Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4030
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por FROST » 19 Mar 2019 19:09

fethai escreveu:
19 Mar 2019 16:34
Já é obrigatória a avaliação de desempenho para qualquer funcionário público, há mandamento constitucional para isso, e caso o funcionário for mal avaliado pelo seu superior nem poderá progredir na carreira e como todos querem progredir para auferir maior remuneração, então tem que buscar ser bem avaliado.

Além disso todos os órgãos tem ouvidorias ou corregedorias para onde podem ser dirigidas reclamações
ahvocêacredita.jpg

Online
Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4451
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Germer » 19 Mar 2019 19:20

RequintesDePuberdade escreveu:
19 Mar 2019 18:13
Eu vejo muito problema na gestão. Boa parte da galera que entra hoje quer a estabilidade, mas tem uma mentalidade de produzir...

Só que os órgãos públicos não se preocupam muito em diminuir gastos e cargos...

Tem setores que tem funcionário demais e outros de menos. Já aconteceu comigo de quase subir pelas paredes por não ter o que fazer.

Existe um excesso de Setores também. Eles vão criando Gerências pra criar cargos comissionados de Gerentes e Coordenadores pra quem ficou balançando bandeira na época de eleição.

Também parece que estão na idade da pedra. Na Esfera Federal melhorou muito, mas os Estados e Prefeituras ainda trabalham com processos em papel. Se informatizasse já seria uma economia gigantesca, precisaria de muito menos funcionários.

Por fim, apesar do meu objetivo ser estudar pra passar em um concurso público top, é realmente um problema que o sonho de quase todo brasileiro hoje seja passar num concurso público.

Na esfera Federal, principalmente, existe um excesso. Paga-se muito acima do mercado privado. Existem algumas castas que se acham deuses.

Juiz é um absurdo. Concurso pra Juiz é difícil pra caralho realmente e tem que ganhar bem. Só que não tanto e com tantos privilégios, folgas, etc. Esse papo de que se fosse pro mercado privado taria ganhando muito mais é a maior balela. São coisas diferentes.

E muitos Juízes ainda tem dor de cotovelo dos advogados do setor privado que ganham mais do que eles. Vê se pode.
falou quase tudo (porque sempre tem algo mais pra se dizer)

nem sei com o quê eu concordo mais, mas a parte destacada é muito verdade... muito brasil isso


fethai escreveu:
19 Mar 2019 16:34
Já é obrigatória a avaliação de desempenho para qualquer funcionário público, há mandamento constitucional para isso, e caso o funcionário for mal avaliado pelo seu superior nem poderá progredir na carreira e como todos querem progredir para auferir maior remuneração, então tem que buscar ser bem avaliado.

Além disso todos os órgãos tem ouvidorias ou corregedorias para onde podem ser dirigidas reclamações
Spoiler:
Imagem

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por PescadorParrudo » 19 Mar 2019 19:39

FROST escreveu:
19 Mar 2019 19:09
ahvocêacredita.jpg
É verdade, mas o corporativismo é o que manda.

Mas que o governo está arrochando e tentando melhorar a eficiência e a eficácia dele e de seus funcionários também é uma verdade.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 16427
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por LeoMatosJJ » 20 Mar 2019 11:52

Outra coisa escrota é policial que faz teste físico pra entrar e depois vira um porco gordo.

Avatar do usuário
Sattva
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Mai 2015 14:20
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Sattva » 20 Mar 2019 12:42

Delta01 escreveu:
19 Mar 2019 15:35
Não acredito que seria 100% de certeza que um funcionário privado resolveria seu problema. Quantas vezes você ja ficou puto com a operadora de tv a cabo, internet, etc e sentiu que eles estavam cagando pra você? Quem nunca precisou ligar varias vezes no call center de um serviço qualquer para resolver o mesmo problema e não conseguiu? Quem nunca foi destratado/mal atendido em algum loja, etc?
O que precisa ser entendido aqui é que vivemos num "capitalismo" de Estado (coloco entre aspas pq na minha visão capitalismo precisa de livre mercado pra ser capitalismo). E as agencias reguladoras, que são divulgadas como uma defesa do consumidor, na verdade servem para cartelizar. Elas impedem a concorrencia e o livre mercado.

Quanto mais livre o mercado, portanto maior concorrencia, os produtos e serviços tendem a Maior qualidade e menor preço.

No caso dos funcionarios publicos com estabilidade. Economia é sobre incentivos e os incentivos nesse caso são péssimos.

