Tudo depende de como você encara seus investimentos em ações. Se você investe em boas empresas, com bom fundamentos e visa o longo prazo, na minha opinião você não tem nada com o que se preocupar. Agora se você faz qualquer tipo de trade, aí sim é uma preocupação mesmo. Concordo com você que ativos no exterior é uma ótima forma de proteger o patrimônio.Ron escreveu: ↑27 Fev 2018 18:24Lembre-se que no começo de 2016, há dois anos, o índice estava em 37 mil pontos. Quando colocamos o valor das empresas em dólar notamos que o desconto ao longo do tempo é maior ainda.
Meu ponto é que aqui no Brasil e isso também reflete no índice e na bolsa em geral são os problemas relacionados aos ciclos econômicos e crise política e uma das formas de se proteger disso é com ativos no exterior ou mesmo moeda.
Hoje estou com 40% dos meus investimentos em RV e isso me preocupa, especialmente em um ano indefinido como este de eleição.
INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades
Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades
-
- Contato:
Bacana, valeu pelas dicas.fellipesl escreveu: ↑21 Fev 2018 00:18Tem fundo multimercado com mínimo de 100 reais. O Artesanal FIC FIM por exemplo.
Tem outros com mínimo de 1.000. Te aconselho a ir em fundos passivos de algumas distribuidoras, a taxa de administração é sempre mais baixa. Eu invisto no Órama BTG Pactual Fic Fim, rendeu 18% nos ultimos 12 meses. Tem me dado uma rentabilidade legal.
Se quiser um fundo multimercado com mais valorização, porem com volatilidade maior, tem o Marejo azul. Esse é interessante, 23% nos ultimos 12 meses.

Nick no antigo PVT: Aniquilator
Sugiro fortemente estudar séries históricas. Pega ae velho. Convido à leitura.. pegue as séries históricas de ações desde o ano 2000... A grande maioria, senão todas, vai estar mais ou menos e estacionada. Sim vai ter picos no gráfico mas aí entra a questão de não ser Buy n hold..CassioBJJ escreveu: ↑27 Fev 2018 19:26Tudo depende de como você encara seus investimentos em ações. Se você investe em boas empresas, com bom fundamentos e visa o longo prazo, na minha opinião você não tem nada com o que se preocupar. Agora se você faz qualquer tipo de trade, aí sim é uma preocupação mesmo. Concordo com você que ativos no exterior é uma ótima forma de proteger o patrimônio.
Buy n hold no huezil não funciona. É trade e aí vai do gosto do consumidor.. trade mais intenso ,menos intenso.. mas a lógica de operar no Brasil é a clássica compra na baixa vende na alta.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Sugiro fortemente estudar as boas empresas do Brasil. O que não funciona no Brasil, e em qualquer lugar do mundo, é fazer B&H de empresa lixo que não tem bons fundamentos. Conheço MUITO mais B&Holders que ficaram ricos do que traders. Tem inúmeros exemplos públicos aí, e acredito que você deve conhecer a história do Barsi também, que é ainda hoje o maior investidor PF do BR e raramente vendeu uma ação.AEGIS escreveu: ↑28 Fev 2018 00:08Sugiro fortemente estudar séries históricas. Pega ae velho. Convido à leitura.. pegue as séries históricas de ações desde o ano 2000... A grande maioria, senão todas, vai estar mais ou menos e estacionada. Sim vai ter picos no gráfico mas aí entra a questão de não ser Buy n hold..
Buy n hold no huezil não funciona. É trade e aí vai do gosto do consumidor.. trade mais intenso ,menos intenso.. mas a lógica de operar no Brasil é a clássica compra na baixa vende na alta.
Pegue aí a valorização + dividendos de boas empresas (ABEV3, ITUB3, GRND3, WEGE3, BBDC3, CIEL3, etc, etc, etc) no mercado brasileiro nos últimos 15~20 anos e me diga se quem fez B&H ficou rico ou não?
Valeu!
