Cara, é muito estranho. Mas volto a ressaltar, casamento e uniao estável sao contrato. O que eu quero dizer com isso. Tratam-se dos contratos mais abrangentes que existem. Voce faz um acordo de dividir a sua vida com a pessoa.
Depois que vc casa, ou faz uniao estável, nao existe, em regra "o meu". Existe o "nosso". Tudo que qualquer um dos dois adquirir dali p frente é dos dois. Nao minha opiniao nao tem que mudar lei, ate porque essa nao é a unica opçao.
Trata-se de família cara. Por exemplo, minha tia e o marido dela, jamais assinaram quelquer coisa, com 2 anos estavam morando juntos, tem filhos e um casamento bem bacana. Se o cara estabelece vinculo com a mulher de forma permanente, de maneira que fique caracterizado que de fato formavam uma familia, tu ja tem a uniao estavel.
Ex. Qd a mulher esta na casa os empregados obedecem ordem dela. Ela tem a chave da casa e pode pegar os carros qd quiser e por ai vai. Varia de caso-acaso. Nesse caso, a linha é tênue nesse sentido de saber qual era o tipo exato de relacionamento que havia.