Até editei rapidamente, antes mesmo da tua resposta sobre ser a declaração do Wallid e não um consenso geral pois essa história é controversa. Ao mesmo tempo é estranho ele ter passado na frente e derrubado hierarquia não sendo o nome mais indicado. A luta se não me engano era pra ser primeiro com Zé Mario, depois Amaury e depois o Vitor. Parece que caiu no colo do Wallid em meio as negociações e não lembro de alguém vir a público dizer que lutaria e foi atravessado.Gardenal_JJ escreveu: 14 Mar 2018 12:05 Na minha opiniao, o pessoal de fora da Carlson n gostava do Wallid porque ele falava demais. Só que o kra era foda pq falava e depois fazia. Nao à toa, venceu também o Renzo em luta casada o Ralph em campeonato(se nao me engano na faixa marrom).
O Hélio discursava sobre a invencibilidade do Jiu-Jitsu, o que fez com que o Royce entrasse em um campo que nao tinha domínio algum, o Jiu-Jitsu com kimono. Agora, que somente o Wallid aceitou as regras da luta parece ser caô, pelo que entendi ele meio que entrou no meio da negociação passando na frente dos demais, o TOP na epoca se nao me engano era o Ze Mario. Wallid era um monstro e um dos TOPs do Carlson, mas estava abaixo de alguns.
A galera das internas sabia que era uma oportunidade boa de ficar famoso ganhando do "imbatível do Vale Tudo" e geral sabia que o Royce nao tinha chances com TOPs do Jiu-Jitsu, visto que em preparação para a luta dizem que ele bateu para o Bita.
Como ja foi dito, existia uma rivalidade nas competições entre Carlson Gracie x Filhos do Helio, e o Carlson como treinador de Jiu-Jitsu esportivo era o melhor, ele revolucionou gerações e ganhava tudo quanto é campeonato que disputava(os 3 primeiros mundiais absoluto foram da equipe dele, depois que a equipe foi se "desformando" que as demais passaram a dominar).
Realmente o respeito pelo Rickson parece grande, como ja falei por aqui existe(ou tiraram?) no Youtube um video do Carlson em um programa de TV elogiando o Royler, mas falando que nao tinha ninguém pra ganhar do Rickson.
Abs
Quanto ao video, se não me engano foi depois de uma Copa Company ou algo do tipo, Carlson levou uma galera pra mostrar os vitoriosos e em dado momento disse que o time dele era o melhor mas individualmente o filho do Hélio não tinha adversário no Brasil. A sinceridade do homem era tremenda, desconheço lendas como ele tão humildes nesse tipo de situação. Simplesmente disse que tinha a melhor equipe mas que o melhor lutador no momento era cria do Hélio. Acho que foi em 1987.