"Me senti um lixo" diz obesa presa em Catraca de Ônibus

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
King James
Contato:

"Me senti um lixo" diz obesa presa em Catraca de Ônibus

Mensagem por King James » 15 Set 2018 13:32

Caso de preconceito ocorreu em Mauá, cidade na região metropolitana de São Paulo. Rosimeire Bastos disse que nunca foi tão humilhada

Uma mulher de 42 anos ficou presa na catraca de um ônibus do transporte público de Mauá, município da região metropolitana de São Paulo, e a foto causou polêmica e constrangimento. "Eu me senti muito humilhada", disse a cuidadora de idosos Rosimeire Bastos à RecordTV.

Dependente do transporte público, Rosimeire disse que nunca foi fã de catracas. "É um trauma", diz. Há alguns dias, ela tomou um ônibus no centro de Mauá e, após ter recebido diversas respostas negativas ao questionar se poderia passar pela porta de trás, resolveu entrar pela catraca.

"Entrou uma moça mais forte que eu e passou. Mas quando eu fui passar, fiquei presa", relembra. Em seguida, informou o motorista de que havia ficado travada. O funcionário teria avisado que ia terminar a rota do ônibus e levá-la até o terminal. De lá, conseguiram tirar a cuidadora de idosos e encaminhá-la ao hospital. "Eu me senti um lixo", comentou.

Na capital paulista, a SPTrans (São Paulo Transporte) informa que a pessoa precisa ter o Bilhete Único Especial Obeso. A validação é feita para usuários que possuem o índice de massa corporal superior a 39,9. Questionada, a Câmara Municipal de Mauá disse que não existe uma lei que autorize a pessoas obesas a não passarem pela catraca.

https://noticias.r7.com/sao-paulo/me-se ... s-14092018

Preconceito ou desleixo do individuo com o próprio corpo ?

federer
Contato:

Re: "Me senti um lixo" diz obesa presa em Catraca de Ônibus

Mensagem por federer » 15 Set 2018 13:51

Sinto-me mal tbm quando um gordo ocupa quase 80% do assento do transporte público.
Editado pela última vez por federer em 15 Set 2018 14:35, em um total de 1 vez.

william lutador
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por william lutador » 15 Set 2018 13:55

Uma mulher mais "forte" que eu passou...

O que será que ela quiz dizer com isso..
Só me veio a cabeça uma Gabizord passando a catraca

Sanfoneiro

Mensagem por Sanfoneiro » 15 Set 2018 14:03

Caso de preconceito ?, a culpa é da catraca agora ?, que tempo chegamos meus amigos, o esquerdismo culpa até a catraca.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 15 Set 2018 14:08

Sanfoneiro escreveu:
15 Set 2018 14:03
Caso de preconceito ?, a culpa é da catraca agora ?, que tempo chegamos meus amigos, o esquerdismo culpa até a catraca.
Catraca livre news! =)) :))

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 15 Set 2018 14:18

Não tem nada de positivo em ser gordo. Ela devia é aproveitar essa humilhação pra mudar de vida.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

abimaelpirak
Contato:

Mensagem por abimaelpirak » 15 Set 2018 14:24

É complicado viu. Alguém zombou dela por isso? A achincalhou?

Poderíamos pensar em políticas públicas para a recepção de pessoas obesas no transporte público, o que geraria despesas públicas. Ou poderíamos pensar em combater a obesidade, e deixar que a população saiba que isso não é normal e depende principalmente de controle alimentar da própria pessoa. (claro q existem as obesidades patológicas, mas a maioria é por desleixo pessoal)

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 15 Set 2018 14:28

abimaelpirak escreveu:
15 Set 2018 14:24
É complicado viu. Alguém zombou dela por isso? A achincalhou?

Poderíamos pensar em políticas públicas para a recepção de pessoas obesas no transporte público, o que geraria despesas públicas. Ou poderíamos pensar em combater a obesidade, e deixar que a população saiba que isso não é normal e depende principalmente de controle alimentar da própria pessoa. (claro q existem as obesidades patológicas, mas a maioria é por desleixo pessoal)
Problema é que com a vida corrida, fica muito difícil fugir das frituras ou dos alimentos cheios de açúcar.

A correria do dia-a-dia é o que tem dificultado pra maioria das pessoas se alimentar de uma forma saudável. Negócio é tentar conscientizar a população, incentivar o esporte etc. No mais, é sempre uma escolha individual. :dunno:

Sanfoneiro

Mensagem por Sanfoneiro » 15 Set 2018 14:50

Filipe escreveu:
15 Set 2018 14:46
Ser obeso nesse ponto quase nunca é apenas desleixo.

Comida é uma válvula de escape psicológico, e muitas vezes uma questão de vício, ou transtorno. O povo aqui é tão mente aberta com relação aos vícios alheios, dão apoio pra galera que faz uso de antidepressivos pra conseguir aturar a vida. Deveriam procurar entender mais a galera obesa...

Essa mulher provavelmente vai ganhar uma grana da empresa de ônibus.
Ninguém aqui criticou ela ser obesa, até por que varios fatores podem levar a isso inclusive distúrbios psicologicos, outra coisa é culpar a empresa de ônibus ou a catraca.

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 15 Set 2018 15:05

Anda a pé que emagrece. Brincadeira, viu... Quem se sente um lixo é um(a) idoso(a) que senta ao lado de um obeso, todo compacto num espaço de meia cadeira.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

H.R.

Mensagem por H.R. » 15 Set 2018 15:07

Lixo se sentem as pessoas que os gordos sentam do lado no transporte público, nada pior q aquele cheiro rançoso, aquela respiração ofegante quase morrendo, com aqueles braços roliços, pelancudos, suado em qualquer época do ano encostando na pessoa ao lado...

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 15 Set 2018 15:13

King James escreveu:
15 Set 2018 13:32
"Entrou uma moça mais forte que eu e passou.
E o interessante que ela não se refere à pessoas gordas como GORDAS. É uma moça mais "forte" e não mais gorda.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 15 Set 2018 15:17

Pior que eu dei risada do motorista ter sido fdp o suficiente para não tentar ajudar e deixar a mulher entalada até chegar no terminal.
Se estivesse há uns dois pontos do terminal, até vai, mas fiquei curioso pela distância do percurso que ele fez deixando a galera entrar pela porta de trás porque tava rodando com uma mulher entalada na catraca.

No mais, nunca tinha ouvido falar de cartão especial para obesos. Aqui na região metropolitana, só São Paulo deve ter isso.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 15 Set 2018 15:18

Obesidade pode ter muitos fatores diferentes da sem-vergonhice, inclusive psicólogos.

Sanfoneiro

Mensagem por Sanfoneiro » 15 Set 2018 15:23

Filipe escreveu:
15 Set 2018 14:52
Creio que a empresa de ônibus é obrigada a dar acesso a todas as pessoas. Independente do tamanho e deficiência dela.

Falharam nesse quesito e a mulher sofreu um constrangimento por isso.
Concordo com vc na questão de empatia com quem é obeso, até por que não sabemos os fatores que levaram ela a chegar nessa situação, nunca julguei ainda mais quando assisti um programa de uma mulher que era estuprada quando criança, dps que cresceu pensava em se matar e so sentia alivio ao comer, por isso não julgo, agora culpar empresa de onibus acho um pouco de exagero.

Responder