Tópico de Livros

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Modern Samurai
Contato:

Re: Tópico de Livros

Mensagem por Modern Samurai » 22 Out 2018 22:08

Terminei de ler "Os Demônios" de Dostoiévski.

Eu já havia lido esse livro uma vez no passado, mas muito rapidamente, decidi relê-lo após ler um livrinho chamado "Didascalicon da Arte de Ler" de Hugo de São Vitor. Recomendo a leitura pra geral.
Editado pela última vez por Modern Samurai em 24 Out 2018 14:36, em um total de 1 vez.

Vizioli
Contato:

Mensagem por Vizioli » 22 Out 2018 22:16

cremildo escreveu:
18 Out 2018 23:06
Se vocês tivessem que fazer um top 3 dos melhores e/ou mais importantes livros que já leram, quais seriam???
Se quiserem mencionar apenas um livro ou se sua lista for superior a 3, fiquem a vontade.
Em termos de romance:

Ensaio sobre a cegueira, José Saramago;
Por quem os sinos dobram, Ernest Hemingway;
O Processo, Franz Kafka.
Uneasy lies the head that wears a crown - Henry The Fourth

Fedor Machida
Contato:

Mensagem por Fedor Machida » 23 Out 2018 13:49

Comecei o ano bem e tô terminando sem ler nada... tô com filhos pequenos

mostarda
Contato:

Mensagem por mostarda » 23 Out 2018 14:10

mostarda escreveu:
19 Out 2018 10:59
Antifrágil - nassim taleb
12 rules for life - jordan peterson
Guns germs and steel - jared diamond
Respondi na pressa e fui injusto demais! Tirar o livro do Jordan e incluir a série Order and History do Eric Voegelin. Melhor de todos.

TocToc
Contato:

Mensagem por TocToc » 23 Out 2018 19:19

Top3, que veio a mente:

Musashi, tomo I e II, Eiji Yoshikawa;

Em busca de sentido, Viktor Frankl;

Morte e vida no k2, Graham Bowley ( aqui fiquei em dúvida, poderia ser “no ar rarefeito” ou “milagre nos andes”).

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 23 Out 2018 22:04

TocToc escreveu:
23 Out 2018 19:19
Top3, que veio a mente:

Musashi, tomo I e II, Eiji Yoshikawa;

Em busca de sentido, Viktor Frankl;

Morte e vida no k2, Graham Bowley ( aqui fiquei em dúvida, poderia ser “no ar rarefeito” ou “milagre nos andes”).
Kenhé? :hehe:

Sobre o tópico, sou vizinho de um escritor. Vou comprar um dos livros do bacana essa semana. Giba Carvalheira. Maluco se enfiou numa favela vertical por três meses e escreveu um livro narrando como foi se viciar em crack, se apaixonar por uma prostituta e conviver com ladrões e matadores. Aos curiosos, o livro é "uma temporada no holiday"
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Vizioli
Contato:

Mensagem por Vizioli » 24 Out 2018 10:38

Ron escreveu:
24 Out 2018 00:20
Curiosamente tô lendo agora Por Quem os Sinos Dobram, meu segundo do Hemingway e estou gostando, tem um apelo especial porque fiz faculdade na Espanha e gosto muito daquele país, embora esteja achando por vezes a narrativa um pouco truncada, mas talvez por ser um relato muito rico e em curto espaço de tempo, sinto que estou lá na Guerra Civil.
Qual o outro que você leu? Tô com O Velho e o Mar, mas ainda não comecei.

Lembro de uma entrevista do Eduardo Sacheri, autor do livro O Segredo Dos Seus Olhos, que virou filme com o Ricardo Darin. Ele comentava o fato dos nossos "melhores" livros não serem necessariamente aqueles que melhor avaliamos ou algo do tipo. É mais uma questão do momento que você os leu, e a circunstância.

