Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 02 Set 2019 11:31

Roronnoa escreveu:
02 Set 2019 11:26
Então Wado, eu tô estagiando num restaurante chamado origem, um dos referências aqui em Salvador, na faculdade trabalho com produtos bons, porém os preparos são simplificados devido ao tempo de aula, quantidade de alunos entre outras coisas. Já no restaurante a coisa é muito profissional, os produtos são todos de primeira linha, os preparos muito detalhados e técnicos, tomei um choque de realidade quando comecei estagiar, pq na faculdade não existe preparo de 5 horas, um exemplo, o demiglace do restaurante dura 2 dias de cocção, o resultado é algo absurdo, textura, sabor, cor, brilho... Lá vc tem uma visão muito abrangente de alta gastronomia, fora que o ambiente de cozinha profissional é muito louco, aprendi em dois meses o que não aprendi em um ano e meio de faculdade, tô tendo liberdade de criação, mas sempre me baseando no que o restaurante serve. Quando der dá uma pesquisada no Instagram restaurante origem e no do chef fabricio origem, ele é foda.
Rapaz... O Origem é um baita restaurante. Coisa de altíssimo nível mesmo. Tu tá no lugar certo, bicho.

Eu não fui ainda lá pq minha mulher não gosta de peixe e acha que no menu degustação tem muita coisa com peixe.

Mas conheço o Ori, que é bem perto do meu escritório e a comida de lá é excelente também.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 02 Set 2019 11:37

Já fiquei um tempo no ori , lá eles servem almoço e o cardápio é mais variado, rola até almoço executivo às vezes, no origem não existe cardápio fixo e só servem jantar, realmente trabalha muito com peixe de preferência o badejo e o robalo, mas sempre tem peixe, carne vermelha ou branca e um fruto do mar (lagosta, camarão, polvo, Lula, lagostim, siri dependendo muito da época, pois se respeita muito a época de reprodução e tal). O menu do origem acho bem louco, são 4 entradas, 3 principais e 2 sobremesas, quando der vá, pois acredito que tenha uma grande mudança no estilo de cozinha em breve, o restaurante vai ampliar, aí o método provavelmente deva mudar.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 02 Set 2019 11:39

Roronnoa escreveu:
02 Set 2019 11:37
Já fiquei um tempo no ori , lá eles servem almoço e o cardápio é mais variado, rola até almoço executivo às vezes, no origem não existe cardápio fixo e só servem jantar, realmente trabalha muito com peixe de preferência o badejo e o robalo, mas sempre tem peixe, carne vermelha ou branca e um fruto do mar (lagosta, camarão, polvo, Lula, lagostim, siri dependendo muito da época, pois se respeita muito a época de reprodução e tal). O menu do origem acho bem louco, são 4 entradas, 3 principais e 2 sobremesas, quando der vá, pois acredito que tenha uma grande mudança no estilo de cozinha em breve, o restaurante vai ampliar, aí o método provavelmente deva mudar.
Vou tentar convencê-la a ir rsrsrs

Mas como ela não curte peixe, fico com receio de gastar essa grana e ela nem curtir.

E realmente Fabrício Lemos é foda mesmo. Todo lugar que ele passou ele mandou bem (Al Mare, Amado) e os restaurantes dele são muito bons mesmo. Só ouço elogios.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 02 Set 2019 11:41

Duplicado
Editado pela última vez por Roronnoa em 02 Set 2019 11:44, em um total de 1 vez.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 02 Set 2019 11:42

Zé Tempero escreveu:
02 Set 2019 11:39
Vou tentar convencê-la a ir rsrsrs

Mas como ela não curte peixe, fico com receio de gastar essa grana e ela nem curtir.

E realmente Fabrício Lemos é foda mesmo. Todo lugar que ele passou ele mandou bem (Al Mare, Amado) e os restaurantes dele são muito bons mesmo. Só ouço elogios.
Uma dica pra você, as entradas podem ser pedidas novamente kkkkkkkk até 2, mas só nao pode abusar.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 02 Set 2019 11:43

Roronnoa escreveu:
02 Set 2019 11:42
Uma dica pra você, as entradas podem ser pedidas novamente kkkkkkkk até 2, mas só nao pode abusar.
=))

carodrigues
Mensagens: 973
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por carodrigues » 02 Set 2019 11:46

Roronnoa escreveu:
02 Set 2019 11:30
A sub chef faz um ravioli negro de tinta de Lula com recheio de vatapa kkkkkkkkkk, eu pensei a primeira vez, que merda é isso, mas o resultado é de outro mundo... Lá tem um mini hambúrguer de sarapatel que é servido como snack (entrada), os caras são loucos pra caralho.
Nossa, fiquei com muita vontade de experimentar esses dois.

Avatar do usuário
Roronnoa
Mensagens: 359
Registrado em: 15 Jun 2014 14:17
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Roronnoa » 02 Set 2019 11:50

Wado escreveu:
02 Set 2019 11:46
Cara, achei bom o preço, consultei no site:

Menu Degustação Biomas 15 Etapas – 170
Shot de boas vindas, Snacks, Couvert, Entrada 1, Entrada 2, Prato Principal 1, Prato Principal 2, Intermezzo, Sobremesa 1, Sobremesa 2.

