O cara da informática

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Queixodevidro
Contato:

Re: O cara da informática

Mensagem por Queixodevidro » 02 Jan 2015 19:05

250s escreveu:
use água sanitária
=)) =)) =)) =))
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Luc4f5

Mensagem por Luc4f5 » 02 Jan 2015 19:08

250s escreveu:
use água sanitária
E bastante álcool gel pra tirar os vírus.

axwell
Contato:

Mensagem por axwell » 02 Jan 2015 19:18

Fazendo o papel de advogado do diabo, mas a Lei Carolina Dieckmann tipifica o jailbreak. Basta dar uma olhada na redação do artigo.

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 02 Jan 2015 19:51

Parou com essa discussão aqui ...
Desvirtuar tópico nesse sentido vai rolar punição.
Caralho ... nego não consegue ficar 1 dia sem arrumar encrenca.
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 20:13

axwell escreveu:Fazendo o papel de advogado do diabo, mas a Lei Carolina Dieckmann tipifica o jailbreak. Basta dar uma olhada na redação do artigo.
Na verdade não, pois é um recurso inerente a qualquer sistema unix, a conta de superusuário. Já tinha visto o discussões acerca da questão e esse trecho é essencialmente ilegal, tendo-se em vista que a sua posse do OS não pode ser limitada dessa maneira. Chegar no STDJ, cai na hora. Na verdade não se instala vulnerabilidades, elas já existem e são exploradas.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Rekiran
Contato:

Mensagem por Rekiran » 02 Jan 2015 21:29

muito triste isso, sempre sou requisitado desde passar fotos da câmera pro computador, porque mesmo ensinando meu pai uma 300 x ele não aprendeu. Tenho que ficar digitalizando uns arquivos que os véios do escritório não conseguem fazer isso. Fora as petições online e etoda movimentação processual, pois a justiça no meu estado é toda automatizada e o pessoal do tempo do EPAAA não conseguem fazer :9

Sem contar das vezes que me chamam porque ocorre exatamente a mesma coisa da tirinha, os familiares baixam 500 mil coisas, abrem um monte de e-mail e o pc quase não liga. Digo até que não entendo ou que estou muito ocupado, mas ficam me enxendo o saco pelo menos umas 3x ao dia durante umas duas semanas que pra parar a encheção eu acabo fazendo.

O foda que já tive que atender até amigo de meu pai, isso é o cúmulo da folga. Sem contar que já recebi várias mensagens no meu cel, de pessoas que nem conheço pedindo pra eu arrumar o computador, instalar sky gato,... O pior não é isso, eles são insistentes, ficam mandando msg, eu bloqueio, aí procuram no face. Rola meio que uma stalkeada desse povo folgado.

nzattar
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por nzattar » 02 Jan 2015 22:51

Pior eu, que sou dentista e não sei por que cargas d'água meus familiares acham que eu sou o "cara da informática " ... Todo mundo que tem um problema com o computador ou celular liga pra mim pra ver se eu resolvo... Pior que eu não entendo nada de informática e não tenho ideia de por que esse povo liga pra mim...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

axwell
Contato:

Mensagem por axwell » 02 Jan 2015 22:57

ska4fun escreveu:
Na verdade não, pois é um recurso inerente a qualquer sistema unix, a conta de superusuário. Já tinha visto o discussões acerca da questão e esse trecho é essencialmente ilegal, tendo-se em vista que a sua posse do OS não pode ser limitada dessa maneira. Chegar no STDJ, cai na hora. Na verdade não se instala vulnerabilidades, elas já existem e são exploradas.
O direito ao uso do SO nasce limitado devido as cláusulas impostas no contrato que o individuo assina ao instalá-lo, ou seja, ao assinar o contrato, o usuário concorda em utilizar o SO de acordo com as restrições. Logo, não obstante as vulnerabilidades do sistema, o usuário não deve explorá-las. Nunca li as cláusulas do contrato de um SO, mas com certeza elas impedem o uso de jailbreak.

