Reforma psiquiátrica - qual a opinião da galera?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
DeepHalf
Contato:

Reforma psiquiátrica - qual a opinião da galera?

Mensagem por DeepHalf » 17 Out 2019 23:20

Aproveitando o gancho do tópico das 3 lixos que incitavam brigas entre deficientes mentais na clínica pra criar este. No tópico, o usuário SUICIDAL cita que hospitais psiquiátricos são o inferno na terra.

Nunca me ative a me aprofundar em pesquisas sobre o tema, mas presto serviço uma vez por semana em um CAPS e vejo que quase todas as funcionárias são contra os hospitais psiquiátricos, exceto uma delas (uma médica). Cada qual com seus argumentos.

Mas como respeito a maioria das opiniões da galera aqui, gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre o assunto.

cardonelli
Contato:

Re: Reforma psiquiátrica - qual a opinião da galera?

Mensagem por cardonelli » 18 Out 2019 07:31

Deve ser o inferno mesmo, vide a quantidade de filmes de terror com esse tema
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

QUIRON
Contato:

Mensagem por QUIRON » 18 Out 2019 07:41

Hospital psiquiátrico do sus é bem complicado porque trabalha no limite de recursos. Aonde vão ser tratados os casos de psicose, de esquizofrenia grave que tem indicação de internação? Em um hospital " comum"? É um quadro dantesco muitas vezes mas, no momento, não vejo como acabar com essas unidades. Mas falando em dantesco ja foi em um hospital de grandes centros do sus vive 24h acima da capacidade ( humana e de recursos), o mesmo segue para as unidades psiquiátricas. Que , são ainda pior porque tem menos recurso ( la, como medico, só trabalha o psiquiatra e a renovação não é tão alta enquanto nas outras unidades ha sempre gente nova).

O trabalho em si é muito ruim. Desde alimentar a limpar e a conter indivíduos com distúrbios graves. Imagina trocar e manter limpo um paciente agressivo, sem capacidade de raciocínio logico ( seja por demência ou psicose).
Imagina diagnosticar doença em paciente que não fala ou não é coerente para dizer sintomas. Muito complexo.

Associe isso tudo a uma quantidade baixa de vagas para uma classe de doentes aumentando. Junte a essa equação falta de recursos ( deste mão de obra qualificada ate insumos) e vc terá a situação dos hospitais psiquiátricos. Ser contra sem propor uma solução viável ao problema , na minha opinião, é futilidade.

Ha ainda o estigma que ficou da década de 50, 60 e 70 sobre essas unidades ( muitas verdadeiras), assim como a terapia de choque ficou demonizada e, na verdade, quando bem feita e indicada é um recurso valioso e muito usado.

Sim os hospitais psiquiátricos no Brasil estão em péssima situação, mas, qual unidade publica não esta? Acabar com essas unidades e fazer o que com os pacientes? Quem já viu um paciente em surto psicótico , agressivo sem a menor capacidade de raciocínio sabe como é complicado o negocio.

Não resta duvida de de que que o tratamento merece melhor qualidade, mas isso vale para tudo no sus ( diria eu que na verdade m todos os serviços ofertados no Brasil incluindo varios que não são de repartições publicas e nem relacionados com a área da saúde).
nulla tenaci invia est via

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 18 Out 2019 09:16

Não sei dizer como funciona hoje, mas já li aquele livro Holocausto Brasileiro, que fala sobre o hospital psiquiátrico de Barbacena.
Sinistro demais!!!
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

sohnos
Contato:

Mensagem por sohnos » 18 Out 2019 09:18

Infelizmente é "oq temos p/ hj." Assino em baixo na lista de criticas, mas dentro do q pode ser feito ... a coisa esta sendo feito (ou foi/será tentado)...
È facílimo ter pena e se solidarizar c/ os pacientes (oq esta certissimo), mas é preciso ter um pouco de empatia c/ os funcionarios, as limitações da estrutura do serviço, e ate c/ o governo e sociedade como um todo...

gtt-BJJ
Contato:

Mensagem por gtt-BJJ » 18 Out 2019 09:42

QUIRON escreveu:
18 Out 2019 07:41
Hospital psiquiátrico do sus é bem complicado porque trabalha no limite de recursos. Aonde vão ser tratados os casos de psicose, de esquizofrenia grave que tem indicação de internação? Em um hospital " comum"? É um quadro dantesco muitas vezes mas, no momento, não vejo como acabar com essas unidades. Mas falando em dantesco ja foi em um hospital de grandes centros do sus vive 24h acima da capacidade ( humana e de recursos), o mesmo segue para as unidades psiquiátricas. Que , são ainda pior porque tem menos recurso ( la, como medico, só trabalha o psiquiatra e a renovação não é tão alta enquanto nas outras unidades ha sempre gente nova).

O trabalho em si é muito ruim. Desde alimentar a limpar e a conter indivíduos com distúrbios graves. Imagina trocar e manter limpo um paciente agressivo, sem capacidade de raciocínio logico ( seja por demência ou psicose).
Imagina diagnosticar doença em paciente que não fala ou não é coerente para dizer sintomas. Muito complexo.

Associe isso tudo a uma quantidade baixa de vagas para uma classe de doentes aumentando. Junte a essa equação falta de recursos ( deste mão de obra qualificada ate insumos) e vc terá a situação dos hospitais psiquiátricos. Ser contra sem propor uma solução viável ao problema , na minha opinião, é futilidade.

