Orra mano, vc descreveu com detalhes uma quantidade enorme de colegas meus. Seguem essa sua descrição em cada detalheSharivan escreveu: ↑14 Mar 2019 15:18Não é por nada não, mas o que tem de gente que nunca trabalhou porque passou a vida toda "dedicado à carreira acadêmica", e, diga-se de passagem, muitas vezes às custas de dinheiro público - muito embora sejam pessoas oriundas de famílias bem resolvidas financeiramente, não tá no gibi! Eu mesmo conheço vários que buscam o título simplesmente por vaidade, passando longe de serem sumidades naquela área/tema em que se tornaram doutores, até porque mestrado e doutorado se tornou um verdadeiro mercado de títulos acadêmicos no Brasil, algo até natural se considerarmos a vulgarização das pós-graduações e graduações em geral. Não vou nem falar em alguns "cursos", inclusive a nível de mestrado e doutorado que rolam em países vizinhos (que uma galera cursa sem nem saber falar espanhol...), porque daí o buraco é ainda mais embaixo. Então, poxa, a situação atual é algo até natural diante do cenário que se construiu e se agrava. E, só para finalizar, a famigerada contribuição social que se espera dessas "cabeças pensantes" há muito se tornou algo superficial, frase pronta, porque infelizmente a maioria desse pessoal tá só preocupada com a sua carreira e por vezes não contribuí decentemente sequer na seara acadêmica em que se insere (tanto na graduação quanto na pós, alguns dos meus piores professores eram justamente aqueles de "melhor currículo"), e quando metem o pé do Brasil, às vezes até sendo custeados por instituições públicas, o fazem sem qualquer peso na consciência no que se refere à sua contraprestação acadêmica, social, tecnológica e etc.
Desemprego entre mestres e doutores no Brasil chega a 25%, média mundial é de 2%
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
Re: Desemprego entre mestres e doutores no Brasil chega a 25%, média mundial é de 2%
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
Re: Desemprego entre mestres e doutores no Brasil chega a 25%, média mundial é de 2%
Sinceramente, nos dias de hoje, qual empresário irá contratar um Mestre / Doutor de uma dessas UNBs / UFRJs da vida? Só se o cara for louco... o sujeito saí de uma universidade dessas totalmente contaminado, cabeça virada para a esquerda, defendendo Lulla e Mariguela, fazendo centopeia humana, barba mal feita e se achando o intelectual... vai se fuder... o mercado é quem manda... muito melhor pegar um jovem aprendiz / estagiário e ir treinando o mesmo aos poucos para as funções da empresa... Universidade Federal = antro esquerdopata! Eu não contrato!

Não sei se onde você mora é assim, mas aqui as pessoas valorizam muito engenheiros formados nas federais. Na engenharia há sim uma influência dos professores viúvos do PT, porém nada absurdo.
Mas a real é que muitos não contratam mestres e doutores por serem super-qualificados. Os empregadores acham que em pouco tempo eles são ficar insatisfeitos com o trabalho.
Synthwave & Retrowave ♫
Deutsche als Fremdsprache €
Deutsche als Fremdsprache €
Eles se acham super-qualificados... se acham o supra sumo do mercado... mas na pratica é completamente diferente, muita farofa pra pouco churrasco... o cara não produz nada e quer ganhar 15-20K por mês simplesmente pelo fato de ter um diploma, VSF, aqui não! Muito mais proveitoso investir em um jovem que esteja cursando um ensino técnico e/ou colégio militar e ir patrocinando a faculdade e especializações necessárias para o profissional, sem a contaminação da ideologia doentia que se faz nas federais.Vitorino escreveu: ↑15 Mar 2019 16:06![]()
Não sei se onde você mora é assim, mas aqui as pessoas valorizam muito engenheiros formados nas federais. Na engenharia há sim uma influência dos professores viúvos do PT, porém nada absurdo.
Mas a real é que muitos não contratam mestres e doutores por serem super-qualificados. Os empregadores acham que em pouco tempo eles são ficar insatisfeitos com o trabalho.
Já já entrarei para essa estatística.
- Soothsayer
- Contato:
Reparou que tu só citou autores e obras antigos? Alguns beeeeeeeeeeeeeeem antigos.patola escreveu: ↑15 Mar 2019 09:40Quando alguem me fala sobre como teses de humanas são inúteis eu penso em Gilberto Freyre, Descartes, Kant e Tomás de Aquino. Penso nos filósofos, sociólogos, antropólogos, e linguistas que direcionaram a evolução moral e intelectual da nossa espécie. Gente inútil como John Locke, Platão, Confúcio, Kierkegaard, e Max Weber.
