FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
brunotex
Contato:

Re: FAIXA AZUL DANDO AULA. (Leia antes de opinar)

Mensagem por brunotex » 18 Mai 2018 10:42

VagabondMusashi escreveu:
17 Mai 2018 17:44
Eu não falei que o azul é tão bom quanto mas que o azul é o suficiente.

Hélio Gracie também pensava assim

Tem fonte disso? Que o Helio Gracie pensava que um faixa azul está capacitado a dar aulas de jiu jitsu?

brunotex
Contato:

Mensagem por brunotex » 18 Mai 2018 12:00

18 Mai 2018 11:26
A academia Gracie do Hélio tinha vários alunos que davam aula após pouco tempo de treino, se fossem dedicados e leais o suficiente.

Minha biografia eu deixei em Bratislava, então vai ter que confiar, mas tá lá no livro.

Lembre-se que o currículo de faixa azul do Hélio, e o que a academia vendia, eram só 40 aulas. Isso rendia a faixa azul e a certificação em defesa pessoal. Mais do que isso era só competidor ou hobbyista. Gente que ficava 1 ano a mais do que as 40 aulas e era de casa, eles deixavam dar treino sim. Não lembro os nomes, tá no livro

Não obstante a postura de um século atrás, quem vai negar que um faixa azul não é capaz de ensinar a defesa pessoal do jiu jitsu?
Os takedowns básicos (baiana, abraço e tropeço, single leg, arremesso de quadril), posições e transições básicas, e finalizações de defesa pessoal básicas, tudo o que é preciso pra se defender de um leigo. Qualquer azul pode ensinar isso com tranquilidade. Não é preciso o fino jiu jitsu invisivel de um Rickson Gracie pra finalizar um ogro qualquer. E não sou só eu que digo isso não:

Antigamente Hélio Gracie dizia que qualquer faixa azul seu de 40 aulas poderia vencer qualquer lutador de boxe ou capoeira, e botou os voluntários pra porrear mesmo e venceram quem nem o velho falou
Você tá falando do livro Carlos Gracie? eu tenho esse livro, e já o li mais de uma vez, está aqui do meu lado. E não tem isso lá não, ou melhor, pode ter passado batido por mim qualquer indicação de que um iniciante pode dar aulas. Enfim....você foi muito categórico pra quem está puxando as coisas de memória.

Tem é o faixa azul era o instrutor, e não tem nada a ver com a faixa azul de hoje em dia, não existia faixa preta. Nada. Quem era só aluno ficava de faixa branca.

E dar aula é totalmente diferente de ser casca grossa e dar porrada em capoeirista. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Eu nego que um faixa azul é capaz de ensinar jiu jitsu, pelo menos de maneira constante. Não sei de academia onde o professor principal é um faixa azul.
Eu entendo o que você diz, mas você parte de uma premissa errada, talvez por não ter vivência em uma arte marcial, não sei se é o caso. Ninguém aprende uma técnica 100% em pouco tempo, não é assim. Sempre tem um detalhezinho aqui, um ângulo ali....

O professor explica uma técnica e só explica para indicar a um aluno iniciante os principais fundamentos, mas mostra a técnica em sua totalidade. E o iniciante está ali absorvendo seja lá o que for, porque depende de diversos fatores, como consciência corporal, acuidade visual, e mais umas centenas de coisas....daí vem a experiência do professor, que só o tempo dá...
Um exemplo, o professor ve que um determinado aluno está fazendo um monte de coisa errada numa técnica. O que corrigir primeiro? o que é aceitável para aquele aluno? Até onde corrigir?

AGORA, voltando ao tópico: eu acho perfeitamente normal um faixa azul de confiança do professor puxar uns treinos, se eu chego onde treino hoje e um menos graduado estiver puxando o treino, vou respeitar e fazer exatamente o que ele pedir. Eu já estive em aula que quem estava puxando era roxa, com faixa preta treinando, tudo normal.

brunotex
Contato:

Mensagem por brunotex » 18 Mai 2018 14:05

18 Mai 2018 12:32
Exato, ele tinha faixas azuis com menos tempo de treino do que um faixa azul de hoje em dia dando aula. Veja o livro, na época da academia no prédio grande no RJ.

Qualquer faixa azul competidor e duro de hoje venceria a maioria absoluta dos pretas da academia Gracie da época sem grandes dificuldades.

Vamos concordar em discordar então. Um detalhezinho aqui e um ângulo ali são a diferença entre um campeão e um competidor normal, mas não vão impedir um leigo de se defender. As técnicas de jiu jitsu não são tão ineficazes ao ponto de um detalhezinho torná-las inúteis.

Rickson mostra o jiu jitsu invisivel e fica claro pra todos ali que os detalhezinhos mudam muito. Mas mesmo sem o jiu jitsu invisivel, há 100 anos que homens e mulheres e crianças e idosos se defendem com o jiu jitsu mais básico, que um faixa branca de 2-3 anos de treino duro pode sim ensinar.

