Não sei se você entende desta area, mas tenho um terreno 8X27m2 de esquina (avenida principal) numa região perto do centro de uma cidade grande do interior de SP.volnao escreveu: ↑08 Ago 2019 13:33Não necessariamente, pois a bolsa nem sempre reflete a economia em razão dos especuladores muitas vezes precificarem com muita antecedência uma tendência. A área de construção civil, geralmente, tem uma das mais lentas recuperações diante da crise, pois são aquisições que dependem de um um aporte financeiro considerável das famílias. Por isso que vemos construtoras quebrando aos montes. Todavia, quando há uma recuperação econômica elas tendem a crescer de forma vertiginosa em razão da capacidade ociosa. Dito isso, veja o histórico das ações da MRV, EZTEC, TRISUL, EVEN no ano de 2019 e como elas estão crescendo em razão das condições econômicas propícias ao crescimento, principalmente juros e inflação baixo.
Já o material de construção eleva o preço de acordo com a efetiva demanda. Então, por exemplo, muitas construtoras estão adquirindo terrenos para iniciarem as construções no segundo semestre de 2019, mas ainda não adquirem os materiais, o que por conseguinte não mexe com a demanda e logo não afeta o preço dos materiais. Seria uma hipótese da ação se valorizar, sem refletir em nada no mercado de insumos de construção. Dito isso, materiais de construção possuem índice próprio , que inclusive os consórcios de imóveis utilizam para atualizar o preço da carta-prêmio, assim como outras instituições que precisam dessa precificação. Não lembro o nome do índice.
Um corretor de imóveis me ofereceu por ele 180k, pra mim ele vale 350k.
A questão é que não tenho dinheiro pra construir um espaço pra comércio ali e nem quero ficar com o terreno criando mato.