Cunecao escreveu: ↑16 Mar 2018 17:29
Cara, não exige não. Um dia antes ele começa a se preparar, ele não passa o ano treinando para isso. Esporte não é banal, esporte faz bem a saúde, ao corpo, a mente. Esporte une, reduz diferenças, socializa. Esporte movimenta uma indústria gigantesca atrás dele e até a ciência. Competição de comida agrega em que? Inspira quem? Eu discordo totalmente de vc.
Você está errado em vários níveis. Primeiro que um competidor de alto nível não começa a treinar um dia antes. Ele precisa dilatar o estômago e fazer com que naturalmente caiba mais comida. Isso não acontece de um dia para o outro.
Não há dúvida de que a prática esportiva faça bem a saúde, mas isso não se aplica ao nível profissional. Atletas de alto nível não estão fazendo bem a saúde, eles estão destruindo seu corpo. Não por acaso, quando encerram a carreira, a maioria está cheio de lesões e com o corpo literalmente detonado. Um esporte como o MMA, se praticado em nível profissional, pode ser tudo menos benéfico para a saúde.
Quanto a socializar, reduzir diferenças.... isso é bem subjetivo e poderia também ser benefício de qualquer atividade competitiva, até mesmo de um campeonato de comida, basta que isso se torne mais popular. O mesmo se aplica a outras subjetividades como inspirar alguém. Uma competição de comida pode ser tão inspirada quanto um campeonato de peteca.
Meu ponto não é exaltar o cara. De fato, o que ele faz é banal e não "torna o mundo um lugar melhor". O que me espanta é como atletas são ovacionados em nossa sociedade e a contribuição deles é tão insignificante quanto a desse cara. Ou você acredita que se não existisse o futebol, o mundo seria um lugar pior? Por isso, nunca vi sentido em retratar esportistas como os heróis de uma sociedade. Eu mesmo gosto bastante de MMA. É um ótimo entretenimento, mas se o MMA deixasse de existir amanhã, a minha vida iria continuar a mesma.