Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Aldebarã
Mensagens: 9044
Registrado em: 23 Nov 2014 18:29
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Aldebarã » 20 Mar 2019 18:04

Concordo, parceiro! SOu concursado e acho que tá na hora de nós, recebermos metas e perder essa porra de estabilidade.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Canela
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015 12:12
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Canela » 20 Mar 2019 18:34

É uma questão muito complicada... Vou falar pelo que vivo no executivo federal, sou do ME há 12 anos e trabalho diretamente com força de trabalho e pagamentos de todo executivo federal.

Servidores x produtividade: Primeiro lugar, tem muito servidor que não vale nada!! Executa atividades não pensantes e poucas, ainda assim vem com essa de supervalorizar o que faz, faz um escandalo quando pega algo mais complicado e já cheguei a ouvir que fulana não iria executar tal tarefa(simples por sinal) porque ela era nível médio... Pena que o chefe é frouxo, eu já teria botado a disposição do RH.
Aqui na minha área são umas 30 pessoas, poderia dispensar uns 10 tranquilamente, não que não haja trabalho, mas estas pessoas executam poucas atividades e são coisa super simples, se você passa algo mais complicado, não conseguem sair do outro lado e você tem que ficar do lado e praticamente fazer tudo, também não correm atrás de aprender, tem gente aqui com mais de 5 anos na área que não sabe operar o básico do sistema Siape, que é o nosso carro chefe, você pede pra pessoa te passar uma tabela de cargos e o infeliz não consegue extrair essa informação, dá raiva mesmo de tamanha inércia, tem uma meia dúzia aqui que eu não consigo nem olhar na cara, que já me dá vontade de esculachar. E estes são justamente os que estão sempre reclamando de barriga cheia!!!

Avaliação de desempenho: Muitos órgãos aplicam avaliação, quiça a maioria. Aí vem algumas distorções, as carreiras mais tops(melhores salários), não tem avaliação, quem ganha mais não é avaliado e a maioria esmagadora que ganha bem menos é avaliada. As avaliações da forma que estão não servem muito, são as avaliações 360º, em que todo mundo avalia todo mundo, inclusive chefes são avaliados pelos subordinados. A nota na avaliação é critério para progressão na carreira. O que acontece então? Todo mundo combina de dar a nota máxima em todos os critérios, aí é o RH que define o desempate para quem vai progredir. Só tem servidor nota 10!!
O trouxa aqui fazia a autoavaliação de maneira sincera não me dando nota máxima em vários critérios, pois sei que não sou nota 10, alias quase ninguem é. Aconteceu que eu fiquei atrasado em relação aos que entraram junto comigo, todo mundo progrediu e eu fiquei pra trás... Tive que entrar no esquema senão nunca iria progredir... Da forma que está não funciona, não sei com seria uma forma de avaliar de modo que quem não produzir tem que ir para rua!

Estabilidade: Eu acho extremamente necessária para o servidor não se curvar perante aqueles cargos comissionados, os cargos de indicaçao política, o que acontece hoje e sempre.
Temos alguns níveis a grosso modo:

Servidor < Chefe de divisão < Coordenador-Geral < Diretor < Secretário < Ministro

De diretor pra cima é quase sempre indicação política, muitas vezes pessoas sem preparo algum que estão ali como fantoches de alguém mais em cima.
Na gestão PT, o que passou por aqui de analfabetos funcionais não é brincadeira, pessoas ignorantes, sem visão de serviço público, mas que impunham sua vontade mesmo com todos os técnicos falando que ia dar merda, a arrogância destas pessoas não permitiu ouvir a experiência de quem sempre mexeu com isso e sabia de antemão o resultado. Várias vezes tivmemos que reverter tudo o que foi feito, perda de tempo, esforço e dinheiro público!
Minha chefe quando se recusou a fazer algo que era certo que ia dar merda, o que aconteceu? O diretor tirou ela da coordenação. Em 2 dias estava publicada a portaria de exoneração, detalhe que o cara nem avisou, ela ficou sabendo pelos outros, e ele fez isso com outras pessoas. Depois que deu a merda prevista, adivinham a quem recorreram pra consertar a merda que fizeram? A minha chefe que foi exonerada meses antes... Hoje este ex diretor está na cadeia, preso no escândalo da consist. Essa da consist também tenho historias, mas fica para um outro momento...
Esse mesmo diretor era um tremendo de um babaca arrogante, outra dele foi numa reunião em que uma colega de trabalho, gata por sinal, e subordinada a ele, teve um momento desagradavel. Todo mundo na sala, aí chega o diretor atrasado e nem se desculpou pelo atraso, não cumprimentou nínguem e chega na minha colega e dá um beijão no rosto dela, tipo um beijo de namorados, sendo que ela nunca deu liberdade pra ele. Foi uma situação estranha, ela ficou chateada, as pessoas começaram a perguntar se ela estava ficando com o diretor, etc. Após a reunião ela foi falar com ele, uma semana depois a função que ela tinha foi retirada... Se ela não tivesse estabilidade e ela fosse reclamar, o cara botaria ela na rua no dia seguinte e botaria outra companheira no lugar dela...
O que quero dizer é que se não houver estabilidade, esses cargos politicos que já tocam o terror, terão a liberade de em uma gestão demitir todos os servidores que não se curvarem ás suas VONTADES PESSOAIS e colocar os seus apadrinhados, que sabemos que boa parte não tem qualificação nem pra botar uma fórmula numa tabela excel. Imagina a rotatividade de pessoas... Muda um diretor, cai todos os servidores, a continuidade dos serviços ficaria seriamente comprometida!!!