Geralmente estes menus degustação são bem mais. Parabéns por estar neste restaurante !
Editei a resposta anterior das quantidades...
Sobre esse menu que viu, varia muito, esqueci de mencionar o couvert que é fixo, nunca muda, que é requeijão maçaricado, torradas, um mousse de kefir, tomates assados e abobrinha assada com siri, bacon ou fumeiro.
Todos evoluem desidratando, seja suando ou chorando.

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 03 Set 2019 23:26

Legítimo (ou quase) curry japonês (ou Karê, carei, depende da pronúncia). Um prato desse em Chinatown ( Liberdade) é o olho da cara. Eles dizem que é por causa do curry importado. Realmente é caro nos marukay, mas eu uso esse curry da Kitano e shoyu da sakura (esse é com o nome Cereja, mas é fabricado pela Sakura). Sai muito barato e fica excelente, não perde em nada pro dos cara.

Ingredientes:

Para o Karê
1 kg de sobrecoxa de frango com a pele
Duas batatas grandes
Duas cenouras
Uma xícara de shoyu
Uma colher de café de sal
Duas colheres de sopa de curry em pó
Duas colheres de gengibre ralado
Meia xícara de farinha de trigo
Duas colheres de sopa de óleo de soja

Para o arroz gohan
Duas xícaras de arroz japonês (uso o momoji)
3 xícaras de água quente
Três colheres de vinagre de arroz (uso o Castelo)
Duas colheres de sopa de açúcar

Preparo:

Karê

Corte as batatas e as cenouras em cubo pequenos
Corte as sobrecoxas em cubos não tão pequenos, dispense os ossos. Não tire a pele!! Pele de sobrecoxa é bom demais!!

Em uma panela, aqueça o óleo de soja e doure os cubos de sobrecoxa. Coloque o sal e mexa. Assim que dourar, colocar o shoyu, o gengibre ralado e os legumes e misture. Coloque água até cobrir, abaixe o fogo, deixe a panela semitampada e cozinhe até os legumes estiverem macios. Cerca de 10 a 15 minutos.

Pegue a farinha de trigo e dê uma leve tostada em uma frigideira antiaderente e jogue dentro da panela com o frango e os legumes já cozidos. Neste momento, coloque também o curry em pó e mexa. Se precisar, coloque um pouco de água caso fique muito seco. O ideal é ficar tipo um Strogonoff, um ensopado espesso. Deixe apurar por mais uns minutos e tá pronto.

Arroz gohan
É só seguir as orientações de preparo da embalagem. Só lavar, deixar escorrer por um tempo e depois cozinhar cada xícara de arroz em uma xícara e meia de água, só isso. Ao final, tempere o arroz com açúcar dissolvido no vinagre de arroz (aqueça o vinagre sem ferver para dissolver o açúcar) e mexa.ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Imagem

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por RicardoBJJ » 04 Set 2019 09:47

Wado escreveu:
04 Set 2019 08:46
Cara, receita simples mas muito boa !

Shoyo + gengibre + curry fica bom demais....eu uso esta mistura para temperar saladas cruas raladas ( repolho, cenoura, beterraba, etc ), dando uma leve aquecida no curry com azeite de oliva e esperando esfriar pra temperar....depois shoyo e gengibre. Fica top.
Curry (o tempero) é muito bom, serve pra muita coisa. Tem uma pasta de curry importada da Tailândia que não é tão cara, um sache custa de 3 a 4 reais e o pote de 400g custa de 17 a 20 (preços nos mercados da Liberdade). Mas é muito, muito ardido. Vem em 3 versões, verde, amarelo e vermelho, sendo a verde menos picante e a vermelha mais.

Essa qui ó:

https://www.santaluzia.com.br/pasta-cur ... UTEALw_wcB

Eu usei uma vez a amarela, que é intermediária, mas só eu consegui comer em casa de tão ardida. Essa vale mais pra fazer algum prato indiano, vou tentar um Tika massala depois e posto aqui.
Imagem

Garotinha
Mensagens: 2966
Registrado em: 16 Nov 2016 13:23

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Garotinha » 08 Set 2019 00:52

Wado escreveu:
07 Set 2019 22:42
Buenas, fiz o tal filé Welinton.
Adaptações pela falta dos ingredientes aqui na cidade, mas ficou bom, bom mesmo !
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
q arrependimento de ter entrado aqui e visto isso essa hora hahahah parabéns!!!

q tópico top!

carodrigues
Mensagens: 973
Registrado em: 14 Set 2017 16:43
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por carodrigues » 08 Set 2019 10:44

Nunca comi essa parada, qualquer dia desses vou tentar fazer também.

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 08 Set 2019 10:52

Wado escreveu:
07 Set 2019 22:44
O mais fino pra patroa e nora q não comem mal passado....metade do rabo do filé kkkkkk
Não usou nenhuma pasta no lugar do duxelles? Comprou a massa folhada?
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Zé Tempero » 08 Set 2019 12:56

Eu ainda não fiz, Wado. Mas esse seu me deu um incentivo hahahaha

Parabéns. Achei o ponto bom pra caralho.

Avatar do usuário
Lenilson
Mensagens: 12369
Registrado em: 26 Jun 2014 16:53
Contato:

Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Mensagem por Lenilson » 08 Set 2019 20:21

Wado escreveu:
08 Set 2019 15:13
Massa folhada comprei ! No lugar da pasta de cogumelo usei purê de batatas muito bem temperado, não tinha cogumelos.
Eu tmb ainda não fiz o famoso Wellington, apesar de saber a receita de.cor e salteado, QQ dia vou fazer, o ponto do seu ficou muito bom, parabéns.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes