Eu não entendi de que questão você tá falando. É óbvio que os objetivos eram diferentes. O Hélio marcou a história justamente por ser um cara fora da média, tinha uma genialidade absurda dentro do tatame. Estou dizendo que o jiu-jitsu evoluiu. Um estrangulamento cruzado hoje tem muito mais detalhes do que um estrangulamento cruzado há 30 anos atrás. O Hélio se propôs a ser um LUTADOR completo que lutasse com qualquer um. O Keenan se propôs a ser um COMPETIDOR, e guardada as devidas proporções ele tem sim também sua genialidade. Acho sim o jiu-jitsu do Keenan mais técnico que o do Hélio pela evolução natural do esporte, mas se o Hélio tivesse vivido em tempos modernos tenho certeza que ele estaria anos luz a frente dos que criticam ele, pela genialidade que ele carregou de berço.Leeo escreveu: ↑21 Ago 2019 18:46A questão não é essa.
Quando foi que o mestre Helio competiu?
Helio não competiu no jiu jitsu, pois a sua intenção era demonstrar que o jiu jitsu era a melhor arte.
Ele era contra as competições justamente por isso, pq acaba criando uns faixas pretas iguais ao Keenan.
Tranque o Keenan numa sala com o Kamaru Usman e veja o resultado depois de 10 minutos. Keenan é mais novo e mais alto, ambos pesam o mesmo.
Helio lutou por 3h45min com o Waldemar, sendo o Helio um homem de 42 anos e 67kg, Waldemar tinha 25 anos e 94kg.
O Keenan não pode falar do Helio, pq ele não pratica o mesmo jiu jitsu criado pelo mestre Helio. Ele COMPETE no jiu jitsu esportivo, algo totalmente diferente.
Keenan pode saber muito mais posições que os mestres Helio e Rickson, mas o jiu jitsu dele é infinitamente inferior ao dos dois.
O campeão absoluto de 2050 pode achar graça do Buchecha, mas não se esqueça que um campeão mundial de 15 anos atrás brincou com ele.
Essa comparação é absurda. O Keenan nunca se propôs a aprender trocar porrada, o Hélio sim. Sendo sincero não entendo como o jiu dele é infinitamente inferior aos dois. Acho que são muito diferentes. Treinei com o Fábio santos (faixa coral que treinou com o Rickson desde sempre) e depois fui treinar na Atos. Vi muita diferença na abordagem de ambos ao o que o jiu-jitsu é.. o fabio focava em um jiu-jitsu básico, porém eficiente porque atacava na hora certo com o posicionamento certo. Na Atos se fazia valer muito da inovação e da repetição de tudo. Um é melhor do que o outro? Difícil dizer.
Pelo amor de Deus, o jiu-jitsu do Roger apesar de simples é recheado de detalhes ocultos que pertencem ao jiu jitsu moderno. Fui em um seminário fechado do Roger com a presença do Zé Beleza, Malibu, Reyson Gracie e uma galera old school. O Roger mostrou o básico, e TODOS eles ressaltaram em como jamais haviam pensado em muitos dos detalhes ensinados pelo Roger, que na “época deles” as técnicas eram muito menos detalhadas e com menos etapas. É o básico feito de um jeito novo. Pede pro Rosado (faixa vermelha do Carlson) te ensinar um estrangulamento das costas e depois pede pro André Galvão te ensinar. Ambos foram meus professores, e te garanto que a visão da posição é MUITO diferente. O Rosado não precisava se preocupar com o “seatbelt control” ou em fazer um estrangulamento arco e flecha porque na época não se pensava nisso.
Quando conheci o Kron foi a mesma coisa. Uma das especialidades dele é a guilhotina. O KRON disse que a saída da guilhotina do pai dele estava desatualizada e que o pai não escapava de 1 guilhotina dele sequer.. que ele havia adaptado a defesa de guilhotina do pai. Sei que o Kron é meio soberbo, mas ele cresceu treinando com o Rickson. Não to conjecturando baseado no que eu ouvi falar, to falando da convivência que tive com alguns desses caras e o que aprendi deles. É natural a evolução do esporte.