Tb frequento lá, Bluetauro.
PESCA - Tópico Oficial
-
- Aprendiz
- Contato:
Re: PESCA - Tópico Oficial
-
- Aprendiz
- Contato:
O ideal é definir qual o tipo de pesca vc vai fazer e depois comprar, o perigo é comprar uma coisa, pegar o gosto, marcar uma pescaria mais bacana depois e ter que comprar tudo de novo.Pádua escreveu: ↑04 Abr 2018 09:18Dúvida de um completo ignorante na pesca que sou.
Quero começar a pescar. Qual conjunto (vara, molinete ou carretilha (que eu nem sei a diferença)) comprar que seja BBB?
Ou existe um setup pra cada tipo de peixe/rio/lago e não existe algo genérico assim?
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Dá pra comprar algo genérico e barato logo de cara e depois, se pegar o gosto mesmo, vai comprando devagar.
Sugiro uma vara Evolution da Marina Sports acima de 1,50m e um molinete ou carretilha (modelos de entrada) da mesma marca pra começar. Quem nunca pescou de carretilha apanha um pouco pra acostumar a arremessar sem fazer a maldita "cabeleira", então pensa bem antes.
Acho besteira comprar um equipamento muito caro e robusto para pescar em pesqueiro, por exemplo. Daí vc vai fazer uma pescaria de tucunaré e vai ter que comparar tudo de novo.
Equipamento de pesca não é barato, se pegar o vício em isca artificial então...
Eu sou de Brasília, os lugares que o pessoal pesca aqui próximo que eu sei é a represa de Corumbá 4 e um pouco mais afastado no Rio Araguaia. Vou ver o que tem de peixe lá e volto com a duvida melhor estruturada
- Modern Samurai
- Contato:
Valeu, brou. Posta, simfee escreveu: ↑04 Abr 2018 10:02219grs tem a saga. eu nunca usei ela só vi algumas coisas, mas parece ser uma boa carretilha.
To no aguardo de um amigo meu que está para vir para sp, ele vai trazer a vara/carretilha/linha e um estojo de iscas para eu testar, assim que tiver minhas impressões eu te conto mano.

Eu até preferiria pegar um kit desses da Venator, mas meu pai tava reticente na Saga. Ele assiste todos os dias um japa pescar com uma dessas na FishTV e eu antecipei pra comprar, porque se ele comprar na cidade onde ele mora, ele iria ter pago 42% mais caro. Tô enchendo o saco dele pra usar iscas artificiais. Ele comprou no passado muitas e usou poucas vezes. Deve ter umas três maletas cheias de iscas diversas. Eu usei no finalzinho do ano passado um isca de carangueijo feita de silicone e peguei muitos piauçus grandes com ela. Se desse pra postar fotos aqui. Acho que ela é boa pra pegar outros tipos de peixes, também.
- Modern Samurai
- Contato:
Parece que é um bom lugar pra pescar. Quando vou pescar sozinho, faço igual os caras aí, uso caiaque, é bem prático pra pescaria de tucunarés. Mas prefiro ir em dois com barco e motor elétrico. Na descrição os caras dão dicas de equipamento. Dá pra vc ter uma noção. Mas depende muito da pescaria que vc for fazer. Essas são de tucunarés.
Fim de semana vou pescar nesse pesqueiro com lagos grandes.
Queria tentar pegar pacu, pintado, algum bagre grande ou traíra.
Quais as dicas de quem entende mais?
Que chumbada, anzol, etc usar?
Queria tentar pegar pacu, pintado, algum bagre grande ou traíra.
Quais as dicas de quem entende mais?
Que chumbada, anzol, etc usar?
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."
-
- Aprendiz
- Contato:
Vc está "perto" do lago da Serra da Mesa, há alguns anos era só ir e ser feliz com os tucunarés, não sei como está nos últimos anos por causa da seca.
- Queixodevidro
- Contato:
Para os iniciantes:
Pesca ultra light ou ultra leve- para peixes pequeninos, como lambari, pequenos piaus, pequenas tilapias, carás, etc... peixes de no máximo 500g.
Molinetes: micro molinetes como o Joker a molinetes 1000. Essa classificação 1000 2000 3000 4000 5000 se refere à capacidade do carretel do molinete.