Avatar do usuário
Lampião
Mensagens: 676
Registrado em: 24 Out 2015 13:23
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Lampião » 20 Mar 2019 18:50

Vocês acham que a porra do dinheiro que paga esses salários robustos desses Analistas em Porra nenhuma de MAPA, MTE, Fazenda e mais uma caralhada de Ministérios e repartiçoes parasitárias vem de onde? De uma vonte do céu? Do eufrates que jorra mel, leite e dinheiro público?
Pois saibam aspirantes á parasitas que a Grécia de hoje é o Brasil amanhã e o Brasil de Hoje foi a grécia ontem. Se lembram que a Olímpiadas de 2004 foi em Atenas? Hein? Algo coincide? Pois bem, lá também tinha uma caralhada de funças públicos sugando, estourou a crise, o Estado teve que fazer o que? Mandou todos se fuderem no Olho da rua? Onde está o seu deus da estabilidade agora hein? Não pensem que são os intocáveis e com designação divina. Quando o Burro de carga dos Produtores começam a cansar, o país tem fuga de capitais, ninguém investe mais nada aqui, o povo fica desmotivado, os iludidos que ficaram 6 anos decorando livros não sabem fazer porra nenhuma, serão a Geração "nini" do Brasil. porque o mercado não precisa das merdas que o governo inventou para filtrar candidatos, ACORDEM, A FARRA NÃO DURA ETERNAMENTE, UMA HORA THE SHIT WILL HIT THE FAN E SEU CU NÃO SERÁ PERDOADO.

Online
Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4451
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Germer » 20 Mar 2019 19:03

Sattva escreveu:
20 Mar 2019 12:42
O que precisa ser entendido aqui é que vivemos num "capitalismo" de Estado (coloco entre aspas pq na minha visão capitalismo precisa de livre mercado pra ser capitalismo). E as agencias reguladoras, que são divulgadas como uma defesa do consumidor, na verdade servem para cartelizar. Elas impedem a concorrencia e o livre mercado.

Quanto mais livre o mercado, portanto maior concorrencia, os produtos e serviços tendem a Maior qualidade e menor preço.

No caso dos funcionarios publicos com estabilidade. Economia é sobre incentivos e os incentivos nesse caso são péssimos.

Então no caso da pergunta do primeiro post a resposta é depende. Mas se fosse um livre mercado vc teria mais de uma Empresa pra resolver esse seu problema, então poderia escolher a melhor, mais eficiente e com o melhor custo beneficio no seu caso. E caso ainda fosse algo novo, pode ter certeza que existiria uma oportunidade de negócio e com o tempo seria resolvido
Imagem

turbex
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Jul 2015 10:06
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por turbex » 20 Mar 2019 19:38

Estabilidade para todo o funcionalismo foi criada em um momento que era extremamente necessário - senão a cada mudança de governo seriam mudados todos pra colocar os ligados a quem se elegeu. Isso traz inúmeros problemas, entre eles de que não se tem continuidade nas políticas públicas. Por vezes se inviabiliza a gestão - em prefeituras isso ocorre pois os prefeitos tem mais comissionados. Ainda, imagine questões essenciais como tesouro nacional nesse samba de criolo doido. Receita, auditoria, diplomacia e por aí vai. Se tá ruim, acredite, pode ser bem pior. Mas realmente o contexto mudou muito, os serviços se informatizaram, a economia está mais dinâmica. Tem que se buscar um meio termo pois do jeito que tá é ruim pra sociedade e inclusive pro servidor bom - desestímulo é gritante. Só é bom pro servidor fdp que só enrola...

Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8115
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Batman » 20 Mar 2019 19:50

hoje uma professora estava dando sermão falando que agente tem que parar de fazer dispedício na clinica
ela stá certa
entretanto tem uma copa para ervidor público a cada 10 metros e sempre tem dois~três sentados fazendo absolutamente nada
~mesmo assim dizem que não tem sala sobrando pra atlética e ej, que o centro tem gastos desnecessários, que FALTA FUNCIONÁRIO e por aí vai

demorou pra fazer uma limpa...

Online
Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4451
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Germer » 20 Mar 2019 22:02

turbex escreveu:
20 Mar 2019 19:38
Estabilidade para todo o funcionalismo foi criada em um momento que era extremamente necessário - senão a cada mudança de governo seriam mudados todos pra colocar os ligados a quem se elegeu. Isso traz inúmeros problemas, entre eles de que não se tem continuidade nas políticas públicas. Por vezes se inviabiliza a gestão - em prefeituras isso ocorre pois os prefeitos tem mais comissionados. Ainda, imagine questões essenciais como tesouro nacional nesse samba de criolo doido. Receita, auditoria, diplomacia e por aí vai. Se tá ruim, acredite, pode ser bem pior. Mas realmente o contexto mudou muito, os serviços se informatizaram, a economia está mais dinâmica. Tem que se buscar um meio termo pois do jeito que tá é ruim pra sociedade e inclusive pro servidor bom - desestímulo é gritante. Só é bom pro servidor fdp que só enrola...
não tenha dúvida que muitos chegam cheios de vontade e com o passar dos anos vão se entregando

Zé Fumaça
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Nov 2014 14:40
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Zé Fumaça » 22 Mar 2019 16:59

Imagina um concursado tendo que fiscalizar um contrato (seja de obra, compra de material, qualquer coisa), algo que acontece muito. A pessoa é a responsável pelo estado a acompanhar a execução daquele contrato e liberar os pagamentos para aquela empresa, atestando quantidade, qualidade e tudo mais.

Ou seja, o fiscal de contrato está no meio entre a empresa querendo lucrar e com o chefe do chefe político que vai saber o que pretende. Se o fiscal não tiver estabilidade, ele pode rodar na primeira desavença com a empresa (que sempre tem ligações com gente importante da política), caso não concorde com a medição dos serviços.

No serviço público normal (Adm direta), só concursado pode ser fiscal. Em empresa de economia mista, metro, água, energia, entre outras, o fiscal pode ser um comissionado. Isso explica o pq de tantos escândalos no metro de só, df, na, etc... é a raposa cuidando do galinheiro.

Funcionário público em sua GRANDE maioria não tem altos salários, sofre com carreiras ridículas, vê a incapacidade total de dirigentes indicados para fazer política ocupando cargo técnico, benefícios fraquíssimos, más m condições de trabalho, entre outras coisas

martedragon
Mensagens: 946
Registrado em: 19 Nov 2014 19:52
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por martedragon » 23 Mar 2019 17:06

Zé Fumaça escreveu:
22 Mar 2019 16:59
Imagina um concursado tendo que fiscalizar um contrato (seja de obra, compra de material, qualquer coisa), algo que acontece muito. A pessoa é a responsável pelo estado a acompanhar a execução daquele contrato e liberar os pagamentos para aquela empresa, atestando quantidade, qualidade e tudo mais.

Ou seja, o fiscal de contrato está no meio entre a empresa querendo lucrar e com o chefe do chefe político que vai saber o que pretende. Se o fiscal não tiver estabilidade, ele pode rodar na primeira desavença com a empresa (que sempre tem ligações com gente importante da política), caso não concorde com a medição dos serviços.

No serviço público normal (Adm direta), só concursado pode ser fiscal. Em empresa de economia mista, metro, água, energia, entre outras, o fiscal pode ser um comissionado. Isso explica o pq de tantos escândalos no metro de só, df, na, etc... é a raposa cuidando do galinheiro.

Funcionário público em sua GRANDE maioria não tem altos salários, sofre com carreiras ridículas, vê a incapacidade total de dirigentes indicados para fazer política ocupando cargo técnico, benefícios fraquíssimos, más m condições de trabalho, entre outras coisas
Já trabalhei terceirizado para um orgão federal como encarregado de manutenção e posso te falar que os contratos são sempre leoninos pro governo (ainda tenho a cópia do contrato salvo) e te garanto que os gestores de contrato não entendem merda nenhuma de nada e por nada podem pedir sua cabeça pra empresa contratada que vai abrir as perninhas.

Essa medição de serviço que você se referiu não existe, a terceirizada é sempre o lado fraco e tem que baixar a cabeça pra tudo. Eu pessoalmente cansei de receber ameaças veladas e tinha que me virar nos trinta para não perder o emprego.