Esse "pessoal de humanas" é responsável pela autocrítica de autoaálise da humanidade como um todo. Essas "obras inúteis" são coisas bobas como A Crítica da Razão Pura, O Ser e o Nada, a Summa Theologica, essas bobagens de hippie esquerdista que não geram emprego.
Esse trem aí já passou, cara. Estamos na geração das dras Butler e Tiburi.

O melhor do Brasil é o brasileiro.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7
- Soothsayer
- Contato:
Se puder dar nome aos bois, eu agradeço. E falo sem ironia.patola escreveu: ↑16 Mar 2019 12:14Estamos na geração da comodifzação da cultura. Eles ainda estão aí. Há muitos mais deles.
Só que a multidão ao redor tem voz também, graças a internet. Não dá pra ouvir quem presta. Eles precisam competir com os Padres Fabio de Mello e Nando Mouras da vida, é a era do clickbait.
Mas eles estão aí sim.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7
Desculpe desvirtuar o tópico, mas vc conhece algum curso bom pra aprender os assuntos acima pra quem não sabe nada de informática?Tico_Bahiano escreveu: ↑15 Mar 2019 14:46Eu trabalho com data science, social computing, health informatics, ...
Sim, tudo é muito complicado e demanda muito tempo e esforço., vai muito do seu perfil e das oportunidades que vc tem. No meu caso foi super importante e me abriu diversas portas, coisas que nunca nem imaginei na minha vida, como morar no exterior, estar em uma universidade americana conceituada.

- Soothsayer
- Contato:
Esse estigma se deve ao simples fato de que os nomes que você citou têm resultados concretos.patola escreveu: ↑16 Mar 2019 12:38Coloco desta forma. Se eu perguntar quais os mais brilhantes cientistas da história, vão mencionar Arquimedes, Newton, Leibniz, Einstein, Hawking e....?
Sabemos quem ganhou o premio Nobel no começo do século. Nomes que todos conhecemos ou pelo menos já ouvimos, como Marie Curie,Bohr, Heisenberg, Born, e Pauli.
Newton e Leibniz, por exemplo, criaram o cálculo integral, uma ferramenta alienígena que vc usa em TUDO, da engenharia à medicina.
Agora, me diz aí para quê alguém usa O Ser e o Nada? Para bater um papo-cabeça pagando de intelectual contra as forças obscurantistas?
Spoiler:
Eu não discordo disso, nem foi o que eu te questionei.patola escreveu: ↑16 Mar 2019 12:38Alguem sabe citar um laureado do prêmio Nobel de física dos anos recentes? Ou um matemático que ganhou a Fields? E o de economia, pelo qual conhecemos John Nash e Hayek. Quem ganhou recentemente? Só tivemos mesmo Friedman e Keynes de relevante? Devemos concluir, portanto, que a física, economia e matemática não têm mais expoentes importantes só porque não estão na ponta da língua do povo ou no currículo das escolas e faculdades?
Entendeu o que quero dizer?
O que flutua pro povo são os famosos, não necessariamente os importantes ou influentes. Isso não quer dizer que seu trabalho não esteja aí mudando o mundo. Está simplesmente lá mudando os outros que mudam o mundo enquanto o resto das pessoas segue vendo BBB.
Nós estamos falando da utilidade das contribuições em campos variados, notadamente dos contemporâneos.
Vou facilitar: o último nobel de física desenvolveu um laser que usam na medicina. E o último Nobel de literatura, estão usando em quê?
PS - Acho Bauman genial, mas não vou compará-lo ao Gauss por conta disso.
Eu não tinha entendido a centopeia humana, mas pelas risadas acho que sei do que se trata.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Não entendi!Spiral escreveu: ↑15 Mar 2019 16:11Eles se acham super-qualificados... se acham o supra sumo do mercado... mas na pratica é completamente diferente, muita farofa pra pouco churrasco... o cara não produz nada e quer ganhar 15-20K por mês simplesmente pelo fato de ter um diploma, VSF, aqui não! Muito mais proveitoso investir em um jovem que esteja cursando um ensino técnico e/ou colégio militar e ir patrocinando a faculdade e especializações necessárias para o profissional, sem a contaminação da ideologia doentia que se faz nas federais.
