Sobre as revelações de Edward Snowden

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Modern Samurai
Contato:

Sobre as revelações de Edward Snowden

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 15:36

Fala aê pessoal, eu estou estreando no off e tem um assunto que mudou alguns hábitos meus em relação a minha profissão e a minha vida particular, também. Eu gostaria de saber de vocês, principalmente quem é profissional de alguma área da comunicação, se mudaram alguma coisa nos seus hábitos profissionais e pessoais por causa das revelações expostas pelo ex-agente da NSA e o que vocês acham sobre isso.

ska4fun
Contato:

Re: Sobre as revelações de Edward Snowden

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 15:48

Eu passei a evitar o bitlocker do windows.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 17:59

Backdoors em programas da MS, ativamento remoto de webcam sem aviso luminoso, web sniffing, quebra de privacidade...
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 18:06

Isso a nível de usuário comum. Perto da espionagem governamental e industrial é até café pequeno.
Imagem
Dutch (2014).

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:02

Eu uso produtos da Apple. Mesmo assim, acabei tendo que tomar um cuidado maior com muitas coisas. Eu já era paranóico em relação a essas coisas, tinha noção de que éramos espionados de alguma forma, mas não na escala revelada pelo Snowden. É algo assustador.
ska4fun escreveu:Eu passei a evitar o bitlocker do windows.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:06

Andarilho escreveu:
Acompanhei o caso no começo e tal,sei o que rolou, mas isso de ter que mudar hábitos do cotidiano virtual de reles usuários (eu, por exemplo) não to sabendo não. Que que ta rolando???
Toda e qualquer movimentação de usuário comum pode ser copiada sem aviso prévio. Isso vai desde conversas de chat, arquivos, chamadas telefonicas, fotos, etc. Eles podem, por exemplo, usar o seu celular como um aparelho de escuta, mesmo ele estando desligado. Caso tenha mais interesse, segue uma entrevista dele para a Globo News.

[video]http://www.youtube.com/watch?v=B64IqvLqGtE[/video]

PanDaemoniuM
Contato:

Mensagem por PanDaemoniuM » 02 Jan 2015 20:09

Já não participava de nenhuma rede social e agora mto menos.
Troquei varias senhas importantes para senhas grandes e complexas (sei q não evita nada se tiver um keylogger copiando oq eu digito - mas penso em arquivos compactados e senhas de email e etc) q as vezes por estar difícil acaba "ficando pra depois".. imagino eu.
Procuro usar aba anônima para a maior parte da navegação (tb acredito que não resolva mto) mas sei lá né...

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:13

É impresionante esse nível de vigilancia que eles possuem. E é incrivel como a informação se tornou algo tão importante para eles. Isso é um sistema de controle de massas incrível. Parece algo saido de livros como 1984 ou de filmes, como o Minority Report. Pior que a tendencia é apenas piorar. Tem esse link interessante do site do jornal The Guardian disponibilizando alguns apps para ajudar a manter o mínimo de privacidade. Eu tive que mudar muita coisa. Usar criptografia PGP e sistemas OTR para conversação.
ska4fun escreveu:Backdoors em programas da MS, ativamento remoto de webcam sem aviso luminoso, web sniffing, quebra de privacidade...

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:20

Não resolve, infelizmente. Antivirus podem ajudar a eliminar virus, malwares, incluindo keylogger, mas o programa que eles usam para coletar dados rouba tudo, qualquer informação, o que vc pode fazer é dificultar e muito a vida deles, eu postei um link acima de um site do jornal The Guardian onde você encontra uns apps bem simples que ajudam nesse sentido, caso tenha interesse
PanDaemoniuM escreveu:Já não participava de nenhuma rede social e agora mto menos.
Troquei varias senhas importantes para senhas grandes e complexas (sei q não evita nada se tiver um keylogger copiando oq eu digito - mas penso em arquivos compactados e senhas de email e etc) q as vezes por estar difícil acaba "ficando pra depois".. imagino eu.
Procuro usar aba anônima para a maior parte da navegação (tb acredito que não resolva mto) mas sei lá né...

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:23

Oloko, velho haha Mas de boa, tem que ver se tem alguém que manje de TI por aqui. Eu sei o mínimo do mínimo
Andarilho escreveu:Mano, tem como descobrir se o nosso pc/net/note/cel? faz parte de alguma rede zumbi??

Cara, já fui BEM mais paranoico, a ponto de nem ter conta no banco uns anos atrás (só aceitava pagamentos em cheque ou cash e por conseguinte trampos que aceitassem me pagar assim, uma merda), ainda não tenho celular e nem rede social. Mas aí, voce pára e percebe: Tenho cpf, título de eleitor, reservista, email, carteira de trabalho, registro de inscrição em concursos, nosso próprio lixo se esmiuçado por qualquer um dirá muito sobre nós e o mais importante, se quiserem te achar vão te achar, então taquei o foda-se, consegui ficar mais tranquilo.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 02 Jan 2015 20:27

Pra quem gosta de ler, tem um livro bem elucidativo, chamado "Sem lugar para se esconder: Edward Snodew, a NSA e a espionagem do governo americano" de Glenn Greenwald". O jornalista que escreveu foi o cara que acompanhou e ajudou o Snodew a trazer a história à tona na mídia. Recomendo a leitura, tem em formato mobi, epub, pdf pra baixar por aí de graça.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 20:49

SUICIDAL escreveu:Por favor deem dicas sobre como se proteger minimamente.
Suite de segurança com HIPS. --> Comodo
Programa pra criptografia realmente open source--> novo truecrypt.
Senhas alfanuméricas com caracteres especiais.

Antigamente iria até recomendar uma VPN, mas eles logam tudo...
Imagem
Dutch (2014).

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 21:39

SUICIDAL escreveu:
Caraleoooo ... Muito obrigado! Mas você falou em élfico ou em alguma outra língua?!

Vou ler a respeito.

Abração e só vai dar Galo da Praia este ano!
HIPS é um módulo dentro aplicativo que analisa o comportamento dos aplicativos, tipo vendo se algum deles tenta fazer algo que não seja normal.

Se prenderem o Barbosa não vai não hein??? KKKKKKKKKKKK!
Imagem
Dutch (2014).

Rekiran
Contato:

Mensagem por Rekiran » 03 Jan 2015 00:46

ska4fun escreveu:
Suite de segurança com HIPS. --> Comodo
Programa pra criptografia realmente open source--> novo truecrypt.
Senhas alfanuméricas com caracteres especiais.

Antigamente iria até recomendar uma VPN, mas eles logam tudo...
Poh, uso um VPN holandês, mas se eles logarem não vale de nada :(

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 03 Jan 2015 00:59

Sinceramente não mudei nada meus hábitos na internet.

Responder