Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

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RodrigoSilva
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por RodrigoSilva » 02 Jan 2015 22:14

Eae Hendo, valeu por responder, achei que o tópico iria morrer! hahaha
Bom, queria sanar algumas duvidas sobre algumas de suas resposta, beleza? Espero que possa continuar nos respondendo!
Oss!
Hendo BJJ escreveu:Bicho pergunta pra caralho hein?? kkkkk!!
O título do tópico deveria ser "Entrevista..", né não? kk
Hendo BJJ escreveu: Da formação:
- Qual o tipo de formação de início/fim de treino da sua academia?

Aqui nos Emirados eu faco formação no inicio e no final das aulas. Ate pra seguir o currículo feito para nos e também pois como dou aulas pra criança e importante passar essa forma de respeito oras crianças. Mas quando dava aulas pra adultos não costumava fazer formação. So quando precisava falar algo com os alunos. a maior parte das academias que frequentei não rolava formação. Hoje em dia eu faria apenas no final do treino numa aula pra adultos.
Então.. meu mestre é aluno de japonês, a formação é bem diferente das outras academias na verdade nunca vi por aí. É ajoelhado, depois tem uma saudação ao mestre e levantamos-nos dos mais graduados aos mais iniciantes. Sendo que fui a Gfteam do RJ e não teve formação aí fiquei na duvida de como eram as nas outras escolas. No Rio é normal não ter uma formação padrão? Digo, que todas a filiais de uma certa academia façam a mesma e tal.
Hendo BJJ escreveu: - Quando um treino tem pessoas muito iniciantes e graduados que normalmente precisam de tipos de treinos diferentes, o que fazer?
Passo uma posição basica e depois pego essa posição e vaco algo mais avançado pros graduados. Depois faco um treino especifico onde deixo so os graduados no meio e os iniciantes ficam um tempo se revezando pra treinar com eles. Tipo rei da mesa, mas o peao do meio e fixo. não sai.
Acho que elaborei mal essa pergunta, pois minha intenção era de saber quando uma turma tem iniciantes e graduados, tipo o professor só tem um horário pra ensinar, e nesses treinos os alunos precisam de aulas diferentes. Não um só treino em específico. Neste caso, o que você faria?
Hendo BJJ escreveu: - Vemos os Mendes ensinarem Berimbolo, DLR e Golpes aéreos para crianças, o que acham disso?
Otimo. Porem eles ensinam berimbolo mas o básico junto. Meus moleques fazem berimbolo, guarda x, 50/50, meia guarda... mas fazem arm lock da guarda e estrangulamento da mesma forma.
No caso os berimbolos com giros mais simples podem ser inseridos no "básico"?
Pois eu tenho a visão de que é algo avançado, tipo, só acho que se deve passar para quem já tem noção de guardas como DLR e tal .. bobeira minha?
Hendo BJJ escreveu: - Qual frequência dos treinos de defesa pessoal?
Quando dava aulas em academia uma vez a cada 15 dias. aqui não faz parte do currículo entao não posso passar pras crianças. Mas ta no currículo dos adultos das bases. entao e de boa.
Pô sacanagem com os guris! kk
Então o ensino de JJ nas escolas não tem defesa pessoal para crianças e adultos? (Já que adultos só aprendem nas bases)
Hendo BJJ escreveu: Dos pegas: (pega e um negocio meio viado ne? hahahah!)
Pô aqui em recife só chamam de "pegas" e "rolas", achei a primeira opção menos viadagem! hahaha
Hendo BJJ escreveu: - Esporro é necessário? Quando?

Depende do aluno. 90% sim. Mas voce pode perder seu aluno se o esporro for mal interpretado. Voce tem que saber se ele e um aluno que vai aceitar seu esporro ou nao. Talvez tenha que ser uma conversa mais informal que propriamente um esporro. Mas normalmente eu dou esporro mesmo rs!
Essa pergunta eu elaborei também da minha visita à Gfteam, pô o Julio é sinistro, altos esporros nos caras! Fiquei logo com a impressão de que lá você já entra sabendo que vai tomar esporro se vacilar, achei maneiro te deixar mais esperto, mas como você citou pode ser mal interpretado.

