KRATOSCS 85 escreveu:
Eu sigo exatamente essa lista, mas admito que não é perfeita, aliás, valuation é só uma referência, raramente acertamos na mosca.
A primeira coisa que você faz é perguntar à empresa sobre o crescimento projetado, isso você consegue encontrar nos releases da empresa ou ligando no RI (Relações com Investidores) da empresa. A empresa está confiante de que será capaz de alcançar um crescimento estável de 8% ao ano nos próximos cinco anos.
O próximo passo é a avaliação do crescimento terminal. Após algumas pesquisas, você supõe que uma taxa de crescimento de 3% nos próximos cinco anos parece realista. Normalmente em vale usar um número mais próximo ao crescimento do PIB ou inflação ou PIB + Inflação a depender do modelo de negócios.
Por último, mas não menos importante, você verifica os valores médios do WACC e decide escolher 11% como a taxa de desconto.
Depois de conhecer todos esses valores, tudo o que você precisa fazer é conectá-los às fórmulas de fluxo de caixa descontado:
O valor intrínseco total consiste em duas partes:
intrinsic value = growth value + terminal value
O valor de crescimento descreve como o valor da sua empresa aumentará durante o estágio de crescimento. Você pode calcular com a seguinte equação:
growth value = EPS * A * (1 - Aⁿ) / (1 - A)
Onde
EPS é o lucro por ação ,
A é um coeficiente igual a A = (1 + g) / (1 + r),
g é a taxa de crescimento,
r é a taxa de desconto (igual ao WACC) e
n é o número de anos em que sua inicialização está crescendo a uma taxa de crescimento g .
A outra parte do valor intrínseco, chamada de valor terminal , pode ser encontrada com a seguinte fórmula:
terminal value = EPS * Aⁿ * B * (1 - Bⁱ) / (1 - B)
Onde
EPS é o lucro por ação,
A é um coeficiente igual a A = (1 + g) / (1 + r),
g é a taxa de crescimento,
r é a taxa de desconto (igual ao WACC),
n é o número de anos em que sua startup está crescendo na taxa de crescimento g ,
B é um coeficiente igual a B = (1 + t) / (1 + r),
t é a taxa de crescimento do terminal, e
i é o número de anos em crescimento terminal.
Bacana, Kratos. Mas eu acho muito arriscado só usar a fórmula. E pela minha experiência, o RI sempre dá taxas de crescimento projetado muito fantasiosas. O que eu faço é pegar os últimos cinco anos, colocá-los numa planilha, calcular eu mesmo a taxa média de crescimento ano a ano, deduzir qualquer incerteza macroeconômica futura ou setorial pro futuro e projetar o crescimento pros cinco anos seguintes em cima da DRE.
Pra chegar no valor presente eu uso geralmente a taxa das NTN-Bs, porque representam o juro real mais a inflação implícita.
E pra pegar o valor terminal, eu uso o método de crescimento perpétuo porque é o que os bancos usam. Facilita que o teu modelo de valuation seja o mesmo dos maiores players do mercado. O método de múltiplos eu acho que só funciona bem pra private equity.
Mas isso aí é só metade do caminho. O resto é analisar os aspectos qualitativos: o modelo de negócios, a gestão, a política macroeconômica de longo prazo e etc.
Valuation realmente é uma arte.