Nobre não quero polemizar e desde já peço desculpas se o meu tom usado foi meio forte ou ofensivo. Eu realmente fiz uma sugestão em tom leve.CassioBJJ escreveu: ↑28 Fev 2018 09:31Sugiro fortemente estudar as boas empresas do Brasil. O que não funciona no Brasil, e em qualquer lugar do mundo, é fazer B&H de empresa lixo que não tem bons fundamentos. Conheço MUITO mais B&Holders que ficaram ricos do que traders. Tem inúmeros exemplos públicos aí, e acredito que você deve conhecer a história do Barsi também, que é ainda hoje o maior investidor PF do BR e raramente vendeu uma ação.
Pegue aí a valorização + dividendos de boas empresas (ABEV3, ITUB3, GRND3, WEGE3, BBDC3, CIEL3, etc, etc, etc) no mercado brasileiro nos últimos 15~20 anos e me diga se quem fez B&H ficou rico ou não?
Valeu!
Fui pesquisar o acumulado histórico das empresas que você citou, muitas não tem os 15 ou 20 anos que vc indicou.. de QQ forma, do acumulado histórico, últimos 04 a 11 anos na mais antiga, estão quase no mesmo valor de lançamento.
Algumas se fato tiveram valorização, mas abaixo ou igual a renda fixa, não consegui identificar uma que valesse o risco. Se for colocar inflação inclusive houve rendimento negativo.
Acho que Buy n hold cabe bem em algumas empresas americanas por exemplo, aqui no tópico tem site de um brother que abriu sua carteira e tem um blog mês a mês... Esse sim tá ganhando muita grana de forma consiste, acima da média e de maneira sólida.
Mas a discussão é sempre válida.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Aristóteles
----
AEGIS escreveu: ↑28 Fev 2018 16:01Nobre não quero polemizar e desde já peço desculpas se o meu tom usado foi meio forte ou ofensivo. Eu realmente fiz uma sugestão em tom leve.
Fui pesquisar o acumulado histórico das empresas que você citou, muitas não tem os 15 ou 20 anos que vc indicou.. de QQ forma, do acumulado histórico, últimos 04 a 11 anos na mais antiga, estão quase no mesmo valor de lançamento.
Algumas se fato tiveram valorização, mas abaixo ou igual a renda fixa, não consegui identificar uma que valesse o risco. Se for colocar inflação inclusive houve rendimento negativo.
Acho que Buy n hold cabe bem em algumas empresas americanas por exemplo, aqui no tópico tem site de um brother que abriu sua carteira e tem um blog mês a mês... Esse sim tá ganhando muita grana de forma consiste, acima da média e de maneira sólida.
Mas a discussão é sempre válida.
Tranquilo, sem polêmica. Cada um tem sua estratégia.
Como você calculou/consultou essa valorização? Incluiu os proventos? Se isso o que você disse fosse verdade, o Barsi não seria o Barsi, por exemplo.
De nada.
Se vc pesquisar e quiser investir em fundo de ações, tem o Lacan valor, é um fundo de valor que tem como mínimo 100 reais pra investir.
É bom pra iniciar, ve como se comporta e ir fazendo alguns testes, e tal.
Lembrando que fundo de ação é longo prazo, então esquece essa parada de rentabilidade dos ultimos meses. A volatilidade é alta, então vc pode se enganar.
Foca no tempo e risco.
É o viver de dividendos, algo assim.
http://viverdedividendos.org/carteira/
Indicação de ouro deixada aqui no tópico.
Era você que havia mencionado que está com o Adam Macro? Eu estava praticamente certo em investir (preparando e refletindo sobre os 25k de aporte inicial, hehe), mas hoje fechou para novos investidores.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Opa. Entrei em sites de cotação e peguei o histórico acumulado das ações. Certamente existem os dividendos e não nego que eles devem ser considerados, mas não tenho esse dado. Provavelmente não foi muito. Tenho uma relativa parcela de ações da ITAUSA4 (uma das melhores pagadoras) há muitos anos e ainda não fez uma grana boa, não é algo que se possa contar. Ainda, aponto que estes dividendos sofrem incidência de IR, o que consome mais ainda. Vejo que seria interessante, por exemplo, contar com proventos de ativo vindo de fundo imobiliário (isento de IR). Será que alguém aqui tem e é isso mesmo?
