alexvozao » 07 Fev 2018 13:13

Montfort escreveu:
07 Fev 2018 10:38
Exemplos perfeitamente desastrosos, infantis, inocentes e presunçosos; sobretudo inocentes e presunçosos pois é muita inocência e presunção acreditar que tais comparações já não foram analisadas amiúde e há muito tempo refutadas. Não há novidade; há ignorância ressuscitada.

Não tenho a menor intenção de fazer proselitismo ou convencer alguém, mas é fato que quem faz tais comparações nunca ouviu falar sobre verdade lógica, material, ontológica, subsistente, abstrata, singular contingente, absoluta, relativa, etc., que dirá das distinções.
as velhas alegações filosóficas que não servem pra nada, punhetagem intelectual que chega a lugar nenhum.

Avatar do usuário
The Trooper
Mensagens: 5445
Registrado em: 01 Out 2014 16:49
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por The Trooper » 07 Fev 2018 13:28

VagabondMusashi escreveu:
07 Fev 2018 13:05
Refutadas por quem?

Por favor, nos ilumine. Eu sinceramente gostaria disso. Sou todo ouvidos.
Provavelmente por um William Craig da vida.

Online
Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8065
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Montfort » 07 Fev 2018 13:40

alexvozao escreveu:
07 Fev 2018 13:13
as velhas alegações filosóficas que não servem pra nada, punhetagem intelectual que chega a lugar nenhum.
São desdobramentos lógicos, não alegações. Percebe-se facilmente que a ti são inúteis.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Online
Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8065
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Montfort » 07 Fev 2018 13:48

Iron Man escreveu:
07 Fev 2018 12:56
Concordo com o negritado. Isso em nada se difere ao exemplo de Deus.
Quanto à parte sublinhada, o que tem a ver? Vc quer dizer que a ideia de Deus ou de vida pós morte atenda a algum destes conceitos citados??? Se sim, se apenas um destes itens forem atendidos de forma plena e aceitável, já seria o suficiente para eu virar um crente fervoroso.
Sim. A ideia de Deus atende perfeitamente a verdade lógica, ontológica, etc. Se interessar aprofundar-se no tema, deve estudar escolástica, sobretudo análise das distinções, tarefa nada fácil. De qualquer forma, boa sorte.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por alexvozao » 07 Fev 2018 14:04

Montfort escreveu:
07 Fev 2018 13:40
São desdobramentos lógicos, não alegações. Percebe-se facilmente que a ti são inúteis.
são inúteis pra todo mundo

Iron Man
Mensagens: 455
Registrado em: 02 Jan 2017 07:51
Contato:

Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 07 Fev 2018 14:08

Montfort escreveu:
07 Fev 2018 13:48
Sim. A ideia de Deus atende perfeitamente a verdade lógica, ontológica, etc. Se interessar aprofundar-se no tema, deve estudar escolástica, sobretudo análise das distinções, tarefa nada fácil. De qualquer forma, boa sorte.
Repito o que escrevi anteriormente:
"Se apenas um destes itens forem atendidos de forma plena e aceitável, já seria o suficiente para eu virar um crente fervoroso."

Se vc tem estas informações e elas de fato são consistentes, vc tem a faca e o queijo na mão para eliminar o ateísmo da face da terra. Todos ficarão muito felizes com isto. Boa sorte.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: adauto_mma, Batman, Hags, Montfort, thiago454 e 313 visitantes