Então no caso da pergunta do primeiro post a resposta é depende. Mas se fosse um livre mercado vc teria mais de uma Empresa pra resolver esse seu problema, então poderia escolher a melhor, mais eficiente e com o melhor custo beneficio no seu caso. E caso ainda fosse algo novo, pode ter certeza que existiria uma oportunidade de negócio e com o tempo seria resolvido

xavier
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 832
Registrado em: 01 Out 2014 20:05
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por xavier » 20 Mar 2019 12:48

No Brasil temos que primeiro resolver a qualificação da mão de obra, os serviços públicos são péssimos e os privados também, então concordo que isso precisa mudar, o problema é que a solução não é tão simples.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por minhoca » 20 Mar 2019 12:54

JRGL escreveu:
19 Mar 2019 15:22
Hoje fui atrás de um serviço em uma Agência de serviços públicos: Que atendimento ineficaz, má vontade, lento, e não resolveram meu problema. Será que um funcionário sem estabilidade garantida faria um atendimento melhor? Professores que só enrolam alunos, médicos que faltam plantões, e toda essa galera que morcega nos atendimentos públicos diminuiriam se todo mundo fosse da CLT?

OBS: Funcionários públicos daqui, não me levem a mal, é só uma indagação. :ympeace:
Cara, às vezes não é nem má vontade dos funcionários públicos, até porque a demanda pelos serviços é muito maior do que muitas vezes os funcionários conseguem atender, e também tem que ver a burocracia feita pelos próprios regimentos que são inúmeros e pouco flexíveis é fácil criticar de fora sem ver o que acontece dentro do serviço, será que algum funcionário privado estudaria 3 anos a mais gastando dinheiro com material, viagens etc sem garantia que teria um emprego privado no final?

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por minhoca » 20 Mar 2019 13:04

xavier escreveu:
20 Mar 2019 12:48
No Brasil temos que primeiro resolver a qualificação da mão de obra, os serviços públicos são péssimos e os privados também, então concordo que isso precisa mudar, o problema é que a solução não é tão simples.
O problema é estrutural, eu passei num concurso de agente penitenciário do DF e lá nós temos quase 15,7 mil presos e somos menos de 3 mil agentes você acha que é fácil administrar uma proporção de bandido assim? Somos menos remunerados que pm, pc etc sendo que ser agente penitenciário é a segunda profissão mais perigosa do mundo, você vê um monte de politicagem, por exemplo, agentes do Detran ganham 20% de insalubridade por causa de não sei o que, enquanto nós agentes prisionais estamos trabalhando num lugar imundo e perigoso, lotado de gente doente e perigosa não ganhamos insalubridade, e fora MP, DP e Comissão de direitos humanos que atuam primordialmente ao lados dos bandidos e seus familiares.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por minhoca » 20 Mar 2019 13:09

PescadorParrudo escreveu:
19 Mar 2019 19:39
É verdade, mas o corporativismo é o que manda.

Mas que o governo está arrochando e tentando melhorar a eficiência e a eficácia dele e de seus funcionários também é uma verdade.
Médico, que é funcionário privado em regra, faz muito isso para proteger outro médico só quando morre alguém eles falam algo contra um companheiro de profissão.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por minhoca » 20 Mar 2019 13:15

Sattva escreveu:
20 Mar 2019 12:42
O que precisa ser entendido aqui é que vivemos num "capitalismo" de Estado (coloco entre aspas pq na minha visão capitalismo precisa de livre mercado pra ser capitalismo). E as agencias reguladoras, que são divulgadas como uma defesa do consumidor, na verdade servem para cartelizar. Elas impedem a concorrencia e o livre mercado.

Quanto mais livre o mercado, portanto maior concorrencia, os produtos e serviços tendem a Maior qualidade e menor preço
.
Isso me deixa muito puto, lembro até hoje quando cortaram as bagagens com a desculpa de que iriam reduzir o preço da passagem, o preço continuou a mesma merda e o serviço também e o pessoal acreditou, telefonia, internet então nem se fala preços absurdos e serviços incompletos ou aquém do combinado no contrato.

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 16427
Registrado em: 07 Fev 2019 15:12
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por LeoMatosJJ » 20 Mar 2019 13:19

RequintesDePuberdade escreveu:
20 Mar 2019 13:15
kkkkkkkkkkkkk

Isso as próprias PM's poderiam melhorar com programas de reeducação alimentar. Acho que em alguns estados tem isso.
Só fazer uns TAFs periódicos dentro da corporação. Se o cara for reprovado, limita os serviços que ele pode fazer e pune o cara financeiramente. Sei lá, tipo remover uma gratificação por estar fora de forma.

