Cristianismo tem futuro?

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Tenente Murphy
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 11:48

VagabondMusashi escreveu:
08 Fev 2018 22:24
O que tirei do tópico:

Deus mandou chacinar as criancinhas porque cresceriam uma cultura vil e maligna

mas tá tranquilo

guardou pra elas

um lugar no céu
Batman escreveu:
09 Fev 2018 04:31
Tenente então as punições causadas pelo deus cristão são levadas ao pé da letra ou tem alguma que tem de ser interpretada de algum jeito?

Pq se ele realmente exterminou algumas civilizações, a questão não somente é acreditar ou n mas também se é moral ou não ter um ser desses como líder ou parâmetro de vida
Até seria o caso de, como não se arrependeu como você disse, exigir justiça contra ele.
Coloquei um link sobre os supostos genocídios. Explica lá bastante coisa. Mesmo se eu levasse a questão ao absurdo e aceitasse que as coisas aconteceram como os críticos dizem (falsamente) ela se manteria intocada e demonstraria que genocida é quem acusa. Eu fiz isso aqui anteriormente ao explicar sobre ética absolutista graduada quando duas leis morais entram em conflito.

Mas ninguém dialogou com isso. Nas realidade eu analiso as questões de duas maneiras: como ela é e como os ateus acham que é. As reduzo ao absurdo e ainda assim eles erram. Por exemplo, nenhum crítico dialogou com:

1. o texto do link postado, que analisa bíblica e histórico-gramaticalmente as acusações, e mostra que elas são espantalhos

2. Ética absolutista graduada e conflitos entre duas leis morais

3. Valores e deveres morais absolutos e objetivos sem Deus

4. Reduzi ao absurdo mostrando que se a acusação fosse exatamente como os críticos dizem ser (e não é), ainda assim fica em contraste salvar bilhões de pessoas e crianças ou deixar que alguns milhares exterminasse a possibilidade desses bilhões serem salvos. Daí percebe-se que a crítica, mesmo se fosse como dizem os acontecimentos, ainda assim mostraria que os genocidas são os críticos e não o Deus bíblico. Porque se tiver de salvar bilhões ou milhares, eles escolhem os milhares.

5. Ainda que eles dialogassem com os quatro argumentos anteriores, ainda assim isso não seria prova nenhuma da inexistência de Deus. Isso é irrelevante para o debate, para os argumentos teístas. Diz respeito ao caráter de Deus, somente. Mas como até agora eles criticam e fazem julgamentos morais sem lidar com os quatro fatos acima, a crítica deles é vazia de conteúdo, além de ser baseada não no relato bíblico mas em espantalhos.

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Tenente Murphy
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 12:22

Batman escreveu:
09 Fev 2018 04:35
Aliás Tenente
como que funciona a seleção do que é canone ou não? Enquanto que o cristianismo desconsidera várias coisas, outras religiões irmãs e primas consideram outras tantas.

Já tomando o gancho, qual é a corrente aceita quanto a existência bíblia ou não de "Lúcifer"? Erro de tradução ou existe mesmo?

Desculpa se você já comentou sobre isso antes
A existência do diabo é consenso. O que não é consenso é se Isaías 14 e Ezequiel 28 referem-se a ele ou não. A maioria acredita que é dupla a função, contra um rei e por analogia explicando o que ocorreu com ele. Isso está em acordo com passagens de Jesus, Apocalipse e outras que dizem que ele de fato caiu do céu. Geralmente quem recusa essa visão são os reformados: presbiterianos, congregacionais, puritanos, etc. Mas eles discordam de várias coisas: predestinação, relação entre Israel e Igreja, dicotomia ou tricotomia do homem, milênio, etc. Tem uma visão mais platônica e agostiniana. Os demais evangélicos devem mais a Aristóteles e Tomás de Aquino. Cabe a cada um estudar as autoridades de cada lado e decidir qual tem mais razão.

