Mensagem
por nobremaia » 09 Jan 2015 20:58
O Rockhold do Strikeforce e o da sua estréia no UFC que lutou com o Belfort, seria tirado pra nada pelo Lyoto. O que acontece é que o cara vem evoluindo muito luta a luta. Em cada apresentação ele corrige algo e se mostra mais técnico. Se na luta contra o Belfort ele ainda se movimentava muito mal, não sabia boxear e nem trabalhar seu alcance, contra o Bisping ele se mostrou outro lutador. Ele já tinha dado certos indícios de evolução nas lutas que separaram esses dois combates, mas os adversários eram limitadíssimos e as lutas haviam sido muito curtas para julgá-lo com mais propriedade.
Mas contra o Bisping ele mostrou pela primeira vez na carreira uma compreensão de que tem um alcance absurdo para a categoria e se ele simplesmente conseguir estabelecer isso para controlar a distância, ele se torna um cara muito difícil de se bater. Na curta ele deixe muito a desejar, mas na longa ele é bem perigoso. Como ele sempre lutava pressionando, anulando seu próprio alcance encurtando tentando boxear e se movimentando mal, ele não era um cara lá tão difícil assim de ser batido. Suas vulnerabilidades defensivas o expunham bastante e ele não sabia utilizar as qualidades que tem.
Mas agora é diferente, aprendendo a caminhar melhor ele consegue trabalhar as boas qualidades que tem sem permitir que o oponente explore tanto suas vulnerabilidades. Ele tem ótimos chutes, um ótimo alcance pro peso e mãos pesadas. Sem falar que é simplesmente o maior peso médios de todos os tempos (com relação ao tamanho), o cara é simplesmente muito grande e muito forte pro peso.
Ele sempre teve um boxe bem limitado, mas com poder de nocaute e bons contra golpes. Uma das suas grandes qualidades sempre foi contra golpear andando para trás. Talvez a única coisa que ele fazia bem no sentido de movimentação. Mas como ele tá na leva de evolução grande, não duvido nada que também esteja refinando seu boxe e se apresente mais técnico nesse aspecto nessa luta.
Acho que falei demais. rs Bem, eu disse tudo isso para mostrar que se antes essa luta era fácil para o Lyoto, hoje não é bem assim. O Rockhold vem evoluindo muito em pé e corrigindo justamente os problemas que o Lyoto exploraria. Hoje não é fácil lutar com ele na longa e ele é muito forte, também não é fácil clinchar com ele. Sem falar que se ele te quedar, o chão é a melhor qualidade dele. É ali que ele é foda.
Acho o Lyoto favorito porque ele é um striker superior, mais técnico e tem um wrestling defensivo muito bom, mas acho que o Rockhold atual é um grande lutador e tem um estilo que tá ficando complicado de lidar, principalmente para quem gosta de jogar na longa como o Lyoto.