Teve uma situação lá em que um preta tava ensinando a dois brancas, acho que já competidores. Daí um dos brancas tava fazendo guarda, mas sendo dominado nas pegadas, daí o preta disse pra ele não ser dominado e ter a pegada dominante, sendo que o outro branca foi e passou a guarda .. cara, pense num grito! PORRA EU DISSE PRA VOCÊ ESTOURAR A PORRA DA PEGADA E SEGURAR NA GOLA, TA BRINCANDO PORRA? OLHA AI O CARA PASSOU, PQP! VAI DE NOVO E FAZ A PORRA DA PEGADA!

Hahahahha eu ri demais mano! Nunca tinha visto um esporro assim.
Hendo BJJ escreveu: Enfim... ta aqui minha pequena contribuição. espero ter ajudado. O mais importante nisso tudo pro professor que quer dar aulas, quer fazer campeoes e quer ter seus alunos bons e respeitar a individualidade de cada um. E reconhecendo seus pontos positivos trabalhar em cima disso. Voce viu que o moleque tem biótipo pra ser passador tipo Lo, chega nele num treino depois dele dar um rola e fala: O fulano.. vem ca.. vi teu treino aqui e acho que voce deveria passar mais assim.... voce esta se movimentando pouco pra alguém do seu peso... voce pode ser mais rápido... passar pros dois lados... etc etc... O cara vai te escutar melhor pois voce esta passando a dica diretamente pra ELE. Causa um efeito psicológico muito maior. Certo que o teu aluno vai ficar com isso na cabeca.


Enfim... E isso... Amplexos!
Primeiramente muito obrigado por responder!
Sobre dar as dicas particularmente ao aluno eu só lembrei do quebrando regras 2, quando os caras vão procurar o treinador e ele diz que não ensina o que o aluno quer, mas o que o aluno precisa, e não ensina a duas pessoas do mesmo jeito. Esse é seu pensamento?

Vlw
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

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Hendo BJJ
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por Hendo BJJ » 03 Jan 2015 06:41

RodrigoSilva escreveu:Eae Hendo, valeu por responder, achei que o tópico iria morrer! hahaha
Bom, queria sanar algumas duvidas sobre algumas de suas resposta, beleza? Espero que possa continuar nos respondendo!
Oss!


O título do tópico deveria ser "Entrevista..", né não? kk


Então.. meu mestre é aluno de japonês, a formação é bem diferente das outras academias na verdade nunca vi por aí. É ajoelhado, depois tem uma saudação ao mestre e levantamos-nos dos mais graduados aos mais iniciantes. Sendo que fui a Gfteam do RJ e não teve formação aí fiquei na duvida de como eram as nas outras escolas. No Rio é normal não ter uma formação padrão? Digo, que todas a filiais de uma certa academia façam a mesma e tal.

Normal sim. O BJJ sempre foi uma coisa mais informal que o Judo. E bem Comum ir em algumas academias, entrar no Dojo e sair sem fazer nenhum tipo de formação. Uma vez ate o Lawyer comentou sobre isso. Na Gracie tijuca nos não fazíamos. Acho que na Gracie Humaita também não se faz formação. Acho que na GB das antigas tambem não se fazia. Não sei se atualmente se faz. Talvez sim pela padronização das academias. Mas e bem normal não ter nenhuma formação.


Acho que elaborei mal essa pergunta, pois minha intenção era de saber quando uma turma tem iniciantes e graduados, tipo o professor só tem um horário pra ensinar, e nesses treinos os alunos precisam de aulas diferentes. Não um só treino em específico. Neste caso, o que você faria?

Bom. Digamos que eu tenha mais iniciantes que graduados. Eu vou passar uma posição simples no dia (arm lock da guarda). Dai pros graduados eu passo uma variação da mesma posição com mais alguma coisa. Arm lock da guarda com variação pro triângulo e omoplata). E um exemplo meio bobo mas se eu to passando uma posição pros alunos eu tenho que dar a mesma coisa no mesmo dia. uma de la riva simples e ja emendo no berimbolo pros mais graduados fazerem. Eu como professor tenho que alimentar as duas bocas, mas eu não posso dar ovo frito pra um e caviar pro outro. Tem que ser algo de certa forma igual porem que satisfaça o freguês.