Eu geralmente uso um critério resumido nas discussões: foi escrito por um apóstolo ou pessoa autorizada por ele? Tinha reconhecimento das igrejas cristãs como tendo atendido a esse critério? Tinha coerência com os demais escritos já considerados autênticos? Já para o AT eu nem discuto, porque Jesus corroborou o mesmo. Existem critérios de autenticidade que eu não uso aqui que ajudam a corroborar o AT, como ter sido escrito por um profeta de Deus, corroborado por milagres, autenticado historicamente por outras pessoas distantes geograficamente ou em épocas posteriores, confirmado que está em coerência com o Pentateuco e demais escritos considerados canônicos, etc.

Os católicos e ortodoxos concordam com os protestantes em relação aos 27 livros do NT. Discordam em 11 obras de literatura do AT (7 livros e 4 partes de livros), ou 12 dependendo da divisão de Baruque. No índice parece ser menos. São os chamados apócrifos (escondido, duvidoso). Aprovados principalmente no Concílio de Trento e Vaticano II.

Os motivos pelos quais protestantes e católicos discordam são extensos, tem a ver com critérios de canonicidade, documentos considerados fundamentais na seleção, confirmação ou não da Patrística, etc. Tem a ver com a questão entre Tradição da Igreja e Sola Scriptura em grande parte. Não quero entrar nessa discussão. Tem muito site católico excelente que discorre os assuntos, muito site não-católico que explica o outro lado. Sugiro a leitura das teologias sistemáticas que indiquei.

Quanto aos livros de outras religiões, você pode usar dois critérios: um é a lei da não-contradição, que faz com que se uma religião for verdadeira, todas que se opõe a ela sejam falsas, pois se concordam superficialmente em amor, paz e justiça, discordam em todo o resto. O outro critério seria aplicar a apologética clássica: partindo da epistemologia, indo pela existência de Deus, existência, divindade e ressurreição de Jesus, autenticidade canônica bíblica e por fim, o critério da lei da não-contradição. Você pode se dar ao trabalho de pesquisar cada uma individualmente, mas a menos que tenha real interesse ou seja especialista, vai ter de analisar milhares de religiões e milhares de deuses. Humanamente impossível. Sugiro a leitura dos dois primeiros livros que indiquei. A partir deles, pela bibliografia, leia seus apoiadores ou críticos e vá explorando o que te interessar: bíblia, teologia, história, física, astronomia, biologia, geologia, línguas originais, matemática, etc.

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tartaruga » 09 Fev 2018 12:55

Karamazov escreveu:
09 Fev 2018 12:43
Q
Sua alma não será perdoada! :vampire:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

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Tenente Murphy
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 13:00

Karamazov escreveu:
09 Fev 2018 12:43
Queria entender como vcs acham educada uma pessoa q:

1 - Diz q tu e muitos entes queridos não irão ser salvos;

2 - Justifica genocídios;

3 - Te acusa de genocida;

4 - Te tira para burro e te coloca como inferior por não ter descoberto a vdd (é bem óbvio);

5 - Não aceita opinião em questões de julgamento moral, é absoluto e autoritário;

6 - E não menos importante, fica escrevendo a mesma coisa sem parar.

E para fechar, como diz a rádio guaíba daqui, não existe liberdade sem informação. Essa frase já liquida deus. E tenho dito.

Não peguem ar.

Fiquem com Baphomet :evil: :evil:

Fui!
1. Uma verdade que ofende suscetibilidades de uns e outros continua verdadeira

2. Nunca ocorreu genocídio, conforme o link que postei explica, mas mesmo reduzindo a ideia ao absurdo, a ética gradualista explica e ninguém aqui refutou ela; falta ainda ter uma base objetiva e absoluta moral para criticar moralidade; 3 questões não refutadas por você; só fala "é assim porque sim"

3. Escolher matar 1 milhão ou 7 bilhões define quem é o genocida: o que escolhe os 7 bilhões

4. Sem refutar o argumento cosmológico e moral, sem demonstrar não entender o básico de argumentação indutiva ou dedutiva e sair cantando vitória te faz burro sim

5. Se meus argumentos são baseados em premissas empiricamente verificáveis, e são silogismos corretamente montados, estou certo. O ônus da prova era meu. Agora o ônus da prova é de quem discorda mostrar erros silogísticos E erros empíricos das premissas. Você nunca tentou fazer, apenas coloca tua opinião sem embasá-la de forma alguma. Típico: é porque sim

6. Porque pessoas como tu cometem os mesmos erros sem parar

Baphomet fique com você. Pegue ar. :hi:

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 13:03

VagabondMusashi escreveu:
09 Fev 2018 12:34
Não, obrigado.
Falar que outro cara está errado e não mostrar o motivo te faz um pombo enxadrista, só isso.

