Tópico de Livros

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Modern Samurai
Contato:

Re: Tópico de Livros

Mensagem por Modern Samurai » 07 Mar 2019 10:51

SALINHO escreveu:
07 Mar 2019 02:13
Pior que não. Eu não me importo muito sobre a vida dos autores, só sobre a obra. Nunca lerei biografia dele nem se nenhum intelectual. Já dos artistas eu acho bacana, pois isso influencia demais. A arte, como reificação da subjetividade, é influenciada demais pelas vivências específicas de cada um, além dos caras serem loucos.
Um Chet Baker, um Kurt Cobain, uma Nina Simone merecem ter a biografia lida, mas pouco me interessa a vida do Foucault, do Hegel ou Weber (a Arendt é uma excessão).
Faz um mal danado, mestre Salinho :dunno:

Eu faço absolutamente o contrário. Para mim algumas biografias se fazem necessárias para se ter acesso ao entendimento de algumas obras de cunho histórico científico e cultural.

Já de artistas, como músicos, com raras exceções, mais pela falta de tempo, eu foco apenas nos fora de séries (aliás, tem alguma biografia descente do Miles Davis pra me indicar? :D )

A biografia de alguns escritores se mistura com as suas obras - como Dostoiévski - , mas não deixam de ser importantes para leitura. Outros são praticamente biográficos, como Charles Bukowski, Henry Miller, Anais Nin, etc.

Um tempo atrás eu estava tentando ler sobre a vida de Louis Ferdinand Celine, que é um romancista francês, que tem sua obra como antagonista com a do Marcel Proust, estilisticamente falando.

Fiquei decepcionado pra caralho ao saber que o escritor era antissemita. Eu não saberia disso se não tivesse lido a biografia dele. Até porque, as obras com conteúdo antissemita nunca foram lançadas, foram censuradas, até onde eu sei. Os três livros que li dele "!Viagem ao Fim da Noite", "Morte a Crédito" e "De Castelo em Castelo" são maravilhosos. As obras dele não deixam transparecer de forma algum sequer resquício de que ele era antissemita.

Mas, enfim.

Você não costuma ler nem cartas de alguns historiadores ou filósofo que você leu as obras?

Recomendo você ler as cartas trocadas entre Hannad Arendt e Eric Voegelin :smoke:

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 07 Mar 2019 16:59

Modern Samurai escreveu:
07 Mar 2019 10:51
Faz um mal danado, mestre Salinho :dunno:

Eu faço absolutamente o contrário. Para mim algumas biografias se fazem necessárias para se ter acesso ao entendimento de algumas obras de cunho histórico científico e cultural.

Já de artistas, como músicos, com raras exceções, mais pela falta de tempo, eu foco apenas nos fora de séries (aliás, tem alguma biografia descente do Miles Davis pra me indicar? :D )

A biografia de alguns escritores se mistura com as suas obras - como Dostoiévski - , mas não deixam de ser importantes para leitura. Outros são praticamente biográficos, como Charles Bukowski, Henry Miller, Anais Nin, etc.

Um tempo atrás eu estava tentando ler sobre a vida de Louis Ferdinand Celine, que é um romancista francês, que tem sua obra como antagonista com a do Marcel Proust, estilisticamente falando.

Fiquei decepcionado pra caralho ao saber que o escritor era antissemita. Eu não saberia disso se não tivesse lido a biografia dele. Até porque, as obras com conteúdo antissemita nunca foram lançadas, foram censuradas, até onde eu sei. Os três livros que li dele "!Viagem ao Fim da Noite", "Morte a Crédito" e "De Castelo em Castelo" são maravilhosos. As obras dele não deixam transparecer de forma algum sequer resquício de que ele era antissemita.

Mas, enfim.

Você não costuma ler nem cartas de alguns historiadores ou filósofo que você leu as obras?

Recomendo você ler as cartas trocadas entre Hannad Arendt e Eric Voegelin :smoke:
Ótima dica Samurai, vou atrás dessas cartas. A Arendt é a única que eu me interessei em conhecer um pouco mais a fundo a vivência pessoal (apesar de não ter livro nenhum livro a respeito, apenas pequenos textos) porque a vida dela em si já é interessante e influenciou bastante a própria obra - o fato dela ser uma judia alemã, que fugiu do nazismo, indo parar num campo de trabalho na França e, ao chegar nos EUA, tendo permanecido apátrida por bastante tempo.
Mas, de modo geral, eu prefiro me ater ao conteúdo das obras do que à vida pessoal dos caras. Claro que temos que sempre fazer o recorte do momento histórico em que viveu o autor, isso é básico pois todos os autores são datados, refletem um determinado lugar e momento histórico, sem isso não se entende nada.
Mas realmente me importa pouco a vida pessoal de um Marx ou de um Weber, mas me causa muita curiosidade a vida pessoal de um Mozart, Picasso, Frida, Caetano, Chico...

p.s.: faz tempo que tu sofre atrás dessa biografia do Miles, hein?
BÓ VOVÔ!!!!