A conversa tá boa cara. Fui fazer uma pesquisa com duas ações para me certificar, peguei um setor que provavelmente é o que mais lucra no mundo, ainda mais no Brasil, com empresas altamente confiáveis e sólidas, com décadadas de atuação, em crescimento e expansão há décadas, um setor que nunca absolutamente nunca esta mal, então nada melhor do que eles para mostrarem um bom gráfico, então escolhi dois bancos: BB e Bradesco. o BB está com uns 80% em 12 anos... o Bradesco então nem se fala, o preço da ação hoje é quase igual a 2006. Bizarro, na real isso é meio triste e decepcionante.
De qq forma, mesmo que consideremos a alta, mais os proventos, ainda não bate um bom trade, que era o meu ponto, saca? E eu não estou nem falando de trade diário, dinâmico, agressivo... um ou dois trades bem operados em um espaço de digamos uns 06 anos ia render muito.. eu também não sou de ficar mexendo e remexendo, na real queria muito achar uma ação/ações legais, firmes, para realmente ir investindo.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Cara, não sei como você está consultado/calculando as cotaçoes, mas dá uma olhada no gráfico da BBDC3, e olha a valorização, sem contar os proventos. O camarada que investidou em 2006 tá acumulando uns 300% de valorização, sem contar proventos e reaplicação deles, o que faz uma enorme diferença neste tempo. Confesso que ainda não entendi quando você diz que o preço de BBDC de hoje é o mesmo que o de 2006AEGIS escreveu: ↑28 Fev 2018 21:27Opa. Entrei em sites de cotação e peguei o histórico acumulado das ações. Certamente existem os dividendos e não nego que eles devem ser considerados, mas não tenho esse dado. Provavelmente não foi muito. Tenho uma relativa parcela de ações da ITAUSA4 (uma das melhores pagadoras) há muitos anos e ainda não fez uma grana boa, não é algo que se possa contar. Ainda, aponto que estes dividendos sofrem incidência de IR, o que consome mais ainda. Vejo que seria interessante, por exemplo, contar com proventos de ativo vindo de fundo imobiliário (isento de IR). Será que alguém aqui tem e é isso mesmo?
A conversa tá boa cara. Fui fazer uma pesquisa com duas ações para me certificar, peguei um setor que provavelmente é o que mais lucra no mundo, ainda mais no Brasil, com empresas altamente confiáveis e sólidas, com décadadas de atuação, em crescimento e expansão há décadas, um setor que nunca absolutamente nunca esta mal, então nada melhor do que eles para mostrarem um bom gráfico, então escolhi dois bancos: BB e Bradesco. o BB está com uns 80% em 12 anos... o Bradesco então nem se fala, o preço da ação hoje é quase igual a 2006. Bizarro, na real isso é meio triste e decepcionante.
De qq forma, mesmo que consideremos a alta, mais os proventos, ainda não bate um bom trade, que era o meu ponto, saca? E eu não estou nem falando de trade diário, dinâmico, agressivo... um ou dois trades bem operados em um espaço de digamos uns 06 anos ia render muito.. eu também não sou de ficar mexendo e remexendo, na real queria muito achar uma ação/ações legais, firmes, para realmente ir investindo.
http://ibb.co/mWgmvx
Em tempo, dividendos não tem incidência de IR. JCP tem incidência de IR, na fonte.
ps: Não consegui embedar a imagem
Estou com o long biased da xp e faço alguns trades diretamente em ações. MAS estou muito tendencioso em colocar em algum fundo pesado e agressivo com alavancagem. Querendo ou não fundo tem a taxa de performance, IR, administração, é foda.
