'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Eric_Thomas

Re: 'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Mensagem por Eric_Thomas » 08 Out 2019 18:44

PHDookie escreveu:
08 Out 2019 16:20
Vc trabalha de carteira assinada???
nossa... não pega pesado com o pequeno-burguês cara calma... tem o tico baiano tb... será q já aprenderam a lavar louça em casa?

Anônimo
Contato:

Re: 'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Mensagem por Anônimo » 08 Out 2019 19:01

Existe uma obsessão pelo diploma no Brasil. Se pegarmos aquelas tabelas com os salários médios das profissões, veremos que em muitas das carreiras, o cara formado não recebe mais de 2,5 K. O problema é que quando todo mundo começa a fazer faculdade, essa passa a ser a baliza do mercado de trabalho. Há uns 18 anos, quando começou o boom das faculdade particulares, nenhum banco contratava um escriturário se o candidato não estivesse matriculado em um curso superior. Ou seja, um cara que estude em uma boa escola e tenha apenas o ensino médio, dificilmente terá chances.

Peguei um site chamado www.salario.com.br
Aqui eles estimam a média salarial das cidades. Em SP, a cidade mais rico do brasil, esse é o salário médio de um administrador de empresas. Talvez esteja um pouco superestimado.
Um Administrador de Empresas trabalhando na cidade de São Paulo-SP ganha entre R$ 3.000,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 8.927,94, sendo que a média salarial fica em R$ 5.907,73 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED no período de 01/2019 até 08/2019 com uma amostragem de 16.131 salários.

https://www.salario.com.br/profissao/ad ... -paulo-sp/

O cargo de Administrador de Empresas trabalhando em São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 29 anos, Ensino Superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em grandes empresas que atuam no segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.
Esse aqui é para analista de crédito (economista) em Belém
Um Analista de Crédito (economista) trabalhando em Belém - PA ganha em média R$ 3.291,93 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 01/2019 até 08/2019 com um total de 14 salários.

A faixa salarial do Analista de Crédito (economista) CBO 251215 fica entre R$ 1.500,00 (média do piso salarial 2019), R$ 3.009,00 (salário mediana da amostragem) e o teto salarial de R$ 4.974,86, levando em conta profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT na área de Belém - PA.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 30 anos, Ensino Superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em pequenas empresas do segmento de Construção de edifícios.
Existem várias profissões de nível médio que ganham bem mais do que isso.

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tico_Bahiano » 08 Out 2019 19:11

Eric_Thomas escreveu:
08 Out 2019 18:44
nossa... não pega pesado com o pequeno-burguês cara calma... tem o tico baiano tb... será q já aprenderam a lavar louça em casa?
Coitado, não sabe nem metade da história e tá aí falando groselha.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

POBRELOKO
Contato:

Mensagem por POBRELOKO » 08 Out 2019 19:26

O problema é que o pessoal pega a fala do ministro e tira como uma regra, fica parecendo que a população toda vai ser obrigada a fazer curso técnico.
Meu pai fez de tudo pra formar os três filhos e conseguiu mais apenas uma irmã exerce a profissão em que formou é funcionária pública na área.

O que mais tem é pessoa formada em administração, um curso superior que não tem mercado já que não existe exigência de um profissinal em nenhum tipo de organização.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 08 Out 2019 19:38

POBRELOKO escreveu:
08 Out 2019 19:26
O problema é que o pessoal pega a fala do ministro e tira como uma regra, fica parecendo que a população toda vai ser obrigada a fazer curso técnico.
Meu pai fez de tudo pra formar os três filhos e conseguiu mais apenas uma irmã exerce a profissão em que formou é funcionária pública na área.

O que mais tem é pessoa formada em administração, um curso superior que não tem mercado já que não existe exigência de um profissinal em nenhum tipo de organização.
A questão é que ele é O MINISTRO DA EDUCAÇÃO. É totalmente diferente uma fala de um Ministro de Estado, da fala de qualquer outra pessoa.

A saturação do mercado é real, mas o próprio mercado vai tratá-la de forma natural. Com a percepção da falta de oportunidades em determinadas áreas, as pessoas vão migrar pra outras áreas, como sempre foi. O que não dá pra achar normal é uma possível política de Estado pra "elitizar" o Ensino Superior. Isso é um grande absurdo!

POBRELOKO
Contato:

Mensagem por POBRELOKO » 08 Out 2019 19:53

Não estão elitizado o curso superior até pq existe faculdades na faixa de R$ 400,00. Estão falando em incentivar o curso técnico.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 08 Out 2019 21:55

Tico_Bahiano escreveu:
08 Out 2019 18:00
Você apresentou uma anedota e eu contra argumentei com outra.
Caguei
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 08 Out 2019 22:13

Filipe escreveu:
08 Out 2019 18:43
Texto grande

Mas já te falei que sua história n é a regra. E uma universidade cursada em algum lugar de referência certamente te dá uma chance maior de ascender na vida

Pra cada história de um cara com segundo grau que ganha acima de 10k, eu consigo falar 100 que são pedreiros, encanadores, operadores de telemarketing que ganham um salário mínimo. Eu saí da faculdade já empregado, ganhando um bom salário com meus trabalhos. Ganhando 3x mais que minha namorada que trabalha como auxiliar administrativa na mesma empresa por 7 anos.

