Sky escreveu: ↑25 Set 2019 12:34
Repetindo, Renato disse o óbvio: Jorge Jesus só GANHOU uns campeonatos portugueses e nada mais. Sim, em Portugal, onde há 17 anos apenas dois clubes dividem as conquistas.
"Ele tem uma seleção nas mãos, é obrigação fazer esse time jogar bem sendo um bom técnico". Outro fato. Ele não disse que o maluco é fraco, mas sim que o que atesta a qualidade de um trabalho nesse contexto é título. Se o Jesus tivesse sido tri-vice em Portugal com o Benfica apresentando exatamente o mesmo futebol, o status dele por lá seria outro, muito abaixo do atual. É simples: quando o cara treina um time com investimento muito maior que os outros, a obrigação por bons resultados é inegociável. Isso é tão óbvio que nem deveria ser explicado. Ou vai dizer que tu ficaria feliz com o vice? Ah tá

A dor da "nassaum" por esse tipo de comentário é pura vaidade, até pq o Renato reconheceu que o trabalho no Framengu está sendo bem realizado.
Priorizar as Copas é outra coisa óbvia. Além de uma Libertadores por si só ter muito mais importância, a Copa do Brasil agora paga muito acima do nacional. Isso está tão escancarado que a conversa sobre a desvalorização do Huezileiro é constante nos debates esportivos. Nem o teu super-mega-Framengu consegue entrar pra disputar todas, basta lembrar do ano passado, quando terminou chupando dedo em tudo

e nesse sentiu o peso tbm, já que caiu pro Athletico e quase arregou pro Omelete.
Enfim, a maior prova de como framenguista tem síndrome de afetação é a forma como desmerecem o Renato agora. Há 10 meses tavam implorando de calças arriadas pra ele treinar o clube..
E eu repito: Não se julga um técnico somente pelos títulos. Felipão é ultra vencedor, Luxemburgo idem. Não os quero de jeito nenhum treinando o meu time. Abelão tem libertadores e alguns Brasileiros, e é um desastre como técnico. O JJ chegou a final de duas competições continentais com um time português, não é fácil essa façanha. E o JJ é muito respeitado em Portugal como técnico, reconhecido como um dos melhores de lá, pelo menos é como a imprensa portuguesa parece tratá-lo; é está bem à frente da maioria dos técnicos daqui. Fica feio demais o Renato desmerecendo-o. Parece ciúme.
E Portugal têm três times que disputam o nacional: Porto, Sporting e Benfica.
Sobre o Grebbio e o Brasileiro, volto a dizer: em 2007 tentaram perseguir o Curica, não conseguiram, avançaram nas Copas e priorizaram essas competições. Priorizaram essas competições também porque são mais acessíveis à clubes com elenco menos qualificado, tanto que todo ano o Renato coloca os reservas porque sabe que dificilmente disputaria o título do Brasileiro. Campeonato Brasileiro sempre será mais importante que a Copa do Brasil, e a situação financeira e jejum de Brasileiros são suficientes para o seu clube priorizá-lo, mas não prioriza porque sabe que tem um elenco menos qualificado.
Sobre a obrigação do investimento, ele está certo em um ponto: É obrigação do Flamengo disputar o título, não ganhar, porque tem outros competidores e futebol não é algo exato. Nossos times, até ano passado, se equivaliam, porque vocês tinham uma defesa mais forte, e o onze de vocês ainda hoje é muito bom. Renato está querendo jogar o peso do favoritismo para o outro lado.
Não estou desmerecendo o Renato, ele só fala demais, mas sempre foi assim. E ele faz um ótimo trabalho há anos, suspeito que os auxiliares que devem comandar o clube de fato, Renato não me parece manjar de tática.