Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Igor Vovchanchyn
Mensagens: 1075
Registrado em: 13 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 24 Mar 2019 23:36

Arrodearam em várias opções no tópico mas a melhor solução ninguém citou, o fim de grande parte dos serviços públicos.

Botaram na cabeca da gente que ter serviço público e é bom e necessário, que precisamos de serviço público e que o péssimo serviço se resolve melhorando salarios ou abrindo mais vagas.

Estado só precisa tomar conta de saúde, segurança, justiça e educação(aqui se tem pesquisa e ciencia), ter o estado pra entregar carta, verificar se documento é real, pra monopolizar preço de refinos ( e nunca conseguir setornar autosuficiente por incompetência de gestão) pra mim nao faz sentido.

Analista de sistema em empresa privada: 4 mil mes, trabalha 8h
Analista de sistema de qualquer empresa pública: 9 mil reais, trabalha 6h dia

O brasil é rico demais, mas se perde nessas doutrinaçoes e manipulação da cabeça do povo, nao tem frase melhor do que a "estatal X é estratégica"


https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... narios.htm

SURREAL!

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6163
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por codematrixbr » 25 Mar 2019 00:35

Igor Vovchanchyn escreveu:
24 Mar 2019 23:36
Arrodearam em várias opções no tópico mas a melhor solução ninguém citou, o fim de grande parte dos serviços públicos.

Botaram na cabeca da gente que ter serviço público e é bom e necessário, que precisamos de serviço público e que o péssimo serviço se resolve melhorando salarios ou abrindo mais vagas.

Estado só precisa tomar conta de saúde, segurança, justiça e educação(aqui se tem pesquisa e ciencia), ter o estado pra entregar carta, verificar se documento é real, pra monopolizar preço de refinos ( e nunca conseguir setornar autosuficiente por incompetência de gestão) pra mim nao faz sentido.

Analista de sistema em empresa privada: 4 mil mes, trabalha 8h
Analista de sistema de qualquer empresa pública: 9 mil reais, trabalha 6h dia

O brasil é rico demais, mas se perde nessas doutrinaçoes e manipulação da cabeça do povo, nao tem frase melhor do que a "estatal X é estratégica"


https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... narios.htm

SURREAL!
Realmente gostaria de saber onde um analista de sistema ganha 9k, a maioria dos cargos de nivel superior paga no máximo 4k, galera anda surreal nos valores...
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8141
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por jotaerre » 25 Mar 2019 07:28

Zé Fumaça escreveu:
24 Mar 2019 09:43
A estabilidade não serve para proteger o servidor?

Mesmo com a estabilidade, o serviço continua sendo prestado com uma baita pressão política. A estabilidade serve para o funcionário público concursado poder falar “nessa picaretagem eu não embarco” sem ser demitido.

E na Adm federal tem avaliação de desempenho diversas. Mas não é 50/50 do jeito que tu falou.

E sempre rola os processos administrativos. Vocês podem achar que não, mas alguns órgãos demitem uma galera de concursado por fraude, desvio, mau uso, inércia etc
Então, temos o mesmo entendimento. Quando eu disse que não serve pra proteger o servidor, eu disse no sentido que ela existe pra proteger o cargo e suas atribuições, e não a pessoa. Muita gente entende que estabilidade serve apenas para impedir que o servidor não possa ser demitido, uma regalia só por ser servidor público, sem nenhuma benesse para o estado. O que não é verdade.

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8141
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por jotaerre » 25 Mar 2019 08:00

Igor Vovchanchyn escreveu:
24 Mar 2019 23:36

Analista de sistema em empresa privada: 4 mil mes, trabalha 8h
Analista de sistema de qualquer empresa pública: 9 mil reais, trabalha 6h dia
codematrixbr escreveu:
25 Mar 2019 00:35
Realmente gostaria de saber onde um analista de sistema ganha 9k, a maioria dos cargos de nivel superior paga no máximo 4k, galera anda surreal nos valores...
Alguns concursos públicos, como o judiciário, ficam por volta dos 8k iniciais mesmo. Mas são minoria. Mas muitas coisas tornam a análise desses dados crus desonesta:

- A analista de TI que recebe 4K inicial normalmente é um cara jovem, que tá saindo da faculdade e tá no primeiro emprego. É um salário de quem tem pouca experiência. Um analista de TI com mais de 10 anos de experiência e alguma competência vai estar ocupando, no mínimo, função de coordenação de alguma equipe, ganhando provavelmente o dobro desses 4K.

