Churrasqueiro de Plantão (tiozão do churras)

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Violence
Contato:

Re: Churrasqueiro de Plantão (tiozão do churras)

Mensagem por Violence » 25 Set 2019 19:55

Albur escreveu:
25 Set 2019 19:45
Esse negocio que nao da para comer uma boa carne porque mora em apartamento nao e bem assim.

Na frigideira da para fazer um bife excelente, so que tem respeitar uma serie de detalhes.

Na frigideira nao pega o gosto do carvao, mas em troca voce consegue selar melhor, fica mais macia que na churrasqueira se fazer do jeito certo.

Muitos dos melhores restaurantes do mundo fazem a carne na frigideira ou chapa e nao na grelha. Por exemplo os restaurantes no Japao onde servem aquela carne wagyu.

Minhas dicas:

-Nao e dificil achar um contra-file marmorizado. Quando achar, compre.

-Corte reto para cuando colocar na frigideira ele se adapte bem a superficie lisa.

-Tire da geladeira uma hora antes de fritar para que fique a temperatura ambiente.

-Antes de colocar na frigideira seque ele bem com papel multiuso.

-Coloque na frigideira bem quente, com um pouco de azeite para que comece a selar na hora.

-Quando ficar torrado por baixo, vire ele. O ideal e que fique torrado ao mesmo tempo que comeca a soltar sanque por cima, isso e sinal que acertou na temperatura.

-Quando virar coloca um pouco de manteiga por cima para que nao seque. Nao vire cravando o garfo no meio, crave no canto para nao deixar escapar os sucos da carne.

-Mesma coisa que na primeira virada, tem que ficar torrado por baixo e comecar a soltar sanque por cima. Ai voce tem um bife no ponto por dentro e torrado por fora. Se quiser que fique mais passado por dentro, deixe um pouco mais por cada lado em fogo baixo, ou deixe uns minutos no forno.

-Deixe ele descansar depois de cozinhar por 5 min antes de cortar para que os sucos da carne voltem a se distrubuir por todo o bife.

Esqueci a dica mais importante, coloque papel de jornal em volta do fogao e no chao que o negocio suja tudo.
Excelentes dicas!

Cara, eu tenho uma chapa de ferro fundido que também é excelente, o único porém é que é fundamental ter aqueles aparelhos depuradores em cima do fogão se não quiser ter a cozinha toda engordurada. kkkkkkkkkk

Mas de resto, a carne fica muito saborosa, sem dever nada pra churrasqueira.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 25 Set 2019 20:07

Dica pra fazer carne na frigideira é fazer numa bem grossa, assim a temperatura se mantém por igual quando se colocar o bife. E colocar um bife por vez, pra evitar que a frigideira perca a temperatura... quanto mais bifes colocar, mais temperatura a superfície tende a perder.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 25 Set 2019 23:35

The Griot escreveu:
25 Set 2019 20:07
Dica pra fazer carne na frigideira é fazer numa bem grossa, assim a temperatura se mantém por igual quando se colocar o bife. E colocar um bife por vez, pra evitar que a frigideira perca a temperatura... quanto mais bifes colocar, mais temperatura a superfície tende a perder.
Porra mas eu sempre tenho problemas com isso, quando chego no 3 bife mais ou menos, já tá queimando pra kct porque a frigideira fica suja...

Q q vc faz?

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 25 Set 2019 23:45

tjeua escreveu:
25 Set 2019 23:35
Porra mas eu sempre tenho problemas com isso, quando chego no 3 bife mais ou menos, já tá queimando pra kct porque a frigideira fica suja...

Q q vc faz?
Óleo + manteiga + gordura da carne. Se colocar só um pouco de óleo, vai ficar sujo e grudento mais rápido mesmo...

Outra coisa que eu faço é passear com o bife por toda a extensão da frigideira. Não só coloco ele ali e deixo... faço ele dançar pela frigideira pra distribuir a gordura...

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 26 Set 2019 07:59

Albur escreveu:
25 Set 2019 19:45
Esse negocio que nao da para comer uma boa carne porque mora em apartamento nao e bem assim.

Na frigideira da para fazer um bife excelente, so que tem respeitar uma serie de detalhes.

Na frigideira nao pega o gosto do carvao, mas em troca voce consegue selar melhor, fica mais macia que na churrasqueira se fazer do jeito certo.

Muitos dos melhores restaurantes do mundo fazem a carne na frigideira ou chapa e nao na grelha. Por exemplo os restaurantes no Japao onde servem aquela carne wagyu.

Minhas dicas:

-Nao e dificil achar um contra-file marmorizado. Quando achar, compre.

-Corte reto para cuando colocar na frigideira ele se adapte bem a superficie lisa.

-Tire da geladeira uma hora antes de fritar para que fique a temperatura ambiente.

-Antes de colocar na frigideira seque ele bem com papel multiuso.

-Coloque na frigideira bem quente, com um pouco de azeite para que comece a selar na hora.

-Quando ficar torrado por baixo, vire ele. O ideal e que fique torrado ao mesmo tempo que comeca a soltar sanque por cima, isso e sinal que acertou na temperatura.

-Quando virar coloca um pouco de manteiga por cima para que nao seque. Nao vire cravando o garfo no meio, crave no canto para nao deixar escapar os sucos da carne.