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 08 Mar 2019 10:27

SALINHO escreveu:
07 Mar 2019 16:59
Ótima dica Samurai, vou atrás dessas cartas. A Arendt é a única que eu me interessei em conhecer um pouco mais a fundo a vivência pessoal (apesar de não ter livro nenhum livro a respeito, apenas pequenos textos) porque a vida dela em si já é interessante e influenciou bastante a própria obra - o fato dela ser uma judia alemã, que fugiu do nazismo, indo parar num campo de trabalho na França e, ao chegar nos EUA, tendo permanecido apátrida por bastante tempo.
Mas, de modo geral, eu prefiro me ater ao conteúdo das obras do que à vida pessoal dos caras. Claro que temos que sempre fazer o recorte do momento histórico em que viveu o autor, isso é básico pois todos os autores são datados, refletem um determinado lugar e momento histórico, sem isso não se entende nada.
Mas realmente me importa pouco a vida pessoal de um Marx ou de um Weber, mas me causa muita curiosidade a vida pessoal de um Mozart, Picasso, Frida, Caetano, Chico...

p.s.: faz tempo que tu sofre atrás dessa biografia do Miles, hein?
Ela possui algo em comum com o Voegelin, que sofreu perseguição devido a algumas obras que publicou que o colocaram em oposição declarada ao regime nazista na década de 1930; tendo que fugir para Suíça e depois para os EUA.

Aqui no Brasil essa obra saiu com o nome "Hitler e os Alemães". Recomendo a leitura, é um dos maiores historiadores no que tange a perícia investigativa no mundo.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 08 Mar 2019 15:53

Modern Samurai escreveu:
08 Mar 2019 10:27
Ela possui algo em comum com o Voegelin, que sofreu perseguição devido a algumas obras que publicou que o colocaram em oposição declarada ao regime nazista na década de 1930; tendo que fugir para Suíça e depois para os EUA.

Aqui no Brasil essa obra saiu com o nome "Hitler e os Alemães". Recomendo a leitura, é um dos maiores historiadores no que tange a perícia investigativa no mundo.
:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
BÓ VOVÔ!!!!

Horus
Contato:

Mensagem por Horus » 12 Mar 2019 13:51

Li quase todo o tópico. Muito bom. Bem pouca Teologia para o meu gosto, porém.

Passando para deixar link do livro que me fez cristão, ou pelo menos tentar ser um. A Nuvem do não-saber (Anônimo do séc. XIV)

Clássico da Teologia Mística, foge, penso eu, do que o senso comum pensa sobre religião. Enfim, a Teologia Mística não é muito conhecida e tem menos literatura, mesmo; não vai de encontro com a Igreja atual.

Link: http://www.mediafire.com/file/5b7mnsyqn ... S.pdf/file

Obs.: A pessoa que scaneou o livro não otimizou o trabalho. A qualidade está ok, o tamanho é que ficou maior que o esperado, ainda mais para um livro pequeno. O arquivo tem 30 mb. Enfim, de repente surge uma versão mais compacta e, se houver interesse, posto.

Mais sobre o livro: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2008/jusp824/pag14.htm
Deus prefere uma obra, por menor que seja, feita às escondidas e sem desejo de que saibam, do que mil feitas com desejo de que a conheçam.

Amâncio Siqueira
Contato:

Mensagem por Amâncio Siqueira » 12 Mar 2019 14:46

[quote="Modern Samurai"

[/quote]

Viagem ao Fim da Noite é dessas obras enormes justamente por não ter uma única e clara interpretação. Era livro de cabeceira de Stalin, por exemplo, ao mesmo tempo que aclamado por Henry Miller, que reescreveu Trópico de Câncer depois de sua leitura. Acho interessante conhecer a biografia dos escritores, principalmente daqueles que não eram apenas escritores (Cervantes, Camões, Dostoievski, Kazantzakis), mas temos sempre que ter em mente que as grandes obras são maiores que seu autores, que falam mais do que eles sequer conseguiam imaginar.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 13 Mar 2019 12:29

Finalmente acabei O Capital.

Começando esse:

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 13 Mar 2019 20:43

Horus escreveu:
12 Mar 2019 13:51
Li quase todo o tópico. Muito bom. Bem pouca Teologia para o meu gosto, porém.