- O analista de TI que passa num concurso de 8K inicial é um cara com uma boa experiência. Eu vi um estudo que apontava que a média de idade de entrada nesse tipo de concurso é de mais de 30 anos. No concurso que passei (judiciário) de 7 analistas de TI, apenas um prodígio foi aprovado com 25 anos de idade. O resto tinham mais de 30, com boa experiência no setor público e privado.

Então é injusto comparar o salário inicial de um concurso concorrido com o de um analista de empresa privada. Seria mais justo comparar a experiência e remunerações nos dois mundos, não sei se existe estudo nesse sentido.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6163
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por codematrixbr » 25 Mar 2019 08:32

jotaerre escreveu:
25 Mar 2019 08:00
Alguns concursos públicos, como o judiciário, ficam por volta dos 8k iniciais mesmo. Mas são minoria. Mas muitas coisas tornam a análise desses dados crus desonesta:

- A analista de TI que recebe 4K inicial normalmente é um cara jovem, que tá saindo da faculdade e tá no primeiro emprego. É um salário de quem tem pouca experiência. Um analista de TI com mais de 10 anos de experiência e alguma competência vai estar ocupando, no mínimo, função de coordenação de alguma equipe, ganhando provavelmente o dobro desses 4K.

- O analista de TI que passa num concurso de 8K inicial é um cara com uma boa experiência. Eu vi um estudo que apontava que a média de idade de entrada nesse tipo de concurso é de mais de 30 anos. No concurso que passei (judiciário) de 7 analistas de TI, apenas um prodígio foi aprovado com 25 anos de idade. O resto tinham mais de 30, com boa experiência no setor público e privado.

Então é injusto comparar o salário inicial de um concurso concorrido com o de um analista de empresa privada. Seria mais justo comparar a experiência e remunerações nos dois mundos, não sei se existe estudo nesse sentido.
Exatos, fora que a utilização da ti no judiciário e de fundamental importância, praticamente tudo e digital agora, aí galera não entende que o concurso busca selecionar de forma isonômica os melhores da área, pois a administração precisa dos melhores para desenvolver esta área, aí ficam de mimimi com relação ao salário, porra o cara vai estar lidando com processos não de entrega de cerveja, mas sim relacionando a litígios entre as partes, olha a importância disto, são mundo completamente opostos...
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
Igor Vovchanchyn
Mensagens: 1075
Registrado em: 13 Out 2014 23:27
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 25 Mar 2019 16:51

A discussão ta boa!
Ps. Quando citei análista de sistemas so foi um exemplo de disparidade salarial entre inúmeros outros, nada contra a classe, ja fui dela inclusive.


Aqui mais um caso de "mais concurso + gasto pra a população com + pagamentos de salarios" e mais serviço ineficiente.

https://www.facebook.com/35355147508302 ... 220?sfns=1

Nao consegui enviar o print pq tô do celular e nao to achando a opção entao mandei o link.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6163
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por codematrixbr » 28 Mar 2019 06:08

RequintesDePuberdade escreveu:
27 Mar 2019 13:58
Pô, mas alguém de TI que trabalha em algum banco tem responsabilidade pra caramba também, além de ter muito mais horas de trabalho por semana e duvido que consiga ganhar o mesmo que alguém com cargo de nível superior em TI em algum Tribunal ou órgão TOP.

Pega um Contador...Em Tribunal Federal um Contador deve tá tirando 15 mil por mês...Cara...Pro cara conseguir tirar isso no mercado privado...Sem contar que trabalha bem menos, tem mais folgas, menos pressão...

Mesma coisa um analista judiciário...

Os caras que passam pra esses cargos, bem como de juiz, tem que ganhar bem...não é isso...

Mas você volta no Exemplo de um Contador...Se o Cara ganhasse 8 mil por mês já seria um PUTA de um salario, saca...Bem acima da média do setor privado, muito acima...

Um juiz começar ganhando 15 mil por mês e terminar a carreira ganhando 20 mil já seria um salario do CARALHO também e continuaria tendo um monte de nego se matando pra entrar...

