Bom, queria sanar algumas duvidas sobre algumas de suas resposta, beleza? Espero que possa continuar nos respondendo!
Oss!
O título do tópico deveria ser "Entrevista..", né não? kkHendo BJJ escreveu:Bicho pergunta pra caralho hein?? kkkkk!!
Então.. meu mestre é aluno de japonês, a formação é bem diferente das outras academias na verdade nunca vi por aí. É ajoelhado, depois tem uma saudação ao mestre e levantamos-nos dos mais graduados aos mais iniciantes. Sendo que fui a Gfteam do RJ e não teve formação aí fiquei na duvida de como eram as nas outras escolas. No Rio é normal não ter uma formação padrão? Digo, que todas a filiais de uma certa academia façam a mesma e tal.Hendo BJJ escreveu: Da formação:
- Qual o tipo de formação de início/fim de treino da sua academia?
Aqui nos Emirados eu faco formação no inicio e no final das aulas. Ate pra seguir o currículo feito para nos e também pois como dou aulas pra criança e importante passar essa forma de respeito oras crianças. Mas quando dava aulas pra adultos não costumava fazer formação. So quando precisava falar algo com os alunos. a maior parte das academias que frequentei não rolava formação. Hoje em dia eu faria apenas no final do treino numa aula pra adultos.
Acho que elaborei mal essa pergunta, pois minha intenção era de saber quando uma turma tem iniciantes e graduados, tipo o professor só tem um horário pra ensinar, e nesses treinos os alunos precisam de aulas diferentes. Não um só treino em específico. Neste caso, o que você faria?Hendo BJJ escreveu: - Quando um treino tem pessoas muito iniciantes e graduados que normalmente precisam de tipos de treinos diferentes, o que fazer?
Passo uma posição basica e depois pego essa posição e vaco algo mais avançado pros graduados. Depois faco um treino especifico onde deixo so os graduados no meio e os iniciantes ficam um tempo se revezando pra treinar com eles. Tipo rei da mesa, mas o peao do meio e fixo. não sai.
No caso os berimbolos com giros mais simples podem ser inseridos no "básico"?Hendo BJJ escreveu: - Vemos os Mendes ensinarem Berimbolo, DLR e Golpes aéreos para crianças, o que acham disso?
Otimo. Porem eles ensinam berimbolo mas o básico junto. Meus moleques fazem berimbolo, guarda x, 50/50, meia guarda... mas fazem arm lock da guarda e estrangulamento da mesma forma.
Pois eu tenho a visão de que é algo avançado, tipo, só acho que se deve passar para quem já tem noção de guardas como DLR e tal .. bobeira minha?
Pô sacanagem com os guris! kkHendo BJJ escreveu: - Qual frequência dos treinos de defesa pessoal?
Quando dava aulas em academia uma vez a cada 15 dias. aqui não faz parte do currículo entao não posso passar pras crianças. Mas ta no currículo dos adultos das bases. entao e de boa.
Então o ensino de JJ nas escolas não tem defesa pessoal para crianças e adultos? (Já que adultos só aprendem nas bases)
Pô aqui em recife só chamam de "pegas" e "rolas", achei a primeira opção menos viadagem! hahahaHendo BJJ escreveu: Dos pegas: (pega e um negocio meio viado ne? hahahah!)
Essa pergunta eu elaborei também da minha visita à Gfteam, pô o Julio é sinistro, altos esporros nos caras! Fiquei logo com a impressão de que lá você já entra sabendo que vai tomar esporro se vacilar, achei maneiro te deixar mais esperto, mas como você citou pode ser mal interpretado.Hendo BJJ escreveu: - Esporro é necessário? Quando?
Depende do aluno. 90% sim. Mas voce pode perder seu aluno se o esporro for mal interpretado. Voce tem que saber se ele e um aluno que vai aceitar seu esporro ou nao. Talvez tenha que ser uma conversa mais informal que propriamente um esporro. Mas normalmente eu dou esporro mesmo rs!
Teve uma situação lá em que um preta tava ensinando a dois brancas, acho que já competidores. Daí um dos brancas tava fazendo guarda, mas sendo dominado nas pegadas, daí o preta disse pra ele não ser dominado e ter a pegada dominante, sendo que o outro branca foi e passou a guarda .. cara, pense num grito! PORRA EU DISSE PRA VOCÊ ESTOURAR A PORRA DA PEGADA E SEGURAR NA GOLA, TA BRINCANDO PORRA? OLHA AI O CARA PASSOU, PQP! VAI DE NOVO E FAZ A PORRA DA PEGADA!
Hahahahha eu ri demais mano! Nunca tinha visto um esporro assim.
Primeiramente muito obrigado por responder!Hendo BJJ escreveu: Enfim... ta aqui minha pequena contribuição. espero ter ajudado. O mais importante nisso tudo pro professor que quer dar aulas, quer fazer campeoes e quer ter seus alunos bons e respeitar a individualidade de cada um. E reconhecendo seus pontos positivos trabalhar em cima disso. Voce viu que o moleque tem biótipo pra ser passador tipo Lo, chega nele num treino depois dele dar um rola e fala: O fulano.. vem ca.. vi teu treino aqui e acho que voce deveria passar mais assim.... voce esta se movimentando pouco pra alguém do seu peso... voce pode ser mais rápido... passar pros dois lados... etc etc... O cara vai te escutar melhor pois voce esta passando a dica diretamente pra ELE. Causa um efeito psicológico muito maior. Certo que o teu aluno vai ficar com isso na cabeca.
Enfim... E isso... Amplexos!
Sobre dar as dicas particularmente ao aluno eu só lembrei do quebrando regras 2, quando os caras vão procurar o treinador e ele diz que não ensina o que o aluno quer, mas o que o aluno precisa, e não ensina a duas pessoas do mesmo jeito. Esse é seu pensamento?
Vlw