As coisas não viram verdade porque você deseja. Proposições precisam ser expostas para serem verificadas. Elas envolvem fatos empíricos e devem ser montadas num silogismo correto. Indução e dedução andando juntas.

E as coisas verdadeiras não deixam de ser porque alguém discorda dela, ou porque se sente ultrajado por ela.

A verdade é verdade independente da tua opinião.

Sem refutar meus argumentos a única coisa que tu faz aqui é: está errado porque sim, eu tô certo porque sim; e encher de argumentos retóricos falaciosos, memes e piadinhas :-J

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Tenente Murphy
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 13:13

"Quase que invariavelmente as pessoas formam suas crenças não baseadas nas provas, mas naquilo que elas acham atraente."
BLAISE PASCAL


Por que alguém deve acreditar em alguma coisa?


O escritor e orador James Sire lidera um impressionante seminário interativo para universitários dos Estados Unidos. O seminário chama-se Por que alguém deve acreditar em alguma coisa?

Com um título tão intrigante como esse, o evento normalmente atrai um grande público. Sire começa fazendo a seguinte pergunta ao público: "Por que as pessoas acreditam naquilo em que acreditam?". Apesar da grande variedade de respostas, Sire mostra que cada resposta obtida encaixa-se em uma dessas quatro categorias: sociológica, psicológica, religiosa e filosófica.

Sociológicas: pais, amigos, sociedade, cultura

Psicológicas: conforto, tranquilidade, significado, propósito, esperança, identidade

Religiosa: escrituras, pastor/padre, guru, rabino, líder religioso, igreja

Filosófica: uniformidade, coerência, inteireza (melhor explicação de todas as provas)

Seguindo a ordem, Sire aborda as razões de cada categoria, perguntando aos estudantes: "Essa é uma boa razão para acreditar em alguma coisa?". Se ele tiver à mão alunos bem afiados, o diálogo poderia seguir mais ou menos assim:

Sire: — Vejo que muitos de vocês citaram fatores sociológicos. Muitas pessoas, por exemplo, abraçam certas crenças porque seus pais tinham as mesmas crenças. Vocês acham que isso por si só é uma boa razão para acreditar-se em alguma coisa?

Alunos: — Não, os pais às vezes estão errados!

Sire: — Tudo bem. E quanto às influências culturais? Vocês acham que as pessoas devem acreditar em alguma coisa simplesmente porque aquilo é culturalmente aceitável?

Alunos: — Não, não necessariamente. Os nazistas tinham uma cultura que aceitava o assassinato de todos os judeus. Isso certamente não tornava sua posição correta!

Sire: — Bom. Agora, alguns de vocês mencionaram fatores psicológicos como conforto. Essa é uma razão boa o suficiente para se acreditar em alguma coisa?

Alunos: — Não, não estamos "confortáveis" com isso! Falando seriamente, o conforto não é um teste para a verdade. Podemos ser confortados pela crença de que existe um Deus em algum lugar lá fora que se importa conosco, mas isso não significa necessariamente que ele realmente exista. Do mesmo modo, um viciado pode ficar temporariamente confortado pelo uso de certo tipo de droga, mas, na verdade, aquela droga pode matá-la.

Sire: — Então você está dizendo que a verdade é importante porque pode haver conseqüências quando você estiver errado?

Alunos: — Sim, se alguém estiver errado sobre uma droga, poderá tomar uma dose muito grande e morrer. Do mesmo modo, se alguém estiver errado sobre a espessura do gelo sobre um lago, pode cair e morrer congelado na água.

Sire: — Portanto, por motivos pragmáticos, faz sentido que acreditemos apenas naquilo que é verdadeiro.