No caso os berimbolos com giros mais simples podem ser inseridos no "básico"?
Pois eu tenho a visão de que é algo avançado, tipo, só acho que se deve passar para quem já tem noção de guardas como DLR e tal .. bobeira minha?
Crianca pega tudo relativamente rapido. ainda mais se tiver aptidão pra esporte. Os mendes não inventam em dar berimbolo na primeira aula. primeiro eles passam vários drilss pros garotos.. principalmente como ficar de cabeça pra baixo e girar.. isso e colocado no aquecimento juntamente com fuga de quadril, rolamento, etc... Uma criança precisa desenvolver a coordenação motora. E e ai que o nosso trabalho entra. Quando voce sente que a parte de coordenação da criança ja avançou a um nível razoável blz. ja ta na hora de passar coisas mais complicadas. Mas e bem por ai. Voce começa do básico e com o básico bem feito voce avanca.


Pô sacanagem com os guris! kk
Então o ensino de JJ nas escolas não tem defesa pessoal para crianças e adultos? (Já que adultos só aprendem nas bases)
Nao. o curriculo e voltado ao jiu jitsu esportivo.


Pô aqui em recife só chamam de "pegas" e "rolas", achei a primeira opção menos viadagem! hahaha

Ta certo..rs!


Essa pergunta eu elaborei também da minha visita à Gfteam, pô o Julio é sinistro, altos esporros nos caras! Fiquei logo com a impressão de que lá você já entra sabendo que vai tomar esporro se vacilar, achei maneiro te deixar mais esperto, mas como você citou pode ser mal interpretado.

Teve uma situação lá em que um preta tava ensinando a dois brancas, acho que já competidores. Daí um dos brancas tava fazendo guarda, mas sendo dominado nas pegadas, daí o preta disse pra ele não ser dominado e ter a pegada dominante, sendo que o outro branca foi e passou a guarda .. cara, pense num grito! PORRA EU DISSE PRA VOCÊ ESTOURAR A PORRA DA PEGADA E SEGURAR NA GOLA, TA BRINCANDO PORRA? OLHA AI O CARA PASSOU, PQP! VAI DE NOVO E FAZ A PORRA DA PEGADA!

Hahahahha eu ri demais mano! Nunca tinha visto um esporro assim.

E bem por ai. Mas voce tem que saber qual aluno voce pode fazer isso e qual aluno vai se sentir intimidado e ate humilhado com um grito desse. Eu tenho aluno que se eu gritar desse jeito o bicho vai virar o capeta e vai treinar duas xs mais forte. E tive aluno que se eu gritasse assim ia ficar magoado e possivelmente sumiria da academia durante uns dias. Isso se não fosse embora. Entao voce tem que analisar individualmente cada aluno que voce tem pra saber aonde voce pode apertar.



Primeiramente muito obrigado por responder!
Sobre dar as dicas particularmente ao aluno eu só lembrei do quebrando regras 2, quando os caras vão procurar o treinador e ele diz que não ensina o que o aluno quer, mas o que o aluno precisa, e não ensina a duas pessoas do mesmo jeito. Esse é seu pensamento?

Vlw
Nao exatamente. Todo mundo tem que saber tudo. Porem eu apesar de não ter competido muito sempre gostei de competir. E eu desde moleque ouvia falar que o Carlson era assim. Ele tirava o melhor de cada aluno que ele tinha. E eu sempre fiquei com isso na cabeça. Voce e o dono da banda. E começa a dar os instrumentos pro moleque tocar. ele aprende a tocar guitarra mas não toca bem. baixo muito menos. Mas ele arrebenta na bateria. Ele vai saber tocar guitarra e baixo mas eu vou focar mais na bateria. Quando eu achar que ele ja ta muito bem na bateria eu volto a focar no que ele tem de ruim de novo. e por ai vai.

