VagabondMusashi escreveu: ↑18 Mai 2018 11:26
A academia Gracie do Hélio tinha vários alunos que davam aula após pouco tempo de treino, se fossem dedicados e leais o suficiente.
Minha biografia eu deixei em Bratislava, então vai ter que confiar, mas tá lá no livro.
Lembre-se que o currículo de faixa azul do Hélio, e o que a academia vendia, eram só 40 aulas. Isso rendia a faixa azul e a certificação em defesa pessoal. Mais do que isso era só competidor ou hobbyista. Gente que ficava 1 ano a mais do que as 40 aulas e era de casa, eles deixavam dar treino sim. Não lembro os nomes, tá no livro
Não obstante a postura de um século atrás, quem vai negar que um faixa azul não é capaz de ensinar a defesa pessoal do jiu jitsu?
Os takedowns básicos (baiana, abraço e tropeço, single leg, arremesso de quadril), posições e transições básicas, e finalizações de defesa pessoal básicas, tudo o que é preciso pra se defender de um leigo. Qualquer azul pode ensinar isso com tranquilidade. Não é preciso o fino jiu jitsu invisivel de um Rickson Gracie pra finalizar um ogro qualquer. E não sou só eu que digo isso não:
Antigamente Hélio Gracie dizia que qualquer faixa azul seu de 40 aulas poderia vencer qualquer lutador de boxe ou capoeira, e botou os voluntários pra porrear mesmo e venceram quem nem o velho falou
Você tá falando do livro Carlos Gracie? eu tenho esse livro, e já o li mais de uma vez, está aqui do meu lado. E não tem isso lá não, ou melhor, pode ter passado batido por mim qualquer indicação de que um iniciante pode dar aulas. Enfim....você foi muito categórico pra quem está puxando as coisas de memória.
Tem é o faixa azul era o instrutor, e não tem nada a ver com a faixa azul de hoje em dia, não existia faixa preta. Nada. Quem era só aluno ficava de faixa branca.
E dar aula é totalmente diferente de ser casca grossa e dar porrada em capoeirista. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Eu nego que um faixa azul é capaz de ensinar jiu jitsu, pelo menos de maneira constante. Não sei de academia onde o professor principal é um faixa azul.
Eu entendo o que você diz, mas você parte de uma premissa errada, talvez por não ter vivência em uma arte marcial, não sei se é o caso. Ninguém aprende uma técnica 100% em pouco tempo, não é assim. Sempre tem um detalhezinho aqui, um ângulo ali....
O professor explica uma técnica e só explica para indicar a um aluno iniciante os principais fundamentos, mas mostra a técnica em sua totalidade. E o iniciante está ali absorvendo seja lá o que for, porque depende de diversos fatores, como consciência corporal, acuidade visual, e mais umas centenas de coisas....daí vem a experiência do professor, que só o tempo dá...
Um exemplo, o professor ve que um determinado aluno está fazendo um monte de coisa errada numa técnica. O que corrigir primeiro? o que é aceitável para aquele aluno? Até onde corrigir?
AGORA, voltando ao tópico: eu acho perfeitamente normal um faixa azul de confiança do professor puxar uns treinos, se eu chego onde treino hoje e um menos graduado estiver puxando o treino, vou respeitar e fazer exatamente o que ele pedir. Eu já estive em aula que quem estava puxando era roxa, com faixa preta treinando, tudo normal.