Ser jurado em júri popular

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tartaruga
Contato:

Ser jurado em júri popular

Mensagem por Tartaruga » 15 Jul 2019 21:42

Fui convocado para ser jurado em quatro julgamentos, alguém já viveu esse experiência? Pode relatar, falar algo a respeito?
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

OCaçadorDeMarias
Contato:

Re: Ser jurado em júri popular

Mensagem por OCaçadorDeMarias » 15 Jul 2019 22:09

Se prepare para receber ameaças de morte

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 15 Jul 2019 22:16

Se for ameaçado pelo crime organizado, o forista Valota tem uma tática infalível pra você proteger sua família.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 15 Jul 2019 22:24

Tranquilo!

Tem grande chance de nem ser escolhido.
Se não me engano chamam 25, só 7 participam. Ministério público pode recusar 3 e a defesa tb pode recusar 3.

Maioria das vezes ou é briga de marido e mulher que termina em facada/paulada ou tem cachaça no meio, também pode ser as duas coisas.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 15 Jul 2019 22:59

Meu concunhado já participou de vários. Era uma forma de conseguir folgas onde trabalhava. Pelo que ele falava, era tranquilão. Mas ele mora no interior de Pernambuco, né? Não sei a tua situação aí.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 15 Jul 2019 23:46

Violence escreveu:
15 Jul 2019 22:16
Se for ameaçado pelo crime organizado, o forista Valota tem uma tática infalível pra você proteger sua família.
:fear: :fear: :fear: :fear:
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

pedrocwb87
Contato:

Mensagem por pedrocwb87 » 16 Jul 2019 10:31

Cara, é bem tranquilo. Já trabalhei no Juri como assessor do Juiz...

Todos os funcionários públicos municipais são "Obrigados a ser voluntários" do Tribunal do Juri...

Acho que em todo lugar é igual, mas não tenho certeza. Aqui em Curitiba era assim:

Uma vez por mês é feito um sorteio entre os "voluntários". Sorteiam-se 40 nomes, que serão os possíveis jurados dos processos do mês seguinte.

Então, se forem ocorrer 10 juris no mês, você será um dos possíveis jurados. Todo dia que tiver julgamento, você terá que comparecer no Tribunal do Juri da sua cidade, onde será feito um sorteio (com a presença do Advogado do réu daquele processo e do membro do Ministério Público).

Como dito, injustificadamente as partes podem recusar até 3 jurados, até que fiquem 7.
Acontece, às vezes, de você nem ser sorteado e acabar não participando de nenhum juri. Acontece, também, de ser sorteado em vários.

Mas no geral é tranquilo. Vai acompanhar os julgamentos, que apesar da temática (morte) são até legais.

Tribunal do Juri, no Brasil, é só pra casos em que o resultado pretendido pelo crime é a morte. Ou seja, homicídio, infanticídio, feminicídio, ou instigação/auxílio ao suicídio. Não entra latrocínio, pq neste caso a morte é apenas um facilitador, enquanto o resultado pretendido é o roubo do bem.

Como disseram, a maioria dos casos envolve briga por dívida de drogas ou marido/mulher.

Se for escolhido, é obrigado a passar o dia lá, incomunicável

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 16 Jul 2019 11:03

Ron escreveu:
16 Jul 2019 10:49
Cara muita gente aqui do trabalho é jurada para só trabalhar 1 ou 2 dias na semana porque fica liberado. Nunca tinha coragem, primeiro porque acho malandragem e segundo porque crime com jurado são coisas bárbaras.

Amigos meus relataram morte de criança e coisas piores até. Inclusive teve um juri emblemático de um dos bandidos mais procurados aqui do Estado que vieram no trampo e de forma bem educada pediram para meu amigo faltar o juri.

Boa sorte turtle.
Pessoas ligadas ao réu passaram e pediram pro juri não aparecer?

Professor Ludovico
Contato:

Mensagem por Professor Ludovico » 16 Jul 2019 11:50

Tartaruga escreveu:
15 Jul 2019 21:42
Fui convocado para ser jurado em quatro julgamentos, alguém já viveu esse experiência? Pode relatar, falar algo a respeito?
Se tiver um ricaço envolvido e for culpado, a chance de receber uma oferta de suborno é grande. :))
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 16 Jul 2019 12:17

Tema complicado, até hj minha família lamenta muito o meu tio nao ter ouvido a gente pra ficar fora do juri e alegar doença. Ele não ouviu... 7 tiros.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

volnao

Mensagem por volnao » 16 Jul 2019 12:42

Seja humano. Lembre-se que voce estará definindo o rumo de uma vida e que todos merecem uma segunda chance para se redimir. ?Tente observar o caso sobre todo um contexto social.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 16 Jul 2019 12:57

Talvez preste algum concurso na área de segurança pública, dizem que é critério de desempate.

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 16 Jul 2019 13:16

Complicado isso aí...

Estava num bar com uma ex namorada e tinha um cara encarando a gente (mais ela na vdd), quando levantamos para ir embora o cara chegou perto e perguntou se ela estava no juri do irmão dele... ela ficou transparente e sem reação na hora ...
Aí o cara agradeceu por ele ter sido absolvido e tal.
Foi tranquilo, mas poderia ter sido o contrário, se o irmão do cara tivesse sido condenado a reação do cara seria completamente diferente.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 16 Jul 2019 14:35

Chander escreveu:
16 Jul 2019 13:16
Complicado isso aí...

Estava num bar com uma ex namorada e tinha um cara encarando a gente (mais ela na vdd), quando levantamos para ir embora o cara chegou perto e perguntou se ela estava no juri do irmão dele... ela ficou transparente e sem reação na hora ...
Aí o cara agradeceu por ele ter sido absolvido e tal.
Foi tranquilo, mas poderia ter sido o contrário, se o irmão do cara tivesse sido condenado a reação do cara seria completamente diferente.
Acontece q não tem como ele saber como ela votou.
o irmão do cara poderia ter sido condenando e ela ter votado pela absolvição dele.

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 16 Jul 2019 16:47

FCB escreveu:
16 Jul 2019 14:35
Acontece q não tem como ele saber como ela votou.
o irmão do cara poderia ter sido condenando e ela ter votado pela absolvição dele.
Sim, da mesma forma que ele foi absolvido e ela poderia ter votado pela condenação...
Mas o cara partiu do princípio que já que o irmão foi absolvido ela, provavelmente, teria votado pela absolvição.

Mas o que quis mostrar na verdade foi a vulnerabilidade que um jurado fica depois que sai do fórum... podia ter dado uma merda grande numa situação dessas.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Responder