Precisando de mais alguma coisa e se eu puder ajudar e so falar.
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RodrigoSilva
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por RodrigoSilva » 03 Jan 2015 13:37

Valeu Hendo! Por ora, só isso mesmo! Oss!
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Hendo BJJ
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por Hendo BJJ » 04 Jan 2015 10:22

Fico no aguardo dos outros fooristas apresentarem outras coisas. Apesar de ter uma certa experiência de dojo e mais do que evidente que não sou o dono da verdade e que qualquer dica e bem vinda. Antes de tudo temos que ter humildade de sabermos que mesmo faixas preta nos não sabemos de nada. A estrada e muito longa. Estou sempre tentando me aperfeiçoar tanto como professor como atleta. Bom, nem posso me considerar um "atleta" como o Tony Ferraz que ainda esta lutando e batendo de frente na cat adulta. Esse ano ja sou master 1 (antigo sênior 1) porem ja fiz questão de me inscrever no World Pro na minha categoria e também esse ano espero lutar todas as etapas da UAEJJF. também tenho estudado bastante jiu jitsu pra inclusive poder passar pros meus alunos, ja que os campeonatos mais importantes estão chegando. O negocio e nunca achar que esta bom! Temos sempre o que aprender!
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por RodrigoSilva » 04 Jan 2015 12:28

É isso aí Hendo!
A minha intenção com esse tópico é de saber a realidade das mais diversas academias do Brasil a fora. E pra mim que sou faixa roxa e já puxo treino de iniciantes é muito bom saber outros tipos de treinos, agrega bastante! A metodologia do meu mestre é praticamente a Gracie Jiu-Jitsu, muito treino básico e eficiente, mas a modernidade me fascina daí busco conhecer outras metodologias, didáticas, etc.

Fica o convite ao Tony para participar do tópico.

Lembrando que, como disse na abertura do tópico, não é necessário responder o questionário, você responder algum pergunta específica, ou perguntar algo, ou postar um vídeo sobre algum tipo de treinamento que gosta, etc.

Abraços! Segue o tópico!
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Tony Ferraz
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por Tony Ferraz » 04 Jan 2015 16:01

Tudo bem?
Vou responder não de acordo com como é na minha academia, mas como eu acho que deveria ser.
Como acho que algumas coisas fazem pouca diferença (alinhamento de formação, etc), vou concentrar nas perguntas que julgo mais relevantes pro treino.
RodrigoSilva escreveu:Olá!

Do aquecimento:
Pra mim só se aqueceria com drill de posição, preferencialmente com as que foram passadas no último treino, Quem não estava no último treino faz "mais-ou-menos" mesmo, mais com o intuito de aquecer o corpo doq de refinar a técnica. Quem já sabe pode executar a técnica com perfeição.


Das posições:
- Quais posições são consideradas "Escolinha"? (Escolinha é o treino das posições básicas que são treinadas todas as aulas para aquecer)
Não acho que se deva fazer isso em todas as aulas, mas quando não se tem uma posição em mente, toureada e armlock da guarda são bons pra treinar a movimentação e o quadril. Acho mais proveitoso aquecer com as posições da aula anterior ou defesa pessoal.

- Quando um treino tem pessoas muito iniciantes e graduados que normalmente precisam de tipos de treinos diferentes, o que fazer?
Eu passo posições básicas com detalhes avançados, que atendem os dois grupos. Ou passo sequencias complexas onde os iniciantes só fazem o começo da sequência (raspagem de de la riva + berimbolo por exemplo, os iniciantes parariam na raspagem)

- Quais tipos de treino ajudam mais o iniciantes a assimilar as posições?
Posições básicas e defesa pessoal. Depois treino específico (se vc ensinou meia guarda, no treino prático faz um rodizio de guarda começando na meia). Repassar as posições do treino anterior no aquecimento ajuda.

- Vemos os Mendes ensinarem Berimbolo, DLR e Golpes aéreos para crianças, o que acham disso?
Depende da intenção. Eles querem formar competidores infantis. A missão principal de um professor infantil é iniciação esportiva, ou seja, desenvolver capacidades motoras básicas e que eles gostem de esporte. Muito cuidado com a pressão. Mas não acho ruim não.

- Aplicam a ginástica natural em seus treinamentos?
Raramente, como aquecimento. Costumo usar quando a posição do dia tem algum movimento complexo. Aí eu passo o movimento de GN que é semelhante como aquecimento ANTES de ensinar a posição.

- Para manter-se no ritmo como conciliar o lado professor e o competidor?
Vc precisa de horas dedicadas ao SEU treino e descanso se quiser ganhar. De resto, dar aula só ajuda a refinar a técnica.

