Tópico de Livros

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
SALINHO
Contato:

Re: Tópico de Livros

Mensagem por SALINHO » 07 Abr 2019 22:16

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 13 Abr 2019 00:10

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 13 Abr 2019 09:48

Terminei de ler essa trilogia do Chesterton durante as pausas em filas e espera em aeroportos e dentro do avião.

Nem acredito que demorei tanto tempo para conhecer esse autor. Haviam me falado que se parecia com C.S . Lewis, mas é até um insulto compará-los.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora estou em dúvida se pego mais alguns livros do Chesterton até esgotar a maioria das principais obras dele, ou se pulo para esse livro aqui:

Imagem

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 19 Abr 2019 02:53

Modern Samurai escreveu:
13 Abr 2019 09:48
Terminei de ler essa trilogia do Chesterton durante as pausas em filas e espera em aeroportos e dentro do avião.

Nem acredito que demorei tanto tempo para conhecer esse autor. Haviam me falado que se parecia com C.S . Lewis, mas é até um insulto compará-los.

Imagem
Fale mais sobre os livros e sobre o autor...
BÓ VOVÔ!!!!

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 19 Abr 2019 09:34

SALINHO escreveu:
19 Abr 2019 02:53
Fale mais sobre os livros e sobre o autor...
Opa, vou sim, Salinho, faço sempre anotações dos livros que leio. Estou na correria com um projeto que tenho que estar acompanhando de perto até maio/junho, mas assim que sobrar um tempo, eu posto aqui minhas observações sobre o autor ;)

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 20 Abr 2019 19:36

Comecei a ler Crime e Castigo, do Dostoiévski. Estou achando a história interessante, mas ela não flui tão rápido como outros romances, do Jonh Grisham, por exemplo, que já li muito. Eu li 30 páginas, estou bem no inicio, mas ja percebi que o Dostoiévski faz uma análise psicológica bem profunda dos personagens, nao fica somente no desenrolar da historia, achei esse ponto bem interessante.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 24 Abr 2019 21:13

Livrão

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 25 Abr 2019 00:28

Ron escreveu:
24 Abr 2019 21:58
Não é um pouco enviesado o livro? Quais as relações ele procura construir entre a dominação financeira, se referindo a quê exatamente não sei, sequestro da democracia e destruição do planeta?

Sem deboche, curiosidade mesmo se puder explicar um pouco.
ôxe, não teria porque pensar em deboche, até porque fica difícil a gente debochar de um doutor em economia, professor da PUC e da Universidade de Coimbra. O cara não é um astrólogo.
Por outro lado, discordar é plenamente possível.

Ron, eu ainda estou na metade do livro, mas diga aí as suas dúvidas.
Você leu? E do que você leu, o que você discorda?
BÓ VOVÔ!!!!

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 25 Abr 2019 18:57

Ron escreveu:
25 Abr 2019 11:17
Quando falei em enviesamento é justamente pelas proposições do livro, achei um pouco estranho as relações que ele buscou construir. Quando você falou que ele era professor da PUC logo estranhei a possibilidade de ele ensinar na PUC do Rio que é um berço formador de economistas que não pensam exatamente dessa forma, mas depois confirmei que era a PUC de São Paulo.

Eu vi o site dele, o doutorado foi pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, grifo o ano 1976, no qual creio que a Polônia permanecia como estado satélite da URSS, então não penso que inferir em pensamento enviesado seja um absurdo.

Um lado bom é que ele disponibiliza os livros de forma gratuita em seu site. Li a introdução e vi rapidamente dois capítulos, o primeiro e o sobre os quatro motores do Brasil.

Trago um trecho:

Os dois governos Lula e o primeiro governo Dilma elevaram fortemente a base popular de consumo, através do conjunto de programas de distribuição de renda, elevação do salário mínimo, inclusão produtiva e outras medidas que permitiram tirar da pobreza dezenas de milhões de pessoas, gerando uma dinâmica de forte crescimento, o que por sua vez permitiu financiar as próprias políticas sociais. É o que se chamou de círculo virtuoso, em que um progresso alimentou outro. A partir de 2013, no entanto, o processo entrou em crise.

A realidade é que os bancos e outros intermediários financeiros demoraram pouco para aprender a drenar o aumento da capacidade de compra do andar de baixo da economia, esterilizando em grande parte o processo redistributivo e a dinâmica de crescimento.

Trata-se nada menos do que da esterilização dos recursos do país através do sistema de intermediação financeira, que drena em volumes impressionantes recursos que deveriam servir ao fomento produtivo e ao desenvolvimento econômico.

Não sei cara, não concordo. Os dados que ele coloca sobre o crédito também não são legais. Os mesmos são disponibilizados no Bacen, recomendo ver o Relatório de Economia Bancária. https://www.bcb.gov.br/content/publicac ... B_2017.pdf

Aqui tem a divisão do nosso custo de crédito, para entender em relação as taxas cobradas quando se paga por cada coisa.

Tabela 3.3 – Decomposição do ICC médio ajustado
Discriminação 2015 2016 2017 Média
1 - Custo de captação 40,84 39,70 37,03 39,19
2 - Inadimplência 20,85 23,25 24,10 22,74
3 - Despesas administrativas 14,88 14,61 16,09 15,19
4 - Tributos e FGC 13,81 13,74 13,93 13,83
5 - Margem financeira do ICC 9,61 8,69 8,84 9,05
ICC médio (1 + 2 + 3 + 4 + 5) 100,00 100,00 100,00 100,00

Salinho, o spread bancário é basicamente a diferença entre o Custo do crédito menos o custo de captação. Aqui embaixo é estratificado para você entender melhor.