Ainda, ao que entedi (não sei se alguém sabe) o fundo sendo de ações não tem dá o retorno de rendimento que uma ação diretamente daria... se assim o for isso é altamente tendencioso a se considerar.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
Bem.. é uma boa... vale a discussão. Sobre os bancos (e o bradesco) os banco vem de uma valorização absurda. Mas se você pegar 2007 até meio de 2017 valorizou uns 80%, esse boom cabuloso foi de junho para cpa..antes, pegando os últimos 10 anos dividido dá uns 10%, claro tem os rendimentos, que seja mais.... você tem razão é algo a se considerar... mas veja.. acrescente uns bons trades pontuais ai, ia ter explodido. E ressalto.. hoje estamos discutindo um gráfico de período que tá tudo altamente comprado, por isso fica bem na foto, pega o gráfico de 02 anos atrás..CassioBJJ escreveu: ↑28 Fev 2018 22:26Cara, não sei como você está consultado/calculando as cotaçoes, mas dá uma olhada no gráfico da BBDC3, e olha a valorização, sem contar os proventos. O camarada que investidou em 2006 tá acumulando uns 300% de valorização, sem contar proventos e reaplicação deles, o que faz uma enorme diferença neste tempo. Confesso que ainda não entendi quando você diz que o preço de BBDC de hoje é o mesmo que o de 2006
http://ibb.co/mWgmvx
Em tempo, dividendos não tem incidência de IR. JCP tem incidência de IR, na fonte.
ps: Não consegui embedar a imagem
Sobre os dados, eu peguei o bradesco 4, não o 3 (não sei a diferença, sei que este último valorizou mais). Fonte Yahoo ações, hehe.
Aristóteles
----
Aristóteles
----
-
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:05, em um total de 1 vez.
-
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:04, em um total de 1 vez.
Os resultados do trade são lindos na teoria....compra no fundo, vende no topo...todo mundo já sabe como funciona. A prática mostra que o resultado do pequeno investidor no longo prazo não é consistente. É MUITO difícil ter resultados consistentes com trading no longo prazo. Na minha opinição, o trade só a atrapalha a vida do pequeno investidor que não vive do mercado, gera muito stress e pouco lucro. Penso que o pequeno investidor tem que gastar mais energia com maneiras de aumentar o seu aporte, do que tentando acertar o novo "boom" do mercado.AEGIS escreveu: ↑12 Mar 2018 23:11Bem.. é uma boa... vale a discussão. Sobre os bancos (e o bradesco) os banco vem de uma valorização absurda. Mas se você pegar 2007 até meio de 2017 valorizou uns 80%, esse boom cabuloso foi de junho para cpa..antes, pegando os últimos 10 anos dividido dá uns 10%, claro tem os rendimentos, que seja mais.... você tem razão é algo a se considerar... mas veja.. acrescente uns bons trades pontuais ai, ia ter explodido. E ressalto.. hoje estamos discutindo um gráfico de período que tá tudo altamente comprado, por isso fica bem na foto, pega o gráfico de 02 anos atrás..
Sobre os dados, eu peguei o bradesco 4, não o 3 (não sei a diferença, sei que este último valorizou mais). Fonte Yahoo ações, hehe.
Sobre a valorização do Bradesco, o amigo já disse aí, a valorização não é só de 80%. Você tem que descontar todos os proventos. Peguei o primeiro gráfico que vi, sem desconta-los, apenas pra mostrar como a cotação subiu. Os proventos fazem muita diferença nesse período, ainda mais se for reinvestidos.
Se você desconsiderar a alta dos ultimos 2 anos, ainda assim BBDC vai ter um resultado astronomico. E essa valorização não foi só em BBDC, e sim em todas as empresas com bons fundamentos no período. O período de 2 anos é quase que insignificante pra avaliação de B&H.
Lembrando que meu post foi em resposta ao seu que disse que B&H não funciona no Brasil.
E de novo, conheço alguns holders que ficaram ricos, mas não conheço nenhum trader.
Abraço