- Liste 5 macetes (e as situações) para melhorar a postura corporal durante as lutas.
Entender as mecanicas básicas do corpo, de puxar, de empurrar, onde termina e começa o movimento e onde estão as alavancas. Tudo vem daí, do estudo de 3 principios da técnica: base, movimento e alavanca.

- O que nunca se fazer durante as lutas?
Desrespeitar o corpo ou o adversário de qualquer maneira.
- Peso pesado necessariamente é passador, tal como os leves são guardeiros? Quem define isso e como identificar?
O que define é o equilibrio do cara e a flexibilidade, a facilidade natural q ele tem pras duas áreas. mas ele tem q fazer os dois.

- Qual a quantidade média de exercícios que você pede nos treinamentos? Ex: 10, 20, 50 pra cada lado.
Depende, eu reputo até achar que o aluno assimilou a base do movimento.

- Qual frequência dos treinos de quedas?
Pra mim o ideal é começar em pé pelo menos 30% das vezes.

- Qual frequência dos treinos de defesa pessoal?
O ideal pra mim é treino prático pelo menos uma vez por mês.

Dos pegas:
- Geralmente coloca-se alunos do mesmo peso?
Não, ele tem q rolar com todos os pesos. Coloco com cara do mesmo peso no segundo rola, normalmente, pq é o mais pegado.

- O rola solto é mais eficiente quando?
Quando se quer aprender a não usar tanta força no movimento, refiná-lo. E entender melhor a movimentação.

- O rola mais pegado é melhor em período pré torneios?
Sim, com cuidado pra não se machucar.


Da teoria:
- Como é feita a discussão de posições?
O ideal é ter um grupo de estudo dentro da academia. Aula só pra isso.

- Um treino consiste em mais correção do que passar posições, correto?
Depende. Nos rolas sim.

- Dar 100% dos detalhes de um certa posição na primeira vez que a ensina, é bom ou ruim?
Prum faixa branca que está começando é ruim. Depois é sempre bom.

Do psicológico:
- Esporro é necessário? Quando?
Se houve desrespeito de alguma maneira, sim. Normalmente não é, educação é o básico tanto do professor qto do aluno.

- Como motivar um aluno?
Mostrando seus potenciais e seus defeitos. Inspirando pelo exemplo. Mas, a vontade é sempre pessoal, se ele não deseja aprender, não vai.

- Punições com flexões realmente funcionam? Você utiliza?
Não. Acho q funciona, mas não acho o método mais eficiente.

- Quando o aluno perde o foco da luta, como traze-lo de volta?
Conversando.
- Para passadores, frustar os ataques do guardeiro é o melhor jogo?
Depende. O melhor jogo é estar sempre confortável com o ritmo, as posições e a distância, e deixar o outro sempre desconfortável, fazendo mais força e mais confuso.

- Para guardeiros, como incentiva-los a raspar e ficar por cima?
Explicar q se fosse porrada, ele ia tomar um monte de socos por baixo. Tem q raspar o mais rápido possível.

Como deter a rivalidade dentro da academia?
O professor tem q explicar os valores corretos.

Bom, é isso, se quiser retificar algo ou adicionar perguntas me mande um MP, abraços!
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por Hendo BJJ » 05 Jan 2015 03:30

Azarias escreveu:
Brother, espero que esse preta seja uma exceção, ou que ele tenha muita intimidade com esses alunos... pq escutar isso de outro homem, e ainda pagando, é para poucos...

Viu o que eu disse? rs!
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por RodrigoSilva » 05 Jan 2015 12:05

Valeu Tony!! Boa contribuição!
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
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Re: Metodologias de treinamento de Jiu-Jitsu

Mensagem por bsilva » 05 Jan 2015 15:11

Da formação:
Dos mais graduados para os menos graduados

Do aquecimento:
- Quanto ao aquecimento eu alterno muito, as vezes 30 minutos, as vezes 5 minutos, vai muito do que eu quero desenvolver no dia.
- Alongamento: Antes
- Quais os exercícios mais eficientes para soltar o quadril? “Fuga de quadril, e os educativos básicos (arm lock, Kimura, triângulo, raspagem, passagem de guarda... muitas opções nós temos”

Das posições:
- Quais posições são consideradas "Escolinha"? arm lock, Kimura, triângulo, raspagem, passagem de guarda.