Claro que vc n é menor por n ter faculdade. Mas aposto que se vc pudesse escolher que seu filho fosse engenheiro no lugar de encanador, vc escolheria a primeira opção. É hipocrisia negar isso

Já falaram aí. Os filhos do ministro, certamente farão faculdade e não cursos técnicos. Ele chama de intelectualoide quem n valoriza o ensino técnico, mas é tudo uma grande hipocrisia.

No mais, n se preocupa com superproteção do filho. Foque em ser um bom exemplo. Isso já basta.

Abraço!
Não falei que sou regra. Na minha casa, os três filhos ingressaram no mercado via curso técnico. Os três fizeram faculdade, mas todos já trabalhavam. A porta de entrada no mercado é mais fácil assim. Minha opinião e só. E até onde eu sei, nenhum dos filhos tem qualquer mágoa com meus pais por isso.

Curso técnico e superior não são excludentes e nem a presença ou ausência de um ou outro garantem sucesso ou fracasso.

Sempre vai existir um emprego melhor do que outros. Poucos vão ocupar essas vagas. Tem mais peão do que gerente. A vida é assim mesmo. Todo pai vai preferir o seu filho numa posição de destaque. Nem sempre o seu filho vai corresponder às tuas expectativas. Paciência. É o ciclo natural das coisas.

Mas repito, se estiver em minhas mãos, e vou tentar direcionar as coisas assim, o meu filho vai ingressar no mercado em função técnica. Se ele quiser seguir em um curso superior, terá todo o meu apoio motivacional e exemplo em casa, mas provavelmente, pagará sozinho ou vai ralar estudando pra passar numa universidade pública. .

Minha filosofia é de formar pra vida. Fui criado assim. Trabalho desde adolescente e só tenho a agradecer aos meus pais. Novamente, filosofia de vida minha. Ninguém precisa comprar.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Giovani
Contato:

Mensagem por Giovani » 08 Out 2019 22:24

patola escreveu:
08 Out 2019 13:49
Esta foi a minha área de estudo e pesquisa. Foi também a tese do meu mestrado. Ralei muito nisso. Faz alguns anos, mas posso dizer inequivocadamente que o ensino técnico aliado a iniciativa privada é a chave para a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho e na classe média.

Como toda vez que posto coisas de obra própria aqui, algum pirado me doxxa e me torra o saco na vida pessoal, não vou além disto.

Ensino técnico = mobilidade social. É i-ne-qui-vo-co.

MAS

O que ele não menciona é que para isso funcionar como funciona nos EUA e na Alemanha, também é preciso que haja sindicatos fortes e unificados.
Em que ano você fez o seu trabalho? Pergunto pq a Alemanha é um dos berços da indústria 4.0 e a necessidade de não de obra se modificou bastante por lá. Você chegou a pegar essa época? Tenho curiosidade em saber como eles lideram com isso.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 08 Out 2019 22:25

Discordo em algumas partes do posicionamento do Bruno mas concordo em outras, tipo minha filha, estou investindo bastante na educação dela, apesar de ter 3 anos ela estuda em escola bilíngue, e na moral se eu tiver que andar de carro velho pra pagar ou ajudar em uma faculdade como medicina não tem problema, pois não consigo me sentir feliz comprando coisas pra mim enquanto eu poderia estar ajudando no futuro da minha eterna bebê, mas é como ele falou cada um tem um jeito de ver o mundo, não condeno quem não concorde, e que conheço uma galera estranha tipo que prefere torrar a grana em viagens e carro novo,do que investir no filho, um amigo de trabalho falou que botava o filho dele no público pois assim dava pra trocar de carro no max em 3 anos, já eu lá ligo pra porra de carro !
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Garotinha