Alunos: — Naturalmente. A longo prazo, a verdade protege, e o erro ameaça.

Sire: — Muito bem. Portanto, razões sociológicas e psicológicas sozinhas não são bases adequadas para se acreditar em alguma coisa. E quanto às razões religiosas? Alguns mencionaram a Bíblia; outros mencionaram o Alcorão; ainda outros obtiveram suas crenças de sacerdotes ou gurus. É possível acreditar em alguma coisa simplesmente porque alguma fonte religiosa ou um livro sagrado diz assim?

Alunos: — Não, porque se levanta a seguinte questão: "Devemos acreditar em qual escritura ou em qual fonte?". Além do mais, elas ensinam coisas contraditórias.

Sire: — Você poderia me dar um exemplo?

Alunos: — Bem, vamos tomar a Bíblia e o Alcorão como exemplos. Não é possível que os dois sejam verdadeiros porque contradizem um ao outro. A Bíblia diz que Jesus morreu na cruz e que ressuscitou três dias depois (lCo 15.1-8), enquanto o Alcorão diz que Jesus existiu, mas que não morreu na cruz (Surata 4.157). Se um deles está certo, então o outro está errado. Se Jesus nunca existiu, então ambos estão errados.

Sire: — Então, como podemos julgar entre, digamos, a Bíblia e o Alcorão?

Alunos: — Precisamos de algumas provas exteriores a essas chamadas escrituras para que possamos descobrir qual é verdadeira, se é que alguma delas o é.

Sire: — De qual categoria devemos extrair tais provas?

Alunos: — Tudo o que nos resta é a categoria filosófica.

Sire: — Mas como é possível que a filosofia de alguém seja uma prova? Não seria apenas a opinião de uma pessoa?

Alunos: — Não, não estamos nos referindo à filosofia nesse sentido da palavra, mas em seu sentido clássico, no qual filosofia significa encontrar a verdade por meio da lógica, da evidência e da ciência.

Sire: — Excelente! Assim, com essa definição em mente, façamos a mesma pergunta à categoria filosófica. Vale a pena acreditar em alguma coisa se ela for racional, se for apoiada por comprovação e se melhor explicar todas as informações?

Alunos: — Isso certamente nos parece correto!

Ao expor justificativas inadequadas para as crenças, o caminho fica limpo para aquele que está buscando a verdade encontrar justificativas adequadas.

A abordagem socrática de Sire ajuda os alunos a perceberem pelo menos três classes. Em primeiro lugar, qualquer ensinamento — religioso ou não — só é digno de confiança se apontar para a verdade. A apatia em relação à verdade pode ser perigosa. De fato, acreditar num erro pode ter conseqüências mortais, tanto temporais — se determinado numero de ensinamentos religiosos for verdadeiros — quanto eternas.

Em segundo lugar, muitas crenças que as pessoas possuem hoje não são apoiadas pela evidência, mas apenas pela preferência subjetiva daqueles que as professam. Como disse Pascal, as pessoas chegam às suas crenças quase que invariavelmente baseadas não numa prova, mas naquilo que elas acham atraente. Mas a verdade não é um assunto subjetivo, e sim bastante objetivo.

Por último, com o objetivo de encontrar a verdade, deve-se estar pronto a abdicar das preferências subjetivas em favor dos fatos objetivos. A melhor maneira de se descobrir os fatos é utilizar a lógica, a evidência e a ciência.

RESUMO


1. As pessoas normalmente obtêm suas crenças proveniente dos pais, dos amigos, da religião de infância ou da cultura. Às vezes, elas formulam suas crenças baseadas apenas nos sentimentos. Embora tais sentimentos possam ser verdadeiros, também é possível que não o sejam. A única maneira de estar razoavelmente certo é testar as crenças por meio das evidências. Isso é feito por meio da utilização de alguns princípios filosóficos sérios, incluindo aqueles encontrados na lógica e na ciência.

2. A lógica diz que os opostos não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo e no mesmo sentido. A lógica é parte da própria realidade tanto nos Estados Unidos, na Índia, no Brasil ou em qualquer lugar do Universo.

