Cara, conceitualmente é a mesma vendida nas lojas de departamentos, ou seja, o modo de preparo é o clássico italiano desenvolvido pela própria Bialetti na década de 20 ou 30 se não me engano. Na prática, como o material é de menor qualidade nas cópias mais baratas, o resultado nem sempre é agradável pois o tempo de exposição do café ao vapor varia com o material usado, com a qualidade do café e com a temperatura do fogo. De modo geral produz um café mais encorpado que o coado na mão como fazemos com poucos utensílios em casa. Existem variações da Moka, desde a tradicional Express a modelos automatizados e complexos. Eu prefiro a tradicional ou com poucas alterações estéticas, tenho três em casa, mas costumo usar a mais simples, que custa 30 euros na Itália. Tenho outras duas com algumas "frescuras" mas que só uso eventualmente quando alguma visita quer provar algum grão diferente, aí fazemos uma graça, mas não interfere em nada no sabor.RFAbdo escreveu:Poderia falar um pouco mais da Moka? É uma cafeteira italiana comum, tipo as que vendem em lojas de departamentos ou tem algum diferencial bacana? Nunca tive uma cafeteira italiana mas estou bem afim de pegar uma. No momento estou revezando entre Nespresso e filtrado (mais filtrado por questão de te$m$po, sabe?)...
Recomendo fortemente para quem não quer gastar muito mas gosta de um café mais encorpado.