Citações:
Citações de Arthur Dayne
“
Gerold: (…) A Guarda Real não foge.
Arthur: Nem ontem, nem hoje.
Gerold: Fizemos um juramento.
Arthur: E hoje começa.
Eddard: Não. Hoje termina.[12]
”
— conversa pouco antes do derramamento de sangue na Batalha da Torre da Alegria
“ Segredavam sobre Sor Arthur Dayne, a Espada da Manhã, o mais mortífero dos sete cavaleiros da Guarda Real de Aerys, e sobre o modo como seu jovem senhor o tinha matado em combate singular. E contavam como Ned levara depois a espada de Sor Arthur à bela jovem irmã que o esperava num castelo chamado Tombastela, na costa do Mar do Verão.[1] ”
— Catelyn Stark.
Eddard: O melhor cavaleiro que já vi foi Sor Arthur Dayne, que lutava com uma lâmina chamada Alvorada, forjada do coração de uma estrela caída. Chamavam-no Espada da Manhã, e teria me matado se não fosse Howland Reed.[6]
”
— Eddard Stark falando sobre a Guarda Real
________________________________________________________________________________________
“ Eu conquistei o meu grau de cavaleiro. Nada me foi dado. Ganhei uma luta corpo a corpo num torneio com treze anos, quando ainda era escudeiro. Aos quinze, acompanhei Sor Arthur Dayne contra a Irmandade da Mata de Rei, e ele armou-me cavaleiro no campo de batalha. Foi aquele manto branco que me conspurcou, e não o contrário. Portanto, poupe-me de sua inveja. Foram os deuses que se esqueceram de lhe dar uma pica, não fui eu.[17] ”
— Sor Jaime Lannister irritado com Brienne de Tarth conta que foi armado cavaleiro pelo próprio Sor Arthur Dayne
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Perceber aquilo gelou-o. Robert tinha sido mais forte do que ele, certamente. Touro Branco e Gerold Hightower, em seu apogeu, também, bem como Sor Arthur Dayne. Entre os vivos, GrandeJon Umber era mais forte, Javali Forte de Crakehall muito provavelmente também, ambos os Clegane com toda a certeza. A força da Montanha não tinha nada de humano. Não importava. Com velocidade e perícia, Jaime era capaz de derrotar todos eles. Mas aquilo era uma mulher.[10] ”
— Jaime Lannister lista vários cavaleiros que eram mais fortes fisicamente que ele
________________________________________________________________________________________________________
"E resistiu contra o Cavaleiro Sorridente, embora tivesse sido Sor Arthur quem o matou. Que luta foi essa e que adversário. O Cavaleiro Sorridente era um louco, uma mistura de crueldade e cavalaria, mas não conhecia o significado do medo. E Dayne, com a Alvorada na mão... No fim, a espada do fora da lei tinha tantos entalhes que Sor Arthur parou para permitir que ele fosse buscar outra.[3] ”
— Sor Jaime Lannister lembrando da luta entre Sor Arthur Dayne e Cavaleiro Sorridente
__________________________________________________________________________________________________________
“ Aquele rapaz queria ser Sor Arthur Dayne, mas em algum ponto ao longo do caminho transformou-se no Cavaleiro Sorridente.[3] ”
— Sor Jaime Lannister lamentando sobre seu passado e sobre o que havia se tornado.
“ Aprendi com Sor Arthur Dayne, a Espada da Manhã, que conseguiria matar vocês cinco com a mão esquerda enquanto mijava com a direita.[3] ”
— Jaime Lannister para Loras Tyrell.
__________________________________________________________________________________________________________________
“ Foi assim que Arthur Dayne agiu quando avançou contra a Irmandade da Mata de Rei. Pagou aos plebeus por aquilo que comeu, levou suas queixas ao Rei Aerys, expandiu as pastagens em volta de suas aldeias, até lhes conquistou o direito de derrubar certo número de árvores todos os anos e abater alguns dos veados do rei durante o outono. O povo da floresta tinha se virado para Toyne para defendê-lo, mas Sor Arthur fez mais por eles do que a Irmandade alguma vez podia almejar fazer e os conquistou para o seu lado.[16] ”
— Sor Jaime Lannister
fonte:
https://wiki.geloefogo.com/index.php/Arthur_Dayne