3. Ao usarmos a lei da não-contradição, podemos ver que Hume não é cético em relação ao ceticismo nem Kant o é em relação ao agnosticismo. Portanto, suas visões são falhas em si mesmas. É possível conhecer a verdade sobre Deus.

4. Muitas verdades sobre Deus podem ser conhecidas por seus efeitos, os quais podem ser observados. Por meio de muitas observações (indução), podemos chegar a conclusões razoáveis (deduções) sobre a existência e a natureza de Deus.

5. A verdade na moralidade e na religião tem conseqüências temporais e podem ter consequências até mesmo eternas. A apatia e a ignorância podem ser fatais. Você pode não se importar com aquilo que não conhece, mas isso pode ferir você.

6. Então, por que uma pessoa deveria acreditar em alguma coisa? Porque existem evidências que apoiam suas crenças e porque as crenças têm conseqüências.

[1] Aqueles que discordam da necessidade da lógica para se descobrir a verdade estão derrotando a si mesmos e provando minha ideia. Por quê? Porque eles tentam usar a lógica para negar a lógica. Isso é o mesmo que tentar usar a linguagem para comunicar que a linguagem não pode ser usada para comunicar!

Existem muitas outras verdades sobre a verdade. Veja algumas delas:

· A verdade é descoberta, e não inventada. Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela (a lei da gravidade existia antes de Newton).

· A verdade é transcultural. Se alguma coisa é verdadeira, então ela é verdadeira para todas as pessoas, em todos os lugares, em todas as épocas (2 + 2 = 4 para todo o mundo, em todo lugar, o tempo todo).

· A verdade é imutável, embora as nossas crenças sobre a verdade possam mudar (quando começamos a acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou; o que mudou foi nossa crença sobre a forma da Terra).

· As crenças não podem mudar um fato, não importa com que seriedade elas sejam esposadas (alguém pode sinceramente acreditar que o mundo é plano, mas isso faz apenas a pessoa estar sinceramente errada).

· A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa (uma pessoa arrogante não torna falsa a verdade que ela professa. Uma pessoa humilde não faz o erro que ela professa transformar-se em verdade).

· Todas as verdades são verdades absolutas. Até mesmo as verdades que parecem ser relativas são realmente absolutas (a afirmação "Eu, Murphy, senti calor no dia 20 de janeiro de 2018 aparentemente é uma verdade relativa, mas é realmente absoluta para todo o mundo, em todos os lugares, que Murphy teve a sensação de calor naquele dia).

RESUMO

1.Apesar do relativismo que emana de nossa cultura, a verdade é absoluta, exclusiva e passível de conhecimento. Negar a verdade absoluta e sua cognoscibilidade é uma afirmação falsa em si mesma.

2.O princípio da não-contradição ajuda a expor uma afirmação falsa em si mesma, tão comum nos dias de hoje. Isso inclui afirmações como "Não existe verdade!" (isso é verdade?); "Toda verdade é relativa!" (essa verdade é relativa?) e "Você não pode conhecer a verdade!" (então como você sabe isso?). Basicamente, qualquer declaração que não possa ser afirmada (porque contradiz a si mesma) deve ser falsa. Os relativistas são derrotados por sua própria lógica.

3.A verdade não depende de nossos sentimentos ou preferências. Uma coisa é verdadeira quer gostemos dela quer não, quer nos ofenda ou não, quer destrua nossos conceitos ou não, quer seja exposta por uma pessoa arrogante ou não.

4.Ao contrário do que diz a opinião popular, as principais religiões mundiais não "ensinam as mesmas coisas". Elas possuem diferenças essenciais e concordância apenas superficial. Não é possível que todas as religiões sejam verdadeiras, porque ensinam coisas opostas.

5.Analisando logicamente, uma vez que não é possível todas as religiões serem verdadeiras, não podemos defender a nova definição de tolerância que exige aceitarmos a impossível ideia de que todas as crenças religiosas são verdadeiras. Devemos respeitar as crenças dos outros, mas amorosamente dizer o que pensamos ser a verdade. Além do mais, se você realmente ama e respeita as pessoas, sabiamente lhes dirá a verdade sobre informações que podem ter conseqüências eternas.