Varas: no máximo 10lbs - lembrando q essa é a capacidade de resistência da vara em relação à força empregada pelo peixe.
Pesca light ou leve - para peixes de 500g a uns 4kg. pacus, tilapias, matrinxãs, piaus, traíras
..
Molinetes: 1000 a 3000
Carretilhas de perfil baixo.
Varas de 12, 14, 17 lbs
Linhas: 0,30 a 0,40 monofilamento
Pesca média - para peixes entre 2kg e 15kg. Peixes como Dourado, pintado, trairão até pequenos jaus...
Molinetes - 3000 4000
Carretilhas - perfil médio ou as pequenas redondas
Varas - entre 20 e 30 lbs
Linhas - entre 0,40 e 0,50 monitoramento
Pesca pesada - para peixes maiores de 20kg como surubins, jaus, pirararas, pirarucus...
Molinetes: de 5000 acima
Carretilhas redondas para pesca pesada
Varas de 60lbs acima
Linhas 0,70 acima monofilamento
As linhas multifilamento são muito mais caras que as monofilamento, mas proporcionam uma fisgada mais segura. Para comparação basta seguir a capacidade de resistência da linha multi. Linhas muito mais finas multi tem a capacidade de resistência igual ou melhor a uma linha mais grossa monofilamento. A diferença é que as multi tem menos resistência à abrasão, caso a linha raspe em pedras e paus.
Lembrando que isso é para os iniciantes tenham noção dos equipamentos e sua função. Não quer dizer, claro, que não se pode pegar um peixe mais pesado com equipamento mais leve.
Abraços
Pesca ultra light ou ultra leve- para peixes pequeninos, como lambari, pequenos piaus, pequenas tilapias, carás, etc... peixes de no máximo 500g.
Molinetes: micro molinetes como o Joker a molinetes 1000. Essa classificação 1000 2000 3000 4000 5000 se refere à capacidade do carretel do molinete.
Varas: no máximo 10lbs - lembrando q essa é a capacidade de resistência da vara em relação à força empregada pelo peixe.
Pesca light ou leve - para peixes de 500g a uns 4kg. pacus, tilapias, matrinxãs, piaus, traíras
..
Molinetes: 1000 a 3000
Carretilhas de perfil baixo.
Varas de 12, 14, 17 lbs
Linhas: 0,30 a 0,40 monofilamento
Pesca média - para peixes entre 2kg e 15kg. Peixes como Dourado, pintado, trairão até pequenos jaus...
Molinetes - 3000 4000
Carretilhas - perfil médio ou as pequenas redondas
Varas - entre 20 e 30 lbs
Linhas - entre 0,40 e 0,50 monitoramento
Pesca pesada - para peixes maiores de 20kg como surubins, jaus, pirararas, pirarucus...
Molinetes: de 5000 acima
Carretilhas redondas para pesca pesada
Varas de 60lbs acima
Linhas 0,70 acima monofilamento
As linhas multifilamento são muito mais caras que as monofilamento, mas proporcionam uma fisgada mais segura. Para comparação basta seguir a capacidade de resistência da linha multi. Linhas muito mais finas multi tem a capacidade de resistência igual ou melhor a uma linha mais grossa monofilamento. A diferença é que as multi tem menos resistência à abrasão, caso a linha raspe em pedras e paus.
Lembrando que isso é para os iniciantes tenham noção dos equipamentos e sua função. Não quer dizer, claro, que não se pode pegar um peixe mais pesado com equipamento mais leve.
