RicardoBJJ escreveu: ↑24 Jun 2019 10:09
Caros amigos,
Eu havia colocado uma meta de botar pelo menos 1,5 k por mês em Tesouro IPCA+ 2045 ou Tesouro IPCA+ 2035, pra fazer um pé de meia pra me aposentar. Só que essa budega não para de cair o juros, em função da expectativa da queda da Selic. Eu apliquei por exemplo em abril no Tesouro IPCA+ 2045 à taxa de rendimento de IPCA+ 4,4% aa. se não me engano. Hoje, por exemplo, abriu em IPCA + 3,77% aa, o que fez com que, obviamente, o valor unitário do título valorizar quase 16% no período.
O que vale a pena nesse cenário? Mantenho minha meta de fazer aplicações regulares mensais, mesmo com a queda o rendimento contratado, ou resgato agora o que já apliquei, embolso o rendimento, aplico em alguma coisa rendendo CDI e espero outra oportunidade no tesouro em caso de os juros voltarem a subir?
Vc sabe que essa queda nos juros pagos nesse titulo era exatamente o que vc queria quando investiu lá. Isso significa que seu PU (preço unitario) ta subindo. ou seja, se vc vender o titulo hj vai ganhar um lucro além do que ja eventualmente recebeu em juros(é, a renda não é fixa quando se vende o titulo antecipadamente)
O racional agora é bem simples. Se a previdencia for aprovada os juros tendem a cair ainda mais e com isso valorizar seu titulo ainda mais.
Veja bem, isso é ótimo pra vc pq vai ter um lucro que vc não esperava se vender o titulo depois dessa apreciação. Mas ai vc tem que saber que ta usando o titulo como renda variavel e não como renda fixa. Nesse caso os maiores ganhos na minha visão estão na bolsa.
Num longo prazo como esse como vc espera é muito melhor estar em bolsa. Existem ações que pagam dividendos maiores que os juros dos titulos do tesouro e são anticiclicas (o que significa que vão continuar distribuindo seus dividendos independente da flutuação de mercado)
Ai vc vai dizer que não quer estar exposto a flutuação de curto prazo dos preços das ações... Saiba que o titulo do tesouro ta flutando os preços igual ação kkkk
Exemplos de Ações não ciclicas de divedendo:
ITUB4 ou ITSA4- Itaú - Itaúsa, Banco que paga belissimos dividendos Lucro muito em periodos de alta e ainda bate recorde de lucros nos periodos de queda da bolsa kkkk, ou seja tanto faz. Itausa é a controladora do Itaú com algumas outras empresas em seu portifólio, mas o grosso mesmo é itaú e paga dividendos melhores do que itaú. Itaú paga hj 6,8%a.a e Itausa paga 8,4%
TAEE11 - Taesa, empresa de transmissão de energia pagando 7,6% Empresas de transmissão de energia são concessões de 30 anos, que independem da quantidade de energia transmitida, elas recebem apenas por manterem disponíveis as linhas e subestações para a rede. O rendimento já está combinado em contrato de conceção garantido pela aneel, ou seja, nem risco de calote tem e ainda tem o upside da ação se valorizar
AS empresas de saneamento e abastecimento de água tb são boas, mas ta rolando uma MP para permitir privatização no setor e os papéis deram uma esticada pagando 5,3% de dividendos no caso de Sanepar por exemplo. Mas vale ficar de olho