PESCA - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Modern Samurai
Contato:

Re: PESCA - Tópico Oficial

Mensagem por Modern Samurai » 05 Abr 2018 18:09

Leeo escreveu:
05 Abr 2018 17:53

Vou tentar deixar no sol amanhã.
Por enquanto tá inteiro, vou triturar então.

Eu vi que uma galera cozinha também, será que rola cozinhar o milho antes?
Aí acho que azeda mais fácil.
Então, faz o teste qualquer coisa. É que eu costumo pegar o milho com meu pai, ele pesca regularmente e deixa várias garrafas cheias de milho curtindo. Então os milhos estão sempre no ponto. O cheiro é foda, fica esperto pra não deixar a garrafa abrir dentro da condução :))

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 05 Abr 2018 20:18

entendi... até que muita gente que eu conheço pesca, pois o surf ta ali no mesmo lugar. Mas os caras são zicas, eu só iria atrapalhar. hehe
pra aprender no mar pode ser com qual equipamento? qt custa a brincadeira?
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 06 Abr 2018 09:01

Raul Nutti escreveu:
05 Abr 2018 16:10
Anzol Chinú? Eu particularmente acho esse tipo uma bosta. Prefiro o consagrado Maruseigo.
Pesco com o amigo (idoso mais de 80 anos), que tem um ditado pescando piapara: "uso chinu, tomou no cu", rs.

Ele não usa de jeito nenhum.....

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 06 Abr 2018 11:53

Blagoi Ivanoff escreveu:
06 Abr 2018 09:01
Pesco com o amigo (idoso mais de 80 anos), que tem um ditado pescando piapara: "uso chinu, tomou no cu", rs.

Ele não usa de jeito nenhum.....
Isso que é estranho. No meu caso e do meu pai, 90% dos pacús (caranha e patinga) grandes que pegamos nos rios - e foram mutos! - sempre foram com o chinú e raramente perdemos fisgada com esse anzol. Eu não tenho conhecimento se existe variação de material (qualidade) entre os tipos de anzois chinús, mas o que usamos, nunca entortou, quebrou ou o peixe estourou. O maior pacú que peguei foi de 5kg. Meu pai já pegou pacú do tamanho de uma roda de caminhão com anzol chinú. Nós costumamos fazer ceva de coquinhos e jogar milho azedo quando voltamos após um tempo para pescar pacú. Normalmente pegamos em torno de 20 pra levar embora para comer e o restante a gente solta tudo. Como afirmei, é raríssimo perdermos fisgada com esse anzol.

Meu pai tinha um amigo japonês que manjava muito de pescaria, já havia viajado quase o Brasil todo nos lugares bons de pesca e em alguns lugares do mundo. Ele já faleceu faz uns 8 anos. Ele gostava muito de pescar com meu pai no rio, mas com a raiva que ele tinha de tarrafeiros(andava sempre armado por causa de trarrafeiros), acabou por desistir de pescar no rio e estava fazendo apenas pescaria em pesqueiros com grandes lagos, como esse de São Pedro/SP que mostrei em um vídeo no post.

Eu lembro que em uma pescaria que tive junto com ele e meu pai, ele comentou bastante sobre os anzóis e que 90% dos anzóis vendidos aqui no país não são para os peixes pescados aqui.

Já peguei peixe de porte médio com anzol pequeno, normalmente usado pra pescar lambari com varinha telescópio. Eu postei o link acima dos anzóis que uso atualmente. Na verdade não uso sempre apenas uma merca específica, a gente vai comprando e testando e tendo uma variedade dentro da caixa de anzóis e isca artificial para ter a mão durante a pesca. Ultimamente eu tenho usado o maruseigo para piauçu e umas duas vezes o piauçu partiu a haste do anzol como se não fosse nada. Mas é até normal, o piauçu tem uma força monstra. Já peguei pacú com esse anzol, também, mas com o chinú tem sido mais fácil.

O que percebo em relação ao anzol é que depende MUITO o tipo de isca que você for usar. E alguns macetes no momento de iscar no anzol, principalmente isca viva.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 06 Abr 2018 11:59

Modern Samurai escreveu:
06 Abr 2018 11:53
Isso que é estranho. No meu caso e do meu pai, 90% dos pacús (caranha e patinga) grandes que pegamos nos rios - e foram mutos! - sempre foram com o chinú e raramente perdemos fisgada com esse anzol. Eu não tenho conhecimento se existe variação de material (qualidade) entre os tipos de anzois chinús, mas o que usamos, nunca entortou, quebrou ou o peixe estourou. O maior pacú que peguei foi de 5kg. Meu pai já pegou pacú do tamanho de uma roda de caminhão com anzol chinú. Nós costumamos fazer ceva de coquinhos e jogar milho azedo quando voltamos após um tempo para pescar pacú. Normalmente pegamos em torno de 20 pra levar embora para comer e o restante a gente solta tudo. Como afirmei, é raríssimo perdermos fisgada com esse anzol.