Tentei procurar a jurisprudência sobre o tema, mas não encontrei nada;

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 23:01

O Android é open-source, vc pode modificar o os e ativar a conta su. O componente Unix do ios, idem. Por sinal o CDC impede até a perda automática de garantia em caso de root ou jailbreak.

A Motorola tentou embarcar com meu finado Milestone. Só bastou pegar o CDC e apontar o devido artigo. Infelizmente continuam colocando cláusulas ilegais nos contratos.
Imagem
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

axwell
Contato:

Mensagem por axwell » 02 Jan 2015 23:43

Mesmo sendo open-source, a legislação penal pátria pune o uso de jailbreak. Nos EUA, por exemplo, o jailbreak faz com que o usuário possa perder alguma garantia do aparelho. Alias, como o possível problema do jailbreak não decorre de "vícios aparentes ou de fácil constatação", creio que a garantia não seja válida. Pelo que eu pesquisei a Apple Brasil não dá garantia para aparelho com jailbreak. Tentei pesquisar a jurisprudência e não achei nenhum caso.

Cada país tem o sua legislação sobre o tema. Na brasileira, não resta dúvidas de que o jailbreak é crime.
Editado pela última vez por axwell em 03 Jan 2015 00:14, em um total de 1 vez.

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 02 Jan 2015 23:50

Não pune, nem tem entendimento passível pra esse caso. No mínimo, sendo bem leniente com eu ponto de vista, há dúvida em relação a isso. As contas de superusuários, com escalonamento de privilégios, são inerentes aos dois sistemas operacionais, não é um recurso externo ao framework do OS. No caso dos EUA o jailbreak é legal, até o ponto onde haja fair use. Se vc o faz pra burlar DRM, por exemplo, aí já é crime.
Imagem
Dutch (2014).

axwell
Contato:

Mensagem por axwell » 03 Jan 2015 01:10

O fato do jailbreak ser inerente a qualquer sistema não torna o seu uso legal.

O próprio sistema utiliza certos mecanismos de segurança para prevenir a sua utilização.Caso o sistema estivesse desprotegido, ou seja, o próprio sistema te oferecesse de maneira explícita e sem qualquer obstáculos essa opção, não existiria conduta típica.

Logo, a tentativa de ultrapassar esses mecanismos que é tipificada.

Pelo que eu vejo, o uso que você fez do jailbreak cumpre todas as elementares previstas no tipo penal. Portanto, não é possível que você possa alegar que a sua conduta não foi típica.

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 03 Jan 2015 01:18

O que faz esse jailbreak? Serve pra baixar coisas piratas no celular? Coisas que o sistema normalmente não permite?

Se sim, como pode isso não ser ilegal?

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 03 Jan 2015 01:24

Cite a lei que torna o jailbreak ilegal, por favor. O conceito de fair use pra o jailbreak já tem amplo amparo nos Estados Unidos, que tem uma legislação de copyright forte, Europa, Oceania... As limitações da Apple não visam a segurança, pois ela é mais ecossistêmica do que algo inerente ao ios. Segundo a legislação americana vc é dono do aparelho e da cópia do OS, contida nele, permitindo que vc faça modificações nos componentes que não envolvem licenças proprietárias (ato do copyright seção 117). Preciso usar o EUA como exemplo pois a legislação lá é bem mais avançada do que a nossa. Tanto o jailbreak quanto o rooting são feitos ao nível do kernel, em componentes unix não-proprietários nem no ios nem no Android.

Quanto a legislação brasileira, não dá pra afirmar que é ilegal, por causa da ausência de uma jurisprudência, perante a uma lei um tanto quanto ambígua.
Imagem
Dutch (2014).

axwell
Contato:

Mensagem por axwell » 03 Jan 2015 01:50

O simples fato da lei Carolina Dieckmann não possuir até agora nenhuma aplicação em um caso específico não torna o fato legal. Além disso, a lei não é nenhum pouco ambígua. Para você, qual seria a ambiguidade da norms?

Responder