- Quando um treino tem pessoas muito iniciantes e graduados que normalmente precisam de tipos de treinos diferentes, o que fazer? “Aquecimento igualmente para todos e na hora dos educativos e das novas posições separo, as duplas para as posições geralmente coloco os de mesma graduação (ou próximas) e +/- do mesmo peso.

- Quais tipos de treino ajudam mais o iniciantes a assimilar as posições? “Os educativos básicos (já citados acima), fuga de quadril, levantada técnica... temos inúmeras posições..., sempre vario para que o aluno não venha sabendo o que vai fazer.”

- Vemos os Mendes ensinarem Berimbolo, DLR e Golpes aéreos para crianças, o que acham disso? “Não faço isso, mas respeito aqueles que fazem... prefiro passar o básico bem feito, para depois aumentar o nível de dificuldade”

- Aplicam a ginástica natural em seus treinamentos? Sim, com pouca frequência, mas sim... como aquecimento eles são bem legais, como falei acima, minha aula nunca é a mesma, as vezes faço os educativos (em média 2 vezes na semana), essa é a maior ferramenta que utilizo durante a semana.

- Para manter-se no ritmo como conciliar o lado professor e o competidor? “Muito difícil, pra se dedicar a alguns alunos é necessário muita atenção e pra ser um excelente mestre geralmente vc não faz a preparação para competir bem feita. Infelizmente senti isso em um dos campeonatos, pois cometi um erro de amador, pequei no imprescindível, o gás”... com relação a técnica dar aula te deixa mais refinado.

- Liste 5 macetes (e as situações) para melhorar a postura corporal durante as lutas. “Treinar muita passagem de guarda em pé, passagem de guarda normal (de joelhos), saída de triângulo, malhar o pescoço, fazer abdominais de grau elevado (que necessita que vc consiga fazer poucas repetições)

- O que nunca se fazer durante as lutas? Interromper o professor numa explicação (perguntas são bem vindas, mas não no meio de uma explicação), conversas paralela (principalmente com assuntos não relacionadas a aula), não executar o exercício que o mestre mandou

- Peso pesado necessariamente é passador, tal como os leves são guardeiros? Quem define isso e como identificar? Geralmente se dá dessa forma, entretanto eu particularmente trabalho muito em cima da deficiência do aluno, ex: aluno passador (principalmente os fortes) eu mando começar o rola de bunda no chão, exatamente para colocar ele numa posição que não está acostumado... geralmente faço isso com aqueles que são limitados ou que utilizam o peso/força de forma demasiada, da mesma forma o inverso. Quanto a identificação só com o tempo mesmo, tento não deixar as deficiências muito aparente, se não os adversários certamente vão explorar isso. Todos nós temos preferências e isso é natural, entretanto não podemos nos permitir a ficar como jogo "capenga".

- Qual a quantidade média de exercícios que você pede nos treinamentos? Ex: 10, 20, 50 pra cada lado. Como faço em média 5 educativos, peço apenas 10 de cada lado, entretanto para alguns alunos com maior "deficiência" técnica em algum dos movimentos ou por muita eficiência (véspera de campeonatos) eu coloco pra repetir de 15 a 20 vezes, sempre corrigindo-o quando é necessário.

- Qual frequência dos treinos de quedas? Uma vez na semana (aquecimento com entradas de quedas de wrestling ou judô), abro uma exceção em período de campeonatos... nesse tempo são de 3 a 5 dias de treino específico.

- Qual frequência dos treinos de defesa pessoal? Não treino defesa pessoal, acredito que alguns movimentos por si só o aluno já entende que pode ser aplicado caso necessário, entretanto esse nunca foi o meu foco... quando aluno eu aprendi, mas como professor não ensino.

Dos pegas:
- Geralmente coloca-se alunos do mesmo peso? Depende muito do dia, não tenho uma regra, mas geralmente coloco do mesmo peso e faixa, mas do decorrer do treino inverto o critério... só não coloco aluno iniciante leve com um muito mais pesado, pois o risco de lesões aumenta muito.

