phpBB [video]
Por que o Palmeiras é chamado de PORCO?
- JackmAtAll
- Admin
- Contato:
Re: Por que o Palmeiras é chamado de PORCO?
Interessante que porco mesmo é bem difundido mas o mascote oficial é um papagaio.
Tapirus terrestris
Flamengo é urubu tb por causa dos rivais, q diziam q era time de preto
- Professor Ludovico
- Contato:
No dia 28 de abril de 1969 ocorreu um fato lamentável que teria como efeito colateral o "batismo" da Sociedade Esportiva Palmeiras como "porco". Depois de empatar por 1 a 1 com o São Bento, no Estádio Humberto Reali, em Sorocaba (SP), o Corinthians retornou à capital paulista. Do Parque São Jorge, os dois maiores destaques do time naquela competição estadual, o lateral direito Lidú (22 anos) e o ponta esquerda Eduardo (25), resolveram comer uma pizza nos arredores do Canindé, o estádio da Portuguesa. Mas não chegariam ao restaurante: na Marginal Tietê, Lidú perdeu o controle de seu Fusca, que chocou-se violentamente contra uma das pilastras de sustentação da ponte da Vila Maria. Os dois morreram na hora.
Daí, veio a confusão que acabou por acirrar definitivamente a rivalidade entre corintianos e palmeirenses. Como o Paulistão já estava no returno e o prazo de inscrições de atletas havia se encerrado, a diretoria do alvinegro tentou, na Federação, uma autorização especial para inscrever dois novos atletas. A FPF convocou todos os clubes para uma reunião extraordinária, colocando em votação a pretensão corintiana, com a condição de que essa aprovação teria que ser unânime. Não foi: somente o presidente do Palmeiras, Delfino Facchina (à esquerda), votou contra. O que motivou o presidente do Corinthians, Wadih Helu , a chamar os palmeirenses de "porcos". Foi a senha para a torcida do Corinthians.
Na partida seguinte entre os dois times, os alvinegros soltaram um porco no gramado do Morumbi antes do início do jogo. Enquanto o suíno corria, assustado, os corintianos entoavam o coro de "Porco! Porco!". Isso virou uma provocação intolerável para os palmeirenses até as semifinais do Paulistão de 1986, quando o alviverde goleou o rival por 5 a 1 e sua torcida resolveu assumir positivamente o "porco". Durante o jogo, os palestrinos inventaram uma versão para o grito dos dinamarqueses na Copa do México: "Dá-lhe Porco/ Dá-lhe Porco/ Olê-olê-olê". Desde então, o Palmeiras assumiu oficialmente sua identificação suína, após 17 anos de azucrinação corintiana.
Daí, veio a confusão que acabou por acirrar definitivamente a rivalidade entre corintianos e palmeirenses. Como o Paulistão já estava no returno e o prazo de inscrições de atletas havia se encerrado, a diretoria do alvinegro tentou, na Federação, uma autorização especial para inscrever dois novos atletas. A FPF convocou todos os clubes para uma reunião extraordinária, colocando em votação a pretensão corintiana, com a condição de que essa aprovação teria que ser unânime. Não foi: somente o presidente do Palmeiras, Delfino Facchina (à esquerda), votou contra. O que motivou o presidente do Corinthians, Wadih Helu , a chamar os palmeirenses de "porcos". Foi a senha para a torcida do Corinthians.
Na partida seguinte entre os dois times, os alvinegros soltaram um porco no gramado do Morumbi antes do início do jogo. Enquanto o suíno corria, assustado, os corintianos entoavam o coro de "Porco! Porco!". Isso virou uma provocação intolerável para os palmeirenses até as semifinais do Paulistão de 1986, quando o alviverde goleou o rival por 5 a 1 e sua torcida resolveu assumir positivamente o "porco". Durante o jogo, os palestrinos inventaram uma versão para o grito dos dinamarqueses na Copa do México: "Dá-lhe Porco/ Dá-lhe Porco/ Olê-olê-olê". Desde então, o Palmeiras assumiu oficialmente sua identificação suína, após 17 anos de azucrinação corintiana.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".
Essa tu puxou do fundo do baú.Do tempo em que era criança.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador
Não tem uma história envolvendo macumba e um jogo contra o Botafogo?Me lembro de um jornalista (acho que aquele que fez um livro sobre o Garrincha que foi proibido) falando algo sobre isso no Jô Soares.
Num jogo contra o Botafogo em 1969, torcedores levaram um urubu e soltaram no campo. O Flamengo ganhou e a torcida adotou o nome.
Então não é de hoje que o guarani tenta tirar vantagem em toda oportunidade?
Isso.
- Blue Ocean
- Contato:
Do que me lembro de cabeça, assisti na tv um dérbi, Palmeiras x Corinthians, em que o Viola ficou andando de 4, imitando porco, após marcar um gol.
Em resposta à provocação, a torcida palmeirense aceitou o apelido já no jogo seguinte. Acho até q levaram um porquinho pintado de verde.
Até então, o papagaio ou periquito era o mascote adotado em adesivos, desenhos, etc.
Já com relação ao mascote do mengo, ele se massificou também com o cartunista Henfil, flamenguista fanático, q passou a desenhar esse mascote depois daquele acontecimento q vcs citaram aí em cima.
Em resposta à provocação, a torcida palmeirense aceitou o apelido já no jogo seguinte. Acho até q levaram um porquinho pintado de verde.
Até então, o papagaio ou periquito era o mascote adotado em adesivos, desenhos, etc.
Já com relação ao mascote do mengo, ele se massificou também com o cartunista Henfil, flamenguista fanático, q passou a desenhar esse mascote depois daquele acontecimento q vcs citaram aí em cima.
Enviado do meu teclado Patati Patatalk
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Rapazz, eu pensava q o apelido vinha da comemoração do Viola também. Nem imaginava q vinha de décadas anteriores
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Ta bem errada a cronologia, brother.Blue Ocean escreveu: ↑15 Abr 2018 19:06Do que me lembro de cabeça, assisti na tv um dérbi, Palmeiras x Corinthians, em que o Viola ficou andando de 4, imitando porco, após marcar um gol.
Aceitamos o porco em 86.
94 o Viola (palmeirense de infância) imitou, mas o troco foi em campo mesmo, com 4x0 no jogo seguinte.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Agora o Porco tbm é oficial, estatutariamente.JackmAtAll escreveu: ↑14 Abr 2018 14:07Interessante que porco mesmo é bem difundido mas o mascote oficial é um papagaio.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Pensei que era em homenagem a Peppa...