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 09 Fev 2018 13:44

Considerando o mundo moderno e o avanço da inteligência artificial, vi uma postagem estes dias que fazia o seguinte questionamento:
"Se os robôs fossem programados para seguir a bíblia, você se sentiria seguro?"

Alguns disseram que sim, pois devido aos conflitos internos, ele pifaria em alguns instantes. :-J
Mas seria interessante saber como seria o comportamento do robô com estes parâmetros, já que nenhum humano chega perto de fato de ser um seguidor completo.

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por DarkFallz » 09 Fev 2018 13:51

Iron Man escreveu:
09 Fev 2018 13:44
Considerando o mundo moderno e o avanço da inteligência artificial, vi uma postagem estes dias que fazia o seguinte questionamento:
"Se os robôs fossem programados para seguir a bíblia, você se sentiria seguro?"

Alguns disseram que sim, pois devido aos conflitos internos, ele pifaria em alguns instantes. :-J
Mas seria interessante saber como seria o comportamento do robô com estes parâmetros, já que nenhum humano chega perto de fato de ser um seguidor completo.
O que eu REALMENTE gostaria de ver, era os programadores decidindo como cadastrar esses parâmetros, quais incluir ou não e etc... uhauha

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 13:56

VagabondMusashi escreveu:
09 Fev 2018 13:42
Vou citar pra você algo que me disseram certa vez, e que te faria bem ler:

"As coisas não viram verdade porque você deseja. Proposições precisam ser expostas para serem verificadas. Elas envolvem fatos empíricos e devem ser montadas num silogismo correto. Indução e dedução andando juntas." - Murphy, Tenente - 2018
A única pessoa que argumentou aqui foi eu.

A única que disse que eu falei besteira mas não argumentou foi você e mais 2.

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Tenente Murphy » 09 Fev 2018 14:14

João diz:

- O Lula foi condenado em 2° instância.

José responde:

- É mentira.

O diálogo segue mais ou menos assim:

- É verdade.

- Como sabe?

- Como sabe que é mentira?

- O ônus da prova é teu. Você disse que ele foi condenado. Agora prove.

- Eu assisti ao vivo pela televisão.

- Era uma gravação falsa. Fake news.

- Eu pensei igual, daí mandei a gravação para perícia e é verdadeira.

- Não acredito nos peritos.

- Eu também não. Daí estudei a metodologia utilizada, me informei com os melhores e mais respeitados especialistas contra e a favor das diversas formas de metodologia e concluí que a metodologia utilizada é válida.

- Eu discordo. É arrogante da sua parte achar que está certo.

- De que parte você discorda? De que forma? Onde erraram? O que sugere como substituto?

- Nem preciso analisar. É mentira porque eu discordo do Lula ser culpado. Me ofende achar que ele é criminoso.

- Teu sentimento não interfere na realidade do julgamento. É verdade e a perícia comprovou. Se você não demonstrar os erros da perícia ou do julgamento, tua opinião é irrelevante.

- Você é arrogante, se acha o dono da verdade. Mas tua conclusão é falsa, mentirosa, vai contra os pobres, a ética, a moral, e eu me acho melhor que os teus peritos e os teus juízes e desembargadores. Eles não tem moral para julgar. O julgamento é inválido e a gravação é montagem.

- Tudo bem se você discorda. Mas tua opinião vai contra as evidências. Poderia por gentileza demonstrar os erros jurídicos ou porque acredita ser uma montagem a transmissão que assisti?

- Cara, como você é fanático. Quer impor tua verdade!!!

- Mas eu te mostrei as evidências! Quem discorda sem mostrar onde as evidências estão erradas ou como a gravação foi montagem é você! Dentro do teu próprio critério, quem é arrogante que quer impor a verdade é você, não eu. O ônus é teu agora!

- Ah, conversar com tipos como você leva a loop infinito. Perda de tempo. Todo errado querendo estar certo.

- Ué!!!! :-?