Tabela 3.5 – Decomposição do spread do ICC
Discriminação 2015 2016 2017 Média
1 - Inadimplência 35,25 38,57 38,27 37,36
2 - Despesas administrativas 25,16 24,23 25,55 24,98
3 - Tributos e FGC 23,35 22,79 22,13 22,76
4 - Margem financeira do ICC 16,24 14,41 14,04 14,90
Spread do ICC 100,00 100,00 100,00 100,00

Se tu observar, quase 40% do spread é devido a inadimplência, quando se incorpora inadimplência, despesas, tributos e FGC tu já tem mais de 85% do spread nessas rubricas em 2017. O retorno do banco fica em 14,04%. Talvez o cadastro positivo ajude a diminuir o custo do crédito com um melhor credit scoring dos clientes e consequente diminuição do custo de inadimplência que é altíssimo. Vamos ver.

Sou mestrando em economia e todos meus professores são doutores. O que tive na última cadeira foi orientado pelo atual ministro da fazenda de Portugal, o anterior foi um dos que trabalham na criação do índice de confiança do consumidor da FGV. São caras bons o que quero dizer, mas não vejo nos professores que me ensinam e nas coisas que leio e leio bastante sobre, não tanto quanto gostaria já que faço o profissional e não tenho tanto tempo para me dedicar devido ao meu trabalho, mas ainda assim não encontro explicações como a desse autor.
Massa Ron, tu tá fazendo mestrado em economia? :ymapplause: :ymapplause:
É na UFC?

Ron, eu tô no capítulo 8, bem antes desses capítulos que tu leu aí. Essa coisa aí de fazer análise histórica em cadáver quente ainda, eu acho bem complicado. Falar da crise político socioeconômica que ainda está acontecendo e começou há menos de 5 anos é muito precoce.

Já a primeira parte do livro, a que eu já li, ele fala de processos mundiais e consolidados, quase óbvios. Ele analisa o processo de financeirização da economia, a formação das gigantescas corporações mundiais, o processo de endividamento dos países em desenvolvimento a partir dos anos 90, a instabilidade do D-D' (apesar de que ele não se refere à fórmulas de circulação de capital), a captura do Estado por essas corporações.
Talvez o ponto principal que ele fala nessa primeira parte do livro é o que ele chama de "dreno" do setor produtivo pelo financeiro.

Só um detalhe, essa conta aí do spread bancário brasileiro, já vi vários autores fazendo a seguinte questão: a inadimplência gera o spread mais alto do mundo ou o spread mais alto do mundo gera a inadimplência? Os bancos brasileiros começaram 2019 cobrando 286,9% a.a. de juros do rotativo do cartão de crédito e 315,6% a.a. no cheque especial.
Com uma cobrança de juros dessa monta, dá pra não ter altíssimos índices de inadimplência? Dá pra não permanecer inadimplente depois de deixar de pagar dois meses numa dívida a mais de 300% de juros?
Uma pista sobre a resposta dessa questão não seria o lucro dos bancos? O PIB do Brasil em 2017 e 2018 estagnado em 1% ao ano, já o lucro dos bancos brasileiros voando, com 14,6% em 2017 e 20% em 2018. Como uma instituição cresce 14% e 20% com o país crescendo 1% e 1%? A produção industrial em baixa, o consumo em baixa, a economia real estagnada, e o setor financeiro crescendo a 20%?
BÓ VOVÔ!!!!

Metal
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Metal » 05 Mai 2019 18:10

Alguém tem o arquivo epub das biografias do Slash e do João Gordo? Tenho procurado ha algum tempo, mas ainda não consegui encontrar.

Valeuuu
Who dares wins.

mostarda
Contato:

Mensagem por mostarda » 05 Mai 2019 20:57

Os bancos ganham mais dinheiro emprestando para o real culpado de sugar toda a poupança. O governo. Vale mais a pena ganhar selic do que correr riscos de calote por um cdc de 8% por exemplo

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 09 Mai 2019 13:11

café c/ leite escreveu:
04 Abr 2019 23:30
Muito doida a história desse cara.
Porra naquela época brasil era como RJ dos anos 90.

Porrada a toda hora, indio atacando e metendo loco kkk

Livro fantástico
Tapirus terrestris

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 10 Mai 2019 11:01

Tô lendo "O Processo" de Franz "Kafta" :D . Fiquei curioso de tanto que zoaram o ministro da educação essa semana ao errar o nome do autor. Tô bem no começo, mas parece ser bem legal e perturbador.
Imagem

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 10 Mai 2019 14:24

Comecei o segundo "O Capital" do ano.

Imagem
BÓ VOVÔ!!!!

Fabricio Melgado
Contato:

Mensagem por Fabricio Melgado » 11 Mai 2019 13:47

RicardoBJJ escreveu:
10 Mai 2019 11:01
Tô lendo "O Processo" de Franz "Kafta" :D . Fiquei curioso de tanto que zoaram o ministro da educação essa semana ao errar o nome do autor. Tô bem no começo, mas parece ser bem legal e perturbador.
Recomendo os seguintes textos/livros do Kafka:
Um artista da fome
A metamorfose
O Castelo

Ele consegue ser atemporal e representar muito bem algumas angústias do cotidiano.
Desde o estranhamento ao meio em que se vive -aprepresentado em A metamorfose - até como a profissão pode consumir a todos nós e mesmo assim sermos facilmente substituídos, que pode ser visto em Um artista da fome.

Responder