Mas ai nessa análise tem vários absurdos (ao menos na minha visão).LucaSAN escreveu:Tem um ótimo tópico no Sherdog para essa discussão. Vale a pena dar uma olhada.
Consiste num ranking baseado no número de vitórias que cada lutador possui sobre atletas rankeados entre os top 10 da categoria.
http://forums.sherdog.com/forums/f2/doc ... c-2166169/" onclick="window.open(this.href);return false;
Olhando dessa forma objetiva, isto é, vitória sobre atleta rankeados, sem análise subjetiva da "qualidade" do oponente, GSP e Anderson estão muito a frente de Fedor e JJ.
GSP possui 17 vitórias. Anderson 16. Fedor 13. JJ 8.
Só está atualizado até outubro de 2014. Houve algumas lutas, mas nada que ocasionasse uma mudança significativa ( já coloquei a vitória do JJ sobre o Comier).
É óbvio que é só um dos parâmetros a ser analisado, mas, como disse, é uma forma objetiva.
Se passarmos a analisar a qualidade de cada atleta, eu vou achar uma coisa e vcs outra.
Por exemplo, eu ACHO. A categoria WW uma bosta, por isso eu ACHO que o AS lutou com lutadores muito melhores que o GSP. Além do que, o fato dele ter passado o carro em 3 atletas de uma categoria acima, sendo um Rankeado, o faz estar na frente dos demais.
É o que eu ACHO. Longe de ser o que é.
A título de exemplo, as vezes um top 5 dos pesados, é muito mais lutador (ou seja, mais top) q um lutador ranqueado como top 5 nos meio-médios.
Isso sem falar q a análise deve ser feita de forma CONTEXTUALIZADA.
Vencer o Minotauro hj é muito diferente de vencer ele no seu auge.
Outro ponto, é q existem "tops" e "TOPS"...
Por exemplo, existe uma grande diferença entre Dan Henderson e Demian Maia.
Ademais, olha quem eles consideram top:
1. Tetsuji Kato (WW)
3. Alex Stiebling (MW)
4. Jeremy Horn (MW)
5. Lee Murray (MW)
7. Nate Marquardt (MW)
10. Thales Leites (MW)
12. Demian Maia (MW)
15. Yushin Okami (MW)
Esses caras ai são bons lutadores, sem dúvida, mas TOPS? Aliás, mesmo o Demian ou o Thales, na época, estarem bem ranqueados nos médios, estavam LONGE de terem um nível de lutadores realmente tops.
Outro problema é não considerarem mais de um combate contra um mesmo lutador... o Fedor venceu o Coleman e o Minotauro 2 x. Mas eles consideram apenas 1 vitória ai.
E esses "problemas" q eu apontei referem somente a análise de cartel, deixando de fora outros requisitos como técnica, a forma q as lutas terminaram, a relação de tamanho / peso do atleta em relação ao adversário... etc e etc.
Em resumo, aponto com problemas claros nesse ranking:
1- considerar lutadores q não são tops como tops
2- não distinguir em níveis os lutadores tidos como top, como exemplo o Belfort e o Okami, estão em níveis beeeeeeeeem diferentes.
3- não considera 2 ou + vitórias sobre o mesmo adversário.
4- não leva em conta as Derrotas dos lutadores, tampouco pra quem eles perderam.