Que diferença faz a orientação política de um engenheiro ou qualquer outro profissional?! Se o cara é de Esquerda ou de Direita, em que isso influencia em seu trabalho?!

Posso dizer por experiência própria que no Brasil, pelo menos em algumas universidades, os cursos são mais puxados (pelo menos teoricamente) e fortes aqui no Brasil do que no exterior.RequintesDePuberdade escreveu: ↑16 Mar 2019 22:51entendi o que o patola disse, mas isso não quer dizer que não exista um problema no brasil. Até pq nossas universidades não estão bem rankeadas no mundo e pelo que eu tinha visto elas estavam caindo.
isso não quer dizer que não tenha coisa boa sendo feita. e acho que tem que se analisar as universidades brasileiras por áreas e cursos.
Na universidade do meu estado, pelo menos nos anos 2000, direito e engenharia recebiam verbas extras, não lembro se eram dos conselhos de classe ou algum sindicato, mas eram "outro mundo\". No direito até as instalações físicas eram absurdamente melhores.
Quando fiz mestrado, em 1996, a Universidade permitia, ainda que fosse proibido, lecionar como professor substituto. Isso foi muito importante para mim. No doutorado, os professores e alunos eram mais esquerdistas, e havia um clima de denunciismo com quem lecionava. No fim do doutorado, vi que a maioria dos colegas faziam concursos públicos fora da área acadêmica. Eu, que lecionava na PUC e a bolsa já tinha acabado, resolvi fazer para as Agências reguladoras, fui aprovado e trabalho até hoje, além de lecionar em uma universidade privada.
A minha opinião, para não repetir o que foi dito antes:
1) alguns farão o doutorado por status, mas se seu objetivo não é a vida acadêmica ou algumas áreas do serviço público, isso pouco irá ajudar;
2) uma tese de doutorado deveria trazer uma abordagem inédita. Será que a milionésima tese sobre Paulo Freire ou Marx agregarão algo importante para o planeta?
3) o governo expandiu o número de universidades públicas, mas para o professor vaidoso, o importante é criar um depto de pós, inicialmente com um mestrado e posteriormente um doutorado. Professores que se acham estrelas, odeiam lecionar para alunos de graduação. A solução é formar mestres e doutores, que tentarão passar em um concurso para no futuro formar novos mestres e doutores.
Não se iludam, pois será comum vermos uber dirigidos por doutores.
A minha opinião, para não repetir o que foi dito antes:
1) alguns farão o doutorado por status, mas se seu objetivo não é a vida acadêmica ou algumas áreas do serviço público, isso pouco irá ajudar;
2) uma tese de doutorado deveria trazer uma abordagem inédita. Será que a milionésima tese sobre Paulo Freire ou Marx agregarão algo importante para o planeta?
3) o governo expandiu o número de universidades públicas, mas para o professor vaidoso, o importante é criar um depto de pós, inicialmente com um mestrado e posteriormente um doutorado. Professores que se acham estrelas, odeiam lecionar para alunos de graduação. A solução é formar mestres e doutores, que tentarão passar em um concurso para no futuro formar novos mestres e doutores.
Não se iludam, pois será comum vermos uber dirigidos por doutores.
Faço mestrado com bolsa numa particular, trabalho bastante e tenho como objetivo a área acadêmica.
Eu faço pq gosto bastante, mas para ganhar dinheiro mesmo vou investir nos cursos que na minha área dão um bom dinheiro.
No meu primeiro curso que começa mês que vem vou ganhar mais num fds do que ganho no mês inteiro trabalhando, isso pq nesse primeiro eu coloquei um valor baratinho.
Eu faço pq gosto bastante, mas para ganhar dinheiro mesmo vou investir nos cursos que na minha área dão um bom dinheiro.
No meu primeiro curso que começa mês que vem vou ganhar mais num fds do que ganho no mês inteiro trabalhando, isso pq nesse primeiro eu coloquei um valor baratinho.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8
Salmos 109:8
https://epocanegocios.globo.com/Carreir ... ormam.html
Educação gratuita na Dinamarca criou "estudantes eternos" que nunca se formam
Governo dinamarquês precisa lidar com alunos que não têm pressa de se formarem e ficam anos recebendo ajuda de custo