Abraços
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- Zé Tempero
- Contato:
Queixo mandando bem. Eu tenho vontade de pescar. Meu sócio pesca, tem lancha com outras pessoas, mas eu acho caro demais e fico de pão duragem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pra quem vai começar acho molinete melhor q carretilha
- Modern Samurai
- Contato:
Pacu eu costumo usar anzol chinu com cabo de aço, porque os pacús possuem uns dentes fodas pra cortar linha e anzol. Algumas vezes eu usei uns anzóis longos para pescar o pacú e coloco um tipo de mola no anzol para segurar firme a massa na hora do arremesso. Normalmente quando a massa fica muito na água ela começa a sair do anzol com facilidade. O último pacú que peguei foi com esse anzol chinu, mas ultimamente, minhas pescarias tem sido mais de piaucu, eu uso desses aqui
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Sobre a chumbada, creio que em pesqueiro, dependendo a profundidade do lago, convém usar boia, não? Tirando a pesca de pintado/bagre, que é um peixe que come mais no fundo. Eu levaria boia cevadeira para pescar no pesqueiro e testaria na hora a melhor distancia para deixá-la do anzol. Pelo menos a última vez que fui no pesqueiro funcionou assim comigo. E ninguém estava pegando nada e eu comecei a pegar um atrás do outro

Chumbada eu uso apenas no rio e normalmente de 25 a 40 cm do anzol. Depende como está a água para o peso dela. Por isso falei da boia. Em lagos a água é parada. Não entendo bem a necessidade de chumbada nesse caso se o lago não for muito fundo.
Traira eu nunca pesquei. Mas creio que deva ser anzóis grandes desses japoneses, também.
- Queixodevidro
- Contato:
Unha de fome kkkkkkkkkkk se eu morasse perto do mar ia fazer pesca de praia. Aí já é outra especialidade com varas de 3 , 4 metros e molinetes tipo 4000 com linhas finas pra arremessar longe. Camarões e crustáceos pequenos de isca.... isso é um sonho distante pra mimZé Tempero escreveu: ↑04 Abr 2018 12:19Queixo mandando bem. Eu tenho vontade de pescar. Meu sócio pesca, tem lancha com outras pessoas, mas eu acho caro demais e fico de pão duragem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
- Zé Tempero
- Contato:
E ainda comer uns peixes preços. Esse meu sócio pescou um atum e no mesmo dia fez um sashimi e grelhado e a diferença é abissal!Queixodevidro escreveu: ↑04 Abr 2018 12:35Unha de fome kkkkkkkkkkk se eu morasse perto do mar ia fazer pesca de praia. Aí já é outra especialidade com varas de 3 , 4 metros e molinetes tipo 4000 com linhas finas pra arremessar longe. Camarões e crustáceos pequenos de isca.... isso é um sonho distante pra mim
Outra vez ele me deu 2 pistas de cavala (1kg cada) recém pescada. Fiz assada e ficou bom demais.
Mas é uma brincadeira cara hehehehe
- Queixodevidro
- Contato:
Sim. Carretilha precisa um certo treino. Até lá vão ocorrer muitas cabeleiras, ou, linha embolada.
Mas sinceramente, depois da fase da carretilha, que eu acho meio influenciada pelos "vendedores" tipo os da Fish TV kkkk percebi que depende do gosto e do tipo de pesca.
Eu gosto muito de pescar peixes pesados com molinete. Da mesma forma a pesca ultra light para mim só existe molinete kkkkk
Pesca de traíra, tucunaré, dourado, etc é carretilha
Pesca de praia que eu falei ali o ideal é molinete. Porque vc precisa arremessar longe e tem muito vento.
Faz mto tempo q não pesco na praia, mas eu gostava de pescar com vara de mão perto das pedras mesmo.. pega uma variedade grande de peixe e da pra brigar legal.. pena q estoura a linha algumas vezesQueixodevidro escreveu: ↑04 Abr 2018 12:51Sim. Carretilha precisa um certo treino. Até lá vão ocorrer muitas cabeleiras, ou, linha embolada.
Mas sinceramente, depois da fase da carretilha, que eu acho meio influenciada pelos "vendedores" tipo os da Fish TV kkkk percebi que depende do gosto e do tipo de pesca.
Eu gosto muito de pescar peixes pesados com molinete. Da mesma forma a pesca ultra light para mim só existe molinete kkkkk
Pesca de traíra, tucunaré, dourado, etc é carretilha
Pesca de praia que eu falei ali o ideal é molinete. Porque vc precisa arremessar longe e tem muito vento.
Quando arremessava o mais longe possível só pegava bagre pequeno, a chumbada fazia mais peso q o peixe kkkkkkk
Mas nunca fui pescador sério tb, sempre pesquei em pesqueiro mesmo