Mensagem por Garotinha » 08 Out 2019 22:44

codematrixbr escreveu:
08 Out 2019 22:25
Discordo em algumas partes do posicionamento do Bruno mas concordo em outras, tipo minha filha, estou investindo bastante na educação dela, apesar de ter 3 anos ela estuda em escola bilíngue, e na moral se eu tiver que andar de carro velho pra pagar ou ajudar em uma faculdade como medicina não tem problema, pois não consigo me sentir feliz comprando coisas pra mim enquanto eu poderia estar ajudando no futuro da minha eterna bebê, mas é como ele falou cada um tem um jeito de ver o mundo, não condeno quem não concorde, e que conheço uma galera estranha tipo que prefere torrar a grana em viagens e carro novo,do que investir no filho, um amigo de trabalho falou que botava o filho dele no público pois assim dava pra trocar de carro no max em 3 anos, já eu lá ligo pra porra de carro !
mto legal seu relato. ainda não tenho filho, mas com certeza vou seguir essa linha ai, mesmo pq meu pai foi assim comigo. p ele, antes de qq coisa, sempre foi eu e meu irmão.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 08 Out 2019 22:57

brunodsr escreveu:
08 Out 2019 22:13
Não falei que sou regra. Na minha casa, os três filhos ingressaram no mercado via curso técnico. Os três fizeram faculdade, mas todos já trabalhavam. A porta de entrada no mercado é mais fácil assim. Minha opinião e só. E até onde eu sei, nenhum dos filhos tem qualquer mágoa com meus pais por isso.

Curso técnico e superior não são excludentes e nem a presença ou ausência de um ou outro garantem sucesso ou fracasso.

Sempre vai existir um emprego melhor do que outros. Poucos vão ocupar essas vagas. Tem mais peão do que gerente. A vida é assim mesmo. Todo pai vai preferir o seu filho numa posição de destaque. Nem sempre o seu filho vai corresponder às tuas expectativas. Paciência. É o ciclo natural das coisas.

Mas repito, se estiver em minhas mãos, e vou tentar direcionar as coisas assim, o meu filho vai ingressar no mercado em função técnica. Se ele quiser seguir em um curso superior, terá todo o meu apoio motivacional e exemplo em casa, mas provavelmente, pagará sozinho ou vai ralar estudando pra passar numa universidade pública. .

Minha filosofia é de formar pra vida. Fui criado assim. Trabalho desde adolescente e só tenho a agradecer aos meus pais. Novamente, filosofia de vida minha. Ninguém precisa comprar.
Mas é um excelente estilo, no geral na região que moro os mais valorizados na indústria são os q fizeram esse ciclo completo: técnico e superior . Um técnico q se forma no superior é muito valorizado, mais q alguém q tem mestrado.
É o mercado q define não tem jeito. Quer o cara q tem experiência na prática...

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 08 Out 2019 23:19

Só sei que meu filho fará algum curso técnico. O que eu mais odeio é engomadinho que não sabe nem trocar a resistência do chuveiro. Vc passa na Av Paulista e só existe frouxo, o cara deve até usar hidratante para as mãos.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 08 Out 2019 23:29

codematrixbr escreveu:
08 Out 2019 22:25
Não tem fórmula do sucesso, brother. É a criação que eu tive e acho que funcionou legal pra gente. Tipo, chego em casa e é automático pedir bênção aos meus pais, limpar os pés e só então pisar dentro de casa. A minha vida inteira foi assim. Mas falo isso no alto dos 1 ano e 5 meses de paternidade, trampando em dois empregos, tocando a minha empresa em paralelo e tentando usar ao máximo o meu tempo livre com meu catarrento.

O meu medo é afrouxar e formar um encostado do nível de alguns velhos conhecidos meus. Um deles, um amigo de infância, toca a representação de artigos esportivos do pai. Sempre estudou nas melhores escolas, viajou, teve de tudo mesmo, etc. Mas nunca ligou pra estudar e os pais não o pressionavam a nada. Acabou se formando, sendo carregado no colo. Enfim, o pai que sempre sustentou geral ali está velho e cansado. E ele que a vida inteira foi encostado no negócio do pai agora tá tentando tocar as coisas.

Bicho, ele é muito desorganizado. Já perdeu carro pra financeira (teve até um episódio em que me pediu pra esconder o carro lá na minha casa). Já vendeu apartamento pra quitar dívida. Chegou a entrar numa sociedade de um posto de gasolina, que obviamente quebrou. É tanta história que, pqp, eu passaria a noite relatando aqui. A última dele foi vencer a saveiro (que era usada pra trabalho), pra comprar uma caminhonete lá. Óbvio que não precisava, mas ele fez o inferno e comprou. Agora tá se fodendo pra pagar uma prestação de mais de 2k. E em nome de laranja. Nem sei quem foi o infeliz dessa vez.

E apesar de achar esse cara uma toupeira, ponho a culpa de ele ser assim nos seus pais. Bicho, a mãe dele nem o próprio prato deixava ele botar. Uma ou duas vezes, ele foi almoçar na minha casa e ficou esperando a minha mãe botar o prato dele. E isso já com vinte e poucos. A minha mãe tirou a maior onda. Perguntou até se ele queria que ela amassasse o feijão, pq a mãe dele amassava o feijãozinho do bebê dela. Hahaha

Enfim, vivo pensando nessas coisas. Tenho um medo fodido de falhar na preparação do meu filho pro mundo.

Responder