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por SALINHO » 09 Fev 2018 14:22

Iron Man escreveu:
09 Fev 2018 13:44
Considerando o mundo moderno e o avanço da inteligência artificial, vi uma postagem estes dias que fazia o seguinte questionamento:
"Se os robôs fossem programados para seguir a bíblia, você se sentiria seguro?"

Alguns disseram que sim, pois devido aos conflitos internos, ele pifaria em alguns instantes. :-J
Mas seria interessante saber como seria o comportamento do robô com estes parâmetros, já que nenhum humano chega perto de fato de ser um seguidor completo.
Pra mim, a Bíblia é igual a jurisprudência brasileira, lá tem de tudo do que você quiser encontrar, fica a gosto do freguês procurar passagens (ou jurisprudências) que se acomodem com as suas intenções.
BÓ VOVÔ!!!!

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Chaves Antifa » 09 Fev 2018 14:55

Karamazov escreveu:
09 Fev 2018 14:46
Tava melhor qdo tavam comparando deus com os unicórnios. Com a condenação do Lula?????????? Como se fizesse algum sentido, e os argumentos fossem sequer comparáveis....pelo menos minha cota de debate acabou na última vez, nessa eu só dou risada da história se repetindo =)) =))
Se não faz sentido e os argumentos não são comparaveis, aponte onde os argumentos dele estão errados. Percebe que você ta fazendo exatamente o que o cara que não acreditava na condenação do Aecio fez?

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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por armlock » 09 Fev 2018 15:08

Me atendo ao meu compromisso de nao entrar no mérito religioso e mais como um exercício mental para ponderar...

Eu tendo a repudiar discussões onde qualquer lado comece a fazer hipóteses sobre existências fora do âmbito do nosso universo - meaning nossa linha espaço-temporal, que ate provado o contrario, iniciou-se no "Big-bang" - que alias tem sofrido varios possíveis "ajustes teóricos" desde a sua proposicao original - disputa-se se o processo do "Bang" em si veio de um ponto único singular ou, mais possivelmente de uma energia distribuída na "fabric" do espaço propriamente dito, o que melhor explicaria certas propriedades do universo - ou melhor, certas propriedades nao encontradas no universo). Mas enfim, nao vamos entrar nisso, porque eh assunto longo e complexo para um forum.

Porque me limito a discussões dentro deste universo? Porque qualquer hipótese que "pre-date" o big-bang eh a mais completa especulação. Somos prisioneiros do universo onde nos formamos e da nossa própria linha temporal. Por mais que tentemos formalizar e tentar revestir de formalidade as nossas inferências, nao podemos realmente impor nenhum limite nas hipóteses que podemos usar. Porque so sabemos fazer hipóteses usando leis e conhecimentos que surgiram na nossa própria linha espaco-temporal e nao em outras condições que nao consigamos sequer conceber. Não podemos nem realmente negar que não houvesse outra ou mesmo múltiplas linhas temporais dentro da qual o big-bang ocorreu dando inicio a uma nova linha, ja que não ha garantias sobre que propriedades um possível outro universo - ou seja la o que for que quer que houvesse "antes" de dar origem ao big bang - possuiria.

Para entender como eu enxergo as coisas, talvez seja util entender que meu hobby durante muitos anos foi programar aquele joguinho, hoje primitivo, mas muitíssimo interessante, que se rodava em terminais em UNIX. O jogo "Life".

Olhando o video abaixo, vocês verão estruturas (circulares, ovais, retangulares, cruzes, linhas alternantes verticais/horizontais) estáveis se formando, e que permanecem estáveis durante um bom tempo - quanto maior a tela mais tempo - ate outra estrutura instável que aos poucos se locomove pela tela encostar numa estrutura estável e destruir tudo... eventualmente dando luz a novas estruturas estáveis...

Agora, imaginem por um momento que o nascimento de uma destas estruturas estáveis seja algo como o bigbang, e cada segundo que se passa na tela, seja o equivalente a bilhões de anos da nossa realidade. Imagine que enquanto uma destas estruturas esta estável, vida se desenvolve, evolui, e se extingue dentro delas, incapaz de ver o resto da tela e entender a efemeridade e o quão maior o sistema inteiro eh...