Meu pai tinha um amigo japonês que manjava muito de pescaria, já havia viajado quase o Brasil todo nos lugares bons de pesca e em alguns lugares do mundo. Ele já faleceu faz uns 8 anos. Ele gostava muito de pescar com meu pai no rio, mas com a raiva que ele tinha de tarrafeiros(andava sempre armado por causa de trarrafeiros), acabou por desistir de pescar no rio e estava fazendo apenas pescaria em pesqueiros com grandes lagos, como esse de São Pedro/SP que mostrei em um vídeo no post.

Eu lembro que em uma pescaria que tive junto com ele e meu pai, ele comentou bastante sobre os anzóis e que 90% dos anzóis vendidos aqui no país não são para os peixes pescados aqui.

Já peguei peixe de porte médio com anzol pequeno, normalmente usado pra pescar lambari com varinha telescópio. Eu postei o link acima dos anzóis que uso atualmente. Na verdade não uso sempre apenas uma merca específica, a gente vai comprando e testando e tendo uma variedade dentro da caixa de anzóis e isca artificial para ter a mão durante a pesca. Ultimamente eu tenho usado o maruseigo para piauçu e umas duas vezes o piauçu partiu a haste do anzol como se não fosse nada. Mas é até normal, o piauçu tem uma força monstra. Já peguei pacú com esse anzol, também, mas com o chinú tem sido mais fácil.

O que percebo em relação ao anzol é que depende MUITO o tipo de isca que você for usar. E alguns macetes no momento de iscar no anzol, principalmente isca viva.
Acho que o chinú tem o formato mais arredondado e meu amigo enfio na cabeça que ele quebrava mais fácil.
Como disse, as vezes pesco lá em Paulicéia e não é raro vc fisgar e aparecer só o anzol quebrado (dente do piauçu ou da piapara), pacu geralmente engole um pouco mais e corta na linha, e acho que aconteceu isso com ele quando estava pescando com esse tipo de anzol.

Mas é isso, pescaria tem essas coisas também, enfiam a coisa na cabeça e pronto...

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 06 Abr 2018 12:40

Blagoi Ivanoff escreveu:
06 Abr 2018 11:59
Acho que o chinú tem o formato mais arredondado e meu amigo enfio na cabeça que ele quebrava mais fácil.
Como disse, as vezes pesco lá em Paulicéia e não é raro vc fisgar e aparecer só o anzol quebrado (dente do piauçu ou da piapara), pacu geralmente engole um pouco mais e corta na linha, e acho que aconteceu isso com ele quando estava pescando com esse tipo de anzol.

Mas é isso, pescaria tem essas coisas também, enfiam a coisa na cabeça e pronto...
É, para pesca de piauçu, pacu, invariavelmente, tem que usar no mínimo empate com girador (eu falo girador, mas em outros lugares o pessoal fala destorcedor). Eu uso dois anzóis separados por dois empates para pesca de piauçu e pacú. É raro perder anzol ou quebrar. Partir o anzol, mesmo anzol de haste longa, só piauçu grande de mais de 5kg. Pacu tem uns dentes sinistros, mas como eles engolem o anzol inteiro, raramente estoura ou parte o anzol. O piauçu ele vai dá uma mordida na isca e sai e volta novamente. É raro ele engolir o anzol inteiro.

Tem que ficar esperto na pesca em lugares com pedras no momento de recolher a linha. Tem que recolher o mais rápido o possível, para evitar enroscos. Quando é um lugar novo que vc vai pescar, sempre é bom perguntar pros pescadores que pescam no lugar para saber das condições. Como eu pesco sempre nos mesmos rios e lugares, já estou acostumado e é raro perder anzol. Vou ver como posta foto em imagem aqui pra postar foto dos anzóis e alguns peixes que pegamos.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 09 Abr 2018 11:47

Fim de semana só passei raiva kkkkkkkk

Fui no pesqueiro com os lagos grandes, levei ceva (o milho que eu preparei), usei boia de ceva e o caralho a quatro, não peguei nada kkkkkkk
Tinha umas 20/30 pessoas pescando no lugar, ninguém pegou nada nos 3 lagos (só umas duas tilápias).

Eu acho que esse lugar tá muito ruim, não devem soltar peixes lá faz muito tempo e os que tem nem se interessam pela isca.
Usei beijinho, fígado, mortadela, massa do lugar, milho...

No outro dia fui no pesqueiro com lago menor, deu pra brincar.
Fisguei um pacu que conseguiu se soltar, então troquei o castor por um mais flexível, com girador e anzol chinu.