Passando para deixar link do livro que me fez cristão, ou pelo menos tentar ser um. A Nuvem do não-saber (Anônimo do séc. XIV)

Clássico da Teologia Mística, foge, penso eu, do que o senso comum pensa sobre religião. Enfim, a Teologia Mística não é muito conhecida e tem menos literatura, mesmo; não vai de encontro com a Igreja atual.

Link: http://www.mediafire.com/file/5b7mnsyqn ... S.pdf/file

Obs.: A pessoa que scaneou o livro não otimizou o trabalho. A qualidade está ok, o tamanho é que ficou maior que o esperado, ainda mais para um livro pequeno. O arquivo tem 30 mb. Enfim, de repente surge uma versão mais compacta e, se houver interesse, posto.

Mais sobre o livro: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2008/jusp824/pag14.htm
Mestre, agora que parece recuperado, por que não volta ao team iluminati?

Estamos em defasagem no Fantasy, precisamos de fortalecer o team. Aparece por lá.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 13 Mar 2019 20:51

Terminei ontem de ler o Drácula de Bram Stoker.

Inacreditávelmente, dessa vez achei o filme melhor do que o livro. Inclusive assisti o filme semana passada já pensando em ler o livro para conhecer a história original.
A história contada no filme é muito mais interessante.
O livro por exemplo não tem a história de romance entre o Conde e a Mina Harker.
Outro ponto interessante, é que o livro não relaciona o Drácula ao Vlad Tepes.
O Van Helsing do livro é menos badass do que no filme.
Mas de qualquer forma foi uma leitura agradável.

Agora estou lendo favores vulgares, o livro no qual se baseou a ultima temporada do American Crime Story, que conta a história do assassinato de Giani Versace.
O livro vai muito mais fundo do que a série, tem milhões de detalhes que são ou diferentes ou mais profundos do que na série. Apesar da série ser boa.
O cara era um pirado total e é incrível como consigo ver traços do assassino em pessoas que eu já convivi. Assustador.
Mas deixo registrado que tanto o livro quanto a série despertaram minha sincera admiração pelo Versace. Começou do nada, costurando em uma cidadezinha da Itália e virou um mito. O cara era insanamente rico e talentoso. Recomendo o livro por enquanto, li 50%.

Aproveito o espaço para recomendar também (não sei se já falei disso aqui), a comprarem um e-reader. O kindle deu um turbo imenso para minha leitura, vale cada centavo e se eu comparar o que paguei com o que já li, digo que o aparelho já se pagou 4 ou 5 vezes. É incrível.
Como tenho um fetiche com livros, geralmente eu baixo pirata o livro, mas ao mesmo tempo compro o livro fisico para ficar na estante, então sou +/- pirata. Dependendo do livro se for mto dificil de achar compro digital mesmo, apesar de ser meio carinho. É um aparelho fantástico e ajuda muito a ler em qq lugar. Para terem uma idéia, passei a trabalhar de ônibus só para ler mais. Assim ganho mais cultura e economizo gasolina. Abrs.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 13 Mar 2019 22:15

Lendo os clássicos:
2 viagens hans staden
Nas montanhas da loucura H.P. Lovecraft - melhor livro do mestre dizem as lendas.
Tapirus terrestris

Savoy
Contato:

Mensagem por Savoy » 14 Mar 2019 21:52

Saragana - José Guimarães Rosa.

Boas histórias.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 04 Abr 2019 23:25

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

Zocalo

Mensagem por Zocalo » 05 Abr 2019 00:26

Li Kenobi recentemente e achei muito bom o livro, me prendeu do início ao fim, diferente de Marcas da Guerra que não consegue me prender de jeito nenhum.

Alguém recomenda outro livro do Universo Star Wars (pode ser Legends).

Hoje estou lendo Fogo e Sangue do George RR Martin e tô curtindo bastante.

QUIRON
Contato:

Mensagem por QUIRON » 05 Abr 2019 07:50

Recomendo a todos:

- Seculo dos Cirurgiões livro pequeno e muito bom
- Trilogia da biografia do Theodore Roosevelt ( só achei em inglês são três volumes e cada um tem umas 600 paginas , tem 900 mais umas 200 são só referencia)
- Conde de Monte Cristo
- Trilogia do Musashi

Quem gosta de filosofia mto legal The Stoics do F H Sandbach ( não achei em português só em inglês)
nulla tenaci invia est via

QUIRON
Contato:

Mensagem por QUIRON » 05 Abr 2019 08:21

Alguém sabe de algum livro de jiu para estudar com fotos e descrição dos golpes? Procurei e achei o Gracie Jiu Jitsu do Helio e o Jiu Jitsu sem mistérios do Eddie Bravo esses são bons?
nulla tenaci invia est via

Responder