Se você não acha isso o suficiente, então pra mim isso mostra que você ou não tem confiança na eficiência do jiu jitsu ou está sendo elitista de propósito.

Repito: Hélio Gracie botava seus faixas azuis de 40 aulas pra lutar contra caras duros, porque o jiu jitsu é eficiente e eficaz. Um faixa azul vira patê na mão de um faixa marrom ou preta, mas não há leigo no mundo inteiro que vença um faixa azul numa luta de vale tudo sem um evento freak, e jiu jitsu é isso: defesa pessoal. O metajogo de tatame, campeonato, o lado espiritual da questão, o jiu jitsu invisivel do Rickson e do Marcelinho e dos gênios que vão tão longe e acham novas dimensões do jogo não são a meu ver um requisito para um leigo se defender na rua. Pra isso as aulas de um faixa azul bastam.

Quanto ao resto, não entrei no mérito e nem me interessa, pois metajogo e desenvolvimento espiritual não me interessam.
Não, meu caro. Ninguém com 40 aulas (isso dá o que? 3 meses 3 x por semana?) dava aula. Se tem isso no livro, é só falar a página. O programa básico era de 40 aulas, não significava que em 3 meses o cara virava instrutor. Pelo menos eu entendi dessa forma.
Se o Jiu Jitsu de antigamente transformava um pamonha em lutador em 3 meses, que pena que essa mágica morreu.

O que está sendo discutido aqui é se é normal um faixa azul dar aulas, não o seu entendimento do que é bom ou não no jiu jitsu, e o que é do seu interesse ou não no jiu jitsu. Ninguém aqui está com essa divisão de defesa pessoal e competição, e não sei porque você traz isso como se fosse um ponto crucial. Não é.

E de onde você tirou isso de desenvolvimento espiritual? Isso é baixo até mesmo pro seu nível de argumentação.

brunotex
Contato:

Mensagem por brunotex » 18 Mai 2018 15:27

18 Mai 2018 15:01
ô bruno, que é isso rapaz? você tá lendo antes de responder?

" Gente que ficava 1 ano a mais do que as 40 aulas e era de casa, eles deixavam dar treino sim."
"Hélio Gracie botava seus faixas azuis de 40 aulas pra lutar contra caras duros, porque o jiu jitsu é eficiente e eficaz."
"A academia Gracie do Hélio tinha vários alunos que davam aula após pouco tempo de treino, se fossem dedicados e leais o suficiente."

você está misturando as coisas. Jamais falei que um aluno dava aula após 40 aulas. Tá vendo você errado?

O que eu falei ao entrar no tópico foi:

"Tudo depois da faixa azul do jiu jitsu é meta jogo. Um faixa azul está perfeitamente qualificado a ensinar jiu jitsu pra defesa pessoal na minha opinião, que é o que importa."

Não falei mais nem falei menos, e o que veio depois foi em defesa deste único argumento, que tem precedente na história do jiu jitsu e condiz perfeitamente com a realidade.

Os passos subsequentes do jiu jitsu são redundantes ou não-relacionados: o aprimoramento posterior não é estritamente necessário para a defesa pessoal, haja visto não só os alunos de jiu jitsu que historicamente se propunham a lutar desafios cedo na carreira como também no começo do MMA onde faixas azul ainda crus de jiu jitsu ( Jason DeLucia , Pat Smith) finalizaram facilmente os oponentes leigos no chão que bons de pé, e o ensino de jiu jitsu para academias de policia e militares no Brasil e no mundo que cobre apenas o basico misturado com outras tecnicas de pé basicas.

Eles foram subsequentemente finalizados com facilidade por Royce Gracie, o que me traz ao meu ponto seguinte: o jiu jitsu além da faixa azul se presta a inúmeros outros propósitos, pois o polimento além deste básico é redundante para a defesa pessoal quando mesmo o conhecimento básico já basta.

Os propósitos seguintes são: o metajogo do jiu jitsu e da arte marcial como esporte, o desenvolvimento físico e espiritual do atleta, e o aprimoramento da arte como ciência e em todos os sentidos. Todos são propósitos nobres e repletos de valor, mas não são necessários para a defesa pessoal.

Encerro portanto meu argumento, com a esperança de que você e todos tenham entendido meu ponto simples, para não dizer coisas como

que vindo de você, me deixou bastante surpreso e desapontado

abraço
Opa, leio sim.

O que você não entende, é que o que o seu argumento de que tudo que vem depois da azul é "metajogo" está completamente errado. 100% errado, eu quis te explicar com exemplos, vc extrapolou esses exemplos ao ridículo para "ganhar".

Tudo isso porque eu te pedi uma fonte, que você não conseguiu trazer.

Abraço.
Não fique desapontado. Eu só não gosto de joguinhos, não sou gamer de discussão via internet. Mas sempre na paz!

Responder