Canela escreveu: ↑30 Dez 2019 18:24
Pra se ver como o conceito de rico é relativo, nesse tópico tem gente que só considera rico quem tem mais de 50M, outros com 1M já botam o burro na sombra.
Ser rico para mim é ser o dono do meu tempo, não ter a obrigação de ir trabalhar para alguém, é acordar e fazer o que der na telha, jogar videogame, ir surfar ou ficar dormindo o dia todo e ainda assim meus rendimentos estarem caindo na conta, pagando todas as minhas despesas e ainda sobrando um pouquinho para reinvestir e superar a inflação.
Essa coisa de ser rico como a mídia mostra é uma tremenda ilusão e inversão de valores, carrão de 500k, apartamento de 3M, mala de viajem de 10k, diária em hotel de 3k, e por ai vai. Pra mídia e o povão doutrinado isso representa o sucesso.
Mas na verdade essas coisas não passam de LUXO, e o apego ao luxo é a pior coisa que uma pessoa pode fazer, porque os limites do luxo são praticamente infinito$$.
A pessoa entra numa espiral sem fim, porque sempre vai ter algo melhor do que o que ela já possui, um carro melhor, um hotel melhor, casa melhor, etc... A pessoa nunca vai estar satisfeita, vai sempre estar procurado 'melhorar', e ai cai-se nas algemas de ouro, onde se trabalha cada vez mais ou fica totalmente dependente do emprego para manter seu elevado padrão de vida.
Aí que entra a suficiência, se satisfazer com o necessário e suficiente.
Por exemplo, eu gosto de veículos 4x4(e tenho um), mas jamais pagaria 350k num wrangler se um jipe de 100k me será suficiente. Eu não preciso ficar num hotel com diária de 3k, para mim, algo arrumado, com localização boa e um ar condicionado já me será suficiente.
Quanto menos luxo eu adiciono na minha vida, menos eu preciso para viver bem e consequentemente menos eu dependerei de ter que trabalhar para manter meu estilo de vida.
Estou falando de pessoas normais com empregos normais, obvio que quem tem mais de 10M em investimentos já venceu o jogo e aí pode extravasar mais e nem se preocupar com os números...
O importante é ser realista, vejo muita gente falando que o mínimo pra se viver bem é ter 10m-20m, o curioso é que 99% das pessoas que dizem isso não vão conseguir chegar a esses valores(a não ser por herança), mas projetam esses valores altos baseados no estilo de vida que a midia mostra como sucesso mas que para a maioria absoluta das pessoas é algo inalcansável.
O meu número da liberdade é 3M, com esse valor eu consigo tirar mais do que ganho trabalhando e aí não faz mais sentido para mim gastar minha energia vital e desperdiçar meus anos ainda relativamente 'jovem' enfurnado o dia todo numa sala para se acumular mais ou subir o padrão de vida(algemas de ouro). Sinceramente EU não preciso de mais do que 15k pra viver muito bem numa cidade grande como Brasília.