Mensagem
por Urubu Rei » 28 Dez 2014 23:14
Não acho que Davis venceria com tanta facilidade, como alguns estão sugerindo. Acho que com uma boa estratégia o Anderson poderia complicar bastante pra ele.
Davis não tem um GNP tão eficiente, e seu JJ é apenas mediano. Anderson se defende bem no chão, é difícil finalizá-lo, e defende-se bem de GNP. Seu maior problema no chão consiste em ser muito passivo no sentido de fazer pouco esforço pra se levantar, acredito que é mais uma deficiência do que opção, ou ele opta em permanecer se defendendo justamente por causa da deficiência. Porém, em caso de vitória do Davis, acho muito mais provável que fosse por pontos do que por finalização.
Sendo quedado e "amarrado", Anderson se desgastaria, mas seu gás é ótimo (Até agora), aliás, isso é pouco comentado provavelmente por conta de outras qualidades do Anderson que chamam mais atenção, mas o gás do negão é um dos melhores no UFC. É um cara que se movimenta muito e nas lutas que foram até o último round chegou inteirão. Na primeira contra o Wediman passou por um baita sufoco no chão, apanhou, levou socos na barriga, no rosto, etc, o que tiraria o gás de muitos, mas no segundo round ele estava lá literalmente bailando. Acho que ele é perfeitamente capaz de passar boa parte da luta por baixo, fazendo esforço, se desgastando, e ainda assim ser perigoso quando a luta voltar em pé
Continuando o raciocínio, como o Davis não oferece tanto perigo na trocação pra um cara como o Spider, uma boa estratégia por parte do brasileiro seria lutar com a guarda relativamente baixa por boa parte da luta. Manter-se perto das grades também seria uma boa, já que ele é forte no clinch e oferece perigo dali. Isso tudo não necessariamente o faria não ser quedado, mas certamente dificultaria o trabalho do Davis. Quanto mais tempo sem ser quedado, maior seriam suas chances de buscar um nocaute. Ele teria de procurar mais a luta, o que é um risco, mas apesar de ser contra-golpeador ele também é muito bom atacando e pontuando.
Quanto as duas lutas contra o Sonnen, não tem como usar a primeira de parâmetro sem levar em consideração que Anderson estava machucado (O que provavelmente comprometeu muito seu rendimento) e o Sonnen "dopado". Já sobre a segundo, ok, o primeiro round foi dominado pelo americano, Anderson foi quedado e não teve exito ao tentar se levantar (Na verdade, nem chegou a tentar tanto). Até aí, nenhuma novidade. Porém, no segundo round, não podemos ignorar que primeiramente o Sonnen tentou quedar o Anderson e não conseguiu, justamente porque o brasileiro adotou uma estratégia mais inteligente começando por não deixar o Sonnen encurtar de boa, como ele fez ao partir pra trocação no primeiro round. Primeiro evitou queda nas grades, e depois, baixou a guarda, acertou um chute e Sonnen novamente tentou quedar sem sucesso. A luta foi pras grades novamente e após mais uma tentativa de queda, só aí Sonnen tentou aquele golpe giratório. De certa forma foi um "erro" mas que veio muito por mérito do Anderson. Além disso, como dizem por aí, se ninguém cometesse erros nas lutas, ninguém venceria. Esse "erro" do Sonnen que teria facilitado as coisas pro Spider, é como o "erro" do próprio Spider na luta contra o Weidman, foi displicente e pagou por isso. Mas em ambos os casos, os erros só vieram pelo mérito dos adversários.
Contudo, ainda acho que o Davis seria favorito. Sabe muito bem fugir da trocação e fazer o básico pra ganhar. Mas não me surpreenderia nem um pouquinho com uma vitória do Spider.
Penso, logo bustamanteio.