- O rola solto é mais eficiente quando? Para uma melhor lapidação da técnica, meus alunos são bastante técnicos, a grosseria lá não tem vez, quando inicia e eu vejo, mando logo parar o rola, se persistir pego o aluno brabo e vou amansando aos poucos. :D

- O rola mais pegado é melhor em período pré torneios? Sim, mas nada impede que antes não se faça, prezo pela técnica e pela “agressividade”, agressividade essa no sentido de rolar pegando (finalizando) e não na força demasiada e as vezes desnecessária.

Da teoria:
- Como é feita a discussão de posições? Passo a posição e deixo livre para que os alunos deem suas opiniões, ou seja, questionar a eficiência da posição, geralmente ensino e no mesmo dia tento aplicar com o aluno mais duro, e assim que consigo (as vezes) eu aponto pra ele que ela é eficiente, daí ele próprio testemunha para os outros que ela é eficaz.

- Um treino consiste em mais correção do que passar posições, correto? Sim, duas posições por semana pra mim são o ideal (abro exceções quando são posições progressivas, ou seja, se o adversário defender de uma forma, ensinamos outra como uma “carta na manga”, um “cheque-mate”).

- Dar 100% dos detalhes de um certa posição na primeira vez que a ensina, é bom ou ruim? Muito bom, sou muito detalhista em minhas posições, ouço muitos elogios principalmente de alunos de amigos de treino, ou visitantes de outras equipe... um aluno meu que acabou de receber a faixa preta e tem a sua própria turma, disse uma vez “que eu não apenas ensinava, mas que mastigava a posição e entregava pronto para ser engolida”, esse foi um dos melhores elogios que eu recebi.

Do psicológico:
- Esporro é necessário? As vezes.
- Quando? Pra mim esse é o “último” recurso, trabalho muito na auto-estima, nem muito e nem tão pouco, quando alguém o elogia muito e vejo que a soberba está passando pela porta, eu trato logo de “baixar a bola”, o esporro eu utilizo muito pouco ou quase nunca, graças a Deus meus alunos são bem educados, disciplinados e fies, eles sabem que se eu cheguei nesse extremo é porque eles permitiram. O esporro mais recente que eu dei foi um aluno no campeonato (faixa azul), ele estava vencendo com uma certa facilidade e vendo muitas pessoas ao redor torcendo por ele, ele começou a se exibir, eu apenas disse a ele que se ele continuasse a agir dessa maneira que eu iria largar ele do córner e consequentemente ele iria ser punido dentro da academia.

- Como motivar um aluno? Dizer sempre ao final da aula alguma frase positiva “gostei do seu empenho hoje”, “continue assim que vai longe” “está muito bom nisso, mas precisar evoluir naquilo”, “show, realmente vc se superou hoje”, “parabéns”, não lembro de não fazer isso nem um dia.

- Punições com flexões realmente funcionam? Sim. Você utiliza? É a forma de punição que mais utilizo, principalmente para aqueles que chegam atrasado nos treinos ou vacilam durante a aula.

- Quando o aluno perde o foco da luta, como traze-lo de volta? Gritando rs... Tento trazer a lembrança a dedicação que ele fez para estar ali, muito suor, muito tempo na academia, falo também que “dá tempo para virar a luta”, pra ele “lutar igual como luta na academia”, entre outras coisas, vai muito do momento.

- Para passadores, frustar os ataques do guardeiro é o melhor jogo? Chama-los para guarda :D por isso gosto que meus alunos sejam completos, mas quando isso não acontece, eu peço para ir tentando passar “amarrando”, mas assim que surgir as brechas para não desperdiçar e depois de executado a passagem não deixar que o mesmo reponha-a.

- Para guardeiros, como incentiva-los a raspar e ficar por cima? Treinando muito na academia, dessa forma sairá naturalmente... eles terão habilidades suficientes para executar quando possível... trabalho muito em cima de fintas, fingir um golpe para aplicar outros.

- Como deter a rivalidade dentro da academia? Na conversa, apesar de acreditar que as "rivalidades" saudáveis são de extrema importância para o desenvolvimento e foco do aluno, eu particularmente tive alguns na minha época e foi bastante proveitoso, então sei que para eles servirá da mesma forma.

Espero ter ajudado de alguma forma!
"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, crestes? Bem-aventurados os que não virão e creram."
João 20:29

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