Ha ainda o estigma que ficou da década de 50, 60 e 70 sobre essas unidades ( muitas verdadeiras), assim como a terapia de choque ficou demonizada e, na verdade, quando bem feita e indicada é um recurso valioso e muito usado.

Sim os hospitais psiquiátricos no Brasil estão em péssima situação, mas, qual unidade publica não esta? Acabar com essas unidades e fazer o que com os pacientes? Quem já viu um paciente em surto psicótico , agressivo sem a menor capacidade de raciocínio sabe como é complicado o negocio.

Não resta duvida de de que que o tratamento merece melhor qualidade, mas isso vale para tudo no sus ( diria eu que na verdade m todos os serviços ofertados no Brasil incluindo varios que não são de repartições publicas e nem relacionados com a área da saúde).
Esse foi o pior legado dessa época, a desqualificação da eletroconvulsoterapia, que é a principal arma contra os casos refratários de doença mental. Pra se ter ideia, a eficácia dos antidepressivos, de uma forma geral, para a remissão da depressão é em torno de 60%. Já a ECT chega a cerca de 90% de eficácia, e quase a única que funciona em casos de depressão grave refratária.
Imagem

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 18 Out 2019 10:13

E um assunto muito complexo e qye exige muito aprofundamento pra opinar. Existem doentes que se tornam perigosos e que as familias nao conseguem manter em casa e existem familias que querem apenas se livrar de um fardo. Entre um e outro tem um espectro gigantesco e nao da pra acorrentar pessoas no fundo do quintal.

Entao, eh preciso tem um lugar para tratamento e ja eh esperado que seja deprimente e lotado de pessoas fora de suas faculdades mentais.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

DeepHalf
Contato:

Mensagem por DeepHalf » 18 Out 2019 21:58

Minha opinião vai de encontro à maioria da galera. Os CAPS tem um papel extremamente importante, mas não vejo a possibilidade da extinção dos hospital psiquiátricos.

Como já disse, nunca me aprofundei no assunto, mas, em conversas, nunca ouvi uma sugestão realmente eficaz pra substituir a internação de determinados pacientes. Acho utopia demais essa possibilidade.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 18 Out 2019 22:11

Já acompanhei o tratamento de uma pessoa no caps do abc que ficou internada um tempo eu ia visitar

Até onde vi me pareceu um lugar bom.

Sobre a importância So lembrar do caso do mendigo que matou 2 no centro do rj
Tapirus terrestris

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 18 Out 2019 22:37

Estou por fora dessa reforma. Mas também tenho vivência na família com esse problema.

O caso que eu tinha era de uma tia, irmã da minha mãe, que era esquizofrênica. Minha mãe, como mora sozinha, cuidava dela, pois desconfiava dos 'pinel' da vida. Ficamos sabendo da existência dos CAPS depois de um tempo, mas todos falavam que era complicado arrumar vaga (muita demanda e pouca vaga). Depois, acabou que não precisou mais pois ela faleceu a alguns anos. Mas até por ter convivido com isso de perto, também penso nos funcionários desses lugares, que precisam ter uma paciência fora do normal pra estar ali todos os dias...eu mesmo, como parente, ficava saturado com o comportamento dela só com alguns dias em que ela ficava na minha casa. Aturava em consideração óbvia à minha mãe, que teve anos da vida perdida cuidando dela (você praticamente tem que viver em função da pessoa, especialmente nos casos em que ela é mais incapaz). As pessoas em geral, acham engraçadinho quando vem alguém assim na rua, e nem imaginam o tormento que pode ser a vida do cuidador. Não sei se existem dados esmiuçando esse assunto, creio que não, mas é comum acontecer das pessoas que cuidam, também terem sua saúde mental comprometida ao longo dos anos.

Enfim, como disseram, o assunto é complexo. Qualquer tentativa de simplificar pode cair em maniqueísmos. O meu ideal, ingênuo que seja, seria o óbvio de tentar melhorar esses centros de atenção, dar atendimento o mais humanizado possível e essa coisa toda...a camisa de força é sim necessária em muitos casos, e não é algo bonito de ver. Não tem jeito. Ainda bem que não caiu na moda ficar filmando esses lugares...seria outro inferno pra politizarem....

Jaisonn
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Jaisonn » 19 Out 2019 12:37

patola escreveu:
19 Out 2019 11:08
Galera, o mercado resolve.

A mão invisível otimiza a distribuição de recursos e a elaboração de soluções.

Não é responsabilidade do governo cuidar de cidadãos em estado de extrema vulnerabilidade. É cada um por si e Deus por todos.

O correto é fechar as unidades do CAPS e os hospitais psiquiátricos e deixar a iniciativa privada trazer soluções que não desperdiçam o dinheiro do trabalhador e nem incentivam o vitimismo e o mimimi desses chorões. Bebe quem quer, usa droga quem quer, depois fica maluco e quer que o governo papai resolva.

NÃO. O esquerdismo quer tratar todo mundo como coitadinho, e onera quem é independente e obtém sucesso. Ridículo.

#AP
Imagem
"Eu arreguei (...)"
(JUNINHO, Puta do, 2022)
RF: pg. 3, Tóp. "MBL se envolve em fraude (...)"

Responder