Aí foi bom, logo peguei outro, depois começaram a bater vários, dei até um pouco de massa de beijinho pra um senhor que tava pescando com salsicha e não tava pegando nada.

A única coisa que senti foi pq pesquei sem chumbada, então parece que eu tinha que recolher muito pra puxar e fisgar, a linha ficou muito frouxa.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 09 Abr 2018 12:25

Leeo escreveu:
09 Abr 2018 11:47
..
Fisguei um pacu que conseguiu se soltar, então troquei o castor por um mais flexível, com girador e anzol chinu.
Se tivesse usado maruseigo ele não tinha se soltado :rolleyes:

Eu fui pescar duas vezes essa semana. Fui uma noite sozinho jogar umas artificiais no mar. Não tive ação nenhuma. Aí subi num trapiche e decidi colocar um jig velho pra porra que nunca pegou nada, um provável espada bateu e cortou, deu nem tempo.

No dia seguinte fui num outro trapiche pescar com camarão morto, peguei uma betara e uma Caratinga.
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 09 Abr 2018 12:38

Leeo escreveu:
09 Abr 2018 11:47
Fim de semana só passei raiva kkkkkkkk

Fui no pesqueiro com os lagos grandes, levei ceva (o milho que eu preparei), usei boia de ceva e o caralho a quatro, não peguei nada kkkkkkk
Tinha umas 20/30 pessoas pescando no lugar, ninguém pegou nada nos 3 lagos (só umas duas tilápias).

Eu acho que esse lugar tá muito ruim, não devem soltar peixes lá faz muito tempo e os que tem nem se interessam pela isca.
Usei beijinho, fígado, mortadela, massa do lugar, milho...

Aí foi bom, logo peguei outro, depois começaram a bater vários, dei até um pouco de massa de beijinho pra um senhor que tava pescando com salsicha e não tava pegando nada.

A única coisa que senti foi pq pesquei sem chumbada, então parece que eu tinha que recolher muito pra puxar e fisgar, a linha ficou muito frouxa.
Essa época que a temperatura costuma baixar eles param de comer. Pelo menos no rio é assim. Se for pintado, então, é mais complicado. Tem que ver se quem cuida da alimentação dos peixes no pesqueiro tá acertando na mão. Às vezes eles alimentam demais os peixes, daí não bate um mesmo.

Eu acho que pescaria para mim só em agosto e acho que apenas uns dois dias :)) Por hora estou apenas ajudando meu pai quando ele me liga para cevar com coquinho as regiões onde a gente costuma pescar pacú. Ele fpescar no sabádo passado, mas havia muitos barcos passando. Então ele desistiu de tentar pacús. Ele pescou 10 corvinas enormes, mas soltou todas. E depois a noite ele pegou vários bagres daqueles pretos e trouxe embora para fazer uma fritada.

Ele viu um cardume enorme de cascudos enormes subindo na superficie para respirar, mas como ele não pesca com rede e tarrafas, só passou vontade.

Outro anzol bom para você testar é um chamado "norueguês". Não sei a marca e o nome, mas nas lojas a maioria dos vendedores saberão qual é. Veja o tamanho ideal para o tipo de pescaria que você faz e compre uns 10 deles.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 09 Abr 2018 13:35

Sei que tem um tópico sobre receita e pratos feitos pelos usuários, mas vou deixar aqui uma receita para fazer peixe assado de escama (piauçu, pacú, piapara, tainha, curimba, etc)

PEIXE AO FORNO

Inredientes:
1 Peixe inteiro eviscerado
4 Tomates
4 cebolas média
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 maço de cheiro verde
caldo de dois limões
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta (recomendo a quem sofre de hemorróidas usar a pimenta cumari curtida no azeite, mas só duas ou três :D )

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os temperos para o molho: 4 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 maço de cheiro verde, caldo de dois limões, 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto.

Coloque dentro do peixe rodelas de tomate, cebola e o molho (normalmente eu deixo o peixe temperado de um dia para o outro enrolado em um saco plástico desses de usar para embalar alimento dentro da geladeira, antes de assá-lo).

Leve ao forno numa forma untada com óleo e coberta com papel aluminio por mais ou menos 20 minutos, tire o papel e deixe dourar.

É top, podem experimentar quem curte comer peixe assado. Eu faço 90% dos piaús e pacú patinga assim.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 09 Abr 2018 13:51

Raul Nutti escreveu:
09 Abr 2018 12:25
Se tivesse usado maruseigo ele não tinha se soltado :rolleyes:

Eu fui pescar duas vezes essa semana. Fui uma noite sozinho jogar umas artificiais no mar. Não tive ação nenhuma. Aí subi num trapiche e decidi colocar um jig velho pra porra que nunca pegou nada, um provável espada bateu e cortou, deu nem tempo.