Avatar do usuário
Sattva
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Mai 2015 14:20
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Sattva » 20 Mar 2019 13:22

minhoca escreveu:
20 Mar 2019 13:04
O problema é estrutural, eu passei num concurso de agente penitenciário do DF e lá nós temos quase 15,7 mil presos e somos menos de 3 mil agentes você acha que é fácil administrar uma proporção de bandido assim? Somos menos remunerados que pm, pc etc sendo que ser agente penitenciário é a segunda profissão mais perigosa do mundo, você vê um monte de politicagem, por exemplo, agentes do Detran ganham 20% de insalubridade por causa de não sei o que, enquanto nós agentes prisionais estamos trabalhando num lugar imundo e perigoso, lotado de gente doente e perigosa não ganhamos insalubridade, e fora MP, DP e Comissão de direitos humanos que atuam primordialmente ao lados dos bandidos e seus familiares.
Com certeza o problema não está no individuo funcionario público em si, mas no sistema. A falta de concorrencia, independente se o funcionario individualmente é ótimo funcionario, faz com que o sistema funcione de forma ruim e ineficiente.

Avatar do usuário
Sattva
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Mai 2015 14:20
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Sattva » 20 Mar 2019 13:30

minhoca escreveu:
20 Mar 2019 13:15
Isso me deixa muito puto, lembro até hoje quando cortaram as bagagens com a desculpa de que iriam reduzir o preço da passagem, o preço continuou a mesma merda e o serviço também e o pessoal acreditou, telefonia, internet então nem se fala preços absurdos e serviços incompletos ou aquém do combinado no contrato.
No caso das bagagens temos um problema complicado, pq empresa de aviação tem uma grande barreira de entrada natural, que é o alto custo de investimento. Ai o Governo ainda complica tudo proibindo extrangeiros (PF, ou PJ) de investirem em Cias aéreas... Fora todo custo e burocracia Brasil.

O que barateia produtos e serviços é concorrencia e não redução de custos.

É como esse "livre comércio" de automóveis com o Mexico, que o Bozo assinou agora. Ok, sem impostos de importação, sou completamente a favor disso, mas talvez isso não se reflita nos preços pro consumidor, quem sabe apenas em mais lucros pras Empresas (e não ta errado a Empresa lucrar). Pra melhorar o preço pro consumidor é preciso um melhor ambiente pra empreendedorismo, assim a concorrencia surge naturalmente e consequentemente as empresas brigam por preço e qualidade pra se diferenciar e quem ganha é o consumidor

xavier
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 832
Registrado em: 01 Out 2014 20:05
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por xavier » 20 Mar 2019 16:16

minhoca escreveu:
20 Mar 2019 13:04
O problema é estrutural, eu passei num concurso de agente penitenciário do DF e lá nós temos quase 15,7 mil presos e somos menos de 3 mil agentes você acha que é fácil administrar uma proporção de bandido assim? Somos menos remunerados que pm, pc etc sendo que ser agente penitenciário é a segunda profissão mais perigosa do mundo, você vê um monte de politicagem, por exemplo, agentes do Detran ganham 20% de insalubridade por causa de não sei o que, enquanto nós agentes prisionais estamos trabalhando num lugar imundo e perigoso, lotado de gente doente e perigosa não ganhamos insalubridade, e fora MP, DP e Comissão de direitos humanos que atuam primordialmente ao lados dos bandidos e seus familiares.
Estrutural e de mão de obra, não falei no seu caso em especifico, não sei da sua realidade.
Falei do serviço publico como um todo, Inss, detran,postos de saúde, que são ruins.Mas tambem citei a iniciativa privada , que no Brasil, presta tambem um serviço de péssima qualidade, Bancos,Telefonia, Escolas,Transportes,Supermercados.
Falei mais no sentido de que isso de tirar a estabilidade , não vai melhorar o serviço.
E concordo plenamente com vc, que temos uma falha gigante e estrutural em vários setores

Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Aldebarã » 20 Mar 2019 18:04

Concordo, parceiro! SOu concursado e acho que tá na hora de nós, recebermos metas e perder essa porra de estabilidade.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Djair Ferreira, Germer, glima, JackmAtAll, Johnny Ramone, Montfort e 270 visitantes