-Mesma coisa que na primeira virada, tem que ficar torrado por baixo e comecar a soltar sanque por cima. Ai voce tem um bife no ponto por dentro e torrado por fora. Se quiser que fique mais passado por dentro, deixe um pouco mais por cada lado em fogo baixo, ou deixe uns minutos no forno.

-Deixe ele descansar depois de cozinhar por 5 min antes de cortar para que os sucos da carne voltem a se distrubuir por todo o bife.

Esqueci a dica mais importante, coloque papel de jornal em volta do fogao e no chao que o negocio suja tudo.
posso complementar?
Além disso tudo, se tiver uma chapa se ferro, daquela que ocupam duas bocas do fogão, rapaz, tu ta feito.
Ótimas dicas.
Tenho churrasqueira pequena na varanda, mas faço desse jeito mtas vezes.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 26 Set 2019 11:06

Chapa e manteiga fica muito bom mesmo, mas no geral, pela praticidade, acabo fazendo muito na airfryer, até o peito de frango ou a bisteca de porco do dia a dia, o segredo não deixar muito tempo pra não ressecar.

eduardom
Contato:

Mensagem por eduardom » 28 Set 2019 17:39

Opaa tópico interessante este.

E equipamentos?? Quais gostam de utilizar? Faças artesanais? Garfos,grelhas,etc..?

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 28 Set 2019 19:08

eduardom escreveu:
28 Set 2019 17:39
Opaa tópico interessante este.

E equipamentos?? Quais gostam de utilizar? Faças artesanais? Garfos,grelhas,etc..?
Eu tenho

Uma churrasqueira elétrica portátil, igual akeles fornos de frango assado (postei uma foto aí nas páginas anteriores)

Uma a gás pra fazer coisas mais rápidas frango, linguiça, legumes, etc

E algumas de carvão pra carne, peixe.

A de carvão eh a q chega a temperatura mais alta, e ainda tem o famoso gosto defumado

No momento tenho 3 de carvão, uma eu comprei e as outras 2 fiz/mandei fazer.

to fazendo outra q vai funcionar como um defumador, grelha e espeto usando um tambor de óleo de uma casa q desmanchamos.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 05 Out 2019 14:19

Churrasco raiz improvisando a churrasqueira kkkk

https://ibb.co/jhxMqX8
https://ibb.co/bQSQw05

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 05 Out 2019 16:13

Só pra explicar melhor: quando falei sobre apartamento, me referi especificamente à CHURRASCO. Maneira tradicional e tal....fazer bife ou quebra galhos, eu sei que dá pra fazer.

Minha antiga casa pelo menos tinha uma cozinha bem grande, e aí era tranquilão...a atual não tem condições mesmo. Fica pros meus planos da próxima mesmo.

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 07 Out 2019 11:06

Meu amigo. Fiquei com vontade de comer essa viu !!

phpBB [video]

viniciusfs
Contato:

Mensagem por viniciusfs » 07 Out 2019 14:01

Não sei nada de churrasco mas bons tempos em que vivia no Rio de Janeiro, terra onde tudo pode, metia a churrasqueira na varanda e mandava brasa. Nenhum vizinho reclamava, o prédio era em local alto e ventava pra caralho.

Outro dia um amigo que gosta de churrasco ficou putaço porque alguém cortou a picanha dele. Achei engraçado mas compreensível, cada um com seus prazeres. Ele se recusou a fazer a picanha, já que outra pessoa tinha cortado agora que fizesse até o final.
Imagem

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 07 Out 2019 19:56

AçoitaBjj escreveu:
07 Out 2019 11:06
Meu amigo. Fiquei com vontade de comer essa viu !!

phpBB [video]
Q churrasqueira top
Pqp

A minha picanha daquele dia ficou assim:

https://ibb.co/Ch9P1Ls

QUIRON
Contato:

Mensagem por QUIRON » 09 Out 2019 18:00

viniciusfs escreveu:
07 Out 2019 14:01
Não sei nada de churrasco mas bons tempos em que vivia no Rio de Janeiro, terra onde tudo pode, metia a churrasqueira na varanda e mandava brasa. Nenhum vizinho reclamava, o prédio era em local alto e ventava pra caralho.

Outro dia um amigo que gosta de churrasco ficou putaço porque alguém cortou a picanha dele. Achei engraçado mas compreensível, cada um com seus prazeres. Ele se recusou a fazer a picanha, já que outra pessoa tinha cortado agora que fizesse até o final.
Seu amigo ta certo. Churrasqueiro só tem um por churrasco se não vira bagunça. Se vc vai cortar peça de carne então termine o trabalho e faça ate o final. Gosto muito de fazer churrasco e me irrita pra cacete a galera que quer ficar metendo a mão na churrasqueira mas não que assumir a função, só dar pitaco.
Se eu for como convidado eu como o churras sem dar palpite a não ser que me perguntem e ainda agradeço ( mesmo se ficar ruim, pelo menos não fiquei no calor com fumaça na cara) Se sou eu o churrasqueiro e alguém da galera vem mexer na carne ou dar pitaco eu já ofereço pro " amigo" assumir a função , na hora geral fala que não e sai fora. Nunca teve um que bateu no peito e assumiu fazer o churras.
nulla tenaci invia est via

Responder