No dia seguinte fui num outro trapiche pescar com camarão morto, peguei uma betara e uma Caratinga.
Acho que vc leu errado ein, eu tava com maruseigo e ele soltou, aí passei pro chinu kkkkkkkkk
Modern Samurai escreveu:
09 Abr 2018 12:38
Essa época que a temperatura costuma baixar eles param de comer. Pelo menos no rio é assim. Se for pintado, então, é mais complicado. Tem que ver se quem cuida da alimentação dos peixes no pesqueiro tá acertando na mão. Às vezes eles alimentam demais os peixes, daí não bate um mesmo.

Eu acho que pescaria para mim só em agosto e acho que apenas uns dois dias :)) Por hora estou apenas ajudando meu pai quando ele me liga para cevar com coquinho as regiões onde a gente costuma pescar pacú. Ele fpescar no sabádo passado, mas havia muitos barcos passando. Então ele desistiu de tentar pacús. Ele pescou 10 corvinas enormes, mas soltou todas. E depois a noite ele pegou vários bagres daqueles pretos e trouxe embora para fazer uma fritada.

Ele viu um cardume enorme de cascudos enormes subindo na superficie para respirar, mas como ele não pesca com rede e tarrafas, só passou vontade.

Outro anzol bom para você testar é um chamado "norueguês". Não sei a marca e o nome, mas nas lojas a maioria dos vendedores saberão qual é. Veja o tamanho ideal para o tipo de pescaria que você faz e compre uns 10 deles.
Ah, já desisti desse pesqueiro, só dá raiva kkkkkkk
Tem uma cidade aqui perto que tem um bem maneiro, tem uns peixes grandes, qualquer dia vou lá.

O problema é fisgar um peixe grande e a vara partir no meio kkkkkkkk

Eu tenho um anzol desse norueguês, nem sabia que chamava isso, fui pesquisar agora e descobri kkk
Eu achei ele no pesqueiro e fiquei usando um tempo, até agora não perdi
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 09 Abr 2018 17:33

Leeo escreveu:
09 Abr 2018 13:51
Acho que vc leu errado ein, eu tava com maruseigo e ele soltou, aí passei pro chinu kkkkkkkkk

Ah, já desisti desse pesqueiro, só dá raiva kkkkkkk
Tem uma cidade aqui perto que tem um bem maneiro, tem uns peixes grandes, qualquer dia vou lá.

O problema é fisgar um peixe grande e a vara partir no meio kkkkkkkk

Eu tenho um anzol desse norueguês, nem sabia que chamava isso, fui pesquisar agora e descobri kkk
Eu achei ele no pesqueiro e fiquei usando um tempo, até agora não perdi
Eu uso esse anzol para pescar piauçu grande também, mas já peguei pacú de 2kg nele. Meu pai gostou de usar ele, também. É aquela coisa, dependendo o que tiver batendo, você tem que ter uma gama legal de anzol pra substituição.

Então, aí que é foda. Dependendo o tamanho do lago, se não houver muito enrosco, dá pra arriscar com um equipamento mais leve, mesmo para peixe de grande porte. Se você souber trabalhar bem com a frição da carretilha. Mas é bem arriscado :))

Um amigo meu fisgou uma carpa de 12kg no pesqueiro com uma vara maciça inteira. O peixe levou quase meio carretel de linha dele pro enrosco e arrancou a ponta da vara :)) Dá dó, porque o cara tinha comprado tudo novinho.

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 10 Abr 2018 23:30

Fui pescar robalo no mangue de caiaque. Só decepção. Uns quatro ataques de trick. Nada de fisgar.

Vou montar um conjunto de iscas softs com Texas rig e Carolina rig. Montar um conjunto de vara 12 lb 6'6" com molinete e fluorcarbono como linha principal e me dedicar a pescar traíra nos lugares afastados de água doce
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 16 Abr 2018 09:58

Esse fim de semana peguei um pacu de uns 2-3kg, foi maneiro, brigou pra caramba kkkk

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 16 Abr 2018 12:22

Leeo escreveu:
16 Abr 2018 09:58
Esse fim de semana peguei um pacu de uns 2-3kg, foi maneiro, brigou pra caramba kkkk
Foi em pesqueiro? Qual isca e anzol vc usou?

Ontem fui comer peixe assado na casa do meu pai (piauçu) e ele falou que não está batendo pacú ainda, mas ele viu uma cena triste de pescadores que tiraram uma malha de rede enorme com mais de 200kg de pacús do rio. Tem muita pesca predatória e pouca fiscalização, como quase tudo no Brasil. Dá tristeza de ver o abandono do rio Tiête e do descaso, principalmente da população que polui de tudo quanto é tipo de lixo no rio.

Responder