Só que aê vai tendo um exagero...De 10 mil o cara acha normal ganhar 20-30....Fora os absurdos de nego tirando mais de 100 mil por mês...Não entendo essa porra desse teto que não serve pra nada.
O problema é que banco conseguiu desvalorizar por completo as carreiras nele exercidas, basta ver o nível dos bancários atualmente, tem uma galera com o nível muito baixo, qualquer um se torna gerente hoje em dia, basta empurrar bem fundo serviços no rabo do cliente, fora o alto custo de viver no Brasil, se os preços dos bens fosse padrão eua aí sim o cara viveria tranquilo com 8k, mas no br onde até o churros e gourmet e uma guerra. Agora uma coisa concordo os altos salários dos magistrados devem sim ser reduzidos, ninguém entra no serviço público para ser rico, ver magistrado/conselheiro/políticos ganhando como alto empresário e o fim da picada, eu sei de caso em que o magistrado e de outro estado e vem para a minha cidade de avião próprio como pode isso Arnaldo?! Ademais os cargos que ganham bem hoje em dia são poucos, o resto é 3/4K, universidades federais só quem ganha bem e a galera da antiga, quem for entrar agora tá fudido, o tempo do tiozinho que é vigia do campus e tira 10k acabou, ainda bem rs...
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8141
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por jotaerre » 28 Mar 2019 08:41

Mas é claro que a estabilidade traz com ela o mal do servidor poder vagabundar protegido por lei. Como eu disse, ajudaria muito vincular parte do salário ao desempenho - não uma função, que normalmente o servidor coloca embaixo do braço e leva até a aposentadoria. Algo que precisasse ser conquistado mês a mês.

Ano passado eu fui no DETRAN buscar o documento novo do meu carro. Eu cheguei pouco antes das 9:00 e saí depois das 13:00. 4 horas esperando na fila e quando fui atendido passei 1 minuto no caixa: o tempo da senhora pegar o novo documento e assinar um papel. Isso é absurdo, e um caixa exclusivo separar atendimentos rápidos como o meu de outros que passavam 30~40 minutos negociando já faria o negócio andar. Mas ninguém se preocupa em trazer solução, pq não existe estímulo para atender mais.

ah, nas 4 horas que eu esperava era muito comum ver servidores no celular, conversando, etc.

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6163
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por codematrixbr » 28 Mar 2019 17:29

jotaerre escreveu:
28 Mar 2019 08:41
Mas é claro que a estabilidade traz com ela o mal do servidor poder vagabundar protegido por lei. Como eu disse, ajudaria muito vincular parte do salário ao desempenho - não uma função, que normalmente o servidor coloca embaixo do braço e leva até a aposentadoria. Algo que precisasse ser conquistado mês a mês.

Ano passado eu fui no DETRAN buscar o documento novo do meu carro. Eu cheguei pouco antes das 9:00 e saí depois das 13:00. 4 horas esperando na fila e quando fui atendido passei 1 minuto no caixa: o tempo da senhora pegar o novo documento e assinar um papel. Isso é absurdo, e um caixa exclusivo separar atendimentos rápidos como o meu de outros que passavam 30~40 minutos negociando já faria o negócio andar. Mas ninguém se preocupa em trazer solução, pq não existe estímulo para atender mais.

ah, nas 4 horas que eu esperava era muito comum ver servidores no celular, conversando, etc.
Mas eram servidores mesmo?! Ou terceirizados, pois no meu estado no detran só tem terceirizados e comissionados, foda!
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 8141
Registrado em: 01 Out 2014 16:37
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por jotaerre » 28 Mar 2019 18:52

codematrixbr escreveu:
28 Mar 2019 17:29
Mas eram servidores mesmo?! Ou terceirizados, pois no meu estado no detran só tem terceirizados e comissionados, foda!
Aí não sei dizer... Sei que a fila lá e o funcionário do guichê olhando o WhatsApp.

Realmente, sugeri que era funcionários públicos mas não sei

Avatar do usuário
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6163
Registrado em: 01 Out 2014 00:34
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por codematrixbr » 30 Mar 2019 00:09

jotaerre escreveu:
28 Mar 2019 18:52
Aí não sei dizer... Sei que a fila lá e o funcionário do guichê olhando o WhatsApp.

Realmente, sugeri que era funcionários públicos mas não sei
Normal irmão, não tem como saber, alias no meu Estado, quem e empregado de terceirizada ou comissionado e porque é ligado a algum partido político, então eles entram e para não fazer nada mesmo, como prêmio pelo resultado das eleições, enquanto o servidor técnico fica sobrecarregado, pois na adm publica não tem para onde correr, se alguem não trabalha, outro vai ter que trabalhar pelo cara rs...
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Pelo fim da estabilidade dos funcionários públicos no Brasil

Mensagem por SALINHO » 30 Mar 2019 00:29

De um lado, estabilidade que acomoda o funcionário.
De outro lado, se tirar a estabilidade vai virar um cabide gigante de indicações políticas.

Prefeitos e governadores fazendo a festa, a cada 4 anos tirando todo mundo e pondo os deles.

Cruz x Espada
BÓ VOVÔ!!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Johnny Ramone, Maverick, XYXYX e 157 visitantes