Nesse do Hemingway, o qual eu até hoje leio aquela epígrafe do John Donne que ele escolheu usar, foi o primeiro que li na língua original. Foi uma leitura meio complicada, principalmente por alguns pronomes que ele usa, e eu acabei demorando bastante lendo. Porém foi uma experiência legal estar toda hora parando para refletir naquelas palavras.
Ron escreveu:
24 Out 2018 01:04

Já Crime e Castigo é uma jornada profunda e angustiante, você sente o sofrimento e a culpa, nem todo livro desperta isso.
Desses que você citou, Crime e Castigo foi o único que li. Apesar de ter sido bem angustiante mesmo, fico imaginando o quanto perdemos não lendo na língua original. Dostoiévski faz uma escolha bem interessante para formar o nome dos personagens, sempre relacionando com suas personalidades. Na versão que eu tinha, algumas, como o nome do Raskolnikov, eram explicadas, mas deve ter tanta coisa que passa despercebida...
Editado pela última vez por Vizioli em 24 Out 2018 10:43, em um total de 2 vezes.

Vizioli
Contato:

Mensagem por Vizioli » 24 Out 2018 10:40

brunodsr escreveu:
23 Out 2018 22:04
Aos curiosos, o livro é "uma temporada no holiday"
Esse prédio tem história! hahahaha

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 24 Out 2018 10:52

TocToc escreveu:
23 Out 2018 19:19

Achei esse livro tão bom q comecei a ler todos os livros sobre escalada mesmo sem nunca ter escalado nem um muro rsssss. Pena q depois de ler os outros fica parecendo q o autor do No ar Rarefeito é meio Nelson Rubens
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 24 Out 2018 13:33

Vizioli escreveu:
24 Out 2018 10:38

Desses que você citou, Crime e Castigo foi o único que li. Apesar de ter sido bem angustiante mesmo, fico imaginando o quanto perdemos não lendo na língua original. Dostoiévski faz uma escolha bem interessante para formar o nome dos personagens, sempre relacionando com suas personalidades. Na versão que eu tinha, algumas, como o nome do Raskolnikov, eram explicadas, mas deve ter tanta coisa que passa despercebida...

E não é apenas a questão da escolha certa das palavras; no caso, a cultura russa e a visão de mundo deles é tão diferente da nossa que a tradução acaba dependendo muito do quanto o tradutor está inserido na cultura russa.
Por exemplo, é normal os tradutores não perceberem q alguma passagem de livro possui ironia ou humor, e traduzir sem passar esses sentimentos.

As melhores traduções dos autores russos para o português são de Boris Schnaiderman
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 24 Out 2018 13:48

Sobre crime e castigo, esta versão da Editora 34 é na minha opinião a que possui a melhor tradução e revisão.

Caso interesse:

Imagem
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Fedor Machida
Contato:

Mensagem por Fedor Machida » 24 Out 2018 14:01

mostarda escreveu:
23 Out 2018 14:10
Respondi na pressa e fui injusto demais! Tirar o livro do Jordan e incluir a série Order and History do Eric Voegelin. Melhor de todos.
Procurei numa biblioteca aqui, até que boa, mas não encontrei... :dunno:

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 24 Out 2018 14:37

café c/ leite escreveu:
24 Out 2018 14:25
Olha o spoiler, amigo.

Dostoiévski é um dos meus escritores favoritos.
Corrigi lá, mas não achei que foi spoiler, não :D

mostarda
Contato:

Mensagem por mostarda » 24 Out 2018 14:42

Fedor Machida escreveu:
24 Out 2018 14:01
Procurei numa biblioteca aqui, até que boa, mas não encontrei... :dunno:
Não vai ser tao fácil... são vários volumes e se for comprar, caros.

https://www.amazon.com.br/Ordem-Hist%C3 ... 8515009633

Há a possibilidade de procurar nos sites da vida pdf ehehhe

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 24 Out 2018 14:43

cremildo escreveu:
18 Out 2018 23:06
Se vocês tivessem que fazer um top 3 dos melhores e/ou mais importantes livros que já leram, quais seriam???
Se quiserem mencionar apenas um livro ou se sua lista for superior a 3, fiquem a vontade.

"Irmãos Karamazov", Dostoiévski.
"The Complete Prose of T.S. Eliot (4 volumes)", Thomas Stearns Eliot.
"A Consciência de Si" Louis Lavelle.

Responder