Tópico de Livros
- Modern Samurai
- Contato:
Re: Tópico de Livros
Terminei de ler "Os Demônios" de Dostoiévski.
Eu já havia lido esse livro uma vez no passado, mas muito rapidamente, decidi relê-lo após ler um livrinho chamado "Didascalicon da Arte de Ler" de Hugo de São Vitor. Recomendo a leitura pra geral.
Eu já havia lido esse livro uma vez no passado, mas muito rapidamente, decidi relê-lo após ler um livrinho chamado "Didascalicon da Arte de Ler" de Hugo de São Vitor. Recomendo a leitura pra geral.
Editado pela última vez por Modern Samurai em 24 Out 2018 14:36, em um total de 1 vez.
Em termos de romance:
Ensaio sobre a cegueira, José Saramago;
Por quem os sinos dobram, Ernest Hemingway;
O Processo, Franz Kafka.
Uneasy lies the head that wears a crown - Henry The Fourth
-
- Contato:
Comecei o ano bem e tô terminando sem ler nada... tô com filhos pequenos
Top3, que veio a mente:
Musashi, tomo I e II, Eiji Yoshikawa;
Em busca de sentido, Viktor Frankl;
Morte e vida no k2, Graham Bowley ( aqui fiquei em dúvida, poderia ser “no ar rarefeito” ou “milagre nos andes”).
Musashi, tomo I e II, Eiji Yoshikawa;
Em busca de sentido, Viktor Frankl;
Morte e vida no k2, Graham Bowley ( aqui fiquei em dúvida, poderia ser “no ar rarefeito” ou “milagre nos andes”).
Kenhé?

Sobre o tópico, sou vizinho de um escritor. Vou comprar um dos livros do bacana essa semana. Giba Carvalheira. Maluco se enfiou numa favela vertical por três meses e escreveu um livro narrando como foi se viciar em crack, se apaixonar por uma prostituta e conviver com ladrões e matadores. Aos curiosos, o livro é "uma temporada no holiday"
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin
Qual o outro que você leu? Tô com O Velho e o Mar, mas ainda não comecei.Ron escreveu: ↑24 Out 2018 00:20Curiosamente tô lendo agora Por Quem os Sinos Dobram, meu segundo do Hemingway e estou gostando, tem um apelo especial porque fiz faculdade na Espanha e gosto muito daquele país, embora esteja achando por vezes a narrativa um pouco truncada, mas talvez por ser um relato muito rico e em curto espaço de tempo, sinto que estou lá na Guerra Civil.
Lembro de uma entrevista do Eduardo Sacheri, autor do livro O Segredo Dos Seus Olhos, que virou filme com o Ricardo Darin. Ele comentava o fato dos nossos "melhores" livros não serem necessariamente aqueles que melhor avaliamos ou algo do tipo. É mais uma questão do momento que você os leu, e a circunstância.
Nesse do Hemingway, o qual eu até hoje leio aquela epígrafe do John Donne que ele escolheu usar, foi o primeiro que li na língua original. Foi uma leitura meio complicada, principalmente por alguns pronomes que ele usa, e eu acabei demorando bastante lendo. Porém foi uma experiência legal estar toda hora parando para refletir naquelas palavras.
Desses que você citou, Crime e Castigo foi o único que li. Apesar de ter sido bem angustiante mesmo, fico imaginando o quanto perdemos não lendo na língua original. Dostoiévski faz uma escolha bem interessante para formar o nome dos personagens, sempre relacionando com suas personalidades. Na versão que eu tinha, algumas, como o nome do Raskolnikov, eram explicadas, mas deve ter tanta coisa que passa despercebida...
Editado pela última vez por Vizioli em 24 Out 2018 10:43, em um total de 2 vezes.
Esse prédio tem história! hahahaha
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Achei esse livro tão bom q comecei a ler todos os livros sobre escalada mesmo sem nunca ter escalado nem um muro rsssss. Pena q depois de ler os outros fica parecendo q o autor do No ar Rarefeito é meio Nelson Rubens
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Vizioli escreveu: ↑24 Out 2018 10:38
Desses que você citou, Crime e Castigo foi o único que li. Apesar de ter sido bem angustiante mesmo, fico imaginando o quanto perdemos não lendo na língua original. Dostoiévski faz uma escolha bem interessante para formar o nome dos personagens, sempre relacionando com suas personalidades. Na versão que eu tinha, algumas, como o nome do Raskolnikov, eram explicadas, mas deve ter tanta coisa que passa despercebida...
E não é apenas a questão da escolha certa das palavras; no caso, a cultura russa e a visão de mundo deles é tão diferente da nossa que a tradução acaba dependendo muito do quanto o tradutor está inserido na cultura russa.
Por exemplo, é normal os tradutores não perceberem q alguma passagem de livro possui ironia ou humor, e traduzir sem passar esses sentimentos.
As melhores traduções dos autores russos para o português são de Boris Schnaiderman
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
- Krlos Eduardo
- Contato:
Sobre crime e castigo, esta versão da Editora 34 é na minha opinião a que possui a melhor tradução e revisão.
Caso interesse:

Caso interesse:

"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
-
- Contato:
- Modern Samurai
- Contato:
Corrigi lá, mas não achei que foi spoiler, nãocafé c/ leite escreveu: ↑24 Out 2018 14:25Olha o spoiler, amigo.
Dostoiévski é um dos meus escritores favoritos.

Não vai ser tao fácil... são vários volumes e se for comprar, caros.Fedor Machida escreveu: ↑24 Out 2018 14:01Procurei numa biblioteca aqui, até que boa, mas não encontrei...![]()
https://www.amazon.com.br/Ordem-Hist%C3 ... 8515009633
Há a possibilidade de procurar nos sites da vida pdf ehehhe
- Modern Samurai
- Contato:
"Irmãos Karamazov", Dostoiévski.
"The Complete Prose of T.S. Eliot (4 volumes)", Thomas Stearns Eliot.
"A Consciência de Si" Louis Lavelle.