Wado escreveu: ↑01 Abr 2019 13:25
Faz todo sentido esse lance da umidade da batata mesmo....
Sobre risoto, pena tu ter esquecido, mas aproveitando, dá umas letras aí sobre risoto.
Ta aí uma coisa que gosto muito, mas não sei fazer direito. OU erro o ponto do arroz, ou o arroz não é o certo, ou erro na quantidade ou tipo de vinho ( isso quando uso vinho ).
Enfim, se quiser dar um passo a passo e dicas, te agradeço, é um prato que tem dezenas de variações de sabor.
Risoto eu acho das coisas mais fáceis de fazer. E nem acho tão trabalhoso.
Mas tem 2 coisas importantes. Um bom caldo e esse caldo ter sal.
Porque o arroz do risoto (uso sempre arbóreo ou carnaroli) acaba pegando o sabor do caldo, assim como o sal.
Eu prefiro fazer caldo de legumes, pois acho que serve pra qualquer tipo de risoto, e acabo congelando. Uso cenoura, cebola, alho, folha de louro, pimenta do reino, sal basicamente. Cozinho uns 90min em fogo baixo e depois congelo o que sobrar pra usar depois. Com esse caldo dá pra fazer qualquer risoto, mas os de cogumelo eu cozinho o cogumelo no próprio caldo. Fica melhor.
Aí é refogar cebola e/ou alho, o arroz e depois jogar a bebida.
Normalmente se faz risoto com vinho branco, mas você pode usar qualquer bebida alcoólica (cachaça, vinho tinto). Eu uso muitas vezes cachaça, se fizer um risoto mais com a cara brasileira.
Aí vai colocando o caldo aos poucos até chegar ao ponto.
Pra não ter que ficar no fogão em caso de um jantar com convidados, eu deixo no pré-preparo, que é logo após colocar um pouco de caldo (deixando o suficiente pra absorver pra não ficar seco) e na hora de servir finalizo.