o kickboxing holandês é conhecido pelo sucesso maior entre os pesados (não por acaso quase todos grandes do kickboxing hw são de lá). claro, podem ter ênfase pros mais leves tb, mas onde ele historicamente funciona melhor é entre os pesados. essa é a fama deles.nobremaia escreveu:
Não tem isso de moldado para peso pesado, cada um molda de acordo com suas características. O Spong e o Saki lutam kickboxing holandês, mesma escola do Overeem, e ambos tem um ótimo boxe, por exemplo. A ênfase no boxe é sim forte no kickboxing holandês, mas como existem diversas outras ferramentas cada um vai adaptando seu jogo de uma forma. A ênfase na movimentação também é forte e nem todo praticante desse estilo se movimenta bem, como podemos ver com o Overeem.
Enfim, o fato de ser limitadíssimo defensivamente, de não se movimentar muito bem e de não ter um boxe muito técnico é culpa do próprio Overeem, não são características da escola dele.
Quanto a trocar a base, como vc bem disse, é muito mais comum utilizar esse artifício quando tem chutes envolvidos do que quando só tem socos envolvidos. Boxers raramente trocam a base, mas no kickboxing, taetwondo, etc, é bem comum o atleta gostar de trocar a base. Falo por experiência própria, eu mesmo adoro trocar a base, tem certos golpes que funcionam melhor como canhoto e outros que funcionam melhor como destro. Gosto inclusive de fazer isso até mesmo boxeando, mas o faço porque me sinto extremamente seguro jogando dos dois jeitos. Não acho que seja questão do boxe não ser lapidado e sim pura prática de quem tá acostumado a jogar assim. O Anderson é um bom exemplo de ótimo boxer no MMA jogando com as duas bases.
sobre a parte do boxe, acho que não fui claro: como é kickboxing, essa parte é moldada dentro dos chutes, isso por si só limita o boxe. e como a arma pro nelson seria lutar só boxe, acaba que a escola do overeem não o preparou pra isso. e claro, ele se moldar para quase que só buscar as joelhadas tb influi nisso. sem contar que quase nenhum pesado grande fisicamente vindo de lá lute de maneira movimentada/com boxe vitoso. e nesse caso, aí é só achismo meu, o cara ser grande a tendência deve ser ele aprender o estilo deles moldado pra peso pesado (que é bem compatível às características do bomba).
sobre trocar de base, tb falo por experiência própria. dar sobrepasso ajuda muito a encaixar um chute pegando o adversário desprevinido. muda toda a "mecânica" da coisa. pegando um cara experiente, o chute de trás geralmente fica manjado. acaba que trocando de base ajuda a confundir. mas vou usar meu próprio exemplo aqui: não gosto de fazer muito isso pq me perco em boxear de base trocada, principalmente na parte defensiva. geralmente o cara que tem uma base forte no boxe vai ser bom só com uma base. claro há exceções, mas nem todo mundo é um marvin hagler, ou anderson da vida. principalmente no boxe puro, a ação da mão da frente é algo completamente diferente da mão de trás, isso muda tudo. já na parte dos chutes, a maioria deles é com a perna de trás, isso facilita a memorização do movimento, tanto com a perna direita quanto a esquerda.