Acabou que a empresa que eu trabalhava não ganhou o pregão quando venceu o contrato e entrou um encarregado novo da empresa que assumiu a bomba.

Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8115
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Batman » 23 Mar 2019 17:15

Aqui no ccs da ufsc tem, sem exagero, uma copa oara os servidores a cada 8m (oito metros). Sempre trm uns 3 empulerados sem fazer nada.

Uma das coordenadoras ainda disse que falta funcionario salas kkkkkk

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8141
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por jotaerre » 23 Mar 2019 23:56

A estabilidade mao serve para proteger o servidor, mas o estado, para que o serviço possa ser prestado sem pressão política.

Também evita que a máquina vire ainda mais uma cabide de emprego.

Mas eu acredito que o serviço público deveria pagar metade do salário como fixo, e a outra metade de acordo com metas de desempenho, mexendo no bolso nego se animava pra trabalhar.

Concordo que do jeito como é hoje, é foda. Tanto faz o servidor trabalhar ou não, vai receber e não vai ser demitido.

Zé Fumaça
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Nov 2014 14:40
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Zé Fumaça » 24 Mar 2019 09:35

martedragon escreveu:
23 Mar 2019 17:06
Já trabalhei terceirizado para um orgão federal como encarregado de manutenção e posso te falar que os contratos são sempre leoninos pro governo (ainda tenho a cópia do contrato salvo) e te garanto que os gestores de contrato não entendem merda nenhuma de nada e por nada podem pedir sua cabeça pra empresa contratada que vai abrir as perninhas.

Essa medição de serviço que você se referiu não existe, a terceirizada é sempre o lado fraco e tem que baixar a cabeça pra tudo. Eu pessoalmente cansei de receber ameaças veladas e tinha que me virar nos trinta para não perder o emprego.

Acabou que a empresa que eu trabalhava não ganhou o pregão quando venceu o contrato e entrou um encarregado novo da empresa que assumiu a bomba.
Empresas terceirizadas de manutenção, limpeza, jardinagem e vigilância são contratos de rotina, com medições fixas que dependem do número de pessoal envolvido. são contratos com valor mensal estipulado, que fluem mais normalmente. Contratos de construção ou da compra de determinado equipamento são mais complexos para se fiscalizar.

E esse relato que tu falou é a realidade dos funcionários terceirizados. Se vacilar, demitem e colocam outro. E fazem ameaças com o vale transporte para o cara abrir mão, entre outras paradas. Porém, os donos dessas empresas que cedem mão de obra estão felizes da vida, mancomunados com uma galera aí.

E o que mais me impressiona é o próprio povo pedindo para que as terceirizações sejam irrestritas. Aí é pra lascar tudo

Zé Fumaça
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Nov 2014 14:40
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Zé Fumaça » 24 Mar 2019 09:43

jotaerre escreveu:
23 Mar 2019 23:56
A estabilidade mao serve para proteger o servidor, mas o estado, para que o serviço possa ser prestado sem pressão política.

Também evita que a máquina vire ainda mais uma cabide de emprego.

Mas eu acredito que o serviço público deveria pagar metade do salário como fixo, e a outra metade de acordo com metas de desempenho, mexendo no bolso nego se animava pra trabalhar.

Concordo que do jeito como é hoje, é foda. Tanto faz o servidor trabalhar ou não, vai receber e não vai ser demitido.
A estabilidade não serve para proteger o servidor?

Mesmo com a estabilidade, o serviço continua sendo prestado com uma baita pressão política. A estabilidade serve para o funcionário público concursado poder falar “nessa picaretagem eu não embarco” sem ser demitido.

E na Adm federal tem avaliação de desempenho diversas. Mas não é 50/50 do jeito que tu falou.

E sempre rola os processos administrativos. Vocês podem achar que não, mas alguns órgãos demitem uma galera de concursado por fraude, desvio, mau uso, inércia etc

Zé Fumaça
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Nov 2014 14:40
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Zé Fumaça » 24 Mar 2019 10:04

Porém é óbvio que em todo lugar tem os folgados, os que não fazem nada, os que só conversam etc. mas tem também os que trabalham, os que querem fazer a diferença, etc

abimaelpirak
Mensagens: 967
Registrado em: 02 Dez 2014 12:23
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por abimaelpirak » 24 Mar 2019 17:11

Acho que um aprimoramento na avaliação de desempenho seria suficiente. Fazendo, por exemplo, verificação de denúncias, omissões, produtividade e etc.

Em alguns paises há um comitê formado por pessoas comuns do povo sem vinculação com o governo.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Germer, glima, JackmAtAll, Johnny Ramone, Montfort e 302 visitantes