Kabeça Grande BJJ escreveu: ↑24 Abr 2019 16:58
Cara, a não ser que vc apague por qq outro motivo, na água doce vc se debate sim, parceiro.
e pelo contrário, vc pode até passar menos tempo se debatendo com água salgada, pois a quantidade de água salgada necessária pro pulmão entrar em colapso (e vc apagar asfixiado) é menor do que a doce. a água salgada tem muito sódio, ele fica nos alvéolos e atrai mais líquido, o que fode a porra toda.
algum salva-vida aqui pode me corrigir se eu tiver falando merda.
A água salgada demora mais para entrar na corrente sanguínea a água doce entra mais rápido, mas não importando onde está sendo afogamento o corpo tem mecanismos de "defesa" que tornam a "pessoa" ou o "eu consciente" apenas um "passageiro" sem poder fazer nada além de assistir como de dentro de um carro o que está acontecendo. Esse processo é chamado de "Resposta Instintiva de Afogamento". Em 2017 um amigo de infância foi a óbito em um trágico afogamento e os questionamentos foram: Por que ele não se debateu, por que ele não lutou, por que foi tão "silencioso". Simplesmente por que afogamentos são silenciosos e exceto que alguém já tenha presenciado alguns, veja que eu disse alguns e não um, ninguém consegue em um primeiro momento afirmar se está havendo ou não um afogamento.
Esse é um vídeo de um garotinho se afogando em uma piscina lotada e ninguém percebe.
Esse video explica mais ou menos o que acontece.
Esse video é bem famoso sobre afogamentos.
Nesse link tem uma versão em português do que é a Resposta Instintiva de Afogamento"
http://mariovittone.com/portuguese/
5. Do começo ao final do IDR, o corpo das pessoas permanece vertical em relação á agua, sem evidência de esteja dando pernadas para se manter nessa posição. A menos que seja resgatada por um salva-vidas treinado, a pessoa só conseguirá se manter nessa posição entre 20 e 60 segundos antes de submergir.
Em resumo, aparentemente, quando entramos no modo "Resposta Instintiva de Afogamento" não importa se somos Michael Phelps, O Acquaman, por sermos mamíferos vamos apenas assistir nossa morte. Faço aulas de natação e como o Quin lembrou, quando você esvazia os pulmões você afunda bem mais rápido e é rápido mesmo. Um simples "soquinho" ou até mesmo cocegas na Natália ali debaixo da água poderia fazer com que ela esvaziasse os pulmões e afundasse, muito rápido para alguém com um pouco de álcool reagir, não estou dizendo que ela tomou um soco, mas algo que a fizesse "soltar" o ar dos pulmões naquela situação a faria afundar tão rápido como aconteceu.
Apesar de fazer aulas, sou um completo medroso na água, não me atrevo a cruzar o lago Paranoá, a piscina que treino na Nad'Arte tem 2.70 de profundidade, não é muito funda mas dá para alguém se afogar ali facilmente, claro que ninguém vai se afogar na Nad'Arte por que os professores de lá são excelentes e pulam na piscina a qualquer sinal de dificuldade dos alunos. Não estou dizendo que você está errado, nem sou salva-vidas, essas coisas que acho que estão certas podem estar erradas, só estou tentando trocar informações.