Passei centenas de horas programando e brincando com esse jogo... vi milhares de combinações interessantíssimas. Algumas se formarem, ficarem estáveis por tempos enormes e eventualmente se desintegrarem - ou nao...

Por isso tenho um grande ceticismo em relação a argumentos que assumam que, se vivemos dentro de uma destas estruturas, sem ver o "lado de fora", tenhamos alguma capacidade e especular sobre o sistema como um todo. Ainda mais se voce fizer o pulo de um simples jogo em 2 dimensões para um e N-dimensoes envolvendo tempo. E sabe-se la se em algum "lugar" com propriedades completamente diferentes nao ha ate mais de uma dimensão temporal simultanea?

Enfim, desculpem-me o "rant"... mas achei que o comentario pode servir para complementar (estimular?) o pensamento de alguém seguindo a discussão...

Cheers!

phpBB [video]
Editado pela última vez por armlock em 09 Fev 2018 16:55, em um total de 4 vezes.
Imagem
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SALINHO
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por SALINHO » 09 Fev 2018 15:15

Chaves 67 escreveu:
09 Fev 2018 14:55
Se não faz sentido e os argumentos não são comparaveis, aponte onde os argumentos dele estão errados. Percebe que você ta fazendo exatamente o que o cara que não acreditava na condenação do Aecio fez?
Mas o Aécio não foi condenado mesmo... :lol:
BÓ VOVÔ!!!!

Iron Man
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Re: Cristianismo tem futuro?

Mensagem por Iron Man » 09 Fev 2018 15:16

Tenente Murphy escreveu:
09 Fev 2018 14:14
João diz:

- O Lula foi condenado em 2° instância.

José responde:

- É mentira.

O diálogo segue mais ou menos assim:

- É verdade.

- Como sabe?

- Como sabe que é mentira?

- O ônus da prova é teu. Você disse que ele foi condenado. Agora prove.

- Eu assisti ao vivo pela televisão.

- Era uma gravação falsa. Fake news.

- Eu pensei igual, daí mandei a gravação para perícia e é verdadeira.

- Não acredito nos peritos.

- Eu também não. Daí estudei a metodologia utilizada, me informei com os melhores e mais respeitados especialistas contra e a favor das diversas formas de metodologia e concluí que a metodologia utilizada é válida.

- Eu discordo. É arrogante da sua parte achar que está certo.

- De que parte você discorda? De que forma? Onde erraram? O que sugere como substituto?

- Nem preciso analisar. É mentira porque eu discordo do Lula ser culpado. Me ofende achar que ele é criminoso.

- Teu sentimento não interfere na realidade do julgamento. É verdade e a perícia comprovou. Se você não demonstrar os erros da perícia ou do julgamento, tua opinião é irrelevante.

- Você é arrogante, se acha o dono da verdade. Mas tua conclusão é falsa, mentirosa, vai contra os pobres, a ética, a moral, e eu me acho melhor que os teus peritos e os teus juízes e desembargadores. Eles não tem moral para julgar. O julgamento é inválido e a gravação é montagem.

- Tudo bem se você discorda. Mas tua opinião vai contra as evidências. Poderia por gentileza demonstrar os erros jurídicos ou porque acredita ser uma montagem a transmissão que assisti?

- Cara, como você é fanático. Quer impor tua verdade!!!

- Mas eu te mostrei as evidências! Quem discorda sem mostrar onde as evidências estão erradas ou como a gravação foi montagem é você! Dentro do teu próprio critério, quem é arrogante que quer impor a verdade é você, não eu. O ônus é teu agora!

- Ah, conversar com tipos como você leva a loop infinito. Perda de tempo. Todo errado querendo estar certo.

- Ué!!!! :-?
Você está usando uma situação que sabemos ser real e que um eventual cético tem totais condições de checar a fundo com facilidade a veracidade da informação.
Faça a mesma reflexão com fadas e veja se não fica absurdo uma suposta testemunha ocular de fadas exigir provas de que está errado.

O ceticismo em relação a deus não é nem um pouco absurdo quanto vc está tentando fazer parecer.

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